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Coamo é protagonista do crescimento pessoal, social e profissional
Os funcionários fazem parte do tripé – diretoria, cooperados e funcionários-, sempre mencionado pelo fundador e idealizador, José Aroldo Gallassini, presidente do Conselho de Administração da Coamo.
No dia-a-dia, os mais de nove mil funcionários da Coamo Agroindustrial Cooperativa nas áreas administrativa, técnica, operacional, industrial e comercial dão o seu melhor para atender os mais de 31 mil cooperados nos 74 municípios da área de ação da cooperativa em regiões produtoras do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Uma política de desenvolvimento coordenada pela área de Recursos Humanos busca o aprimoramento, tanto pessoal como profissional, para a melhoria contínua nos processos e soluções. Os colaboradores têm oportunidades de crescimento em diferentes funções e, uma vez preparados, vão assumindo novos cargos e acompanhando o desenvolvimento da cooperativa.
“Assim, os funcionários são protagonistas além do cotidiano da labuta. Como consumidores nas suas regiões, ajudam a impulsionar a economia e o comércio de suas cidades. Também estão a frente como cidadãos do bem comum, atuando como voluntários na sociedade, seja nas paróquias e igrejas ou como membros de escolas, clubes de serviços e entidades beneficentes. Onde quer que estejam, são reconhecidos como membros do cooperativismo e carregam o sobrenome da sua cooperativa e da sua identidade, com valores e princípios difundidos ao longo de mais de cinco gerações, não só para funcionários, mas para seus familiares e a própria comunidade”, frisa o gerente de Gestão de Pessoas da Coamo, Antonio César Marini.
Oportunidades
Ao longo de cada ano, centenas de funcionários são convidados a participar de processos seletivos, resultado das indicações na Avaliação de Desenvolvimento e política de aproveitamento interno da cooperativa. “A Coamo acredita e investe na sua força laboral, e a cada trimestre são muitos os promovidos em diferentes funções nas áreas diversas da empresa, o que proporciona o desenvolvimento de carreira. Como resultado, é grande o número de chefias e gerentes que iniciaram sua jornada profissional em outros cargos, inclusive aprendiz, e cada um tem uma história de luta, vontade, disciplina e determinação”, destaca o gerente de Gestão de Pessoas da Coamo.
Segundo Marini, são milhares de funcionários sendo desenvolvidos anualmente nos mais diferentes cursos de aprimoramento e desenvolvimento nas diversas áreas, sejam elas técnicas ou comportamentais. “Uma equipe motivada faz toda a diferença. Por isso, quem entra na Coamo é bem atendido e sente a alegria da equipe, que é uma verdadeira família, para cumprir a missão da cooperativa que é um atendimento de qualidade aos nossos cooperados”, menciona o profissional.
Nas ações da Gerência de Gestão de Pessoas, por meio de programas, o foco é fortalecer a liderança nas empresas do grupo Coamo. Para o Marini, a Coamo visa ter colaboradores na liderança com preparo e domínio das competências técnicas e comportamentais, alavancando o protagonismo e participação em posições de gestão, inspirando e despertando em outras pessoas o interesse nessa carreira. E entre estes programas está o de Formação Profissional, que objetiva formar profissionais para o melhor desempenho nas posições atuais, enquanto amplia a visão estratégica e fortalece competências para acelerar a prontidão de cada participante para os próximos passos de carreira na Coamo. “O principal público deste programa são profissionais promovidos para posições de gestão nos entrepostos, acelerando a prontidão para o novo cargo na carreira”, explica Marini.
Valores e oportunidades
“Estamos no caminho certo, pois os nossos cooperados, clientes, parceiros e funcionários nos dão um feedback positivo de que a missão da Coamo está sendo cumprida e estamos sendo vistos da forma com que a Diretoria pensou ao criar as nossas diretrizes corporativas. É relevante e oportuno lembrar dos valores da Coamo, os quais são essenciais para que diariamente a missão e a visão sejam realizadas e praticadas naturalmente. É maravilhoso ver a força do cooperativismo da Coamo em prol de mais de 31 mil cooperados e nós fazemos parte desta fortaleza. Sim, porque a Coamo é uma grande fortaleza”, enaltece o presidente executivo Airton Galinari.
