Conectado com

Empresas Bovinos

Com mais de R$ 40 milhões em investimentos, Biogénesis Bagó está entre as três empresas que mais crescem no mercado veterinário brasileiro

A multinacional Argentina presta contas dos três anos de um trabalho que mudou a cara do mercado veterinário brasileiro, com serviços e profissionais envolvidos com a extensão rural e com o objetivo de ajudar a pecuária brasileira a produzir cada vez mais e melhor

Publicado em

em

Atuação da equipe de campo da Biogénesis Bagó pelo Brasil - Fotos: Divulgação

A Biogénesis Bagó, uma das empresas líderes na América Latina na produção de soluções para a saúde animal, chega ao final de 2020 com uma marca histórica de crescimento no mercado veterinário. O resultado é fruto de um planejamento focado nas relações entre os profissionais da empresa e os seus clientes revendedores e pecuaristas no oferecimento de produtos de qualidade e serviços focados na extensão rural e no suporte para que o produtor brasileiro possa produzir cada vez mais e melhor.

Desde 2018, a Biogénesis Bagó investiu mais de 40 milhões em investimentos na operação no Brasil. “Lançamos um projeto inédito para revendas agropecuárias do país e queríamos crescer mais que o mercado, chegando ao Top 10 da saúde animal brasileira até 2020. Conseguimos! Crescemos em uma média progressiva de mais de 40% ao ano e atingimos a 8ª posição no Ranking SINDAN, que engloba as maiores empresas veterinárias do mercado brasileiro”, comemora o Country Manager da Biogénesis Bago no Brasil, Marcelo Bulman, que lidera o processo de expansão da companhia no País.

“Esse trabalho de três anos é o reflexo do comprometimento que temos com nossos clientes e que envolve todos os setores da empresa. Há um esforço diário do nosso time de mais de 130 colaboradores, em Curitiba (PR) e distribuídos pelo Brasil para manter um padrão de excelência nos atendimentos, de segurança e de qualidade aos nossos clientes. Os prêmios e os reconhecimentos que estamos recebendo são importantes, mas a conquista da confiança com os parceiros é o que mais nos importa. Somos responsáveis por ajudar o produtor a produzir cada vez mais e melhor para consequentemente termos um Brasil cada vez maior e melhor”, completa Marcelo Bulman.

Um exército azul e branco espalhado por todo o Brasil com um objetivo claro: implementar o maior e mais inovador programa de varejo do segmento de saúde animal do país, focado na capacitação com preparo técnico e criação de um modelo moderno e eficiente de atendimento nas revendas e cooperativas agropecuárias. Uma ‘virada de página’ na história do segmento e principalmente na história da empresa no Brasil. “Convidamos nosso time para pintar o Brasil de Azul”, relembra o Gerente Nacional de Vendas, Paulo Bondan. “Saímos da atuação em 512 para mais de 2.800 munícipios atendidos, com a ativação de mais de 500 novos PDV´s (Pontos de Venda) totalizando em 2020 mais de 30.000 visitas realizadas”, completa Bondan.

O Projeto ‘Na Estrada’ liderou uma série de ferramentas trazidas pela Biogénesis Bagó nesses três anos. O contato sempre direto com revendas e cooperativas, envolvendo balconistas, gerentes, proprietários, médicos veterinários, zootecnistas e principalmente pecuaristas, numa profunda interação e troca de experiências. Foram mais de 8.000 balconistas capacitados e mais de 6.000 peões e capatazes treinados sobre técnicas de utilização racional de produtos e práticas de bem-estar animal. No âmbito da extensão rural, a Biogénesis Bagó realizou mais de 15.000 ações focadas em ajudar a produção pecuária.

