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Coamo é protagonista do crescimento pessoal, social e profissional
Os funcionários fazem parte do tripé – diretoria, cooperados e funcionários-, sempre mencionado pelo fundador e idealizador, José Aroldo Gallassini, presidente do Conselho de Administração da Coamo.
No dia-a-dia, os mais de nove mil funcionários da Coamo Agroindustrial Cooperativa nas áreas administrativa, técnica, operacional, industrial e comercial dão o seu melhor para atender os mais de 31 mil cooperados nos 74 municípios da área de ação da cooperativa em regiões produtoras do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Uma política de desenvolvimento coordenada pela área de Recursos Humanos busca o aprimoramento, tanto pessoal como profissional, para a melhoria contínua nos processos e soluções. Os colaboradores têm oportunidades de crescimento em diferentes funções e, uma vez preparados, vão assumindo novos cargos e acompanhando o desenvolvimento da cooperativa.
“Assim, os funcionários são protagonistas além do cotidiano da labuta. Como consumidores nas suas regiões, ajudam a impulsionar a economia e o comércio de suas cidades. Também estão a frente como cidadãos do bem comum, atuando como voluntários na sociedade, seja nas paróquias e igrejas ou como membros de escolas, clubes de serviços e entidades beneficentes. Onde quer que estejam, são reconhecidos como membros do cooperativismo e carregam o sobrenome da sua cooperativa e da sua identidade, com valores e princípios difundidos ao longo de mais de cinco gerações, não só para funcionários, mas para seus familiares e a própria comunidade”, frisa o gerente de Gestão de Pessoas da Coamo, Antonio César Marini.
Oportunidades
Ao longo de cada ano, centenas de funcionários são convidados a participar de processos seletivos, resultado das indicações na Avaliação de Desenvolvimento e política de aproveitamento interno da cooperativa. “A Coamo acredita e investe na sua força laboral, e a cada trimestre são muitos os promovidos em diferentes funções nas áreas diversas da empresa, o que proporciona o desenvolvimento de carreira. Como resultado, é grande o número de chefias e gerentes que iniciaram sua jornada profissional em outros cargos, inclusive aprendiz, e cada um tem uma história de luta, vontade, disciplina e determinação”, destaca o gerente de Gestão de Pessoas da Coamo.
Segundo Marini, são milhares de funcionários sendo desenvolvidos anualmente nos mais diferentes cursos de aprimoramento e desenvolvimento nas diversas áreas, sejam elas técnicas ou comportamentais. “Uma equipe motivada faz toda a diferença. Por isso, quem entra na Coamo é bem atendido e sente a alegria da equipe, que é uma verdadeira família, para cumprir a missão da cooperativa que é um atendimento de qualidade aos nossos cooperados”, menciona o profissional.
Nas ações da Gerência de Gestão de Pessoas, por meio de programas, o foco é fortalecer a liderança nas empresas do grupo Coamo. Para o Marini, a Coamo visa ter colaboradores na liderança com preparo e domínio das competências técnicas e comportamentais, alavancando o protagonismo e participação em posições de gestão, inspirando e despertando em outras pessoas o interesse nessa carreira. E entre estes programas está o de Formação Profissional, que objetiva formar profissionais para o melhor desempenho nas posições atuais, enquanto amplia a visão estratégica e fortalece competências para acelerar a prontidão de cada participante para os próximos passos de carreira na Coamo. “O principal público deste programa são profissionais promovidos para posições de gestão nos entrepostos, acelerando a prontidão para o novo cargo na carreira”, explica Marini.
Valores e oportunidades
“Estamos no caminho certo, pois os nossos cooperados, clientes, parceiros e funcionários nos dão um feedback positivo de que a missão da Coamo está sendo cumprida e estamos sendo vistos da forma com que a Diretoria pensou ao criar as nossas diretrizes corporativas. É relevante e oportuno lembrar dos valores da Coamo, os quais são essenciais para que diariamente a missão e a visão sejam realizadas e praticadas naturalmente. É maravilhoso ver a força do cooperativismo da Coamo em prol de mais de 31 mil cooperados e nós fazemos parte desta fortaleza. Sim, porque a Coamo é uma grande fortaleza”, enaltece o presidente executivo Airton Galinari.
