Empresas
Chr. Hansen anuncia Felipe Labarca como Gerente de Contas para estar ainda mais próxima da suinocultura
O novo gerente de contas de suínos da Chr. Hansen destaca que a atividade enfrentou dificuldades recentes em relação a custo e preços ao produtor

Entender melhor as demandas dos clientes e se adiantar às suas necessidades são prioridades para a Chr. Hansen, empresa dinamarquesa que há 149 anos trabalha exclusivamente com soluções naturais. Para isso, é preciso ter as equipes prontas, com profissionais de grande conhecimento técnico em contato direto com o mercado. Esse é o objetivo da chegada do médico veterinário Felipe Labarca como gerente de contas de suínos. Sua função é fortalecer as soluções de probióticos da empresa, que auxiliam a melhorar a produtividade. “Meu trabalho inclui a disseminação do conceito de probióticos como ferramentas importantes para os programas de sanidade. O aumento da eficiência produtiva e a sustentabilidade são nossos principais argumentos”, ressalta Labarca.
Felipe Labarca é formado em medicina veterinária pela Universidade Paulista (UNIP) e atuou em agroindústrias e na área comercial de empresas de grande expressividade do setor produtivo. Ele tem experiência a campo em suinocultura, tendo atuado em manejo e sanidade para integrações e produtores.
O novo gerente de contas de suínos da Chr. Hansen destaca que a atividade enfrentou dificuldades recentes em relação a custo e preços ao produtor. Porém, a suinocultura é robusta e as perspectivas – inclusive de exportação – são positivas. “A população brasileira ainda não descobriu verdadeiramente a qualidade da carne suína. Trata-se de uma proteína de excelente custo-benefício e muito saudável. O Brasil é um grande produtor e fornecedor e o potencial da atividade é muito expressivo. Os suinocultores podem contar com a Chr. Hansen para oferecer uma completa linha de probióticos que contribuem para o aumento da produtividade, além do bem-estar animal e a produção sustentável”.
Labarca destaca que uma das estratégias para a aproximação com os suinocultores é estar a campo para identificar a dor dos parceiros. Além disso, estará presente nos principais eventos técnicos. “A propagação da eficiência zootécnica ajuda a reforçar a mensagem dos probióticos e insumos naturais. Precisamos fazer nossa lição de casa para chegar aos consumidores e, assim, colocar a suinocultura no lugar que ela merece estar”.

Empresas “Cooperando Juntos”
Primeiro Partners Workshop reforça cooperação entre Agrifirm e fornecedores
Workshop, realizado na sede da Agrifirm, reúne departamento de compras e fornecedores para estimular o desenvolvimento de soluções alinhadas à necessidade e oportunidades do mercado

