Conectado com
Suínos e Peixes – Maio

Notícias Fim do entrave?

Com estoques de soja no fim em portos no Pará, Abiove vê retomada na BR-163

Porto de Miritituba recebia cerca de 35 mil toneladas/dia de soja antes da interrupção

Publicado em

em

REUTERS/Paulo Whitaker

Com os estoques de soja perto do fim nos terminais portuários de Miritituba e Barcarena, no Pará, a indústria exportadora espera que se confirme uma expectativa do governo de liberar nesta sexta-feira (08) o tráfego de caminhões com o produto na BR-163 em direção ao Norte, disse o economista-chefe da Abiove, Daniel Amaral.

Chuvas interditaram desde o final do mês passado o tráfego de caminhões na importante rodovia que abastece o porto fluvial de Miritituba, do qual barcaças partem com soja em direção aos terminais de Barcarena, onde navios seguem com o produto com destino aos países importadores.

“Os terminais em Miritituba e Barcarena estão abastecidos até hoje (sexta-feira). Como a colheita foi antecipada, então os terminais conseguiram ficar abastecidos (no período da interrupção)”, disse Amaral à Reuters, acrescentando que uma retomada do transporte de soja pela BR-163, conforme previsto pelo Dnit, deve permitir que os portos voltem a ser abastecidos.

O porto de Miritituba recebia cerca de 35 mil toneladas/dia de soja antes da interrupção, segundo a Abiove.

A interrupção do tráfego na BR-163 foi o primeiro problema logístico relevante nesta safra 2018/19, disse Amaral, lembrando que dessa vez o setor vem recebendo apoio das autoridades para que a situação seja normalizada com maior celeridade na região da rodovia, principal acesso aos portos paraenses, que enfrentou problemas mais graves no passado.

“Este ano temos uma situação um pouco diferente da de dois anos atrás, porque temos um acompanhamento de perto pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), pelo Exército, pelo ministro (da Infraestrutura, Tarcísio Freitas), que está pessoalmente acompanhando as obras. Do ponto de vista institucional, estamos tendo uma assistência muito melhor”, disse ele, ressaltando que isso inclui fornecimento de água e alimentos para os caminhoneiros que ficam parados na estrada.

Segundo o economista da Abiove, ainda não é possível mensurar perdas decorrentes da interrupção no tráfego da BR-163. Mas ele lembrou que algumas tradings globais estão realocando a carga para outros terminais, ainda que não seja algo generalizado, o que acarreta um custo adicional de R$ 35 a 40 por tonelada, em média.

Segundo o presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), Sérgio Mendes, por enquanto não houve impacto nas exportações brasileiras, uma vez que o setor contou com estoques. “Havia estoques lá. Não resultou em ‘demurrage’ ainda, mas já estamos em um ponto crítico, se continuar mais dois ou três dias teremos problemas. Navio ter de pagar ‘demurrage’ é lamentável”, afirmou ele à Reuters.

A “demurrage” é cobrada dos contratantes quando navios extrapolam o tempo de permanência nos portos em relação ao que fora previamente acertado com os armadores. Segundo Mendes, essa multa pode chegar aos US$ 15 mil por dia.

O Brasil é o maior exportador global de soja e um dos maiores de milho. Os portos do Norte têm sido importante rota para reduzir os gargalos logísticos nos portos do Sul/Sudeste. “Na exportação em si, ainda não tivemos problemas, mas estamos no limite…”, acrescentou Mendes.

Imagem

O dirigente da Anec ressaltou, contudo, que tais problemas afetam a imagem do Brasil como exportador. “Estamos transmitindo a imagem de um exportador com problemas que já deveriam ter sido solucionados, em um momento que os Estados Unidos estão com estoques”, afirmou Mendes, lembrando que os norte-americanos detêm amplas reservas de soja para comercialização devido a impactos da guerra comercial com a China desde o ano passado.

A liberação dos caminhões no sentido sul da BR-163, retornando dos portos de Miritituba, ocorreu na tarde de quarta-feira. Mais de 1.200 carretas passaram pelo posto de controle e atravessaram os trechos críticos restaurados pelo Exército e pelo Dnit.

Amaral, da Abiove, explicou que, por conta dos trechos ainda sem asfalto, a rodovia não aguentou o volume elevado de caminhões nesta época de escoamento da safra, principalmente de Mato Grosso, e isso trouxe um problema de congestionamento, “que está sendo equacionado pelas autoridades”.

