Empresas
Coamo inaugura novas unidades de beneficiamento de sementes no Mato Grosso do Sul
As estruturas climatizadas inauguradas em Dourados e Maracaju ampliam a capacidade de atendimento aos cooperados e garantem mais qualidade, segurança e eficiência no fornecimento de sementes.

Inauguradas nesta segunda-feira, 27, as novas Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBS) da Coamo em Dourados e Maracaju, no Mato Grosso do Sul, representam mais um avanço na estrutura da cooperativa para atender os produtores da região. Cada unidade tem capacidade para 250 mil sacas de sementes, com tecnologia de armazenamento climatizado e equipamentos de última geração. Os investimentos somam cerca de R$ 60 milhões e têm como objetivo garantir qualidade, segurança e eficiência no fornecimento de sementes aos cooperados. Os eventos foram prestigiados por cooperados, diretores da Coamo, gerentes das unidades do MS, autoridades e lideranças locais e regionais.
De acordo com o presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, o novo sistema de beneficiamento é um importante investimento realizado pela cooperativa. “É o ponto máximo que chega no beneficiamento de semente, que é o tratamento contra fungos e pragas, com temperatura controlada. Os armazéns possuem ar-condicionado, garantindo que a semente fique refrigerada o ano todo e mantenha a germinação no plantio.”
Gallassini destaca que o novo modelo tem assegurado bons resultados e ausência de reclamações quanto à germinação. “Não há reclamação. Isso ocorre porque o tratamento é adequado e moderno.” As novas estruturas também aproximam a produção de sementes dos cooperados sul-mato-grossenses. “Trouxemos a semente produzida no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para tratamento e entrega ao cooperado no momento do plantio”, explica o presidente.
Para Gallassini, os investimentos realizados no Mato Grosso do Sul são resultado da participação ativa dos cooperados na Coamo. “Temos um quadro de cooperados muito importante aqui Estado. O volume de sementes e insumos adquiridos é significativo, e isso viabiliza economicamente os investimentos.” Segundo ele, além de ampliar a estrutura, o objetivo é gerar mais produtividade e renda no campo. “O cooperado vai ter uma semente de qualidade de tudo que ele produz. Temos visto a satisfação e o reconhecimento dos cooperados quanto à germinação e à qualidade das sementes Coamo”, conclui.
O presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari, destaca que as duas novas unidades são resultado de um projeto de longo prazo voltado à melhoria dos serviços oferecidos aos cooperados. “Esse é mais um dos sonhos que a gente tinha para o Mato Grosso do Sul. A semente é um serviço. Enquanto empresa, talvez esse investimento não fosse o melhor dos negócios, mas é um negócio para o cooperado, pensando na qualidade do serviço que prestamos.”
Segundo ele, o projeto faz parte do Programa Sementeiro de Excelência, que aprimora todo o processo de seleção e produção de sementes. “Criamos uma estrutura de equipe de sementes a campo para selecionar o que há de melhor na produção. Essa etapa de beneficiamento é o estágio final, garantindo condições ideais de temperatura e umidade.”
Nas novas UBS, a temperatura é mantida entre 13 e 15 graus, preservando a qualidade e o vigor das sementes. “Todos puderam ver ao vivo a temperatura gelada, de 13 a 15 graus, condições ideais que serão nossa garantia de qualidade”, comenta Galinari. O presidente Executivo também reforça que as unidades refletem a confiança no cooperado sul-mato-grossense. “Temos apoio total do nosso Conselho de Administração porque percebemos essa participação efetiva do quadro social. O relacionamento entre cooperado e cooperativa está cada vez mais fortalecido.”
O diretor de Suprimentos e Assistência Técnica da Coamo, Aquiles de Oliveira Dias, ressalta que as novas Unidades de Beneficiamento de Sementes representam uma evolução no fornecimento do insumo para os cooperados. “Estamos inaugurando dois armazéns climatizados, com capacidade de 250 mil sacas cada. Isso é um grande benefício, pois a semente ficará armazenada em condições ideais de temperatura e umidade, preservando sua qualidade até o plantio. Esse tempo entre o tratamento e o plantio é muito importante. Por isso instalamos em Dourados e Maracaju as maiores máquinas de tratamento industrial de sementes do Brasil.”
Segundo Dias, o tratamento industrial garante precisão na dosagem dos produtos e proteção contra pragas e doenças, com benefícios diretos para o cooperado. “A qualidade do tratamento industrial é superior ao que pode ser feito na fazenda. Garantimos que cada semente seja recoberta de forma uniforme, o que não ocorre nas aplicações manuais”, explica. Ele acrescenta que além da qualidade, há ganhos em segurança trabalhista e ambiental. “O cooperado não precisa mais realizar o tratamento na propriedade, evitando a exposição de funcionários a produtos químicos e reduzindo riscos ambientais. São equipamentos de última geração, o que há de melhor em sementes e tratamento de sementes”, ressalta o diretor.
Dias lembra que a expansão da Coamo no estado é resultado de um trabalho iniciado há duas décadas. “Há 20 anos a Coamo decidiu se instalar no Mato Grosso do Sul não para fazer uma experiência, mas para apresentar o cooperativismo e permanecer no Estado. Essas unidades de beneficiamento são mais um passo. À medida que os cooperados continuarem respondendo em volume e adquirindo sementes Coamo, poderemos construir outras estruturas semelhantes em diferentes regiões”, pondera.
De acordo com o gerente de Sementes da Coamo, Roberto Destro, a concretização dos novos empreendimentos é resultado de um planejamento iniciado há cerca de três anos. “Depois de muitas reuniões, estudos de viabilidade e desenvolvimento de projeto, chegamos a essa estrutura que hoje é uma das maiores do Brasil”, afirma. Ele reitera que a nova máquina de tratamento de sementes industrial é considerada a maior do país, com características que a tornam única também em nível mundial. “É uma máquina desenvolvida especialmente para atender às necessidades da Coamo e dos cooperados, permitindo o armazenamento da semente em condição ideal até próximo à data do plantio”, explica Destro.
Segundo ele, a implantação das novas unidades permitirá maior eficiência logística e operacional. “Vamos começar um trabalho de planejamento com os cooperados, tratando as sementes mais próximo do plantio, evitando que fiquem armazenadas por longos períodos e percorram grandes distâncias. Isso reduz gargalos e mantém a qualidade da semente.”
Com as novas unidades, os cooperados do Mato Grosso do Sul terão acesso a sementes beneficiadas, tratadas e armazenadas com tecnologia de ponta, mais próximas de suas propriedades e prontas para o uso no momento ideal de plantio. “É mais um serviço que a Coamo oferece ao cooperado, garantindo qualidade e eficiência em toda a cadeia produtiva”, conclui.

