Conectado com

Empresas

Chega ao fim GERAR CORTE 2017, com mais de 1 milhão de dados coletados

Reuniões do grupo de técnicos contaram com a participação de 550 pessoas e discutiram importantes dados regionais sobre IATF e TETF

Publicado em

em

Depois de quase três meses percorrendo as principais regiões pecuárias do Brasil, o GERAR CORTE 2017 encerrou suas atividades deste ano com a certeza de missão cumprida. O grupo atingiu a marca histórica de 1.027.266 dados de IATF coletados na última estação de monta, oriundos de 1.288 fazendas espalhadas pelo Brasil, Paraguai, Bolívia e Uruguai. Realizados entre julho a setembro, as reuniões tiveram passagem pelas cidades de Bonito (MS), Viamão (RS), Cuiabá (MT), Pirapozinho (SP), Brasília (DF), Imperatriz (MA) e Belo Horizonte (BH).

Entre os 550 participantes dos encontros, 250 foram técnicos do GERAR CORTE (a maioria médicos veterinários), além de pecuaristas, gerentes de fazendas, técnicos de campo e colaboradores da Zoetis, consultores/analistas de mercado, representantes de centrais de genética, entre outros envolvidos com a cadeia da pecuária.

Seguindo o mesmo formato dos anos anteriores, esta edição do GERAR CORTE, que comemorou 11 anos de existência, foi marcada pela grande quantidade de tempo dedicado exclusivamente aos debates técnicos relacionados aos dados reprodutivos de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo) da última estação de monta (2016/17), além das participações de palestrantes convidados, que abordaram temas de grande relevância para a pecuária moderna.

“O grupo Gerar busca aproveitar ao máximo a aproximação  e a interação entre os técnicos de campo que atuam em diferentes regiões do Brasil, sempre com o intuito de promover a troca de informações e experiências em prol da melhoria da eficiência econômica das fazendas”, avalia Mauro Meneghetti, Gerente da Linha de Cria – Bovinos da Zoetis, empresa incentivadora e apoiadora do GERAR.

Desde a sua fundação, em 2006, o grupo reúne um banco de dados de 3.972.878 protocolos de IATF. Com a soma dos registros acumulados de TETF (de quase 20.000 dados computados), o banco de dados já ultrapassou  4 milhões de informações enviadas pelos técnicos do GERAR CORTE. Cada informação trazida do campo é criteriosamente analisada pela equipe do experiente médico veterinário José Luiz Moraes Vasconcelos, o professor Zequinha, da FMVZ-UNESP Botucatu-SP, a universidade parceira do Grupo.

Mediador de todas as reuniões do GERAR, Zequinha resume a importância dos encontros: “Esses debates resultam em melhorias dos manejos reprodutivos na estação de monta subsequente e, consequentemente, no aumento de eficiência e maior lucratividade das fazendas de gado de corte”, enfatizou, acrescentando que, no final do processo, o maior beneficiário dos encontros anuais de técnicos do GERAR é sempre o pecuarista.

 

Assuntos debatidos – Entre as palestras apresentadas, um dos destaques foi a da técnica “Nada nas Mãos”, que visa o bem-estar animal por meio da total interação entre homem e animal usando-se a “linguagem corporal”, como olhar, gestos, movimentos e posicionamentos do corpo, entre outras maneiras, para conduzir o rebanho com redução do estresse do animal. Para falar sobre esse assunto, o Grupo trouxe para o Brasil um dos mentores da técnica, o norte-americano Tom Noffsinger, que participou da reunião do GERAR MT junto com o brasileiro Paulo Loureiro, colaborador da Zoetis nos Estados Unidos. Também fez parte do time de especialistas nesse assunto a brasileira Adriane Zart, consultora da PersonalPec, de Campo Grande (MS), que recebeu os ensinamentos de Loureiro para difundir a técnica no Brasil.

Também foram debatidas as estratégias de sucesso para enfrentar o atual ciclo de baixa de preços da atividade de cria, tema apresentado pelos consultores Cássio Rodrigues e Marcelo Pimenta, da Exagro, de Belo Horizonte. Ainda sobre o mercado, o GERAR CORTE 2017 promoveu outras duas palestras importantes, uma ministrada por Angelo Melo, Diretor da Unidade de Negócios de Bovinos e Equinos da Zoetis Brasil, que apresentou, durante a reunião em Cuiabá, o tema “Visão Estratégica da Zoetis e o Mercado Brasileiro”, e outra realizada por Renata Fernandes, Coordenadora de Inteligência de Mercado da Zoetis, que falou sobre “Mercado do Agronegócio: Cenário Atual e Perspectivas”.