A partir da liberação, o trânsito de carretas na região ocorrerá alternadamente em sentido único, das 6h às 22h, segundo o Dnit. A operação será mantida com o objetivo de evitar novas paralisações. Durante as madrugadas, as equipes do Exército e Dnit realizaram as obras de manutenção e recuperação necessárias.

Fonte: Reuters
Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =

Notícias Mercado

Demanda enfraquece e preço do frango não se sustenta no PR e RS

Queda na demanda externa também pressionou os negócios

Publicado em

em

Divulgação

A avicultura de corte manteve um cenário de fraqueza nos negócios ao longo da semana, algo natural diante da proximidade do final do mês. Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Fernando Iglesias, quedas de preço no frango vivo foram verificadas no Paraná e no Rio Grande do Sul, com uma reposição mais lenta entre o atacado e o varejo. A queda na demanda externa também pressionou os negócios.

De acordo com levantamento de SAFRAS & Mercado, no atacado de São Paulo, os preços se mantiveram para os cortes congelados de frango ao longo da semana. O quilo do peito no atacado seguiu em R$ 5,70, o quilo da coxa em R$ 4,90 e o quilo da asa em R$ 7,20. Na distribuição, o quilo do peito permaneceu em R$ 5,80, o quilo da coxa em R$ 5 e o quilo da asa em R$ 7,40.

Nos cortes resfriados vendidos no atacado, o cenário também foi de estabilidade nos preços ao longo da semana. No atacado, o preço do quilo do peito seguiu em R$ 5,80, o quilo da coxa em R$ 5,02 e o quilo da asa em R$ 7,28. Na distribuição, o preço do quilo do peito continuou em R$ 5,90, o quilo da coxa em R$ 5,12 e o quilo da asa em R$ 7,48.

As exportações de carne de frango “in natura” do Brasil renderam US$ 365,8 milhões em maio (12 dias úteis), com média diária de US$ 30,5 milhões. A quantidade total exportada pelo país chegou a 229,4 mil toneladas, com média diária de 19,1 mil toneladas. O preço médio da tonelada ficou em US$ 1.594,20.

Na comparação com abril, houve baixa de 28,2% no valor médio diário da exportação, ganho de 28,7% na quantidade média diária exportada e baixa de 0,3% no preço. Na comparação com maio de 2018, houve alta de 33,1% no valor médio diário, ganho de 27,6% na quantidade média diária e alta de 4,3% no preço médio. Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços e foram divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior.

O levantamento semanal realizado por SAFRAS & Mercado nas principais praças de comercialização do Brasil indicou que, em Minas Gerais, o quilo vivo permaneceu em R$ 3,50. Em São Paulo o quilo vivo seguiu em R$ 3,60.

Na integração catarinense a cotação do frango seguiu em R$ 2,56. No oeste do Paraná o preço baixou de R$ 3,25 para R$ 3,11 na integração. Na integração do Rio Grande do Sul o quilo vivo retrocedeu de R$ 3,20 para R$ 3,15.

No Mato Grosso do Sul o preço do quilo vivo do frango se manteve em R$ 3,45. Em Goiás o quilo vivo continuou em R$ 3,45. No Distrito Federal o quilo vivo permaneceu em R$ 3,50.

Em Pernambuco, o quilo vivo permaneceu em R$ 4,55. No Ceará a cotação do quilo vivo continuou em R$ 4,55 e, no Pará, o quilo vivo seguiu em R$ 4,65.

Fonte: Agência SAFRAS
Continue Lendo

Notícias SIAVS

Simpósio Ovosite debate estratégias com olhos voltados para mercado externo

Simpósio Ovosite é um dos mais importantes eventos do setor de postura, que acontecerá em 27 de agosto

Publicado em

em

Divulgação

Após o recorde de consumo de ovos em 2018, o setor avícola agora vislumbra novas oportunidades em um mercado internacional que demandará proteínas com os mais variados perfis.  Este é o temário central da quarta edição do Simpósio Ovosite, um dos mais importantes eventos do setor de postura, que acontecerá em 27 de agosto, durante o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura, em São Paulo (SP).