Todos esses números expressivos se traduziram na conquista de diversos prêmios e no reconhecimentos ao trabalho da empresa nesses três anos. Já em 2018 a Biogénesis Bagó foi campeã do troféu Agroleite, conquistou o selo Great Place To work em razão do excelente ambiente de trabalho, posicionando-se no ranking das 20 melhores empresas do agronegócio para se trabalhar no Brasil. Conquistou pela terceira vez o prêmio Animal Pharm como melhor empresa de saúde animal na América Latina, além da conquista do primeiro Troféu Touro de Ouro. Em 2019 a empresa repetiu a façanha conquistando mais um Touro de Ouro, além de ser reconhecida com o Projeto Na Estrada como melhor ação de marketing do mercado veterinário pelo Top Rural.  Em 2020, a Biogénesis Bagó iniciou o ano conquistando o prêmio Top Brands Quality, na categoria “Proximidade com o Cliente” por meio dos vários programas e projetos de relacionamento com os clientes. Além disso, a empresa fecha o ano com uma leva de reconhecimentos. A conquista de mais dois troféus Touro de Ouro, e dois Prêmios Top rural, além do prêmio mais importante do varejo brasileiro que foi o Troféu POPAI 2020 com o Projeto ‘Na Estrada’, concorrendo com empresas gigantes do varejo brasileiro.

Para Carlos Godoy, Gerente de Marketing da Biogénesis Bagó no Brasil, todas essas conquistas e reconhecimentos são frutos de um trabalho de credibilidade com o mercado. “Respeitamos as pessoas envolvidas em todos os elos da cadeia. Trabalhamos com profissionalismo e dedicação, gerando confiança sobre os nossos serviços e produtos. Implementamos um novo modelo de fazer negócios através de projetos e programas que envolvem todas as partes do business”, salienta Godoy.

Contribuíram para essas conquistas os programas de fidelização de clientes como o “Prova Canal” voltado para as revendas agropecuárias, o “Prova Fazendeiro” que atende pecuaristas, o Reproduz+ para veterinários com foco em reprodução, o projeto “Na Estrada” que focou nos balconistas de revendas e cooperativas e o movimento Fronteiras Produtivas que dialoga com todos os elos da cadeia pecuária.

Em um forte processo de integração entre as áreas de saúde e nutrição animal, a Biogénesis Bagó vem colhendo resultados na parceria técnico comercial com a multinacional canadense Lallemand e desenha novos investimentos na consolidação dessa parceria em 2021.

 

Banco de antígenos USDA

Conhecida pela alta performance de suas vacinas no Brasil, em especial contra a febre aftosa com a “Aftogen Óleo”, a Biogénesis Bagó vem cada vez mais ocupando lugar de grande destaque no cenário mundial. Um dessas conquistas foi ter sido selecionada para firmar o contrato o USDA-APHIS (United States Department of Agriculture – Animal and Plant Health Inspection Service) como fornecedor do Banco de Antígenos e Vacinas contra o vírus da Febre Aftosa para os próximos 17 anos (2020 – 2037).

Criado recentemente pelo governo dos Estados Unidos, este novo Banco faz parte do programa da lei de promoção agrícola, aprovada em 2018, que visa prevenir possíveis focos da doença naquele país. Embora os Estados Unidos já façam parte do Banco de Antígenos e Vacinas contra a Febre Aftosa da América do Norte (NAFMDVB – North America Foot And Mouth Disease Vaccine Bank), o qual integra juntamente com o México e Canadá, o governo americano considerou necessário reforçar ainda mais sua soberania sanitária através de um banco próprio. Neste contexto, a Biogénesis Bagó que já é fornecedora oficial do imunógeno para o NAFMDVB desde 2008, passa também a fornecer Antígenos e Vacinas para o Banco dos EUA.

Segundo Fabricio Bortolanza, Gerente de Assuntos Regulatórios da Biogénesis Bagó, esse importante marco é resultado do constante investimento em Pesquisa & Desenvolvimento, o que permite com que a Biogénesis Bagó siga desenvolvendo processos biotecnológicos sob os mais altos padrões de qualidade, conquistando cada vez mais os mercados mundiais.

“O know-how tecnológico e científico somado à capacidade produtiva comprovada de atenção a emergências sanitárias credenciam a Biogénesis Bagó como um dos laboratórios candidatos para abrigar o Banco de Antígenos e Vacinas junto ao Governo Brasileiro, assegurando a evolução do status sanitário e contribuindo para o desenvolvimento do país”, ressalta Fabricio.

