Empresas Artigo
Cinco ferramentas para fortalecer a oferta global de aves
Identificamos a Saúde e a Segurança Alimentar como prioridade em nossos “5 Principais Compromissos”, que são fundamentais para nossa missão

Por Patrick Claeys, Presidente Aviagen Europa
Garantir a oferta global de alimentos é de grande importância para a saúde e o bem-estar das pessoas em comunidades de todo o mundo. No entanto, o comércio internacional de aves está frequentemente ameaçado por desafios como doenças aviárias, restrições comerciais, catástrofes naturais, manifestações políticas e até mesmo uma pandemia global, que ainda estamos enfrentando. E, não raro, muitos destes fatores podem acontecer ao mesmo tempo. Na Aviagen®, estamos preparados para enfrentar esses obstáculos de frente, com estratégias bem definidas na cadeia de valores. Identificamos a Saúde e a Segurança Alimentar como prioridade em nossos “5 Principais Compromissos”, que são fundamentais para nossa missão de auxiliar os produtores mundiais de carne de frango que colocam comida nas mesas das famílias em todos os continentes. Esses Compromissos estão em harmonia com os cinco Principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas que o Conselho Internacional da Avicultura (IPC) destacou como áreas nas quais o setor avícola global pode ter maior impacto. O objetivo é um futuro melhor e mais sustentável para todos, que buscamos com o nosso tema “Breeding Sustainability” (para mais informações, acesse Sustentabilidade na Reprodução Avícola | Aviagen).
#1 Biossegurança
A prevenção de doenças é fundamental para os nossos negócios e começa com a biossegurança, essencial para a avicultura e para o comércio. Para manter os patógenos nocivos longe dos lotes e proteger as aves, cada parte da nossa operação deve seguir os mais elevados padrões sanitários. Nosso programa de biossegurança atende e excede os regulamentos oficiais para o comércio doméstico e internacional, e acreditamos que seja um elemento-chave para promover a segurança alimentar.
#2 Veterinários dedicados fortalecem a saúde das aves e a biossegurança
Ter uma equipe de veterinários dedicados para cuidar da saúde das aves é de extrema importância. A equipe da Aviagen, com mais de 30 veterinários, apoia clientes e operações internas em todo o mundo. Esses especialistas são extremamente cuidadosos com nossas aves e prestam consultoria para cuidar delas, mantendo os lotes livres de doenças. Os veterinários verificam o bem-estar das aves e a biossegurança através de auditorias regulares e o monitoramento regular de sua saúde, compartilhando seus conhecimentos através de cursos, eventos, conferências (virtuais ou presenciais), publicações, entre outros. Eles também desempenham um papel vital ao fornecer informações básicas, consultoria sob medida e certificados de saúde necessários para facilitar a exportação de aves em todos os continentes.
#3 Compartimentação
Outra estratégia de sucesso comprovada é a compartimentação. O compartimento trata-se de um grupo de granjas autorizadas que estão sob um sistema comum de gestão de biossegurança, com um status sanitário distinto em relação a doença(s) específica(s), para as quais foram aplicadas medidas específicas de monitoramento, controle e biossegurança, visando o comércio internacional. Esse conceito assegura que as economias locais tenham uma fonte confiável de proteína saudável. Em 2010, a subsidiária da Aviagen no Reino Unido foi a primeira empresa de avicultura do mundo a receber o status oficial de compartimento e, desde então, várias operações da Aviagen em todo o mundo passaram a ser certificadas, incluindo Brasil e Colômbia.