Tendo em pauta as “estratégias para aumentar as exportações brasileiras de ovos, o Simpósio Ovosite 2019 contará com a palestra “Avicultura de postura no Brasil: cenário atual e onde podemos chegar, ministrada pelo especialista em comércio internacional, Osler Desouzart.  A apresentação será comentada pelo secretário-executivo das Associações de Avicultores e de Suinocultores do Espírito Santo (AVES e ASES), Nélio Hand.

O simpósio contará, ainda, com um debate com empresários de algumas das maiores empresas produtoras e exportadoras de ovos do Brasil, como Leandro Pinto, da Granja Mantiqueira, Gustavo Crossara, da Somai Alimentos e Ricardo Faria, da Avícola Catarinense, além da participação de Leonardo Guerini, da trader  Four Import Export, e de Redilton Bretas, da Bretas Broker.

Seguindo a tradição do Simpósio, Otávio Ceschi Júnior, apresentador do programa Dia a Dia Rural, do Canal Terra Viva, será o mediador do painel.

“Com a forte elevação do consumo interno, o setor produtor de ovos do Brasil volta seus olhos para as oportunidades no mercado internacional.  A pressão que os problemas sanitários chineses exercerão no comércio internacional de proteínas não deverá se restringir a cárneos.  Também serão demandados mais ovos.  E o Brasil precisa estar preparado para aproveitar esta oportunidade”, ressalta Ricardo Santin, diretor-executivo da ABPA e presidente do Instituto Ovos Brasil.

O 4° Simpósio Ovosite é uma iniciativa da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e da Mundo Agro Editora, responsável pelos portais Avisite e Ovosite.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Notícias Mercado Interno

Mais cauteloso, sojicultor desacelera ritmo dos negócios no Brasil

Destaque da semana passada no mercado internacional ficou por conta do anúncio de um programa de auxílio ao produtor dos EUA

Publicado em

em

Divulgação

O mercado brasileiro de soja teve uma semana mais calma em termos de negócios. Depois da boa movimentação da semana anterior – quando se estima que até 5 milhões de toneladas trocaram de mãos -, os produtores adotaram uma postura mais cautelosa e os preços tiveram comportamento misto e regionalizado.

Em Passo Fundo (RS), a saca de 60 quilos subir de R$ 75 para R$ 76 entre 17 e 23 de maio. Em Cascavel (PR), a cotação passou de R$ 73 para R$ 75. No Porto de Paranaguá, o preço subiu de R$ 79,50 para R$ 81,50.

Em Rondonópolis (MT), a cotação caiu de R$ 70 para R$ 69,50. No Mato Grosso do Sul, na região de Dourados, a saca avançou de R$ 68,50 para R$ 69. Em Rio Verde (GO), o preço passou de R$ 69 para R$ 69,50.

Na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT), os contratos com vencimento em julho oscilaram bastante mais tiveram um balanço quase de estabilidade ao final do período. A posição caiu 0,03%, encerrando a quinta na casa de US$ 8,21 ½ bushel.

O destaque da semana no mercado internacional ficou por conta do anúncio de um programa de auxílio ao produtor dos Estados Unidos por parte do governo Trump. Serão destinados US$ 16 bilhões para os agricultores, como forma de amenizar os impactos financeiros negativos da guerra comercial entre China e Estados Unidos.

Na interpretação do mercado, o plano pode motivar os produtores a trocarem áreas de milho para a soja e superofertar ainda mais o cenário global da oleaginosa. Ainda mais com o excesso de chuvas sobre as regiões produtoras americanas, que já deverá direcionar esta troca de área do cereal para a soja.

O câmbio teve uma semana mais tranquila, mas a moeda americana permanece acima de R$ 4 no Brasil. O dólar comercial caiu 1,32% no período, encerrando Ar$ 4,048, acompanhando a tendência do exterior e avaliando um quadro interno um pouco mais tranquilo.

Destaque especial para mais uma semana de alta no prêmio de exportação. Em Paranaguá, para julho, o valor se situa entre 123 pontos e 138 pontos acima de Chicago. A continuidade do atrito tarifário entre chineses e americanos reforça o sentimento de que a demanda pela soja brasileira por parte do país asiático seguirá aquecida.

Fonte: Agência SAFRAS
Continue Lendo
Conbrasul 2019
Biochem site – lateral
Sindiavipar- maio 2019
Ecobiol- Evonik

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.