Suínos
Cautelosa, ABCS avalia ano de 2022 da carne suína e projeta 2023 melhor
Apesar dos altos custos de produção persistirem ao longo de 2022, impactado pela menor oferta de milho e farelo de soja e pela alta do dólar, a suinocultura brasileira resistiu e se manteve firme diante das adversidades. Em entrevista exclusiva ao Jornal O Presente Rural, o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, faz uma análise do setor ao longo de 2022, aponta os principais desafios e oportunidades, bem como se mostra otimista para 2023.

Apesar dos altos custos de produção persistirem ao longo de 2022, impactado pela menor oferta de milho e farelo de soja e pela alta do dólar, a suinocultura brasileira resistiu e se manteve firme diante das adversidades, que os produtores já estão calejados a superar de tempos em tempos. A esperança em dias melhores é o ‘motor’ que impulsiona a cadeia produtiva do Brasil, que desde 2021 amarga margens negativas.
Em entrevista exclusiva ao Jornal O Presente Rural, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, faz uma análise do setor ao longo de 2022, aponta os principais desafios e oportunidades, bem como se mostra otimista para 2023.
Diante de uma crise de oferta elevada sem precedentes no setor, a boa notícia, segundo ele, foi o aumento do consumo per capita de carne suína no Brasil, que deve fechar acima de 19kg. “A carne suína barata ficou muito competitiva não somente em relação à carne bovina, mas também relacionada ao frango. No mercado externo, apesar da redução das exportações para a China, outros mercados asiáticos, como Filipinas e Tailândia aumentaram substancialmente as compras do Brasil. Por outro lado, Canadá e México habilitaram plantas brasileiras para exportação de carne suína, fatos que devem determinar maior pulverização de nossos embarques nos próximos anos, diminuindo a dependência do gigante asiático e mantendo o mercado externo como importante válvula de escape para o crescimento de nossa produção”, avalia Lopes.

Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes: “Se a previsão de consumo interno se confirmar, foram consumidas mais de um quilo de carne suína por pessoa no ano passado em relação a 2021, enquanto a carne bovina teve redução e a carne de frango se manteve estável” – Foto: Divulgação/ABCS
Com relação ao preço pago ao produtor, o primeiro semestre de 2022 foi marcado por aumento significativo de oferta no mercado doméstico, em função da queda nos volumes exportados e produção ainda em crescimento, o que determinou baixos preços pagos ao produtor e margens negativas na atividade. “No segundo semestre as exportações subiram um pouco e o ritmo de crescimento da produção caiu, determinando, em algumas regiões, margens pequenas, mas positivas aos produtores”, afirma.
Atual cenário
Historicamente o último trimestre do ano apresenta aquecimento na oferta e melhora nos preços pagos ao produtor, no entanto, em 2022 este aumento foi menos marcante, em função de que havia muita carne estocada e os preços já vinham reagindo desde o segundo trimestre.
No mercado externo, segundo Lopes, desde setembro do ano passado os preços médios da carne suína exportada em dólar têm subido, fruto de uma retomada das compras por parte da China. “Esta tendência deve continuar na entrada de 2023. Podemos afirmar que estamos em um momento de certa estabilidade de margens com expectativa de que 2023 seja um ano melhor”, vislumbra.
O primeiro trimestre de 2022 foi muito ruim para os produtores com cotações do quilograma do suíno vivo abaixo de R$ 6 em todas as praças. De acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), a partir de abril os preços médios foram subindo lentamente, com recuos e avanços até agosto, quando Minas Gerais e São Paulo apresentaram preço médio de R$ 7,48 e R$ 7,31, respectivamente. “As demais praças acompanhadas seguiram mais ou menos a mesma tendência, porém em cotações mais baixas e, no caso dos três estados do Sul, com pico de preço em outubro”, pontua Lopes.
Esta diferença de patamar de preço entre o primeiro e segundo semestre está relacionada com a redução da disponibilidade interna da metade do ano em diante fruto do aumento das exportações neste período e redução do ritmo de crescimento da produção.
No ano de 2021, a média geral de preço ficou em patamar um pouco mais elevado, acima de R$ 6 em todas as praças por quase todos os meses do ano.
Produção de suínos
Conforme o presidente da ABCS, era esperada uma redução no ritmo de crescimento da produção de suínos em 2022, em vista do aumento de 20% ocorrido de 2019 para 2021, fator que determinou a crise iniciada ainda no primeiro semestre daquele ano. “Devemos fechar 2022 com uma produção ao redor de 5,2 milhões de toneladas, algo em torno de 6% de crescimento em relação a 2021”, estima Lopes.
Exportações em 2022
O primeiro semestre de 2022 iniciou com queda significativa dos embarques em relação ao mesmo período de 2021. Porém, o segundo semestre apresentou uma retomada das exportações, sendo que agosto houve recorde de volume de carne suína in natura embarcado em um mês, sendo comercializadas 106,3 mil toneladas. “Devemos fechar 2022 com volumes muito próximos de 2021, mas com receita um pouco abaixo”, prevê.
Para 2023, espera-se um crescimento das exportações ao redor de 4 a 5%.
Analisando o volume acumulado de carne suína in natura exportado de janeiro a novembro de 2022, a China e Hong Kong representam 50% dos embarques, mesmo com redução de 125 mil toneladas em relação ao mesmo período de 2021. Lopes chama a atenção que, no mesmo período, o crescimento das vendas para Filipinas – hoje o terceiro maior destino – foi de 181% (+44,8 mil toneladas) em relação a 2021. Outro país asiático que aumentou sua participação de forma significativa foi a Tailândia, com crescimento de 1.437% (+20 mil toneladas).
Apesar da redução para China e Hong Kong, com uma maior pulverização das vendas para outros destinos, a redução total no período foi de apenas 13,5 mil toneladas (-1,45%) em relação ao ano passado.