Aprofundar o relacionamento com nossos parceiros estratégicos, promovendo a troca de informações atualizadas sobre mercado, inovação e tendências do setor agropecuário. Esse foi o principal objetivo do 1º Agrifirm Partners Workshop, realizado na sede da empresa, em Curitiba.
Com o conceito “Cooperando Juntos”, a iniciativa reuniu, em Outubro, 14 parceiros estratégicos que desempenham papel relevante na cadeia de valor da Agrifirm.
De acordo com Everton Ferreira, coordenador de compras da Agrifirm no Brasil, o encontro alinhou expectativas, fortaleceu a colaboração técnica e comercial e criou um ambiente propício para discutir desafios comuns e identificar oportunidades de evolução conjunta.
“Os fornecedores trouxeram inovações em ingredientes, matérias-primas, serviços e tecnologias, com foco em eficiência, sustentabilidade, qualidade e melhoria de performance no campo. Esses temas foram escolhidos porque reforçam a estratégia da Agrifirm de buscar alternativas que ampliem a competitividade, diversifiquem fontes de suprimentos, reduzam riscos e promovam a adoção de soluções mais modernas, alinhadas às demandas do mercado”, detalha o coordenador de compras.
O profissional acrescenta que a participação conjunta das áreas de técnica, qualidade, compras e marketing da Agrifirm permitiu avaliar de forma multidisciplinar o potencial de adoção dessas soluções, considerando critérios como desempenho, segurança, viabilidade logística e aderência aos padrões globais da empresa.
“A realização do workshop tornou-se fundamental porque, em um cenário de forte competitividade e mudanças constantes, a informação precisa fluir rapidamente para viabilizar a construção conjunta de soluções que garantam qualidade, segurança e competitividade. Além disso, o encontro permitiu reunir todos os decisores internos envolvidos na homologação de novos produtos, matérias-primas e serviços, fortalecendo nosso modelo de parceria baseado em colaboração e visão de longo prazo”, pontua.
Renato Pinheiro, Diretor de Integrated Supply Chain da Agrifirm na América Latina, observa que o Workshop teve uma abordagem disruptiva, ao estimular que o departamento de compras da Agrifirm seja ainda mais estratégico, participando da construção de soluções e não somente de negociações.
“A iniciativa discutiu de forma aberta as oportunidades e desafios de mercado, criando um espaço de conexão entre a Agrifirm e seus principais fornecedores. Estamos em um momento de crescimento e expansão, e entendemos que, juntos com os nossos fornecedores, vamos construir uma plataforma sólida de inovação e colaboração”, enfatiza.
Participantes aprovaram o workshop – Os profissionais que participaram do evento destacaram a importância da iniciativa e também enfatizaram a relevância da parceria com a Agrifirm.
Sidney Ferracin Fernandes, National Business Manager da Olmix Latam, observou que o workshop promoveu um ambiente de troca técnica e prática entre profissionais do setor. “Esses encontros ajudam a alinhar tendências, compartilhar experiências e gerar insights que contribuem para o desenvolvimento de todo o mercado. A parceria que temos com a Agrifirm é relevante porque fortalece a troca técnica e o desenvolvimento conjunto de soluções. Mantemos esse tipo de relação com nossos principais parceiros, e com a Agrifirm não é diferente. Trabalhamos de forma colaborativa para atender cada vez melhor os clientes, respeitando as particularidades de cada empresa e contribuindo para o avanço de toda a cadeia”, observa.
Josiane Santos, Coordenadora Técnica Comercial da Phileo by Lesaffre, destacou que, durante o evento, teve a oportunidade de demonstrar o processo de produção da Lesaffre, a qualidade dos produtos, e como é a atuação da empresa no mercado de nutrição humana e animal. Além disso, o evento proporcionou, segundo ela, uma troca de experiências, networking e desenvolvimento técnico para tomada de decisão mais eficiente nos processos da Agrifirm. “Ponto interessante desse evento foi a participação de uma equipe multidisciplinar o que pode gerar discussões e levantar pontos importantes de cada seguimento da empresa”, acrescenta.
Já Beatriz C Venturelli, Gerente Técnica – Brasil/América do Sul da Impextraco Latin América, apontou que o workshop ampliasse a confiança entre as empresas participantes. “A dinâmica do workshop estimulou uma maior interação, gerando ainda mais confiança. A Agrifirm é uma empresa muito séria e sólida no mercado. Ela tem os mesmos valores que a Impextraco, apesar de uma ser cooperativa e a outra empresa privada. A origem europeia aproxima a forma de trabalho e a compatibilidade de ações, tornando o relacionamento mais acessível”.
Gabriel Vinícius Daskevicius, representante comercial no Paraná das empresas VetQuest e Alivira, enfatizou que o workshop foi importante para refinar o relacionamento, conhecer toda a equipe técnica e entender as demandas, dúvidas e necessidades, para melhorar os produtos e o atendimento aos técnicos. “A parceria com a Agrifirm é de grande relevância, por ajuda a maximizar os nossos resultados no campo, por meio de uma empresa técnica e séria”.
Edson Oliveira, Especialista do setor de compras da Agrifirm, cita também que foi um momento importante em que fornecedores parceiros puderam apresentar melhor seus portfólios, além de oferecer oportunidade para novos fornecedores, que ainda não atendem a empresa, mostrarem suas soluções e diferenciais para futuros negócios.
Os participantes do workshop definiram juntos os próximos passos, que inclui aprofundar análises técnicas e comerciais das soluções apresentadas; realizar testes práticos e pilotos, avaliando resultados reais em campo; validar aderência às normas de qualidade e segurança da Agrifirm; consolidar um pipeline conjunto de desenvolvimento, mantendo forte cooperação com os parceiros; e realização de duas novas edições do workshop em 2026.
Empresas
Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa disbiose em aves
Especialista da MCassab Nutrição e Saúde Animal alerta para impacto da praga em ganho de peso, conversão alimentar e biosseguridade dos lotes