Equipe de gestores da Biogénesis Bagó Brasil que liderou a “virada de página” da empresa no mercado veterinário brasileiro

Para 2021, a Biogénesis Bagó segue o ritmo de crescer, integrar e avançar no mercado, na mesma direção das diretrizes globais da companhia, que vem ampliando sua participação em vários países da América Latina, América Central, Ásia e África. “O mercado brasileiro pode aguardar uma Biogénesis Bagó ainda mais experiente e mais integrada para continuar trazendo muitas novidades em produtos e serviços para os clientes do Brasil”, finaliza Bulman.

 

Fonte: Assessoria

Empresas Avicultura moderna

Evonik discutiu nutrição de aves mais precisa para melhor desempenho, bem-estar e sustentabilidade em Punta del Este, Uruguai

Especialistas destacam metionina e suas diferenças em produção, pureza e segurança de abastecimento com seus impactos nos resultados em campo

Publicado em

em

Divulgação Evonik

Uma redução dos níveis de proteína bruta em dietas de aves modernas é uma das tendências mais importantes da nutrição animal. Entre o benefícios desta iniciativa estão um menor custo de formulação, o atendimento das exigências das linhagens genéticas atuais e uma redução da excreção de nitrogênio com a consequente redução do impacto ambiental da produção, explicou o diretor Técnico da Evonik, Victor Naranjo, no estande da empresa, que participou do OVUM 2024, o 28º Congresso Latino-Americano de Avicultura, realizado em Punta del Este, no Uruguai.

Nesta estratégia, que prevê uma nutrição mais precisa, a formulação compreende níveis mais elevados de aminoácidos industriais na mesma medida em que se reduz os níveis de proteína. Assim, para o especialista, existem oportunidades de alcançar uma nutrição mais precisa em níveis de aminoácidos e proteína com utilização de aminoácidos industriais. “Entretanto, essa implementação exige uma abordagem holística, que é uma nutrição com níveis adequados de aminoácidos”, pontuou Naranjo.

O diretor de Marketing Estratégico de Essencial Nutrition da Evonik na América Latina, Nei Arruda, destaca a importância da formulação com metionina, que é o primeiro aminoácido limitante em dietas para as aves. “Se 70% deste requerimento vem da soja e do milho, os outros 30% devem vir de fonte suplementar. E uma maneira de otimizar a fonte de metionina é através da biodisponibilidade, que contribui para atender esta exigência de forma mais econômica”, disse o especialista.

Segundo ele, é necessário estar atualizado com relação aos requerimentos das aves e entender as condições atuais de produção, de mercado, dos custos da dieta para atingir maior eficiência alimentar e melhor conversão alimentar. “Assim, precisamos estar atentos aos requerimentos primeiro, depois aos ingredientes e a biodisponibilidade”, disse Arruda no estande da Evonik em Punta del Este.

DL-Metionina

Uma série de estudos realizados em diversos países mostra que, entre as fontes disponíveis de metionina, a DL-metionina é 100% disponível para cobrir os requerimentos de metionina e de cisteína, o que é especialmente importante. Aves em desafios terão uma necessidade maior de cisteína e antioxidantes e, neste caso, esta fonte de metionina já atende esta necessidade.

Outro benefício da cisteína é que ela contribui para um bom empenamento das aves. Considerando que a pena protege a pele do animal, ela ainda contribui para redução de perdas por lesões de pele. Quando trabalhamos com bioeficácia, a DL-metionina nos permite saber com precisão o requerimento de metionina e cisteína porque estudos comprovam que ela é 100% disponível.

Disponibilidade

O gerente de Negócios da Evonik, Felipe Chagas, salienta que, apesar de a metionina ser considerada uma commodity pelo mercado, os nutricionistas precisam estar atentos porque nem todos os produtos são iguais. “Os processos de desenvolvimento e fabricação de produtos são diferentes entre as empresas. Eles envolvem ensaios de qualidade, pureza de produto e até a disponibilidade do produto ao mercado, entre vários outros fatores que impactam diretamente os resultados em campo”, afirmou.

