Empresas
Cobb-Vantress promove 2ª edição da Escola Técnica América do Sul
Evento reuniu cerca de 70 clientes que, juntos, representam mais de 80% da avicultura da região

A Cobb-Vantress, Inc., uma das principais fornecedoras de matrizes de frangos de corte e serviços técnicos para o setor avícola, realizou, entre os dias 15 e 18 de julho, uma nova edição da Escola Técnica América do Sul. O evento foi dedicado ao compartilhamento de informações técnicas e orientações para aumento de produtividade nas granjas de clientes da região e reuniu cerca de 70 clientes, responsáveis por mais de 80% do mercado avícola da região.
Os participantes, vindos de países como Argentina, Peru, Bolívia, Colômbia, Chile, Venezuela e Equador, foram recebidos na sede da empresa, em Guapiaçu (SP), onde aconteceram as apresentações de especialistas da equipe de Serviços para a América do Sul e do Suporte Técnico Mundial. Temas como Incubação, Nutrição, Frango de Corte, Genética, Equipamentos, Ventilação e Sanidade foram abordados, com espaço para questionamentos e avaliação de casos.
“Nossa Escola Técnica já é bastante tradicional e aguardada por nossos clientes por ser um evento de grande qualidade, em que os especialistas com maior conhecimento da Cobb compartilham melhores práticas em diversas etapas da cadeia produtiva. A expectativa é que, durante esses dias do encontro, cada profissional tenha seus conhecimentos atualizados e volte ao trabalho com novas ideias para aumentar ou otimizar a produtividade de sua empresa”, explica Cassiano Bevilaqua, Diretor-associado de Marketing da Cobb para América do Sul.
O evento recebeu, entre os especialistas que integram o Suporte Técnico Mundial, Winfidus Bakker, Especialista mundial em Ovos e Matrizes, David Beavers, Especialista mundial em Abatedouros, Algis Martinez, Especialista mundial em Serviços Veterinários e Vitor Brandalize, Especialista mundial em Nutrição. Também palestraram Robin Jarquin, Diretor do Serviço Técnico Mundial, e o Diretor Mundial de Genética, Pesquisa e Desenvolvimento, Frank Siewerdt.
Entre os especialistas que atuam na unidade da Cobb para América do Sul, foram palestrantes o Diretor-associado de Serviços América do Sul, Marcus Briganó; o Gerente Sênior de Serviço Técnico para o Pacto Andino, Luciano Keske; o Gerente Regional para Colômbia, Diego Preciado; o Diretor-associado de Vendas para Peru, Bolívia e Chile, Luis Bellido Taber; o Especialista em Ambiência para América do Sul, José Luís Januário; e o Diretor-associado para Produtos, Rodrigo Terra.
Também apresentaram temas relacionados às áreas de atuação específicas o Gerente de Laboratório e Bem-estar Animal América do Sul, Márcio Gereti; o Especialista em Sanidade para América do Sul, Dr Guilherme Castro; o Especialista em Planta de Abate e Qualidade América do Sul, Eder Barbon; o Especialista em Frango de Corte América do Sul, Otávio Conde; o Gerente Regional para Centro-Oeste, Norte e Espírito Santo, Guilherme Seelent; e o Diretor de Incubatórios para América do Sul, Eduardo Costa.
O evento também compartilhou com os presentes os resultados positivos que vem sendo conquistados em unidades de produção por toda a América do Sul. “Com informações precisas e a performance que vem sendo obtidas com as orientações dos especialistas da Cobb, acreditamos que nossos clientes terão ainda mais propriedade para conduzir o alcance de bons resultados e o aumento de produtividade em suas empresas”, disse Marcus Briganó, Diretor-associado de Serviços América do Sul.

Empresas
Sanidade e desempenho: pilares da produtividade na avicultura e suinocultura modernas
A integração entre biosseguridade, terapêutica e suporte nutricional é um dos principais caminhos para melhorar indicadores zootécnicos e promover a uniformidade dos lotes.

Na avicultura e na suinocultura atual, a sanidade se consolida como um pilar estratégico. O manejo sanitário adequado, é decisivo para garantir resultados produtivos consistentes em um cenário cada vez mais competitivo.
Com mais de 30 anos de atuação, a Vansil Saúde Animal iniciou sua trajetória produzindo soluções para este setor. A qualidade e os resultados obtidos ao longo do tempo sustentaram sua expansão e consolidaram sua presença no mercado.
Nesse contexto, a empresa conta com um portfólio amplo voltado às necessidades do setor. O Vancid 50 se destaca na higienização de instalações e equipamentos, enquanto o Glutasil 50 amplia o controle microbiológico em ambientes de maior desafio sanitário.
Na área terapêutica, o uso responsável de antimicrobianos continua sendo uma ferramenta essencial. Para o controle de infecções a Vansil dispõe de uma linha de soluções terapêuticas como: Ampicil, Aurotrim, Enro Flec, Neocolin, ST-Mix e a linha de injetáveis como Agrosil PPU, Fortlozin e Enro Flec. Já o Avecox é utilizado no controle estratégico da coccidiose.
A Ivermectina Premix, é um endectocida com amplo espectro de ação, podendo ser usado em todas as fases da criação, muito eficaz no tratamento e controle das principais parasitoses dos suínos.
Estas soluções no manejo sanitário fazem com que a Vansil esteja sempre alinhada com o objetivo de promover maior produtividade e garantir a saúde dos animais.
Além disso, o suporte metabólico em fases críticas contribui para manter o equilíbrio fisiológico dos plantéis, potencializando o desempenho. Para atender a essa demanda, a Vansil oferece a linha de suplementos Vitasil.
Atualmente, a sanidade integrada deixa de ser apenas uma prática recomendada e passa a se consolidar como um diferencial competitivo indispensável na produção animal.
Para acompanhar mais conteúdos e novidades, siga a Vansil Saúde Animal nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn, e acesse o site para aprofundar seu conhecimento sobre nossas soluções: www.vansilsaudeanimal.com
Empresas Reforço de equipe
Alivira reforça atuação na América Latina com novo Gerente Técnico Comercial
Com mais de 25 anos de experiência em nutrição de monogástricos, Jorge Pacheco chega para fortalecer a estratégia técnica e comercial da companhia na região