Tabela 1. Valor médio mensal do quilograma de carne suína in natura exportado pelo Brasil para a China de janeiro a outubro de 2022, em dólares e reais (pelo câmbio médio de cada mês). Elaborado por Iuri P. Machado, sobre dados da Secex e Cepea.
De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o mês de novembro, até o dia 11, já somava 42.866 mil toneladas exportadas, com média de 5.368 mil toneladas por dia útil, volume diário 45% superior ao de novembro de 2021. O valor da tonelada exportada dentro deste mês, em dólar, esteve no maior patamar do ano, com média de US$ 2.585/tonelada, contra US$ 2.256 em novembro de 2021 e US$ 2.474 em outubro de 2022.
Segundo a Secex, esta tendência de aumento do valor unitário da carne suína in natura exportada nos últimos meses de 2022 tem relação direta com o maior valor pago pela gigante asiática. Em outubro, o valor médio da carne suína exportada à China em dólar foi 21,2% maior que janeiro de 2022 e 15% maior em reais (Tabela 1), alta que pode ser resultante da redução de matrizes que iniciou no segundo semestre de 2021, em função das margens negativas que o suinocultor chinês enfrentou no ano passado.
Consumo per capita da carne suína no país
Há mais de uma década o consumo per capita de carne suína tem aumentado ano a ano, porém, nos últimos três anos o consumo dos brasileiros subiu de forma extraordinária.
Em 2019, antes da pandemia, cada brasileiro consumia 16,5 kg ao ano e em 2022 a expectativa é fechar o ano com algo ao redor de 19,3kg, um crescimento de 17% em apenas três anos. “Se essa previsão se confirmar, foram consumidas mais de um quilo de carne suína por pessoa no ano passado em relação a 2021, enquanto a carne bovina teve redução e a carne de frango se manteve estável”, assinala Lopes, acrescentando: “O mercado interno absorveu o excedente e os elos da cadeia – frigoríficos, atacado e varejo – se mostraram preparados para este crescimento, que é também fruto do longo trabalho desenvolvido pela ABCS nesta última década”.
Para 2023 é esperada uma maior estabilidade ou um pequeno aumento do consumo per capita, a depender de como se comportará o mercado de exportação e o crescimento da produção.
Alimentação animal
Cerca de 80% dos custos de produção nas granjas é com a alimentação dos suínos, que, apesar da estabilidade nas cotações dos principais insumos – milho e o farelo
de soja – se mantiveram em patamares elevados ao longo de todo o ano passado, mesmo com a safra recorde de milho de 113,2 milhões de toneladas. “O clima tem ajudado no plantio da soja e da primeira safra de milho sem alterações significativas nas projeções de produção destes grãos para o ciclo 2022/23, embora o plantio da segunda safra de milho ainda esteja longe”, menciona Lopes.
Outros itens de custo, como vitaminas, aminoácidos e medicamentos, muitos deles atrelados ao dólar, também experimentaram inflação maior, assim como o diesel e a energia elétrica. “Todos estes fatores agravaram ainda mais a crise do setor que, desde 2021, amarga margens negativas”, salienta o presidente da ABCS.
Abate no maior patamar da série
O abate de suínos registrou crescimento de 5% no terceiro trimestre, atingindo o volume de 14,45 milhões de cabeças abatidas. Foram 693 mil cabeças de suínos a mais em relação ao mesmo período de 2021, com a região Sul responsável por 66,6% do abate nacional, conforme demonstra o último relatório da Estatística da Produção Pecuária, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esse resultado é considerado o melhor já obtido para os meses de julho, agosto e setembro, atingindo o patamar trimestral mais elevado desde o início da série histórica, em 1997. Em comparação ao segundo trimestre de 2022, a alta foi de 2,4%.
No mesmo período, foram embarcadas 288,55 mil toneladas, o que contribuiu para o escoamento da produção brasileira.
O peso acumulado das carcaças suínas alcançou 1,33 milhão de toneladas no terceiro trimestre de 2022, alta de 4,3% em relação ao mesmo período de 2021 e de 1,8% na comparação com o segundo trimestre de 2022.
Projeções para 2023
Em relação as perspectivas para o ano que se inicia, Lopes diz que o atual cenário da suinocultura é de muitas incertezas, tanto para a economia brasileira, quanto para a economia mundial. Entretanto, há expectativas positivas a médio prazo, entre as quais cita a possibilidade de uma supersafra de grãos no Brasil, estimada em 312,2 milhões de toneladas, mas que ainda depende do clima até o segundo trimestre deste ano para se confirmar as previsões.
Por outro lado, a situação complicada da Ucrânia, país grande exportador de grãos, pode aumentar a demanda externa pelo milho e pela soja nacional, pressionando os custos da produção de suínos.
Desde agosto de 2022, as exportações de carne suína vêm dando sinais de aumento da demanda externa, o que deve ajudar a enxugar o mercado pelo menos no primeiro semestre de 2023. O que, aliado a um esperado menor crescimento da produção, deve determinar um melhor ajuste entre a oferta e a demanda doméstica, resultando em margens positivas para os produtores, avalia o presidente da ABCS.
Para ficar atualizado e por dentro de tudo que está acontecendo no setor suinícola e da piscicultura acesse gratuitamente a edição digital Anuário do Agronegócio Brasileiro.