De acordo com o presidente executivo, a Coamo sempre investiu na formação de pessoas. “Estamos investindo em programas específicos para os funcionários visando o desenvolvimento. Na Coamo todos entram pela mesma porta e depois encontram dezenas de outras, possibilitando crescimento e carreira. Queremos talento, dedicação e pessoas que procuram se desenvolver para acessar as muitas oportunidades que temos. Por isso a Coamo é uma empresa que respeita as pessoas, investe no treinamento e desenvolvimento de todos”, frisa Galinari.
Promoção
O técnico de Operações Financeiras, Jean Alberto dos Santos, está na cooperativa há mais de 15 anos, mas cresceu ouvindo falar da Coamo em seu lar, já que seu pai, durante muitos anos, exerceu a função de motorista. “Comecei na Coamo como aprendiz em outubro de 2005 na Secretária Executiva, após fui para o Departamento de Análise de Crédito, onde fui efetivado e fiquei 12 anos. Em maio de 2018, recebi a oportunidade de ser promovido para a área de Mesa Financeira na Gerência Financeira, na função de técnico de operações financeiras”, comemora Jean Alberto. Ele é testemunha de que a cooperativa oferece oportunidades. “Para mim, a Coamo é uma empresa sólida, é referência de sucesso e um exemplo de que o cooperativismo pode transformar a vida das pessoas, seja dos funcionários, dos cooperados e das famílias. Quem está no cooperativismo faz parte de um time vencedor”, avalia o profissional.
A Coamo
A Coamo nasceu de ideias e ideais, do sonho de 79 agricultores, na busca por uma vida melhor. Hoje é a realidade de milhares de pessoas que acreditam no cooperativismo e na força do trabalho em conjunto. No Brasil e na América Latina, a Coamo é a maior cooperativa agrícola e uma das maiores empresas do país.
Fundada em 28 de novembro de 1970, a comemoração destes 52 anos vai além de uma data. É um marco de progresso, de uma história de pessoas que têm no seu DNA ética, transparência e honestidade. Valores que fazem parte das diretrizes corporativas da Coamo e que são levados muito a sério no dia-a-dia da cooperativa.
A edição Especial de Cooperativismo de O Presente Rural pode ser lida na íntegra on-line clicando aqui. Boa leitura!
Notícias Em Santa Catarina
Mercoagro 2025 será lançada em Chapecó nesta quinta-feira
A Mercoagro 2025 terá 250 expositores representando mais de 700 marcas.
A maior exposição-feira do setor industrial da proteína animal da América Latina – a Mercoagro 2025 (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne) – será lançada nesta quinta-feira (10), às 19 horas, no Shopping Pátio Chapecó, reunindo expositores, patrocinadores, autoridades e imprensa.
A Mercoagro é realizada, promovida e organizada pela Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) desde 1996 e está programada para o período de 9 a 12 de setembro de 2025, no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi, em Chapecó (SC).
O lançamento consistirá de exibição de vídeo, apresentação dos números oficiais da feira, manifestações de lideranças e coquetel de confraternização.
A Mercoagro 2025 terá 250 expositores representando mais de 700 marcas. De acordo com seu desempenho histórico, deve atrair 25 mil visitantes/compradores e oportunizar 250 milhões de dólares em negócios.
A feira é um retrato planetário do estágio em que se encontra um dos mais estratégicos setores da indústria de alimentos. A indústria da proteína animal é uma área de intensivo emprego de ciência e tecnologia. Por essa razão, desde as primeiras edições, a Mercoagro cumpre importante papel de difusão tecnológica e difusão tecnológica do principal evento paralelo que promove para seu público-alvo formado por operadores de agroindústrias e por fabricantes e fornecedores de máquinas, equipamentos e insumos para as longas e complexas cadeias produtivas.
