Notícias
Clima desafiador intensifica riscos de acidentes em silos e armazéns
O acúmulo de poeira e a decomposição de grãos em regiões com tempo quente e seco elevam os riscos de explosões e incêndios.

Os produtores rurais vêm sendo alertados sobre os riscos de acidentes em estruturas de armazenagem, principalmente por meio dos relatos de explosões que ocorreram em silos localizados no Brasil e no exterior, nos meses de julho e agosto. “Várias regiões do mundo estão vivenciando uma verdadeira gangorra térmica. Esse cenário intensifica a ocorrência de intempéries que provocam diversos tipos de danos às benfeitorias em propriedades rurais”, afirma o superintendente de agronegócios da FF Seguros, Guilherme Frezzarin.
Destaca-se que julho de 2023 foi considerado o mês mais quente de que se tem registro no mundo, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM) e o observatório europeu Copernicus. No Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também confirmou que esse foi o mês mais quente já registrado na base histórica desde 1961. A situação pode se agravar, visto que o clima está sob influência do fenômeno El Niño de intensidade moderada.
O tempo mais quente e seco favorece o acúmulo de poeira de grãos e eleva a probabilidade de combustão espontânea nas instalações de armazenamento, podendo causar explosões e incêndios. “Nunca foi tão crucial estar preparado para enfrentar esses desafios. Os proprietários de silos e armazéns devem estar cientes de que temperaturas globais mais elevadas e maior incidência de eventos climáticos extremos amplificam os riscos de danos em benfeitorias”, afirma Frezzarin.
Causas de explosões
A poeira é um problema frequente durante a movimentação de cargas. Quando os caminhões descarregam grãos nas moegas, forma-se uma enorme nuvem de poeira em suspensão nas instalações de armazenagem, que depois vai se acumulando em pisos, elevadores, túneis e transportadores.
Para que uma explosão ocorra, são necessários três elementos: concentrações significativas de partículas finas de poeira, presença de oxigênio no ambiente e exposição a fontes de ignição, como faíscas (originadas por descarga elétrica) ou fagulhas (que surgem a partir de atrito ou colisão de materiais).
As poeiras relacionadas ao armazenamento de soja, trigo, açúcar, café e vários outros produtos agrícolas podem sofrer combustão espontânea. No entanto, quando se analisa o nível do risco, o milho é considerado um dos produtos mais voláteis e perigosos.
Além disso, se não houver ventilação adequada e controle ideal de umidade no ambiente de armazenagem, os grãos podem entrar em decomposição, gerando vapores (metanol, propanol e butanol) ou gases (metano e etano) inflamáveis. Dessa forma, existe uma ameaça real para a segurança dos ativos patrimoniais dos produtores rurais, principalmente nas regiões que registram tempo quente e seco, com umidade relativa do ar abaixo de 50%.
Mitigação de riscos
Os locais de armazenagem podem ser monitorados com instrumentos que detectam a presença de gases inflamáveis e o nível de poeira. Recomenda-se analisar o funcionamento de sensores e realizar a manutenção periódica de peças e componentes dessas estruturas, prevenindo assim o potencial surgimento de fontes de ignição. “Para evitar explosões e incêndios em benfeitorias, também aconselhamos realizar limpezas frequentes nesses locais com o objetivo de reduzir o acúmulo de poeira”, orienta Frezzarin.
Outro problema é que a safra de soja 2022/23 ainda não foi totalmente escoada e o Brasil está colhendo uma safra recorde de milho safrinha atualmente, sobrecarregando o setor de armazenagem. “A demanda por silos e armazéns é crescente e já recebemos relatos de grãos guardados ao ar livre. Nesse momento, reiteramos que é fundamental respeitar os limites de capacidade das estruturas como medida de segurança”, diz Frezzarin.
O déficit de armazenagem no Brasil é estimado em 118,5 milhões de toneladas, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq)

Notícias
Mancha-alvo pode causar até 20% de queda do potencial produtivo da soja
Doença fúngica cresce mais rápido que ferrugem e mofo-branco, amplia risco de perdas produtivas e expõe a necessidade de estratégias integradas para preservar rendimento e eficácia dos fungicidas.