#4 Múltiplas bases de suprimento, locais e regionais
Esta quarta estratégia tem duas vertentes. A princípio, temos uma grande rede global, com bases de produção nos cinco continentes. Deste modo, nossos clientes sempre recebem suas aves, mesmo quando há restrições específicas de suprimento. Em seguida, localizamos as nossas instalações próximas aos clientes nos principais mercados avícolas do mundo. Nossas operações de produção, em contínuo crescimento, incluem mais de 260 unidades e 27 incubatórios que fornecem lotes de avós e matrizes de alta qualidade aos clientes, situados em mais de 100 países.
Usando a Europa e a América Latina como exemplos, temos instalações de produção em diversos países europeus e, na América Latina, estamos presentes no Brasil, Peru, Colômbia e Argentina. A Aviagen no Reino Unido é uma das bases do nosso programa de Pesquisa e Desenvolvimento, juntamente com os Estados Unidos, e ter programas paralelos garantem o fornecimento das nossas aves de última geração.
#5 Experiente equipe de exportação
É indispensável ter uma equipe experiente e proativa para orientar o embarque e a entrega das aves. Nossa equipe de Comércio Exterior nas mais diversas regiões, apoiada por uma rede de apoio global, coordena os pedidos das nossas bases de produção para clientes em todos os continentes. Ao fazer isso, a equipe cultiva relacionamentos estreitos com companhias aéreas, agentes de exportação e ministérios de agricultura, nos mais variados países. Ela também participa ativamente de organizações como a Associação Internacional de Transporte de Animais (IATA) para garantir que os interesses do setor sejam bem representados. Além disso, a equipe trabalha para garantir o adequado treinamento dos colaboradores que manejam as aves e, enquanto as aves estão em trânsito aos clientes, nossa equipe de exportação monitora o ambiente de modo a garantir que as condições permaneçam ideais para as suas necessidades.
Quando ocorre qualquer problema como uma doença aviária, pandemia global, catástrofes naturais, cancelamentos de voos, manifestações políticas ou qualquer outro obstáculo às exportações, esses profissionais agem rapidamente, encontrando rotas comerciais alternativas e fazendo o que for necessário para garantir que os produtores avícolas mundiais recebam as aves saudáveis e com segurança, dentro dos prazos estipulados. Por haver muitas partes interessadas envolvidas no processo de exportação, a comunicação é absolutamente primordial e, durante a pandemia, reuniões via Zoom têm se mostrado muito úteis.
Meta: ajudar a alimentar o mundo
Como importante empresa de genética de aves, que atua no início da cadeia de produção avícola, a Aviagen leva a sério seu papel. Temos o sério compromisso de ajudar os nossos clientes na missão de fornecer às suas comunidades locais uma proteína acessível e sustentável, a carne de frango. Estratégias sólidas nos ajudam a cumprir essa missão, à medida que nos esforçamos para ajudar a criar um futuro melhor e mais sustentável para as pessoas, hoje e no futuro.