De acordo com o presidente executivo, a Coamo sempre investiu na formação de pessoas. “Estamos investindo em programas específicos para os funcionários visando o desenvolvimento. Na Coamo todos entram pela mesma porta e depois encontram dezenas de outras, possibilitando crescimento e carreira. Queremos talento, dedicação e pessoas que procuram se desenvolver para acessar as muitas oportunidades que temos. Por isso a Coamo é uma empresa que respeita as pessoas, investe no treinamento e desenvolvimento de todos”, frisa Galinari.
Promoção
O técnico de Operações Financeiras, Jean Alberto dos Santos, está na cooperativa há mais de 15 anos, mas cresceu ouvindo falar da Coamo em seu lar, já que seu pai, durante muitos anos, exerceu a função de motorista. “Comecei na Coamo como aprendiz em outubro de 2005 na Secretária Executiva, após fui para o Departamento de Análise de Crédito, onde fui efetivado e fiquei 12 anos. Em maio de 2018, recebi a oportunidade de ser promovido para a área de Mesa Financeira na Gerência Financeira, na função de técnico de operações financeiras”, comemora Jean Alberto. Ele é testemunha de que a cooperativa oferece oportunidades. “Para mim, a Coamo é uma empresa sólida, é referência de sucesso e um exemplo de que o cooperativismo pode transformar a vida das pessoas, seja dos funcionários, dos cooperados e das famílias. Quem está no cooperativismo faz parte de um time vencedor”, avalia o profissional.
A Coamo
A Coamo nasceu de ideias e ideais, do sonho de 79 agricultores, na busca por uma vida melhor. Hoje é a realidade de milhares de pessoas que acreditam no cooperativismo e na força do trabalho em conjunto. No Brasil e na América Latina, a Coamo é a maior cooperativa agrícola e uma das maiores empresas do país.
Fundada em 28 de novembro de 1970, a comemoração destes 52 anos vai além de uma data. É um marco de progresso, de uma história de pessoas que têm no seu DNA ética, transparência e honestidade. Valores que fazem parte das diretrizes corporativas da Coamo e que são levados muito a sério no dia-a-dia da cooperativa.
A edição Especial de Cooperativismo de O Presente Rural pode ser lida na íntegra on-line clicando aqui. Boa leitura!
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Feicorte: São Paulo impulsiona mudanças no manejo pecuário com opção de marcação sem fogo
Estado promove alternativa pioneira para o bem-estar animal e a sustentabilidade na pecuária. Assunto foi tema de painel durante a Feicorte 2024
No painel “Uma nova marca do agro de São Paulo”, realizado na Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne – Feicorte, em Presidente Prudente (SP), que segue até o dia 23 de novembro, a especialista em bem-estar animal, Carmen Perez, ressaltou a importância de evitar a marcação a fogo em bovinos.
Segundo ela, a questão está diretamente ligada ao bem-estar animal, especialmente no que diz respeito ao local onde é realizada a marcação da brucelose, que ocorre na face do animal, uma região com maior concentração de terminações nervosas, um ponto mais sensível. Essa ação representa um grande desafio, pois, embora seja uma exigência legal nacional, os impactos para os animais precisam ser cuidadosamente avaliados.
“O estado de São Paulo tem se destacado de forma pioneira ao oferecer aos produtores rurais a opção de decidir se desejam ou não realizar a marcação a fogo. Isso é um grande avanço”, destacou Carmen. Ela também mencionou que os animais possuem uma excelente memória, lembrando-se tanto dos manejos bem executados quanto dos malfeitos, o que pode afetar sua condição e bem-estar a longo prazo.
Além disso, a imagem da pecuária é um ponto crucial, especialmente considerando o poder da comunicação atualmente. “Organizações de proteção animal frequentemente utilizam práticas como a marcação a fogo, castração sem anestesia e mochação para criticar a cadeia produtiva. Essas questões podem impactar negativamente a percepção do setor”, alertou. Para enfrentar esses desafios, Carmen enfatizou a importância de melhorar os manejos e de considerar os riscos de acidentes nas fazendas, que muitas vezes são subestimados quando as práticas de manejo não são adequadas.
“Nos próximos anos, imagino um setor mais consciente, em que as pessoas reconheçam que os animais são seres sencientes. As equipes serão cada vez mais participativas, e a capacitação constante será essencial”, afirmou. Ela finalizou dizendo que, para promover o bem-estar animal, é fundamental investir em treinamento contínuo das equipes. “Vejo a pecuária brasileira se tornando disruptiva, com o potencial de se tornar um modelo mundial de boas práticas”, concluiu.
