Empresas
Cobb-Vantress sedia nova edição do Workshop de Nutrição
Clientes participaram do evento entre os dias 20 e 21 de agosto
Entre os dias 20 e 21 de agosto, a Cobb-Vantress, líder mundial no fornecimento de aves de produção para frangos de corte e em especialização técnica no setor avícola, promoveu uma nova rodada do Workshop de Nutrição Cobb. O encontro é dedicado à atualização de informações técnicas, tendências e resultados analisados pela companhia com relação à nutrição do produto Cobb.
Representantes de cerca de 20 empresas clientes da companhia de todo o Brasil reuniram-se nos dois dias de evento, na sede da Cobb, em Guapiaçu (SP), para acompanhar palestras dos mais renomados especialistas da companhia nas áreas de Nutrição, Genética, Qualidade e Serviços.
O primeiro dia do evento contou com apresentação de Frank Siwerdt, Diretor Mundial de Genética da Cobb, a respeito de Avanços Genéticos em Frangos de Corte, Reprodutoras e Tendências. O diretor apresentou os mais recentes estudos da companhia para a evolução do frango, coordenando nutrição e genética. Siwerdt também abordou o conceito de genética de precisão e a importância de se acompanhar as recomendações nutricionais para melhoria do manejo, com foco nos avanços da genética.
O Gerente-geral da consultoria Agri Stats, Geraldo Broering, foi convidado a demonstrar a equação Produtividade x Rentabilidade na avicultura. O palestrante abordou o cenário atual do milho e da soja e tendências de manutenção de preços para os próximos meses. O especialista também abordou as diferenças entre o foco na rentabilidade, relacionada ao custo do frango, e na produtividade, que analisa a conversão alimentar.
Na sequência, foi a vez do Especialista em Nutrição do Suporte Técnico Mundial, Vitor Brandalize, abordar a Nutrição de Matrizes Pesadas. O palestrante mostrou a evolução do frango ao longo das últimas décadas e recomendou a redução da densidade do alilmento para melhorar a unformidade dos lotes de matrizes.
O segundo dia do evento contou com palestras do Gerente Regional do time de Serviços da Cobb, André Murcio, sobre o Manejo do Macho MV. O especialista abordou os resultados e a performance em eclosão do produto e a grande melhoria em conversão alimentado do frango MV. Murcio demonstrou ainda os aspectos nutricionais do Macho MV e a importância do correto manejo de recria para os resultados positivos.
Justina Caldas, Especialista em Nutrição do Suporte Técnico Mundial da Cobb, aborodu a Nutrição de Frangos de corte, com dados obtidos a partir de análises da Cobb com relação a nutrição recomendada ao frango e potenciais de melhoria de resultados. Vitor Brandalize apresentou no segundo dia do evento Miopatias em Frangos, abordando as principais miopatias avaliadas atualmente e os esforços da Cobb para reduzir a ocorrência destas alterações.
A tarde do encontro teve um espaço destinado à abordagem da Salmonella, com apresentações do Dr Felipe Caron, da Universidade do Paraná, sobre Pontos Críticos no Controle da Salmonella. O palestrante compartilhou orientações básicas para o controle de Salmonella, com exemplos de práticas bem sucedidas em limpeza e desinfecção, além de controle de pragas e de acesso de pessoas e veículos.
O Especialista do time de Serviços, Eder Baron, apresentou o Guia de Salmonella da Cobb, com uma abordagem sobre as indicações do material e como aplicar os conceitos em granjas, fábricas de ração e frigoríficos. O Gerente de Qualidade e Sanidade da Cobb, Leonardo Sestak, encerrou o ciclo de palestras com orientações para o melhor controle da enfermidade em Fábricas de Rações e Ingredientes. Sestak mostrou insights sobre o comportamento da Salmonella e qual o processo de contaminação.
Fonte: Ass. de Imprensa

Empresas
Coopavel terá estande para apresentar o melhor de suas marcas e agroindústrias no Show Rural 2026
Espaço será dedicado a demonstrar soluções que atendem às diferentes realidades dos produtores rurais. Feira acontece de 09 a 13 de fevereiro.

A gerência de Filiais da Coopavel garante presença no 38º Show Rural, que acontece de 09 a 13 de fevereiro, levando ao público um estande voltado à apresentação de suas principais marcas de insumos, com foco em tecnologia, qualidade e resultados no campo.
Segundo o agrônomo Anderson Granville, o espaço será dedicado a demonstrar soluções que atendem às diferentes realidades dos produtores rurais. Entre os destaques está a Biocoop, marca de insumos biológicos da cooperativa, que apresentará as tecnologias empregadas na fabricação de seus produtos e os rigorosos padrões de qualidade que asseguram eficiência e segurança na aplicação dos bioinsumos.

Foto: Albari Rosa
Outra presença confirmada é a da Nutriago, marca já consolidada da Coopavel na área de nutrição foliar. No estande, serão apresentados os diferenciais dos produtos e os resultados obtidos em produtividade nas últimas safras, reforçando a confiabilidade das soluções desenvolvidas pela cooperativa.
Equipe técnica destacará também a importância do uso de matéria-prima de alta qualidade na produção de fertilizantes sólidos, com boa solubilidade e micronutrientes quelatizados, características que proporcionam melhor absorção e respostas mais eficientes pelas plantas. Complementando o portfólio, ainda serão apresentadas sementes de alta qualidade, com foco na qualidade fisiológica, nos processos de produção e nas cultivares multiplicadas, todas com alto teto produtivo e adaptadas à região de atuação da Coopavel.
Durante todo o evento, a equipe técnica da cooperativa estará à disposição para receber associados e clientes, esclarecer dúvidas e orientar sobre as melhores soluções para cada sistema de produção, destaca Anderson. Além disso, o estande contará com uma campanha especial de vendas de insumos, voltada às próximas safras.
Empresas Crédito rural
Sicoob traz o Invest Feira para o Show Rural
Crédito rural orientado a investimento ganha protagonismo no agro em 2026

