Empresas Parceria
Claro, Parque Tecnológico Itaipu, Coopavel e Exohub lançam o Programa Transforma Agro para promover soluções tecnológicas e inovadoras para o agronegócio
Em um movimento inédito, a parceria vai unir tecnologias de conectividade, inovação e startups em um único local de testes, experimentação e mentoria

Um movimento de transformação digital que vai revolucionar o agronegócio na região Oeste do Paraná como uma das mais tecnológicas do Brasil. Esse é o propósito do Transforma Agro, programa que tem como objetivo amplificar o uso da tecnologia na agricultura, de pequenos, médios a grandes produtores, levando as soluções para as propriedades conectadas, bem como de identificar, selecionar e oferecer suporte para as startups e empresas tenham um futuro de sucesso.
Graças a uma parceria inédita, entre a operadora Claro, o Parque Tecnológico Itaipu, Claro, Parque Tecnológico Itaipu, Coopavel e Exohub lançam o Programa Transforma Agro para promover soluções tecnológicas e inovadoras para o agronegócio a Coopavel Cooperativa Agroindustrial e o Exohub, startups e empresas poderão validar e demonstrar as tecnologias inovadoras na área do agronegócio com um foco e estratégia voltada à colaboração e aos princípios do cooperativismo. Estruturado para responder aos principais desafios do agro o programa conta com três temáticas principais: integração de dados da cadeia produtiva do agronegócio (cooperativismo de dados), aplicações inteligentes para o campo e automação e robotização no agronegócio.
O diferencial do Programa Transforma Agro é o espaço de validação das tecnologias, o qual funcionará semelhante a um Sandbox[1] rural, possibilitando diferentes testagens e resultados antes de chegar ao consumidor final, reduzindo os riscos de impacto nas produções e garantindo os melhores resultados.
Espaço Impulso
Durante o desenvolvimento do programa, cada startup selecionada poderá receber investimentos, suporte técnico e de entrada no mercado. Para isso, a Coopavel Cooperativa Agroindustrial, o Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), e Exohub estruturaram o Espaço Impulso, uma fazenda digital permanente, que será um HUB de inovação, onde startups, empresas e universidades poderão testar e validar soluções para as demandas do cooperativismo e do agronegócio. Ao todo são 720 mil m2 de área do parque que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de experiências inovadoras, que impulsionarão ainda mais o agronegócio regional, melhorando a produtividade e a rentabilidade do setor.
A iniciativa conta com a importante parceria da operadora Claro, que viabilizará toda a infraestrutura de conectividade para o desenvolvimento e testes das soluções e será lançada oficialmente durante o Show Rural Coopavel, entre os dias 07 e 11 de fevereiro em Cascavel.
Com o objetivo de atrair startups e cooperados para participar desse ecossistema que será montado na cidade, a participação da operadora no projeto inclui a atuação estratégica do beOn Claro, seu hub de inovação, e prevê a implementação de um ambiente de cocriação e testes no Espaço Impulso para viabilizar a oferta de soluções 4.5G, NB-IoT/Cat-M1 para o mercado Agro.
“O agronegócio é um dos principais pilares de atuação da Claro. Temos diversas iniciativas voltadas para a inovação no segmento e a participação neste importante programa reforça o nosso compromisso com o setor, para o desenvolvimento de soluções customizadas, que agreguem valor aos produtores, otimizem processos e aumentem o valor dos negócios”, explica Eduardo Polidoro, diretor de IoT da Claro, que fará uma palestra sobre a atuação da operadora no Agro no dia 09.
Durante o evento, os visitantes terão a oportunidade de conhecer algumas das soluções apresentadas pelos times da Embratel, braço para soluções corporativas da Claro, e do parceiro estratégico da operadora, Sol – Internet of People, que já são disponibilizadas no portfólio da Claro Br. para o Agro. Entre elas, está o “Campo Conectado”, um modelo de negócio pensado para a evolução da Agricultura 4.0, com foco no conceito de “fazenda conectada”, que tem como objetivo levar conectividade e oferecer soluções para diferentes perfis de produtores rurais, dos familiares aos de grande porte, e ainda os produtos de Agricultura Digital da Claro, concebidos e viabilizados junto com empresas parceiras, como PackID e outras, que irão demonstrar as aplicações e benefícios que as soluções entregam aos produtores.
O beOn Claro aproveitará a oportunidade para identificar empreendedores, startups ou produtores da região que tenham interesse em testar ou cocriar soluções para endereçar necessidades reais dos seus negócios e clientes.
Inovação no Agro
Para o diretor superintendente do PTI-BR, general Eduardo Garrido, o programa é uma oportunidade para que startups tenham suporte tecnológico para a testagem e validação de novos produtos e serviços e de criar vínculos com outros players do mercado para ter acesso a soluções, experiências, e conhecimentos que não faziam parte do seu know-how. “A parceria, que deve se concretizar como o maior projeto de inovação aberta do Brasil voltado ao setor do agronegócio, conecta a tecnologia, a inovação e o empreendedorismo ao incentivo para o desenvolvimento de soluções que vão gerar riqueza, maior renda, produtividade e sustentabilidade no campo e melhorar a qualidade de vida”, destacou.
“Com essa parceria tão importante e abrangente, entramos definitivamente em uma nova era, estruturando um hub de inovação integralmente envolvido com a tecnologia e as suas possibilidades e tendências. E o melhor de tudo: levando esses novos conhecimentos aos nossos agricultores 365 dias por ano”, ressalta o presidente da Coopavel Dilvo Grolli.
Michel Costa, Diretor de expansão do Exohub, reforça a importância da criação de um Hub de inovação como o Espaço Impulso para potencializar o resultado do agronegócio brasileiro. “o Espaço Impulso será um vetor incrível na geração de resultados práticos e inovadores para o agronegócio brasileiro que se soma a um movimento global pela inovação do agronegócio”.