Suínos
Preços do suíno vivo seguem estáveis e novembro registra avanço nas principais praças
Indicador Cepea/ESALQ mostra mercado firme com altas moderadas no mês e estabilidade diária em estados líderes da suinocultura.

Os preços do suíno vivo medidos pelo Indicador Cepea/Esalq registraram estabilidade na maioria das praças acompanhadas na terça-feira (18). Apesar do cenário de calmaria diária, o mês ainda apresenta variações positivas, refletindo um mercado que segue firme na demanda e no escoamento da produção.
Em Minas Gerais, o valor médio se manteve em R$ 8,44/kg, sem alteração no dia e com avanço mensal de 2,55%, o maior entre os estados analisados. No Paraná, o preço ficou em R$ 8,45/kg, registrando leve alta diária de 0,24% e acumulando 1,20% no mês.
No Rio Grande do Sul, o indicador permaneceu estável em R$ 8,37/kg, com crescimento mensal de 1,09%. Santa Catarina, tradicional referência na suinocultura, manteve o preço em R$ 8,25/kg, repetindo estabilidade diária e mensal.
Em São Paulo, o valor do suíno vivo ficou em R$ 8,81/kg, sem variação no dia e com leve alta de 0,46% no acumulado de novembro.
Os dados são do Cepea, que monitora diariamente o comportamento do mercado e evidencia, neste momento, um setor de suínos com preços firmes, porém com oscilações moderadas entre as principais regiões produtoras.
Suínos
Produção de suínos avança e exportações seguem perto de recorde
Mercado interno reage bem ao aumento da oferta, enquanto embarques permanecem em níveis históricos e sustentam margens da suinocultura.

A produção de suínos mantém trajetória de crescimento, impulsionada por abates maiores, carcaças mais pesadas e margens favoráveis, de acordo com dados do Itaú BBA Agro. Embora o volume disponibilizado ao mercado interno esteja maior, a demanda doméstica tem respondido positivamente, garantindo firmeza nos preços mesmo diante da ampliação da oferta.
Em outubro, o preço do suíno vivo registrou leve retração, com queda de 4% na média ponderada da Região Sul e de Minas Gerais. Apesar disso, o spread da suinocultura sofreu apenas uma redução marginal e segue em patamar sólido.