Fica estabelecido o botton amarelo para a identificação dos animais vacinados com a vacina B19 e o botton azul passa a identificar as fêmeas vacinadas com a vacina RB 51. Anteriormente, a identificação era feita com marcação à fogo indicando o ano corrente ou a marca em “V”, a depender da vacina utilizada.
As medidas foram publicadas no Diário Oficial do Estado, por meio da Resolução SAA nº 78/24 e das Portarias 33/24 e 34/24.
Mudanças estabelecidas
Prazos
Agora, fica estabelecido que o calendário para a vacinação será dividido em dois períodos, sendo o primeiro do dia 1º de janeiro a 30 de junho do ano corrente, enquanto o segundo período tem início no dia 1º de julho e vai até o dia 31 de dezembro.
O produtor que não vacinar seu rebanho dentro do prazo estabelecido, terá a movimentação dos bovídeos da propriedade suspensa até que a regularização seja feita junto às unidades da Defesa Agropecuária.
Desburocratização da declaração
A declaração de vacinação pelo proprietário ou responsável pelos animais não é mais necessária. A partir de agora, o médico-veterinário responsável pela imunização, ao cadastrar o atestado de vacinação no sistema informatizado de gestão de defesa animal e vegetal (GEDAVE) em um prazo máximo de quatro dias a contar da data da vacinação e dentro do período correspondente à vacinação, validará a imunização dos animais.
A exceção acontecerá quando houver casos de divergências entre o número de animais vacinados e o saldo do rebanho declarado pelo produtor no sistema GEDAVE.
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Treinamento em emergência sanitária busca proteger produção suína do estado
Ação preventiva do IMA acontecerá entre os dias 26 e 28 de novembro em Patos de Minas, um dos polos da suinocultura mineira.
Com o objetivo de proteger a produção de suínos do estado contra possíveis ameaças sanitárias, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizará, de 26 a 28 deste mês, em Patos de Minas, o Treinamento em Atendimento a Suspeitas de Síndrome Hemorrágica em Suínos. A iniciativa capacitará mais de 50 médicos veterinários do serviço veterinário oficial para identificar e responder prontamente a casos de doenças como a Peste Suína Clássica (PSC) e a Peste Suína Africana (PSA). A disseminação global da PSA tem preocupado autoridades devido ao impacto devastador na produção e na economia, como evidenciado na China que teve início em 2018 e se estendeu até 2023, quando o país perdeu milhões de suínos para a doença. Em 2021, surtos recentes no Haiti e na República Dominicana aumentaram o alerta no continente americano.
A escolha de Patos de Minas como sede para o treinamento presencial reforça sua importância como polo suinícola em Minas Gerais, com cerca de 280 mil animais produzidos, equivalente a 16,3% do plantel estadual, segundo dados de 2023 da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A Coordenadoria Regional do IMA, em Patos de Minas, que atende cerca de 17 municípios na região, tem mais de 650 propriedades cadastradas para a criação de suínos, cuja sanidade é essencial para evitar prejuízos econômicos que afetariam tanto o mercado interno quanto as exportações mineiras.
Para contemplar a complexidade do tema, o treinamento foi estruturado em dois módulos: remoto e presencial. Na fase on-line, realizada nos dias 11 e 18 de novembro, especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Universidade de Castilla-La Mancha, da Espanha e de empresas parceiras abordaram aspectos clínicos e epidemiológicos das doenças hemorrágicas em suínos. Já na fase presencial, em Patos de Minas, os participantes terão acesso a oficinas práticas de biossegurança, desinfecção, estudos de casos, discussões sobre cenários epidemiológicos, coleta de amostras e visitas a campo, além de simulações de ações de emergência sanitária, onde aplicarão o conhecimento adquirido.
A iniciativa do IMA conta com o apoio de cooperativas, empresas do setor suinícola, instituições de ensino, sindicato rural e a Prefeitura Municipal de Patos de Minas, além do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A defesa agropecuária em Minas Gerais depende de ações como essa, fundamentais para evitar a entrada de patógenos e manter a competitividade da produção local. Esse treinamento é parte das ações para manutenção do status de Minas Gerais como livre de febre aftosa sem vacinação.
