Conectado com

Notícias

Cenário da cultura da soja será destaque na programação da Expodireto

Vigésima oitava edição do Fórum Nacional da Soja vai abordar situação do mercado e dicas para altos rendimentos

Publicado em

em

Por mais um ano, a soja será o grande destaque da safra gaúcha de grãos de verão. A expectativa é que a produção da oleaginosa ultrapasse a casa das 16,3 milhões de toneladas colhidas no Rio Grande do Sul. As tendências para o grão vão ser debatidas na vigésima oitava edição do Fórum Nacional da Soja, na manhã do dia 7 de março, durante a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS). O evento, de organização da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) em conjunto com a CCGL e a Cotrijal, mantém a metodologia adotada de discutir três pilares importantes para o produtor rural: tendências técnicas, macroeconomia e comercialização.

De acordo com o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, o fórum se consolidou como um dos principais eventos não só da Expodireto Cotrijal como também do setor agropecuário gaúcho pela relevância dos temas discutidos. Lembra especialmente do debate sobre os transgênicos, no qual o Fórum da Soja foi um dos palcos centrais para a discussão na época em que haviam incertezas sobre a liberação dos organismos geneticamente modificados. "O Fórum da Soja se consolida como um dos eventos mais importante do agronegócio no Estado. Ele se consolidou como um dos principais eventos dentro da Expodireto como um dos palcos de discussão de políticas agrícolas. É fundamental que os representantes do setor participem do fórum, pois as informações repassadas neste ambiente são muito relevantes", salienta.

O fórum será aberto com a palestra do engenheiro agrônomo formado pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e professor de controle integrado de pragas do Instituto de Ciências Agronomias de Passo Fundo, Dirceu Gassen, que vai falar sobre "Manejo para Altos Rendimentos". Gassen foi pesquisador da Embrapa Trigo por 21 anos e gestor de área técnica em cooperativa por 14 anos, além de ser autor de livros sobre manejo de pragas, plantio direto e manejo de lavouras para altos rendimentos. 

Logo após será a vez do mestre em economia e finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), de São Paulo, Constantin Jancsó, que foi sócio da MCM Consultores Associados, além de estrategista de câmbio e renda-fixa para Brasil e México do Santander Securities em Nova Iorque. Foi também economista-chefe do HSBC e está no Bradesco desde 2016. O especialista vai fazer a palestra "Perspectivas Econômicas".

A terceira palestra da manhã ficará a cargo do engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fernando Muraro Jr., que abordará as "Tendências Para os Mercados de Soja e Milho em 2017/2018. O especialista tem mestrado em Economia Agrícola na Itália e especialização em análise de mercado nos Estados Unidos. Atuou como trader da Cotriguaçu, no Paraná, por seis anos. Fundou em 1996 a AgRural Commodities Agrícolas, focada em assessoria de comercialização e investimentos.

Finalizando, a palestra "Atribuição, Ocupação e Uso das Terras no Brasil e no Exterior. Primeiras Análises e Resultados do Cadastro Ambiental Rural no Brasil e Rio Grande do Sul" será realizada pelo agrônomo, pesquisador e escritor Evaristo de Miranda. Autor de 45 livros. Formado em Agronomia na França, com mestrado e doutorado pela Universidade de Montpellier, foi coordenador do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (GITE) da Embrapa, Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite e membro do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Informações e inscrições para o Fórum Nacional da Soja podem ser obtidas no site da Expodireto Cotrijal.

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Notícias

Indicador do boi gordo subiu mais de 10% neste mês

Segundo pesquisadores do Cepea, as escalas de abate estão relativamente curtas tanto em São Paulo quanto em outros estados.

Publicado em

em

Foto: Shutterstock

O Indicador do boi gordo CEPEA/B3 acumula forte alta de 10,55% em setembro (até o dia 24), atingindo R$ 265,05 na última terça-feira(24).