Os palestrantes Guilherme Pugliesi, da USP-SP, e Carlos Fernandes, da Biotran, apresentaram o tema: “Uso da Ultrassonografia Doppler em Programas Reprodutivos”, ferramenta que permite a realização de um protocolo de IATF super-precoce. Também chamou bastante atenção do público a palestra: “Como vender serviços com preço premium e se diferenciar da concorrência”, ministrada pelo consultor Miguel Cavalcant.

Neste ano, o GERAR se destacou pela variedade de temas apresentados durante o ciclo de palestras. “Os técnicos saíram das reuniões deste ano levando para casa informações preciosas sobre alguns dos mais importantes e atuais assuntos ligados à pecuária”, avalia Meneghetti.

 

De Norte a Sul – Segundo Izaias Claro Junior, Coordenador de Serviços Técnicos – Bovinos da Zoetis, atualmente, de cada quatro matrizes inseridas em protocolos de IATF no Brasil, uma é inseminada por um técnico integrante do GERAR CORTE. "Em qualquer microrregião pecuária brasileira, do Sul ao Norte do País, sempre haverá um técnico especializado do GERAR prontamente disponível para o pecuarista", destaca Izaias. Para quem quiser uma confirmação rápida da abrangência do Grupo, basta entrar no site do GERAR (www.grupogerar.agr.br), onde é possível acessar uma ferramenta de busca que permite ao pecuarista encontrar facilmente um técnico com atuação específica em sua região.

 

Sobre o GERAR CORTE

O GERAR (Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho) é um grupo qualificado de 250 técnicos, que trabalham e discutem inovações e resultados referentes à IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo). Os dados são coletados nas fazendas de gado de corte atendidas pelos técnicos, analisados pela equipe da UNESP-Botucatu-SP e apresentados nas reuniões anuais do grupo GERAR. 

Fonte: Ass. de Imprensa

Continue Lendo

Empresas

Maria Eduarda Lucion aposta em inovação para dar continuidade ao legado da Nutribras

Integrante da diretoria da empresa participou de talk show no GAFFFF e defendeu a sucessão familiar baseada em tecnologia, aprendizado e valorização das pessoas.

Publicado em

em

Foto: Divulgação

A sucessão no agronegócio passa, cada vez mais, pelas mãos de uma geração que cresceu dentro das propriedades e empresas familiares, mas chega à gestão com uma visão voltada para inovação, tecnologia e profissionalização. Aos 26 anos, Maria Eduarda Lucion representa esse movimento. Integrante da diretoria da Nutribras Alimentos, ela participou na sexta-feira (24) do talk show “Jovens que cultivam o futuro no agro”, realizado no estande do Sebrae durante o Global Agribusiness Forum & Festival (GAFFFF), o maior de cultura agro do mundo, em Sorriso.

Nascida em Xanxerê (SC), Maria Eduarda chegou a Sorriso ainda com nove meses de idade, acompanhando a mudança da família para Mato Grosso. Apesar de ter crescido em meio ao agronegócio, afirma que a decisão de seguir na empresa não foi imediata.

O sonho inicial era cursar Medicina. Depois de vivenciar a rotina da área da saúde durante a época de cursinho preparatório, decidiu mudar de caminho e ingressou em Administração no Insper, em São Paulo. Foi durante a graduação, especialmente na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Nutribras, que passou a enxergar o negócio da família sob uma nova perspectiva.

“Quando voltei para Sorriso, percebi o impacto e a importância do que a gente faz. Passei a olhar a empresa não apenas como uma construção dos meus pais, mas também como um projeto de vida meu”.

Hoje, como integrante da diretoria, ela acompanha diferentes áreas da empresa para conhecer toda a operação. Segundo Maria Eduarda, a formação de um sucessor exige entender o funcionamento do negócio como um todo e aprender diariamente com quem construiu a empresa.