As vendas estão praticamente concluídas e 96% dos expositores da edição anterior (2024) renovaram contrato para participar da edição de 2025. “Nosso compromisso é aperfeiçoar a feira a cada edição para intensificar a experiência dos visitantes e ampliar os negócios dos expositores”, enfatiza o presidente da ACIC Helon Antonio Rebelatto.
A Mercoagro 2025 tem parceria da Prefeitura de Chapecó e patrocínio da Aurora Coop, do BRDE e do Sicoob. A feira tem apoio institucional do Nucleovet, do Chapecó Convention & Visitors Bureau, do Sistema Fiesc/Senai/Sesi, da Unochapecó e do Pollen Parque.
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Faesc e Polícia Militar discutem estratégias para ampliar a segurança no campo
Externaram preocupação com a escalada de ocorrências contra o patrimônio no campo (furtos e roubos).
A segurança no meio rural foi pauta de reunião entre a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e a Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, na última segunda-feira (07), em Florianópolis. O encontro reforçou a parceria estratégica já existente por meio do Programa Rede Rural de Segurança, visando ampliar sua atuação no estado e garantir mais tranquilidade aos produtores rurais.
Durante o encontro, realizado na sede do Comando Geral da Polícia Militar, o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, e o vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, foram recebidos pelo comandante geral da PMSC, Aurélio José Pelozato, e pelo Coronel da PM chefe da Agência Central de Inteligência, José Ivan Schelavin. A pauta contemplou discussão sobre o efetivo militar que hoje está disponível para atender o meio rural, formas de ampliar a Rede Rural de Segurança e as novas tecnologias que oferecem alternativas de ampliar o monitoramento da Polícia Militar no campo.
De acordo com o presidente Pedrozo, o encontro com o alto comando da PMSC foi resultado do apelo dos dirigentes de Sindicatos Rurais filiados à Faesc que nos encontros regionais externaram preocupação com a escalada de ocorrências contra o patrimônio no campo (furtos e roubos). “Nosso objetivo é contribuir com a PMSC no sentido de consolidar a parceria que já temos com o trabalho da Patrulha Rural, realizado por meio do Programa Rede Rural de Segurança, bem como avançarmos para outras formas de atuação, sempre no intuito de trazermos tranquilidade no campo para que as famílias rurais possam viver e trabalhar em paz e com segurança”.
O Comandante Pelozato explicou que a abordagem adotada em Santa Catarina segue o modelo de interagência, ou seja, a Polícia Militar trabalha em colaboração com entidades da sociedade civil (associações, federações, fundações, cooperativas, entre outras). “Nesse caso específico, avançamos com o Programa Rede Rural, visando criar um ambiente seguro para o campo”.
Outra estratégia apresentada pela Polícia Militar para aprimorar a segurança rural esteve relacionada ao uso de tecnologias, como por exemplo, o aplicativo Labirinto – uma ferramenta simples que está em operação no norte do estado e que deverá ser expandido para todo o interior catarinense. A ferramenta possibilita o cadastro de máquinas e equipamentos agrícolas, facilitando a verificação da sua procedência durante as rondas policiais. Com isso, as guarnições da Polícia Militar podem agir de maneira ágil na prevenção e combate a furtos.
Também foi abordada a prevenção de casos de abigeato (furto de gado), um crime frequente nas áreas rurais. O uso de tecnologias inovadoras, aliado à ampliação do modelo de patrulhamento rural, foi um aspecto discutido para aumentar a capacidade de agir de forma preventiva e atender rapidamente às ocorrências no campo.
Rede rural de segurança
O Programa Rede Rural de Segurança da Polícia Militar é um dos serviços de prevenção do portfólio institucional da Polícia Militar e tem por objeto desenvolver ações efetivas para as diversas regiões rurais do Estado com trabalho cooperativo entre Polícia Militar e comunidade rural atuando na prevenção dos problemas de ordem pública.