O cascudinho (Alphitobius diaperinus), um pequeno besouro frequentemente encontrado em aviários, é reconhecido como uma das principais pragas da avicultura. Ele se multiplica de forma rápida e encontra nas granjas um ambiente ideal, excesso de umidade, calor e alimentos disponíveis. “O problema vai muito além do incômodo. O inseto pode carregar doenças, dificultar o manejo sanitário e comprometer a produtividade”, destaca Gabriela Romanzini, coordenadora de produtos da MCassab Nutrição e Saúde Animal.
Quando as aves ingerem esses besouros, podem sofrer irritações no intestino. Com isso, absorvem menos nutrientes e apresentam queda de desempenho e perda de peso. “Em situações mais graves, os insetos aparecem no papo ou no trato digestivo no momento do abate, o que pode levar à condenação de carcaças, com evidentes prejuízos comerciais. O dano também é estrutural. Os cascudinhos furam lonas, isolantes e outros materiais do galpão, aumentando custos de manutenção e comprometendo a qualidade térmica do ambiente”, explica a especialista.
A infestação também afeta o bem-estar das aves. Picadas e irritação causam estresse, deixando-as mais agitadas e consumindo mais energia. “Controlar essa praga não é simples. O cascudinho se esconde em frestas, camadas profundas da cama e migram entre aviários, o que compromete a eficiência das medidas de controle. Em muitos casos, o uso repetido dos mesmos produtos químicos leva ao desenvolvimento de resistência, tornando o controle cada vez mais difícil”, comenta Gabriela.
Pensando nesse problema, a MCassab desenvolveu BioPAC CID Defense, solução biotecnológica 100% natural, segura para as aves e para quem aplica. A base de metilxantina, o produto age diretamente no sistema nervoso das larvas e dos besouros adultos, levando à morte rápida sem criar resistência. Ele pode ser aplicado com as aves no galpão, não gera alergia nos aplicadores e não deixa resíduos químicos em carne e ovos.
“Essa solução natural representa um avanço importante no controle do cascudinho, porque une eficácia, sustentabilidade e proteção para o sistema produtivo”, afirma a coordenadora de produtos da MCassab.
Empresas
MCassab Nutrição e Saúde Animal anuncia André Borgia Barbosa como novo gerente da área de ruminantes
Médico-veterinário incorpora sua experiência de mais de 25 anos à área de bovinos da empresa

A MCassab Nutrição e Saúde Animal anuncia a contratação de André Borgia Barbosa como gerente de sua unidade de negócios de ruminantes. André contribuirá para conectar ainda mais as soluções da MCassab às necessidades dos pecuaristas em nutrição e saúde animal.
Com mais de 30 anos de experiência no setor de ruminantes, sendo 27 anos voltados à nutrição, ele construiu uma trajetória bem-sucedida, atuando nos canais B2B e B2C em empresas de grande porte. Mais recentemente, trabalhou como gerente nacional de ruminantes na Vaccinar, na qual liderou negociações e ações comerciais. Antes, passou mais de 14 anos na DSM/Tortuga, sendo responsável pela gestão de vendas no Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai.
André Borgia Barbosa possui formação acadêmica voltada para as necessidades da pecuária. É médico-veterinário pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com residência em reprodução animal pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pós-graduação em marketing e vendas na Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
“Estou muito feliz em fazer parte da MCassab. Quero ajudar a aproximar ainda mais a empresa dos produtores, oferecendo soluções também para cooperativas, revendedores e indústrias de ração, que facilitem o dia a dia e entreguem resultados reais para a pecuária. Acredito muito no potencial do campo brasileiro e quero fortalecer ainda mais essa conexão”, destaca.
A MCassab Nutrição e Saúde Animal fortalece o seu time com profissionais experientes e com o desenvolvimento de tecnologias que apoiam o avanço da nutrição e saúde animal. “Após tantos anos trabalhando na área, assumir este desafio na MCassab é muito especial”, destaca o novo gerente.