No atacado da Grande São Paulo, os preços da carne com osso também registram aumentos ao longo do mês na casa de 10%.

Segundo pesquisadores do Cepea, as escalas de abate estão relativamente curtas tanto em São Paulo quanto em outros estados.

Em vários casos, o agendamento se dá para a própria semana – em até cinco dias, mesmo em frigoríficos de grande porte.

Uma ou outra empresa está com a escala mais abastecida por contratos com confinadores, ainda conforme pesquisadores do Cepea.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

37º Show Rural inicia o cultivo de parcelas para teste de produtividade

A produtividade alcançada na e no milho, das cultivares e híbridos inscritos na testagem, chega a ser duas e até três vezes maior em comparação com as médias alcançadas no Brasil.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Coopavel

O plantio em primeira época de cultivares de soja, inscritas ao tradicional teste de produtividade do Show Rural Coopavel, acontece nesta segunda quinzena de setembro. Trinta e sete cultivares, alguns lançamentos, já foram semeados nas áreas destinadas às parcelas do parque que desde 1989 recebe um dos maiores eventos técnicos da agropecuária mundial.

O trabalho de campo é realizado sob a responsabilidade do agrônomo Matheus Henrique de Souza e supervisão do coordenador geral do Show Rural Coopavel, o também agrônomo Rogério Rizzardi. Para que todo potencial da cultivar possa ser apresentado aos visitantes, um alto investimento é feito nas mais diferentes etapas do trabalho, principalmente nos cuidados com o manejo. “Os testes são importantes porque mostram o empenho das empresas em investir em inovações que elevam significativamente a produtividade e os resultados no campo”, destaca o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

Todas as cultivares são plantadas em parcelas rigorosamente com o mesmo tratamento e especificações. “Esse é um cuidado que adotamos, desde o início dos testes de produtividade, e que fazem desse evento, dentro do Show Rural, um dos concorridos e respeitados em âmbito nacional”, diz Rizzardi. O plantio de cultivares de segunda época está agendado para a primeira quinzena de outubro. Além de soja, híbridos de milho de empresas nacionais e estrangeiras também serão testados.

Produtividade

Os resultados alcançados nos testes de produtividade do Show Rural são aguardados com expectativa pelas empresas e também por produtores rurais de várias regiões. Os números da performance apresentada ajudam a definir, por exemplo, a escolha das cultivares que serão empregadas pelo agricultor em sua propriedade rural, observando, claro, questões particulares como fertilidade do solo, precocidade e investimento desejado em manejo, informa Rogério Rizzardi.

A produtividade alcançada na soja e no milho, das cultivares e híbridos inscritos na testagem, chega a ser duas e até três vezes maior em comparação com as médias alcançadas no Brasil. “Essa é uma contribuição importante que todos os anos o Show Rural oferece aos produtores rurais, evidenciando o poder da pesquisa e do compartilhamento de informações, diretamente das empresas desenvolvedoras desses novos conhecimentos para o produtor rural”, pontua Dilvo Grolli.

O 37º Show Rural Coopavel está agendado para o período de 10 a 14 de fevereiro de 2025, em Cascavel, no Oeste do Paraná.

Fonte: Assessoria Coopavel
Continue Lendo

Notícias

Preços dos suínos vivos e da carne permaneceram estáveis em setembro.

Pesquisadores deste Centro explicam que o cenário decorre do equilíbrio entre oferta e demanda no mercado doméstico.

Publicado em

em

Foto: Divulgação

Os preços do suíno vivo e da carne suína têm se mantido praticamente estáveis na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea.

Pesquisadores deste Centro explicam que o cenário decorre do equilíbrio entre oferta e demanda no mercado doméstico.

Vale lembrar que, na segunda quinzena de junho, as cotações do suíno vivo e da carne iniciaram um movimento de alta, que se sustentou até a terceira semana de agosto, ainda conforme levantamentos do Cepea.

Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.