No campo, a soja é atacada por muitas doenças fúngicas que podem causar prejuízos tanto no rendimento quanto na qualidade dos grãos. As que mais infectam a cultura apresentam uma dinâmica variada e têm o controle influenciado por diferentes condições de clima, cultivares e populações dos fungos presentes nas áreas.
Dentre as principais doenças, a mancha-alvo (Corynespora cassicola) é um ponto de atenção, pois apresenta alta severidade, problemas de resistência e a infestação no campo cresce a cada safra. “Nos últimos anos, a mancha-alvo teve aumento de 33% ao ano na área tratada no Brasil. Esse percentual de crescimento anual é maior que outras problemáticas na soja, como ferrugem, mofo-branco e antracnose, no mesmo período. Isso comprova que o manejo da cultura deve avaliar o complexo de doenças de cada região”, enfatiza o engenheiro agrônomo Fábio Lemos.
Dentre os fatores para a evolução da doença está a seleção genética de materiais altamente produtivos, porém com maior suscetibilidade a patógenos, ampla área cultivada, sistema de soja-algodão, em que a doença se desenvolve e causa danos, simultaneamente submetidas a diferentes condições climáticas, e diversidade de variações entre populações de fungos submetidas a condições diversas de pressão e seleção. “Uma vez que haja condições para a ocorrência, as perdas pela falta de um controle preventivo podem ser devastadoras à cultura, com redução de 15 a 20% do potencial produtivo, em escala variável. Por isso, é muito importante que o produtor faça o programa preventivo de controle de doenças da lavoura em associação com produtos multissítios e biológicos”, menciona o profissional.
Lemos explica que o uso frequente do mesmo fungicida promove uma maior pressão de seleção e, portanto, acarreta uma menor eficácia do manejo das doenças. “Na ausência de novos ativos, a rotação de grupos químicos e moléculas atenuam a pressão sobre as populações e conferem mais controle”, ressalta, acrescentando: “O controle das doenças no momento adequado resulta em mais vagens por planta, maior permanência das folhas, com otimização da fotossíntese e do enchimento de grãos, além do uso mais eficiente dos fungicidas. Esses fatores reduzem diretamente as perdas causadas por doenças e geram benefícios que vão além da sojicultura, ao contribuir para o manejo integrado de pragas no ambiente e produzir reflexos positivos também em outros cultivos”.
Notícias
Expansão agroindustrial faz C.Vale projetar salto de 84% na demanda por energia elétrica
Cooperativa estima que necessidade instalada chegue a 70 MW em dez anos e cobra reforço no fornecimento para sustentar novos investimentos no campo e na indústria.

Impulsionada pela ampliação da agroindustrialização e por novos projetos produtivos de seus cooperados, a C.Vale projeta um crescimento expressivo na demanda por energia elétrica na próxima década. A cooperativa estima que a carga instalada saltará de 38 para 70 megawatts (MW) até 2036, uma alta de 84%. No mesmo intervalo, o consumo anual deve avançar 79%, alcançando cerca de 429 gigawatts-hora (GWh).

Reunião realizada na última terça-feira (16), em Palotina (PR), entre dirigentes da C.Vale e da Companhia Paranaense de Energia (Copel)
O avanço do consumo energético está diretamente ligado à expansão das indústrias da cooperativa, das unidades de recebimento de grãos e, sobretudo, à intensificação da produção nas propriedades dos associados. Para viabilizar esse crescimento, a C.Vale avalia como fundamental o reforço da infraestrutura elétrica, tanto nas plantas industriais quanto no meio rural.
O tema foi tratado em reunião realizada na última terça-feira (16), em Palotina (PR), entre dirigentes da C.Vale e da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Durante o encontro, representantes da concessionária visitaram o complexo agroindustrial da cooperativa e tiveram acesso ao Plano Decenal Energético, apresentado pelo supervisor de Gestão de Energia e Comercialização, Felipe Ferreira. O documento detalha os investimentos previstos até 2036 e os impactos esperados sobre a demanda.
Segundo a cooperativa, parte relevante desse crescimento está associada a projetos dos associados nas áreas de piscicultura, suinocultura e avicultura, atividades intensivas em energia e dependentes de fornecimento estável para manter sistemas de climatização, automação, alimentação e biossegurança.
O presidente do Conselho de Administração da C.Vale, Alfredo Lang, destacou que a sinalização da Copel em ampliar e qualificar o atendimento energético é decisiva para destravar novos investimentos. “A preocupação da Copel em nos atender nos encoraja a investir ainda mais”, afirmou.
Participaram da reunião o presidente da Copel, Daniel Slaviero, o diretor-geral da companhia, Marco Antônio Villela Abreu, diretores da C.Vale e demais representantes da concessionária. O encontro reforçou a necessidade de alinhamento entre planejamento energético e expansão do agronegócio, em um cenário de crescente demanda por proteína animal e processamento de alimentos.
Notícias
Codesul defende integração da Malha Sul diante da nova política ferroviária federal
Estados do Sul avaliam que a fragmentação da concessão compromete escala, investimentos e competitividade logística em uma região estratégica para o agro e a indústria exportadora