Empresas
Show Rural 2026 discute como atravessar períodos de crise na cadeia leiteira
Necessidade de informação, planejamento e resiliência para enfrentar os momentos de instabilidade da cadeia leiteira foi o centro de um debate.

A necessidade de informação, planejamento e resiliência para enfrentar os momentos de instabilidade da cadeia leiteira foi o centro de um debate realizado durante a 38ª edição do Show Rural Coopavel, entre os dias 9 e 13 de fevereiro de 2026, em Cascavel (PR).
Para a zootecnista Josiane Mangoni, coordenadora de Pecuária da Coopavel, o atual momento do leite exige diálogo e troca de experiências. Segundo ela, apesar do cenário delicado, o produtor está habituado a lidar com desafios.
“O leite vai muito além de uma atividade econômica. Ele é paixão, é amor pelas nossas mimosas. Somos uma cadeia acostumada à resiliência, e esse tipo de conversa é fundamental para ajudar o produtor a se manter na atividade”, afirma.

Da esquerda para a direita: Cristian Iothi, Gilson Dias, Josiane Mangoni, Lúcio Drehmer e Marcos Pereira Neves
Josiane destaca ainda que o Show Rural tem como missão levar inovação, tecnologia e ferramentas práticas ao campo. “O evento existe para que o produtor consiga produzir mais e melhor. E, mesmo em períodos de crise, já enxergamos sinais de reação do mercado, o que nos permite acreditar em um novo momento para a cadeia leiteira”, completa.
O debate reuniu diferentes visões da atividade, trazendo para a conversa produtores e especialistas com realidades distintas. Participaram Marcos Pereira Neves, professor da Universidade Federal de Lavras e produtor de leite; Cristian Iothi, engenheiro agrônomo, produtor e cooperado da Coopavel; e Lúcio Drehmer, zootecnista, consultor técnico e produtor de leite em Santa Catarina.
O debate foi conduzido por Gilson Dias, gerente Técnico de bovinos de Leite da Agroceres Multimix. A conversa foi registrada em formato de podcast e integra uma edição especial do agCast. O episódio será disponibilizado em breve nas plataformas digitais da Agroceres Multimix, que esteve presente no Show Rural 2026 com um novo estande, ampliado e voltado ao atendimento de produtores, cooperados e parceiros.
Empresas
Ceva Saúde Animal anuncia Nivaldo Grando como novo Vice-Presidente de Operações Comerciais no Brasil
Executivo assume a liderança com foco em crescimento sustentável, fortalecimento comercial e integração das equipes no país.

A Ceva Saúde Animal anuncia a nomeação de Nivaldo Grando como Vice-Presidente Brasil. O executivo chega à companhia com ampla experiência no agronegócio e no setor de saúde animal, trazendo uma trajetória consolidada em liderança estratégica e gestão de negócios em mercados nacionais e internacionais.
Com formação em Engenharia Agronômica, Nivaldo construiu sua carreira em empresas de relevância global, com passagens em empresas como Monsanto Brasil e Boehringer Ingelheim, onde ocupou posições em áreas de vendas, Marketing e Gerência Geral no Brasil, em países da américa do sul e Europa.
Sua experiência internacional proporcionou uma visão global dos negócios, profundo conhecimento dos mercados regionais e sólida atuação junto a parceiros e stakeholders na América Latina e na Europa.
Na Ceva, Nivaldo terá a missão de fortalecer o desempenho do negócio, impulsionar talentos e o crescimento sustentável, além de consolidar a sinergia entre as equipes locais. Sua atuação será fundamental para assegurar a solidez da operação e o alcance dos objetivos estratégicos da companhia focado na proximidade com produtores e clientes em um momento relevante para o mercado brasileiro.
Empresas
Jyga Technologies anuncia a abertura de uma quarta filial, agora no Brasil

A Jyga Technologies amplia sua presença global com a abertura da Jyga Tech Brasil, nova subsidiária na região do Paraná. Impulsionada pela forte demanda de produtores brasileiros, a empresa decidiu estabelecer uma presença local que permitirá a nacionalização de seus produtos e fortalecerá sua posição em um dos principais mercados para a suinocultura mundial.
Nos últimos dez anos, os sistemas de alimentação eletrônicos de precisão GESTAL foram adotados por operações brasileiras focadas em desempenho e bem-estar animal. Ampliando a estratégia, iniciada em 2025, com a adição de um novo Gerente de Desenvolvimento de Negócios para o Brasil, Vinicius Espeschit de Morais, a Jyga consolida agora mais uma etapa nesta estratégia de expansão, reforçando o compromisso da empresa com as pessoas, com a proximidade do mercado e com as parcerias de longo prazo.
Maior acesso às soluções Gestal
A criação da Jyga Tech Brasil permitirá que produtores brasileiros adquiram produtos GESTAL fabricado no Brasil, aumentando sua acessibilidade financeira e possibilitando o acesso a linhas de financiamento locais. A nova entidade também oferecerá suporte técnico e pós-venda local, alinhado às realidades das granjas brasileiras. A operação deverá atingir plena capacidade antes do final do terceiro trimestre de 2026.
Investindo em pessoas, investindo no Brasil
A Jyga Technologies tem orgulho de investir em talentos locais, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional e reforçando seu compromisso de longo prazo com o mercado brasileiro.
“A abertura da Jyga Tech Brasil é mais do que uma expansão; ela reflete nosso compromisso de estar presente, ouvir de perto e construir parcerias duradouras com aqueles que confiam em nossas soluções”, afirmou Natalia Rimi Heisterkamp, Vice-Presidente Executiva da Jyga Technologies e brasileira nata.