Em um ambiente de custos elevados, juros ainda pressionados e maior exigência por eficiência produtiva, o crédito rural vem sendo reposicionado como instrumento estratégico para a competitividade do agronegócio brasileiro. Em 2026, a lógica financeira do campo avança além do custeio da safra e passa a incorporar decisões estruturantes de investimento, modernização e expansão dos negócios rurais.
Esse movimento acompanha uma tendência já observada em dados oficiais e estudos internacionais. De acordo com o relatório Agricultural Policy Monitoring and Evaluation 2025, da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), mais de 90% do suporte público ao setor agrícola no Brasil é direcionado à pesquisa, desenvolvimento e extensão tecnológica, evidenciando que inovação, modernização da produção e investimento em infraestrutura são pilares para ganhos de produtividade e competitividade no agro. O mesmo levantamento aponta que, na safra 2024–2025, o crédito agrícola no País alcançou cerca de R$ 400,6 bilhões, aproximadamente R$ 107,3 bilhões destinados a investimentos em capital fixo, como máquinas, equipamentos e tecnologias produtivas.
Segundo Michel Shoiti Tamura, gerente de Agronegócios do Sicoob Central Unicoob, o crédito rural deixou de ser apenas um meio de financiamento e passou a ser um instrumento de transformação no campo. “O produtor rural é, hoje, um gestor completo do seu negócio. Nosso papel, como instituição financeira cooperativa, é estar ao lado dele nas decisões que constroem o futuro da propriedade, oferecendo crédito que viabilize investimentos, aumente a eficiência produtiva e traga segurança para crescer com sustentabilidade”, destaca.
Durante a 38ª edição do Show Rural Coopavel, de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel (PR), o Sicoob estará com o Invest Feira, linha de crédito com recursos próprios da instituição, voltada ao financiamento de investimentos produtivos no agronegócio. A solução se diferencia por oferecer flexibilidade de aplicação, agilidade na liberação, ampliando a capacidade de alocação de capital por parte do produtor.
“Nos anos anteriores, a feira iniciava com recursos insuficientes para atender o produtor rural. Por isso, o Sicoob criou o Invest Feira como alternativa à escassez de recursos subsidiados pelo governo federal”, explica Tamura. Destaca ainda que, além dessa linha, o Sicoob Unicoob oferece soluções específicas para a cadeia de integração, como suínos, frango, leite, peixes e outras atividades. “Nesses casos, disponibilizamos linhas com condições equivalentes ao BNDES Inovagro, utilizando recursos livres da cooperativa, com lastro em LCA, ampliando o acesso ao crédito para investimento produtivo no campo”, completa.
Entre os itens financiáveis, estão veículos utilitários, caminhonetes cabine dupla, caminhões e motocicletas, além de máquinas, equipamentos, drones e tecnologias aplicadas à produção, como sistemas de ordenha e irrigação. A linha também contempla a aquisição de animais para cria, recria, engorda, matrizes e serviço, sistemas sustentáveis como biodigestores e placas fotovoltaicas, insumos para custeio e comercialização e outros itens essenciais à atividade agropecuária.
“O Invest Feira foi estruturado para apoiar decisões estratégicas de investimento, oferecendo previsibilidade financeira e preservando o fluxo de caixa do produtor. É uma solução que conecta oportunidade e planejamento exatamente quando as decisões acontecem durante a feira”, destaca Michel. No mesmo período, as condições especiais do Invest Feira estarão válidas também nas agências Sicoob presentes em todas as cidades de atuação das cooperativas singulares que integram o Sicoob Central Unicoob.
A participação do Sicoob no Show Rural Coopavel, evento consolidado como um dos principais ambientes de negócios e inovação do agronegócio brasileiro, reforça o posicionamento da instituição como parceira financeira do agro, com foco em investimento produtivo, modernização e gestão eficiente do capital no campo.
Empresas
Copercampos apresenta portfólio de sementes no Inova Show em Londrina
Evento acontece nos dias 22 e 23 de janeiro e reúne produtores, técnicos e parceiros do setor.

A Copercampos, em parceria com a Dica Seeds, participa nos dias 22 e 23 de janeiro do Inova Show, realizado em Londrina (PR), levando ao público técnico, produtores rurais e parceiros do setor um portfólio de sementes que evidencia qualidade, tecnologia e alto desempenho no campo.
Durante o evento, a equipe da cooperativa apresenta os principais materiais do portfólio de sementes, além de trabalhos técnicos voltados à demonstração de vigor e germinação, reforçando o compromisso da Copercampos com a entrega de soluções que garantam segurança e produtividade desde o plantio. Os resultados obtidos na última safra comprovam esse cuidado: as sementes apresentaram germinação média de 93% e vigor médio de 88%, em uma produção superior a 1,8 milhão de sacos/40kg de sementes na safra, índices que refletem o rigor nos processos de produção, beneficiamento e controle de qualidade.
A participação no Inova Show conta ainda com a presença do Diretor Superintendente, Lucas de Almeida Chiocca, e do Gerente de Sementes, Marcos Juvenal Fiori, que acompanham de perto as atividades, fortalecendo o relacionamento com parceiros e destacando a estratégia da cooperativa de investir continuamente em inovação, tecnologia e melhoria dos processos.
“Com a participação em eventos técnicos, a Copercampos reafirma seu posicionamento como referência em sementes de alto padrão, compartilhando conhecimento técnico, resultados de campo e soluções que contribuem diretamente para o sucesso dos agricultores que adquirem Sementes Copercampos”, ressalta Lucas.