Empresas Missão e valores
Soluções responsáveis: Agrifirm conecta sustentabilidade, parcerias globais e estratégia durante o IPPE.
Jantar foi realizado no Georgia Aquarium, em Atlanta, durante o IPPE.

Em mais uma edição, a Agrifirm, cooperativa global de nutrição animal, realizou o seu tradicional jantar com clientes e parceiros durante o IPPE (The International Production & Processing Expo), no Georgia Acquarium, em Atlanta-GA. Com a participação de mais de 130 clientes, entre eles, profissionais da agroindústria, produtores e pesquisadores de várias regiões do mundo.
O tema escolhido pela empresa para este ano, “Soluções Responsáveis”, reforça o compromisso de transformar a sustentabilidade de um conceito em uma prática concreta, aplicada no dia a dia por meio de soluções que geram impacto real e positivo.
Essa proposta foi representada simbolicamente no aquário, onde foi possível promover a confraternização de forma harmônica, respeitando o bem-estar dos animais e o equilíbrio do ecossistema. A analogia traduz a visão da empresa sobre sustentabilidade: a convivência equilibrada entre produção, pessoas e meio ambiente, guiada pela responsabilidade e pelo respeito.
O Georgia Aquarium é reconhecido internacionalmente pelo seu papel na conservação marinha e na proteção de espécies ameaçadas de extinção. A instituição atua como Centro para a Sobrevivência de Espécies da IUCN, desenvolvendo pesquisa científica, programas de reprodução, resgate e reabilitação de animais, além de projetos de conservação diretamente no ambiente natural. Esse trabalho conecta ciência, educação e responsabilidade ambiental, reforçando o compromisso com a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas aquáticos.
- Georgia Aquarium – Atlanta EUA

Rodrigo Miguel, CEO da Agrifirm LATAM
Durante o jantar, Rodrigo Miguel, CEO da Agrifirm LATAM, destacou a força das parcerias e sinalizou que ela é um princípio fundamental do cooperativismo, que norteia a missão e valores da Agrifirm. “O aprendizado mútuo, fomentado pela constante troca de informações, impulsiona grandes realizações. Os clientes e parceiros são fundamentais dentro deste contexto”.
Já Benoit Anquetil, Diretor Geral da Agrifirm EMEA, reforçou o tema One Agrifirm (uma só Agrifirm), enfatizando a conexão entre as regiões, com tecnologia, ciência, inovação e uma rede global de parceiros.
O jantar promoveu a integração de clientes de mais de 20 diferentes países, reforçando o posicionamento da Agrifirm como uma empresa global, focada em entender a realidade e os desafios de cada mercado.
Empresas
ADVB/PR realiza I Fórum Marketing Agro durante Show Rural Coopavel 2026
Evento inédito marca a estreia da entidade dentro de um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro.