“Eu escolhi não ter uma sala. Quero estar perto dos meus pais e do meu irmão porque são eles que me ensinam todos os dias. Cada dia é uma oportunidade de aprender um pouco mais sobre a empresa”, disse.

Durante a entrevista, a jovem executiva defendeu que a sucessão não deve significar ruptura, mas evolução. Para ela, cabe à nova geração incorporar ferramentas de inovação e tecnologia sem perder os valores que sustentaram o crescimento das empresas familiares.

“Precisamos honrar o legado de quem veio antes da gente. A nossa geração chega com novas ideias e mais inovação, mas o agro continuará sendo feito por pessoas. A tecnologia é fundamental, mas nunca vai substituir quem faz o setor acontecer”.

Ao falar sobre os próximos anos, Maria Eduarda afirmou que o principal desafio será lidar com um ambiente cada vez mais imprevisível. Para ela, fatores como clima e economia estão fora do controle dos produtores, o que torna indispensáveis características como disposição para aprender, capacidade de adaptação e dedicação.

“O que a gente controla é a vontade de acordar todos os dias e fazer acontecer. É isso, junto com a busca por conhecimento, que prepara os jovens para os desafios do agro”.

Fonte: Assessoria Nutribras
Continue Lendo

Empresas

NOVUS reúne referências globais de ingredientes de ração em uma única ferramenta digital

A líder em nutrição inteligente anunciou hoje o lançamento do NOVUS® Raw Material Compendium, uma plataforma digital desenvolvida para apoiar estratégias de formulação de rações mais informadas e orientadas por dados.

Publicado em

em

Foto e texto: Assessoria

A plataforma, acessível em www.novusint.com/rawmaterial/, oferece a nutricionistas e formuladores de ração um recurso centralizado para avaliar a variabilidade dos ingredientes, comparar valores nutricionais entre as bases de dados mais relevantes, avaliar dados internos de ingredientes e explorar matérias-primas alternativas. Ao reunir múltiplas fontes de dados em uma única ferramenta, a NOVUS está ajudando a simplificar um processo que costuma ser complexo e demandar muito tempo.

“Ao formular, os nutricionistas normalmente trabalham com uma única base de dados ou fonte de informações nutricionais para cada um de seus ingredientes. Mas é bem conhecido que existe variabilidade dos ingredientes com base na base de dados utilizada, bem como na origem geográfica, nas condições da cultura, nas diferenças de processamento, nas variações entre fornecedores e em outros fatores”, afirma a Dra. Marisol Castillo, DMV, gerente executivo – soluções globais para suínos da NOVUS. “Infelizmente, os nutricionistas não têm tido tempo nem acesso fácil para examinar as diferenças entre essas variações nutricionais dos ingredientes e garantir uma formulação otimizada. Esta nova plataforma digital da NOVUS coloca dados de várias fontes ao alcance deles”.

A plataforma digital inclui detalhes de composição nutricional de ingredientes proteicos de origem vegetal e animal, como farelo de palmiste, farelo de soja, DDGS (grãos secos de destilaria com solúveis), farinha de penas, farinha de peixe, entre outros. Os dados de matérias-primas foram autorizados para uso a partir de referências globais estabelecidas, incluindo National Research Council (NRC), Association Française de Zootechnie (AFZ), French National Research Institute for Agriculture, Food, and Environment (INRAE), Fundación Española para el Desarrollo de la Nutrición Animal (FEDNA), Centraal Veevoeder Bureau (CVB) e Brazilian Tables for Poultry and Swine.

Após criar uma conta em www.novusint.com/rawmaterial/, os usuários podem selecionar ingredientes de ração e nutrientes, comparar valores entre conjuntos de dados e exportar gráficos e tabelas comparativos para análises adicionais. A ferramenta também permite que os usuários carreguem seus próprios conjuntos de dados de ingredientes para compará-los com as referências disponíveis em um ambiente privado e seguro.

“Reunir esses conjuntos de dados em um único lugar apoia uma avaliação mais consistente das matérias-primas e pode ajudar a agilizar as decisões de formulação”, afirma Castillo. “Isso permite que os nutricionistas trabalhem com mais eficiência, mantendo a propriedade e a confidencialidade de seus próprios dados”.