O lançamento da Política Nacional de Concessões Ferroviárias e da Carteira de Projetos 2026, anunciado pelo Ministério dos Transportes, marca um dos mais relevantes movimentos de reestruturação do modal ferroviário brasileiro nas últimas décadas. A iniciativa prevê a modernização das regras de outorga, a possibilidade de aportes públicos em concessões e a estruturação de uma carteira inédita, com oito leilões e investimentos estimados em cerca de R$ 140 bilhões, voltados à ampliação da malha, à recuperação de trechos degradados e à criação de novos corredores logísticos.

Diretor de ferrovias da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC), Lenoir Antonio Broch – Foto: Divulgação/Acic
O diretor de ferrovias da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC), Lenoir Antonio Broch, observa que embora o anúncio represente um avanço importante na agenda logística nacional, o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) avalia que a modelagem proposta para a Malha Sul não atende às necessidades estratégicas de integração ferroviária dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A fragmentação da malha em três concessões distintas: Corredor Paraná – Santa Catarina, Corredor Rio Grande e Corredor Mercosul é vista como um fator que compromete a coerência logística regional, reduz escala, desestimula investimentos e fragiliza a atratividade privada.
Atualmente, a concessão da Rumo Malha Sul compreende 7.223,4 quilômetros de ferrovias nos três estados, mas aproximadamente 50% desse total encontra-se fora de operação. No Rio Grande do Sul, após as cheias de 2024, a extensão efetivamente operante caiu de cerca de 1.680 km para apenas 921 km, com interrupções adicionais no transporte de líquidos devido a danos estruturais. Em Santa Catarina, dos 1.210 km de trilhos da Malha Sul, apenas 210 km permanecem em operação. Apesar de concentrar cerca de 20% da movimentação nacional de contêineres e contar com importantes terminais de grãos, apenas cerca de 6% das cargas portuárias do estado utilizam o modal ferroviário.
No Paraná, especialmente no Oeste, a limitação da infraestrutura e gargalos como o da Serra da Esperança, entre Guarapuava e Ponta Grossa, reduzem a fluidez do transporte ferroviário e comprometem o escoamento de grãos, proteínas e insumos industriais. Esse cenário evidencia um declínio progressivo da capacidade operacional da malha, com impactos diretos sobre a competitividade agroindustrial e exportadora da região Sul.

Foto: Divulgação
Broch destaca que o desafio logístico é estrutural. A dependência do transporte rodoviário, que responde por cerca de 65% do transporte doméstico no País, somada à baixa participação das ferrovias fora do segmento de minério, eleva custos, pressiona rodovias saturadas e expõe o sistema a riscos crescentes. Cadeias produtivas estratégicas, como aves, suínos, lácteos, carnes e alimentos processados, além de projetos futuros de biocombustíveis, são diretamente afetadas.
Diante desse contexto, os estados do Codesul defendem a concessão integrada da Malha Sul como única alternativa capaz de garantir escala, coerência logística e eficiência operacional. A atuação conjunta junto ao Governo Federal baseia-se em três diretrizes centrais: a solução dos passivos históricos da concessão atual, com recuperação de trechos degradados; a garantia da continuidade operacional durante a transição entre contratos; e a defesa firme da concessão em bloco, assegurando a plena integração da região à malha ferroviária nacional.
Além de medidas imediatas para recompor trechos danificados e restabelecer a conectividade logística, o Codesul propõe uma estratégia de médio e longo prazo alinhada à visão nacional de ampliação da competição, atração de novos players e inserção efetiva do Sul nos grandes corredores ferroviários de exportação. O objetivo é assegurar que a região continue contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento econômico do Brasil, com uma infraestrutura ferroviária contínua, moderna e competitiva.



