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Castrolanda apoia Dia C e reforça campanha de arrecadação

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Cooperativa doou R$ 1 milhão para a Campanha Cuidar, Envolver e Amar.- Fotos: Divulgação

A responsabilidade social, seja por parte das pessoas ou de instituições, passou a ganhar ainda mais importância no cenário global nos últimos dois anos por conta da pandemia causada pela Covid-19. Sendo assim, o foco do Dia C – Dia de Cooperar – não poderia ser outro neste momento que se não o fortalecimento de ações para o combate ao coronavírus e suas implicações, sejam elas físicas ou emocionais.

Pensando nisso, a Cooperativa Castrolanda participou de uma série de ações alusivas ao Dia C, ao lado de instituições parceiras. O movimento é organizado nacionalmente pela Organização Brasileira das Cooperativas (OCB) e conta com a ajuda das unidades estaduais e de diversas entidades envolvidas no meio para desenvolver trabalhos de responsabilidade social. A proposta deste ano coloca em prática e reforça as ações do cooperativismo e busca auxiliar a sociedade a minimizar os impactos da pandemia a partir do voluntariado.

Uma delas é a campanha Cuidar, Envolver e Amar, realizada pela Castrolanda com o apoio da Associação de Funcionários da cooperativa, a AFCC. A proposta teve início em 2020 e ganhando corpo e se intensificando por conta da pandemia.

“Começamos com uma arrecadação de cestas básicas e kits higiene entre nossos colaboradores e parceiros e, naquele primeiro momento, a campanha acabou atendendo algumas necessidades. Mas a pandemia foi se agravando, as necessidades mudaram e por isso retomamos as tarefas – desta vez de uma maneira mais robusta. O objetivo é arrecadar R$ 2 milhões para auxiliar no combate à Covid-19”, explica o Analista de Cooperativismo, William Santos. A campanha segue até o mês de setembro, convertendo o valor arrecadado em doações de oxigênio, material hospitalar, cestas básicas e kits de higiene. A cooperativa doou R$ 1 milhão para o projeto.

 

Discussões e palestras 

Historicamente o Dia C é uma data marcada pela realização de ações físicas de voluntariado em prol da comunidade. A pandemia fez com que os trabalhos ganhassem novos rumos desde o ano passado, segundo a Supervisora de Relacionamento com o Cooperado da Castrolanda, Roselia Gomes da Silva.

“Com isso, hoje percebemos várias ações de arrecadações e programações on-line que instigassem os participantes a melhorar as relações com as pessoas mais próximas, seguindo a proposta principal do Dia C: ‘Atitudes Simples Movem o Mundo’. Não precisamos reinventar a roda, mas sim realizar atitudes básicas que vão impactar as pessoas a nossa volta”, explica Roselia.

Na última quinta-feira, 01 de julho, a Castrolanda esteve ao lado de outras cinco cooperativas – Agrária, Capal, Frísia e Sicredi Campos Gerais e Novos Horizontes – realizando uma palestra online com o psicólogo Marcos Meier – especialista em discussões que envolvem o aprendizado de crianças e a relação entre família e escola.

“Olhando para atitudes simples, pensamos: os professores têm passado por grandes dificuldades neste mesmo momento de pandemia. Essa mudança na rotina os deixou bastante cansados e reconhecemos a importância dos professores, por este motivo propomos uma palestra com o renomado psicólogo Marcos Meier, que buscou trazer este entendimento e resgatar a autoestima da pessoa que está na linha de frente nas escolas”, conta Roselia.

A segunda palestra, também on-line, aconteceu no sábado, 3 de julho – o Dia de Cooperar. O palestrante Marcos Piangers trouxe discussões sobre as relações familiares e a escolha por aquilo que realmente é importante na relação – outro ponto que acabou sendo deixado de lado por conta da pandemia.

 

Dia C 

O Dia de Cooperar (Dia C) é um movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias realizadas pelas cooperativas, com o apoio do Sistema OCB e das unidades estaduais. No primeiro sábado de julho é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo, onde as entidades resgatam ações realizadas ao longo do ano e promovem trabalhos de voluntariado de acordo com a necessidade da comunidade local.