O NOVUS® Raw Material Compendium se baseia no histórico da empresa de fornecer recursos técnicos à indústria. Anteriormente, a NOVUS oferecia uma versão impressa dos dados. O novo formato digital facilita a visualização e a comparação dos dados e amplia a acessibilidade, permitindo que os usuários acessem as informações em dispositivos móveis, computadores e tablets.

“À medida que a indústria continua evoluindo, fornecer ferramentas e insights acessíveis é essencial”, afirma Ricardo Teles, gerente executivo – soluções globais para ruminantes da NOVUS. “Nutricionistas e produtores estão sob pressão crescente para otimizar o desempenho e a eficiência. Soluções que apoiam a tomada de decisões estratégicas podem desempenhar um papel importante para atender a essas expectativas”.

O compêndio faz parte do compromisso mais amplo da NOVUS com o avanço do conhecimento e com o apoio à indústria de produção animal. No início deste ano, a empresa publicou um Informativo Técnico chamado Superando os inibidores de tripsina, que resumiu as descobertas de uma década de sua pesquisa global sobre a qualidade do farelo de soja. O documento está disponível para download em novusint.com/TIwhitepaper26.

A NOVUS é líder em nutrição inteligente, apoiando produtores de aves, suínos e leite em todo o mundo. Orientada pela ciência, a NOVUS entrega soluções Made of More para ajudar os animais a alcançar todo o seu potencial. Saiba mais em novusint.com.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Cobb-Vantress reúne avicultores do Nordeste em workshop sobre manejo inicial e desempenho de lotes

Evento em Caruaru (PE) reuniu clientes para discutir estratégias e boas práticas no manejo de fêmeas e machos

Publicado em

em

Foto e texto: Assessoria

A Cobb-Vantress, mais antiga empresa de genética avícola em operação no mundo, realizou, no dia 23 de julho, no Hotel WA, em Caruaru (PE), mais uma edição do Workshop de Manejo Inicial (Brooding). O evento integra a série de workshops regionais promovidos pela empresa e reuniu cerca de 50 clientes da região Nordeste para debater boas práticas no manejo de fêmeas e machos, com ênfase nas primeiras oito semanas de vida das aves.

A programação incluiu uma apresentação sobre os novos produtos da Cobb, além da divulgação de dados e resultados do Projeto Brooding e seu impacto no desempenho dos lotes até oito semanas de idade. Os participantes também acompanharam orientações sobre o uso da seletora de pintos no Incubatório, práticas específicas para o manejo de fêmeas e machos e depoimentos de clientes sobre experiências e resultados obtidos em campo. O evento contou ainda com uma mesa redonda de encerramento do bloco técnico, com os temas apresentados no evento.

O workshop foi conduzido por Eduardo Loewen, diretor-associado de Serviço Técnico da Cobb no Brasil, que lidera o projeto Brooding na companhia, e recebeu apresentações do diretor nacional de Vendas, Gustavo Triques, e do gerente regional do Nordeste, Rodrigo Baião.

“Os encontros regionais são fundamentais para fortalecermos, cada vez mais, a nossa parceria com os clientes. Estar presente no Nordeste, ouvindo as demandas específicas da região e levando conhecimento técnico baseado em dados reais, é o que nos permite construir relações de confiança e alcançar resultados ainda mais positivos para toda a cadeia produtiva”, afirma Loewen.

Segundo o executivo, o manejo inicial é a base para o desempenho produtivo ao longo de todo o ciclo das aves. “Ao levarmos esse workshop para o Nordeste, reiteramos nosso compromisso de estar ao lado dos clientes, compartilhando orientações práticas que se traduzem em melhor desempenho dos lotes e melhores resultados de performance”, destaca.

Melhores Lotes da Região

Ao final do evento, empresas da região Nordeste com os melhores desempenhos nas categorias Índice de Eclosão e Ovos Totais foram homenageadas com o prêmio Melhores Lotes Regionais Cobb.

Na categoria Melhor Índice de Eclosão, a Notaro foi a grande vencedora, com resultado de 82,7%. A segunda colocada foi a Pinto Formoso, com índice de 82,4%.

Já na categoria Ovos Totais, a Gujão conquistou o primeiro lugar, com média de 194,8 ovos produzidos por fêmea, seguida pela Notaro, com 192,7 ovos por fêmea.

Diretores e representantes das empresas vencedoras receberam troféus em reconhecimento aos resultados alcançados.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.