Foto: Shutterstock
Dados do IBGE apontam que os abates cresceram 6,1% no terceiro trimestre de 2025 frente ao mesmo período de 2024, após altas de 2,3% e 2,6% nos trimestres anteriores. Com carcaças mais pesadas neste ano, a produção de carne suína avançou ainda mais, chegando a 8,1%, reflexo direto das boas margens, favorecidas por custos de produção controlados.
Do lado da demanda, o mercado externo tem sido um importante aliado na absorção do aumento da oferta. Em outubro, as exportações somaram 125,7 mil toneladas in natura, o segundo maior volume da história, atrás apenas do mês anterior, e 8% acima de outubro de 2024. No acumulado dos dez primeiros meses do ano, o crescimento chega a 13,5%.
O preço médio em dólares recuou 1,2%, mas o impacto sobre o spread de exportação foi mínimo. O indicador segue próximo de 43%, acima da média histórica de dez anos (40%), impulsionado pela desvalorização cambial, que atenuou a queda em reais.
Mesmo com as exportações caminhando para superar o recorde histórico de 2024, a oferta interna de carne suína está maior em 2025 em função do aumento da produção. Ainda assim, o mercado doméstico tem absorvido bem esse volume adicional, mantendo os preços firmes e reforçando o bom momento do setor.
Colunistas
Comunicação e Marketing como mola propulsora do consumo de carne suína no Brasil
Se até pouco tempo o consumo era freado por percepções equivocadas, hoje a comunicação correta, direcionada e baseada em evidências abre caminho para quebrar paradigmas.

Artigo escrito por Felipe Ceolin, médico-veterinário, mestre em Ciências Veterinárias, com especialização em Qualidade de Alimentos, em Gestão Comercial e em Marketing, e atual diretor comercial da Agência Comunica Agro.
O mercado da carne suína vive no Brasil um momento transição. A proteína, antes limitada por barreiras culturais e mitos relacionados à saúde, vem conquistando espaço na mesa do consumidor.
Se até pouco tempo o consumo era freado por percepções equivocadas, hoje a comunicação correta, direcionada e baseada em evidências abre caminho para quebrar paradigmas. Estudos recentes revelam que o brasileiro passou a reconhecer características como sabor, valor nutricional e versatilidade da carne suína, demonstrando uma mudança clara no comportamento de compra e consumo. É nesse cenário que o marketing se transforma em importante aliado da cadeia produtiva.

Foto: Shutterstock
Reposicionar para crescer
Para aumentar a participação na mesa das famílias é preciso comunicar aquilo que o consumidor precisava ouvir:
— que é uma carne segura,
— rica em nutrientes,
— competitiva em preço,
— e extremamente versátil na culinária.
Campanhas educativas, conteúdos informativos e a presença mais forte nas mídias sociais têm ajudado a construir essa nova imagem. Quando o consumidor entende o produto, ele compra com mais confiança – e essa confiança só existe quando existe uma comunicação clara e alinhada as suas expectativas.
O marketing não apenas divulga, ele conecta. Ao simplificar informações técnicas, aproximar o produtor do consumidor e mostrar maneiras práticas de preparo, a comunicação se torna um instrumento de transformação cultural.
Apresentar novos cortes, propor receitas, explicar processos de qualidade, destacar certificações e reforçar a rastreabilidade são estratégias que aumentam a percepção de valor e, consequentemente, estimulam o consumo.
Digital: o novo campo do agro
As redes sociais se tornaram o “supermercado digital” do consumidor moderno. Ali ele busca receitas, tira dúvidas, avalia produtos e

Foto: Divulgação/Pexels
compartilha experiências.
Indústrias, cooperativas e associações que investem em presença digital tornam-se mais competitivas e ampliam sua capacidade de influenciar preferências.
Vídeos curtos, reels com receitas simples, influenciadores culinários e campanhas segmentadas têm desempenhado papel fundamental na aproximação com o consumidor urbano, historicamente mais distante da realidade da cadeia produtiva e do campo.
Promoções e estratégias de varejo
Além do ambiente digital, o ponto de venda continua sendo o território decisivo da conversão. Embalagens mais atrativas, materiais explicativos, promoções e ações conjuntas com o varejo aumentam a visibilidade e reduzem a insegurança de quem tomando decisão na frente da gondola.
Marketing como elo da cadeia produtiva
A cadeia de carne suína brasileira é altamente tecnificada, sustentável e reconhecida, mas essa excelência precisa ser comunicada. O marketing tem o papel de unir elos – do campo ao consumidor – e transformar conhecimento técnico em mensagens simples e que engajam.