Ameaças sanitárias e os impactos para a economia
No Brasil, a Peste Suína Clássica está sob controle nas zonas livres da doença. No entanto, nas áreas não reconhecidas como livres, a enfermidade ainda está presente, representando um risco significativo para a suinocultura brasileira. Esta enfermidade pode levar a alta mortalidade entre os animais, além de causar abortos em fêmeas gestantes. Por ser uma enfermidade sem tratamento, a prevenção constante e a vigilância da doença são fundamentais.
A situação é ainda mais crítica no caso da Peste Suína Africana, para a qual não há vacina eficiente e cuja propagação levaria a prejuízos imensos ao setor suinícola nacional, com risco de desabastecimento no mercado interno e aumento dos preços para o consumidor final. Os animais infectados apresentam sintomas como febre alta, perda de apetite, e manchas na pele.
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Faesp quer retratação do Carrefour sobre a decisão do grupo em não comprar carne de países do Mercosul
Uma das principais marcas de varejo, por meio do CEO do Carrefour França, anunciou que suspenderá vendas de carne do Mercosul: decisão gera críticas e debate sobre sustentabilidade.
O Carrefour França anunciou que suspenderá a venda de carne proveniente de países do Mercosul, incluindo o Brasil, alegando preocupações com sustentabilidade, desmatamento e respeito aos padrões ambientais europeus. A afirmação é do CEO do Carrefour na França, Alexandre Bompard, nas redes sociais do empresário, mas destinada ao presidente do sindicato nacional dos agricultores franceses, Arnaud Rousseau.
A decisão gerou repercussão negativa no Brasil, especialmente no setor agropecuário, que considera a medida protecionista e prejudicial à imagem da carne brasileira, amplamente exportada e reconhecida pela qualidade.
Essa decisão reflete tensões maiores entre a União Europeia e o Mercosul, com debates sobre padrões de produção e sustentabilidade como pontos centrais. Para a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), essa decisão é prejudicial ao comércio entre França e Brasil, com impactos negativos também aos consumidores do Carrefour.
Os argumentos da pauta ambiental alegada pelo Carrefour e pelos produtores de carne na França não se sustentam, uma vez que a produção da pecuária brasileira está entre as mais sustentáveis do planeta. Esta posição, vinda de uma importante marca de varejo, é um indício de que os investimentos do grupo Carrefour no Brasil devem ser vistos com ressalva, segundo o presidente da Faesp, Tirso Meirelles.
“A declaração do CEO do Carrefour França, Alexandre Bompard, demonstra não apenas uma atitude protecionista dos produtores franceses, mas um total desconhecimento da sustentabilidade do setor pecuário brasileiro. A Faesp se solidariza com os produtores e espera que esse fato isolado seja rechaçado e não influencie as exportações do país. Vale lembrar que a carne bovina é um dos principais itens de comercialização do Brasil”, disse Tirso Meirelles.
O coordenador da Comissão Técnica de Bovinocultura de Corte da Faesp, Cyro Ferreira Penna Junior, reforça esta tese. “A carne brasileira é a mais sustentável e competitiva do planeta, que atende aos padrões mais elevados de qualidade e exigências do consumidor final. Tais retaliações contra o nosso produto aparentam ser uma ação comercial orquestrada de produtores e empresas da União Europeia que não conseguem competir conosco no ‘fair play’”, diz Cyro.
Para o presidente da Faesp, cabe ao Carrefour reavaliar sua posição e, eventualmente, se retratar publicamente, uma vez que esta decisão, tomada unilateralmente e sem critérios técnicos, revela uma falta de compromisso do grupo com o Brasil, um importante mercado consumidor.
Várias outras instituições se posicionaram contra a decisão do Carrefour, e o Ministério da Agricultura (Mapa). “No que diz respeito ao Brasil, o rigoroso sistema de Defesa Agropecuária do Mapa garante ao país o posto de maior exportador de carne bovina e de aves do mundo”, diz o Mapa em comunicado. “Vale reiterar que o Brasil possui uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo e atua com transparência no setor […] O Mapa não aceitará tentativas vãs de manchar ou desmerecer a reconhecida qualidade e segurança dos produtos brasileiros e dos compromissos ambientais brasileiros”, continua a nota.
Veja aqui o vídeo do presidente.