 

 

Fonte: Comunicação Castrolanda
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Notícias Desempenho

Exportações de carne suína totalizam 93,5 mil toneladas em junho

Resultado é 14% menor que os embarques registrados no mesmo período de 2021, com 108,8 mil toneladas. No semestre, os embarques totalizaram 510,2 mil toneladas, número 9,3% menor que o acumulado nos seis primeiros meses de 2021, com 562,7 mil toneladas.

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Foto: Arquivo/OP Rural

As exportações brasileiras de carne suína (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) alcançaram 93,5 mil toneladas em junho, informa a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O resultado é 14% menor que os embarques registrados no mesmo período de 2021, com 108,8 mil toneladas.

As vendas internacionais do setor geraram receita de US$ 219,1 milhões em junho, número 18,9% menor que o registrado no sexto mês do ano passado, com US$ 270,2 milhões.

No semestre, as exportações de carne suína totalizaram 510,2 mil toneladas, número 9,3% menor que o acumulado nos seis primeiros meses de 2021, com 562,7 mil toneladas.

A receita acumulada este ano alcançou US$ 1,115 bilhão, número 17,4% menor que o registrado no primeiro semestre do ano passado, com US$ 1,349 bilhão.

“Após o desempenho ocorrido em 2021, vemos as exportações de carne suína manterem patamares de estabilidade nos últimos meses, com volumes superiores ao período anterior às crises sanitárias de Peste Suína Africana em importantes nações produtoras. Os novos patamares de exportações mantidos pelo Brasil neste primeiro semestre estão 230 mil toneladas maiores que o desempenho registrado em 2018, período anterior aos efeitos da enfermidade”, analisa Ricardo Santin, presidente da ABPA.

Entre os principais destinos das exportações de carne suína estão a China, com 37,2 mil toneladas (-36,7%), Filipinas, com 9,4 mil toneladas (+229,2%), Hong Kong, com 7,9 mil toneladas (-5,9%) e Vietnã, com 4,3 mil toneladas (+14,9%).

“As nações asiáticas seguem protagonistas entre os destinos das exportações brasileiras de carne suína. Há tendência de alta nas vendas no médio prazo, face ao incremento contínuo do consumo de proteína animal nesta região. Exemplo disso são as Filipinas, que neste mês ganhou forte presença nos dados dos embarques, assumindo o segundo posto. O Brasil tem se posicionado como parceiro estável e confiável para atender esta demanda adicional da Ásia”, destaca Luís Rua, diretor de mercados da ABPA.

Fonte: Assessoria ABPA
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Notícias

Everton Gubert explana sobre capacitação de equipes de granjas no 14º SBSS

Palestra será no dia 16 de agosto, às 14h05, durante a programação científica do Simpósio Brasil Sul de Suinocultura, promovido pelo Nucleovet.

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Everton Gubert palestrará no dia 16 de agosto - Foto: Divulgação/Nucleovet

O Brasil é um dos principais produtores de carne suína do mundo, com sanidade, nutrição e genética avançados. Além do acompanhamento técnico, diversos profissionais atuam nas granjas para aprimorar, cada vez mais, a produção e aumentar a produtividade. Integram esse trabalho o desenvolvimento dos processos de gestão e a capacitação das pessoas.

“Capacitar as equipes de granjas, esse é o caminho para o sucesso?” é o tema de palestra do CEO da Agriness, Everton Gubert, no painel Gestão de Pessoas, no 14º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS), no dia 16 de agosto, às 14h05.

O presidente da Comissão Científica, Paulo Bennemann, frisa que a seleção dos temas e a escolha dos palestrantes obedecem aos mais rigorosos critérios de atualidade, relevância e vanguardismo, sintonizados com o objetivo de difusão tecnológica e interpretação das novas tendências da suinocultura industrial mundial. “Cinco eixos estão estabelecidos e envolvem gestão de pessoas, sanidade, biosseguridade, gestão da informação, nutrição e reprodução. Everton Gubert é uma referência nos temas que aborda e não poderia ficar de fora do SBSS”, realça.