Empresas
Show Rural 2026 discute como atravessar períodos de crise na cadeia leiteira
Necessidade de informação, planejamento e resiliência para enfrentar os momentos de instabilidade da cadeia leiteira foi o centro de um debate.

A necessidade de informação, planejamento e resiliência para enfrentar os momentos de instabilidade da cadeia leiteira foi o centro de um debate realizado durante a 38ª edição do Show Rural Coopavel, entre os dias 9 e 13 de fevereiro de 2026, em Cascavel (PR).
Para a zootecnista Josiane Mangoni, coordenadora de Pecuária da Coopavel, o atual momento do leite exige diálogo e troca de experiências. Segundo ela, apesar do cenário delicado, o produtor está habituado a lidar com desafios.
“O leite vai muito além de uma atividade econômica. Ele é paixão, é amor pelas nossas mimosas. Somos uma cadeia acostumada à resiliência, e esse tipo de conversa é fundamental para ajudar o produtor a se manter na atividade”, afirma.

Da esquerda para a direita: Cristian Iothi, Gilson Dias, Josiane Mangoni, Lúcio Drehmer e Marcos Pereira Neves
Josiane destaca ainda que o Show Rural tem como missão levar inovação, tecnologia e ferramentas práticas ao campo. “O evento existe para que o produtor consiga produzir mais e melhor. E, mesmo em períodos de crise, já enxergamos sinais de reação do mercado, o que nos permite acreditar em um novo momento para a cadeia leiteira”, completa.
O debate reuniu diferentes visões da atividade, trazendo para a conversa produtores e especialistas com realidades distintas. Participaram Marcos Pereira Neves, professor da Universidade Federal de Lavras e produtor de leite; Cristian Iothi, engenheiro agrônomo, produtor e cooperado da Coopavel; e Lúcio Drehmer, zootecnista, consultor técnico e produtor de leite em Santa Catarina.
O debate foi conduzido por Gilson Dias, gerente Técnico de bovinos de Leite da Agroceres Multimix. A conversa foi registrada em formato de podcast e integra uma edição especial do agCast. O episódio será disponibilizado em breve nas plataformas digitais da Agroceres Multimix, que esteve presente no Show Rural 2026 com um novo estande, ampliado e voltado ao atendimento de produtores, cooperados e parceiros.
Empresas
Ceva Saúde Animal anuncia Nivaldo Grando como novo Vice-Presidente de Operações Comerciais no Brasil
Executivo assume a liderança com foco em crescimento sustentável, fortalecimento comercial e integração das equipes no país.

A Ceva Saúde Animal anuncia a nomeação de Nivaldo Grando como Vice-Presidente Brasil. O executivo chega à companhia com ampla experiência no agronegócio e no setor de saúde animal, trazendo uma trajetória consolidada em liderança estratégica e gestão de negócios em mercados nacionais e internacionais.
Com formação em Engenharia Agronômica, Nivaldo construiu sua carreira em empresas de relevância global, com passagens em empresas como Monsanto Brasil e Boehringer Ingelheim, onde ocupou posições em áreas de vendas, Marketing e Gerência Geral no Brasil, em países da américa do sul e Europa.
Sua experiência internacional proporcionou uma visão global dos negócios, profundo conhecimento dos mercados regionais e sólida atuação junto a parceiros e stakeholders na América Latina e na Europa.
Na Ceva, Nivaldo terá a missão de fortalecer o desempenho do negócio, impulsionar talentos e o crescimento sustentável, além de consolidar a sinergia entre as equipes locais. Sua atuação será fundamental para assegurar a solidez da operação e o alcance dos objetivos estratégicos da companhia focado na proximidade com produtores e clientes em um momento relevante para o mercado brasileiro.
Empresas
Jyga Technologies anuncia a abertura de uma quarta filial, agora no Brasil

A Jyga Technologies amplia sua presença global com a abertura da Jyga Tech Brasil, nova subsidiária na região do Paraná. Impulsionada pela forte demanda de produtores brasileiros, a empresa decidiu estabelecer uma presença local que permitirá a nacionalização de seus produtos e fortalecerá sua posição em um dos principais mercados para a suinocultura mundial.
Nos últimos dez anos, os sistemas de alimentação eletrônicos de precisão GESTAL foram adotados por operações brasileiras focadas em desempenho e bem-estar animal. Ampliando a estratégia, iniciada em 2025, com a adição de um novo Gerente de Desenvolvimento de Negócios para o Brasil, Vinicius Espeschit de Morais, a Jyga consolida agora mais uma etapa nesta estratégia de expansão, reforçando o compromisso da empresa com as pessoas, com a proximidade do mercado e com as parcerias de longo prazo.
Maior acesso às soluções Gestal
A criação da Jyga Tech Brasil permitirá que produtores brasileiros adquiram produtos GESTAL fabricado no Brasil, aumentando sua acessibilidade financeira e possibilitando o acesso a linhas de financiamento locais. A nova entidade também oferecerá suporte técnico e pós-venda local, alinhado às realidades das granjas brasileiras. A operação deverá atingir plena capacidade antes do final do terceiro trimestre de 2026.
Investindo em pessoas, investindo no Brasil
A Jyga Technologies tem orgulho de investir em talentos locais, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional e reforçando seu compromisso de longo prazo com o mercado brasileiro.
“A abertura da Jyga Tech Brasil é mais do que uma expansão; ela reflete nosso compromisso de estar presente, ouvir de perto e construir parcerias duradouras com aqueles que confiam em nossas soluções”, afirmou Natalia Rimi Heisterkamp, Vice-Presidente Executiva da Jyga Technologies e brasileira nata.