Chagas ressalta a importância de se conhecer bem cada ingrediente na ração. “É crucial que o nutricionista saiba exatamente quais nutrientes está formulando na dieta, porque, mesmo falando da metionina, o nosso padrão de qualidade é diferenciado, temos que considerar a bioeficácia de cada produto. E no caso da DL-Metionina, a nossa tem um padrão de pureza diferenciado”, disse o especialista direto do estande da companhia em Punta del Este.

O vice-presidente Regional da Evonik para as Américas da Linha de Negócios Nutrição Animal, Paulo Teixeira, enfatiza a questão do fornecimento de produtos lembrando que a empresa tem cinco plantas de metionina espalhadas em diferentes continentes, como o americano, o europeu e o asiático, como estratégia para assegurar o abastecimento. “Temos duas plantas na Antuérpia, na Bélgica, mais duas em Cingapura e outra nos Estados Unidos. Nosso processo de fabricação ocorre por meio de reações químicas, ou seja, não é um bioaminoácido”.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Parcerias estratégicas, inovação e bem-estar animal: Bases do crescimento sustentável da Granja Antunes no setor de produção de ovos

Empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência.

Publicado em

em

Fotos: Giracom

A Granja Antunes, localizada em Avaré, São Paulo, construiu uma trajetória marcada pela dedicação à qualidade e à inovação no setor de produção de ovos. Desde sua fundação, em 2009, a empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência. Atualmente, com uma produção diária de cerca de 2.500 caixas de ovos destinadas a atacadistas e varejistas de todo o Brasil, a Granja Antunes reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a modernização.

Essa história de crescimento e adaptação foi moldada pela superação de desafios significativos. Nos primeiros anos, a empresa enfrentou a volatilidade econômica e as dificuldades do setor avícola, como a alta nos custos de insumos e as exigências crescentes do mercado. Segundo Norberto Lemos, porta-voz da Granja Antunes, essas adversidades impulsionaram mudanças estratégicas e investimentos em tecnologia. “Superamos muitos desafios ao modernizar nossas operações e focar na sustentabilidade. Hoje, esses esforços resultam em processos mais eficientes e produtos de melhor qualidade”, afirma.

Nos últimos anos, a Granja Antunes passou por uma transformação tecnológica significativa, incorporando sistemas de automação e climatização que tornaram as operações mais eficientes e sustentáveis. A automação reduziu a dependência de trabalho manual e aumentou a precisão dos processos produtivos, enquanto a climatização proporcionou condições ideais para as aves, reduzindo doenças e elevando a produtividade. “Estamos investindo em tecnologia porque sabemos que é essencial para o futuro da avicultura. Esses sistemas garantem eficiência, qualidade e sustentabilidade, tanto para nós quanto para os clientes”, destaca Lemos.

Além disso, a modernização está alinhada a parcerias estratégicas que desempenham um papel fundamental no avanço das operações e na promoção do bem-estar animal. “A parceria com a Ceva Saúde Animal, por exemplo, reforça nosso compromisso com a proteção e saúde das aves. O uso de tecnologias inovadoras em vacinas não apenas maximiza a performance dos animais, mas também facilita as operações de vacinação e traz resultados econômicos expressivos para a empresa”, acrescenta Lemos. Esses esforços têm sido cruciais para garantir uma cadeia produtiva robusta e sustentável, refletindo diretamente na qualidade dos ovos.

Porta-voz da Granja Antunes, Norberto Lemo: “Hoje, esses esforços resultam em processos mais eficientes e produtos de melhor qualidade”

Com esse foco, os avanços tecnológicos também têm preparado a Granja Antunes para expandir sua atuação e consolidar sua presença no mercado interno. Atualmente, grande parte da produção é destinada aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a empresa planeja continuar investindo em modernização para atender à crescente demanda. Um exemplo dessa visão de futuro são os projetos voltados para a implantação de novas granjas, projetadas para serem ainda mais modernas e sustentáveis. “Essas unidades serão equipadas com tecnologia de ponta, desde sistemas automatizados de monitoramento até práticas inovadoras de manejo, reforçando nosso compromisso com a eficiência produtiva e o bem-estar animal”, explica o porta-voz.