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Conselho Técnico da Aiba apresenta resultados da Safra 2023/24 e projeções para 2024/25
Foram analisados os dados coletados pelo Núcleo de Agronegócio da Aiba, que incluem informações sobre a evolução das áreas produtivas e o desempenho das culturas.
No dia 30 de setembro, o Conselho Técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) se reuniu na sede da Aiba/Abapa, em Barreiras, para apresentar o balanço da safra 2023/24. Durante o encontro, foram analisados os dados coletados pelo Núcleo de Agronegócio da Aiba, que incluem informações sobre a evolução das áreas produtivas e o desempenho das culturas, com base em levantamentos sensoriais remotos e amostragens de campo.
Foram discutidas também as estimativas iniciais de produtividade para as culturas de soja, milho e algodão, bem como eventuais ajustes nos números preliminares para a safra 2024/25. Esses dados abrangem as quatro microrregiões do Oeste da Bahia, uma das mais importantes áreas agrícolas do estado.
A safra de 2023/24 enfrentou desafios significativos, como o impacto do fenômeno El Niño. Segundo o gerente de Agronegócio da Aiba, Aloísio Júnior, “os agricultores da região demonstraram grande resiliência, e unido aos investimentos tecnológicos fizeram uma grande diferença”. Apesar das adversidades climáticas, a soja fechou com uma média de 63 sacas por hectare, o Oeste da Bahia registrou uma produção total de 7,4 milhões de toneladas da oleaginosa. Com uma área superior a 1,9 milhão de hectares plantados, a soja é o carro chefe da produção agrícola na região, ocupando mais de 67% da área total cultivada no oeste baiano.
De acordo com o levantamento do Conselho Técnico, o algodão, que é a segunda maior cultura desenvolvida na região, apresentou dados otimistas. Os 345 mil hectares plantados renderam cerca de 1,6 milhão de toneladas de algodão em caroço. A produtividade média alcançou as cifras de 326 arrobas por hectare. Já o milho, chegou a enfrentar problemas por aspectos fitossanitários e climáticos, finalizando a safra com o resultado de 150 sacas por hectare de sequeiro e 160 sacas por hectare de irrigado correspondente a uma produção de mais de um milhão do cereal.
Previsão para a Safra 2024/25 – Com o início da semeadura de soja em áreas irrigadas dentro da janela de excepcionalidade autorizada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a safra 2024/25 já começa a tomar forma. Cerca de 113 mil hectares estão sendo semeados, e os produtores se preparam para iniciar o plantio na janela regular da cultura a partir de 8 de outubro.
Para a próxima safra, o Conselho Técnico projeta o plantio de 2,129 milhões de hectares de soja, 380 mil hectares de algodão e 105 mil hectares de milho. A expectativa é de que a produtividade da soja aumente de 63 para 67 sacas por hectare, aumento esperado para o milho também, que deve subir de 150 para 170 sacas sequeiro e 160 para 180 sacas irrigado. A produção total estimada para a soja é de 8,558 milhões de toneladas e, para o milho, 1,071 milhão de toneladas.
“O prognóstico climático aponta para um cenário de La Niña, o que nos dá esperanças de uma safra mais produtiva e promissora em 2024/25. Esperamos um aumento de 7,5% na área plantada de soja e de 10,1% na de algodão, enquanto a área de milho deve sofrer uma redução de 8,9%. Esses números ainda são preliminares e serão ajustados conforme os dados forem sendo consolidados em campo”, conclui, o gerente de agronegócio da Aiba, Aloísio Júnior.
O Conselho Técnico é formado pelos representantes da Aiba, Abapa, Abacafé, Fundação BA, Sindicatos Rurais de Barreiras e LEM, Sandias, Aprosem, Aciagri, Cargill, Bunge, Cooproeste, Crea, IBGE, Bahiater, Adab, Conab, BNB, Banco do Brasil, ALZ Grãos, ADM do Brasil e Cofco Agri.