A Alivira anuncia a chegada de Jorge Pacheco como seu novo Gerente Técnico Comercial para a América Latina, reforçando sua estratégia de crescimento e proximidade com o mercado na região.
Médico-veterinário de formação, o executivo construiu uma sólida trajetória de 26 anos na área de nutrição de monogástricos, acumulando experiência em desenvolvimento de negócios e liderança técnica. Ao longo de sua carreira, atuou em empresas de referência do setor, como Agroceres Nutrição (Multimix), Guabi, In Vivo, Sumitomo Chemical e Agrifirm.
A chegada de Pacheco está alinhada ao movimento da Alivira de ampliar sua presença na América Latina, agregando expertise técnica e visão estratégica para atender às demandas do mercado de proteína animal.
Empresa global de saúde e nutrição animal, a Alivira integra o grupo Sequent Scientific e está entre as principais companhias do setor no mundo, com operações em mais de 100 países e unidades produtivas em diferentes continentes.
No Brasil, a empresa atua desde 2016 com foco na fabricação e distribuição de medicamentos veterinários e soluções nutricionais para animais de produção e companhia, incluindo antimicrobianos, anticoccidianos, antiparasitários, aditivos e suplementos.
Com estratégia multiespecializada e forte investimento em pesquisa e desenvolvimento, a companhia busca oferecer soluções que promovam saúde, bem-estar e produtividade animal, atendendo às necessidades de veterinários, produtores e indústria.
A contratação de Jorge Pacheco reforça o compromisso da Alivira com a excelência técnica, a inovação e o fortalecimento de parcerias no mercado latino-americano.
Empresas
Frísia anuncia entreposto em Pium (TO) e projeta investimento de cerca de R$ 100 milhões
Nova unidade vai ampliar capacidade de recepção e beneficiamento de grãos na região e gerar cerca de 20 empregos diretos, além de mais de 200 postos durante as obras

No ano em que comemora dez anos no Tocantins, a Frísia Cooperativa Agroindustrial anuncia a construção de um novo entreposto no estado, no município de Pium, como parte de sua estratégia de expansão e fortalecimento da atuação no estado. O projeto prevê investimento de aproximadamente R$ 100 milhões e geração de cerca de 20 empregos diretos após o início das operações, além de mobilizar mais de 200 trabalhadores durante o período de obras.
A construção da unidade está prevista para começar em junho de 2026, com conclusão estimada para janeiro de 2028. A estrutura foi planejada para atender o crescimento da produção agrícola na região e ampliar o suporte aos cooperados.
A decisão de investir no novo entreposto foi resultado de um processo de análise estratégica e da expansão da atividade agrícola na região. “Mesmo diante de um cenário desafiador, a cooperativa segue crescendo no Tocantins. A região de Pium é uma das que mais têm se desenvolvido nos últimos anos e, após três anos de estudos aprofundados, decidimos realizar esse investimento para atender às necessidades dos cooperados”, afirma o presidente do Conselho de Administração da Frísia, Geraldo Slob.
O novo entreposto tem capacidade operacional prevista de recepção de até 600 toneladas por hora, linha de beneficiamento de 240 toneladas por hora e armazenagem total de 42 mil toneladas de grãos. A unidade também terá um armazém para insumos.
Segundo o gerente-executivo da Frísia no Tocantins, Marcelo Cavazotti, a escolha de Pium como sede da nova unidade levou em conta o potencial produtivo da região e a presença crescente de cooperados. “Trata-se de uma região bastante próspera, com alto potencial agrícola e uma área já consolidada de produção de nossos cooperados”, explica.
Crescimento
O investimento também está alinhado ao planejamento estratégico da cooperativa para os próximos anos. “Dentro do nosso ciclo de planejamento estratégico, que vai de 2025 a 2030, temos como meta crescer no Tocantins de forma sustentável e agregar valor ao negócio dos cooperados. Esse entreposto vai ao encontro desse objetivo”, destaca o gerente-executivo.
Para os produtores, a nova estrutura vai trazer ganhos logísticos e operacionais importantes. “Na prática, o cooperado terá maior agilidade na recepção e no beneficiamento de grãos, economia com fretes e mais proximidade no acesso a insumos, além de segurança no abastecimento”, completa Cavazotti.
A área cultivada de soja no Tocantins saltou de 14,7 mil hectares da safra 2020/2021 para 40,4 mil hectares na de 2024/2025, com produtividade média de 3.771 kg/ha na última safra, acima das 3.057 kg/ha de 20/21.
A Frísia está presente no Tocantins desde 2016, completando, em 2026, uma década de atuação no estado. Atualmente, a cooperativa conta com 110 cooperados e 60 colaboradores na região, com unidades em Paraíso do Tocantins e Dois Irmãos do Tocantins, além de um escritório administrativo em Palmas.
Nos últimos anos, a cooperativa vem realizando diversos investimentos em suas unidades, com o objetivo de acompanhar o crescimento da produção agrícola na região.