A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, Seção Paraná (ADVB/PR) promove no dia 09 de fevereiro a primeira edição do Fórum Marketing Agro ADVB/PR, um evento inédito dedicado à troca de experiências, geração de conhecimento e fortalecimento de conexões estratégicas entre profissionais de marketing, comunicação, vendas e lideranças do agronegócio.
A iniciativa acontece durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), um dos maiores e mais relevantes eventos do agronegócio do Brasil. As inscrições estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.
Realizado das 14 às 17 horas, no Espaço Impulso, ambiente de inovação do Agronegócio localizado dentro do Parque Tecnológico do Show Rural, o fórum nasce de uma parceria entre a ADVB/PR, a Coopavel e o Itaipu Parquetec que marca um momento histórico. “É a primeira vez que a feira abre espaço para um evento exclusivamente dedicado ao marketing, reconhecendo o papel estratégico da comunicação, da construção de marca, da inovação e da gestão comercial para o desenvolvimento e a competitividade do setor agroindustrial”, conta a diretora da ADVB/PR e coordenadora do projeto, Claudia Zilli.
Para o vice-presidente da ADVB/PR e também coordenador do projeto, Aldo Malucelli, a realização do fórum representa um avanço importante na forma como o setor enxerga o marketing. “O agronegócio brasileiro é referência mundial em produtividade e tecnologia, e chegou o momento de olharmos com ainda mais atenção para a comunicação, gestão de marca e as estratégias comerciais”, menciona
“O Fórum Marketing Agro nasce para provocar reflexões, antecipar tendências e mostrar que o marketing é um ativo estratégico para gerar valor, competitividade e sustentabilidade ao setor”, afirma a presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro.
A programação contará com palestras do professor e especialista em inovação Gil Giardelli, do CEO da Ponto Design, Joaquin Presas, trazendo tendências do varejo aplicadas ao agronegócio – diretamente da última NRF em Nova Iorque, e Marcelo Batistela, vice-presidente para soluções em agricultura da BASF, que falará sobre Evolução no agronegócio, transformações globais que impactam o agricultor, a agricultura e toda cadeia de valor
O evento é patrocinado por Jefo do Brasil, Prado Saúde e Nutrição Animal e Itaipu Parquetec, e é voltado a profissionais de comunicação e marketing, gestores e líderes do agronegócio, representantes de cooperativas, indústrias, startups e todos os interessados em compreender como o marketing pode impulsionar resultados no agro.
Empresas Operações responsáveis
Sustentabilidade no dia a dia: Aviagen lança Relatório de Sustentabilidade 2024
Material interativo apresenta avanços em sustentabilidade por meio do melhoramento genético, da responsabilidade ambiental e da resiliência de longo prazo

A Aviagen® tem a satisfação de apresentar seu Relatório de Sustentabilidade 2024 (em Inglês), que mostra como a sustentabilidade faz parte das decisões diárias em seus programas de melhoramento genético e nas operações produtivas ao redor do mundo. O relatório interativo apresenta avanços em sustentabilidade por meio do melhoramento genético, da responsabilidade ambiental e da resiliência de longo prazo, com base em dados e ações concretas ao longo de toda a cadeia global de suprimentos.
“A sustentabilidade não é uma iniciativa isolada para nós, ela está integrada à forma como trabalhamos todos os dias”, afirma o CEO da Aviagen, Jan Henriksen, acrescentando: “Ao priorizarmos aves saudáveis e robustas, operações responsáveis e um forte relacionamento local, apoiamos nossos clientes na produção de proteína acessível e nutritiva, cuidando dos animais, das comunidades e do planeta”.
Compromisso que se transforma em ação
O relatório destaca como as prioridades globais de sustentabilidade se refletem em ações locais relevantes, adaptadas a diferentes regiões e mercados. Um exemplo é a unidade Aviagen S.A.U., na Espanha, onde investimentos em energia renovável e eletrificação vêm reduzindo o consumo de energia e as emissões, ao mesmo tempo em que fortalecem a resiliência operacional, uma iniciativa que pode ser conhecida em mais detalhes em um vídeo curto da equipe.
Na Austrália, iniciativas voltadas à comunidade, desde o apoio a programas terapêuticos com equinos até ações de apoio a famílias locais no acesso a itens essenciais do dia a dia, reforçam o compromisso da empresa com a sustentabilidade social.
Além desses exemplos locais, o relatório também evidencia o foco contínuo da Aviagen no compartilhamento de conhecimento e no desenvolvimento de pessoas em todo o mundo. Por meio das Escolas de Manejo de Produção, programas regionais de capacitação e iniciativas que levam conhecimento prático sobre manejo e eficiência diretamente aos produtores, a empresa segue investindo em aprendizado para fortalecer o bem-estar das aves, o desempenho produtivo e a sustentabilidade de longo prazo.
Investindo em pessoas e comunidades
O Relatório de Sustentabilidade 2024 também reforça o compromisso da Aviagen com o desenvolvimento de futuros profissionais da avicultura e com o apoio às comunidades onde atua. Por meio de programas educacionais, bolsas de estudo e iniciativas locais, a empresa continua a desenvolver competências, compartilhar conhecimento e contribuir para um setor avícola global cada vez mais resiliente.
A Aviagen convida clientes e colaboradores a conhecerem o Relatório de Sustentabilidade 2024 completo.