Gubert é sócio-fundador e CEO da Agriness, empresa referência em inovação e inteligência para produção de proteína animal e que tem a Cargill, líder global em agronegócios, como sócia. É autor do livro e da metodologia de aceleração de produtividade chamado Pensamento+1, e é umas das lideranças do ecossistema de inovação no Brasil, em especial, uma das grandes referências em inovação para o agronegócio. Tem como filosofia o desenvolvimento de negócios de propósito e de relações que proporcionam expansão de consciência.

Sobre o SBSS

O 14º SBSS ocorrerá entre os dias 16 e 18 de agosto próximo. Paralelamente acontecerá a 13ª Brasil Sul Pig Fair. Os eventos são promovidos pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) e serão realizados no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC), de forma presencial e com transmissão on-line ao vivo.

A programação científica iniciará na terça-feira (16), às 14 horas, e a palestra de abertura ocorrerá no mesmo dia, às 18h40. Na quarta-feira (17), as palestras iniciam às 08 horas e encerram no fim da tarde, seguidas de happy hour. Na quinta-feira (18), a programação será das 08 às 12 horas.

Inscrições

As inscrições para o 14º SBSS estão abertas. O investimento para o primeiro lote, que encerra nesta quarta-feira (06), é de R$ 440 para o evento presencial e R$ 4000 para o virtual para profissionais, R$ 330 (presencial) e R$ 300 (virtual) para estudantes. A partir desta quinta-feira (07) inicia a venda do segundo lote com reajuste no valor das inscrições.

Até o dia 10 de agosto os valores serão de R$ 530 (presencial) e R$ 440 (virtual) para profissionais e R$ 400 (presencial) e R$ 340 (virtual) para estudantes. Após essa data e durante o evento o investimento será de R$ 600 (presencial) e R$ 500 (virtual) para profissionais e R$ 460 (presencial) e R$ 400 (virtual) para estudantes.

Na compra de pacotes a partir de dez inscrições serão concedidos códigos-convites. Nessa modalidade há possibilidade de parcelamento em até três vezes. O acesso para a 13ª Brasil Sul Pig Fair é gratuito, tanto presencial quanto virtual, assim como para o pré-evento.

As inscrições podem ser feitas no site www.nucleovet.com.br.

Quem faz acontecer 

O 14º SBSS tem apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV/SC), da Embrapa Suínos e Aves, da Prefeitura de Chapecó e da Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc).

Fonte: Assessoria
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Notícias Aquicultura e pesca

Pintado entra na lista nacional de espécies ameaçadas de extinção

A proibição de captura refere-se apenas ao peixe da espécie Pseudoplatystoma corruscans, que ocorre nas Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco, Paraguai, Paraná e Uruguai.

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Foto: Divulgação/Mapa

A Portaria do Ministério do Meio Ambiente nº 148, de 7 de junho de 2022, incluiu a o Pseudoplatystoma corruscans, popularmente conhecido como “Pintado”, na Lista Oficial das Espécies Brasileiras Ameaçadas de Extinção, na categoria Vulnerável (VU).

Pseudoplatystoma corruscans refere-se apenas ao peixe da espécie de Pintado que ocorre nas Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco, Paraguai, Paraná e Uruguai. No entanto, as proibições se aplicam para todo o território nacional.

Para outras espécies popularmente conhecidas como Pintados e Surubins (Pseudoplatystoma punctifer e Pseudoplatystoma tigrinum) não houve proibição de pesca, devendo ser respeitados apenas as legislações vigentes quanto ao defeso e ao tamanho mínimo de captura.

As espécies constantes da Lista ficam protegidas de modo integral, incluindo, entre outras medidas, a proibição de captura, transporte, armazenamento, guarda, manejo, beneficiamento e comercialização. A nova Lista, bem como as proibições associadas, entra em vigor a partir de 06 de setembro de 2022.

Fonte: Mapa
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