“Olhamos para o futuro com a convicção de que a modernização é essencial para o setor avícola. As novas granjas serão uma extensão dessa visão, unindo tecnologia, sustentabilidade e qualidade em todas as etapas de produção”, afirma Lemos. Ele prevê que as novas unidades não apenas aumentarão a capacidade produtiva da empresa, mas também servirão como modelo de inovação e responsabilidade no setor.

Com a combinação de tradição e modernidade, a Granja Antunes reforça seu compromisso de continuar evoluindo e se destacando no mercado de ovos no Brasil. Os investimentos em tecnologia e as novas granjas refletem a determinação da empresa em se adaptar às transformações do setor e atender às demandas do mercado de forma responsável, garantindo produtos de alta qualidade para milhares de mesas.

Fonte: Assessoria Ceva Animal
Continue Lendo

Empresas Criando o sucesso juntos

Aviagen América Latina compartilha conhecimento técnico no OVUM 2024

A Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável

Publicado em

em

Fotos: Divulgação Aviagen

As equipes de vendas e atendimento ao cliente da Aviagen® América Latina, provenientes da Argentina, Brasil, América Central, México e Caribe (CAME), Colômbia, Peru e outros países da América do Sul, se reuniram no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM) para compartilhar conhecimentos e fortalecer conexões. O evento, realizado bienalmente, ocorreu em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 12 e 15 de novembro.

Com o compromisso “Criando o sucesso juntos”, a Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável. Especialistas da empresa compartilharam insights sobre áreas vitais da produção avícola, visando capacitar os produtores latino-americanos.

Disponibilidade de grãos em um ambiente em transformação

O consultor Paul Aho apresentou uma visão sobre a disponibilidade global de grãos, destacando as condições favoráveis previstas para os próximos 6 a 12 meses, enfatizando que mudanças no mercado podem ocorrer devido a fatores como tarifas, mudanças climáticas e questões geopolíticas.

Manejo inicial de frangos de corte

O gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América do Sul excluindo o Brasil (SAEB), Santiago Lovera, enfatizou a importância do manejo eficaz na primeira semana de vida dos frangos de corte para o crescimento a longo prazo e o desempenho geral do plantel. “Dar o melhor começo aos pintinhos otimiza o crescimento, a conversão alimentar e a qualidade da carne”, afirmou.

Impacto da melhoria da sustentabilidade genética

O vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, natural do Uruguai, discutiu como os avanços genéticos estão tornando a produção avícola mais sustentável, com destaque para a redução de custos com ração e as emissões de carbono. Ele ressaltou que as melhorias na eficiência de conversão alimentar estão diminuindo a pegada de carbono da indústria, tanto regional quanto globalmente. Avendaño também abordou o impacto das diferentes fontes de soja na pegada de carbono e discutiu as tendências emergentes de bem-estar animal na Europa, que exigem um portfólio expandido de genótipos para atender às necessidades dos clientes. Além disso, apresentou o impacto ambiental das diversas fontes alimentares de origem animal e vegetal, no que diz respeito às exigências diárias de aminoácidos essenciais, destacando a posição vantajosa da carne de frango.

“O OVUM 2024 nos ofereceu uma valiosa oportunidade de nos conectarmos com a comunidade avícola latino-americana por meio de nossas diversas subsidiárias e equipes”, afirmou o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos. “Na Aviagen, estamos comprometidos em compartilhar os mais recentes conhecimentos e inovações para ajudar nossa indústria a avançar no bem-estar das aves, em desempenho e sustentabilidade. Com operações locais na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, e uma equipe dedicada de vendas e serviços, estamos posicionados de maneira única para nos manter próximos aos nossos clientes como nenhuma outra empresa de melhoramento genético. Nosso envolvimento de longa data com o Congresso Latino-Americano de Avicultura reflete esse compromisso, e esperamos continuar essa jornada na próxima edição do OVUM, em 2026, na Guatemala”.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.