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Casale anuncia novo CEO

Após estruturado processo de sucessão familiar, Mario Casale Neto assume o comando da empresa líder em tecnologia para pecuária no Brasil

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Mario Casale Neto

A Casale, líder em máquinas para pecuária no Brasil, acaba de anunciar Mario Casale Neto como seu novo CEO. Filho de Celso Casale, atual Presidente do Conselho e responsável pelo crescimento e fortalecimento da Casale desde 1981, Mario atua na companhia desde 2011 e sua ascensão ao comando da companhia é fruto de um estruturado processo de sucessão familiar.

Mario é formado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade de São Paulo e tem passagens por grandes organizações, como Eaton, HSBC e Itaú BBA, o maior corporate & investment bank da América Latina, onde entrou como trainee e foi promovido a Officer Large Corporate, trabalhando no atendimento de clientes por mais de 3 anos. Desde 2011 na Casale, Mario atuou em diversas áreas da empresa sendo que suas 2 últimas funções foram de Diretor Comercial e Marketing e Diretor de Operações. Por enquanto acumula a função de CEO e Diretor de Operações, enquanto recruta um executivo para compor o time.

“Meu pai desenvolveu um negócio sólido, calcado em inovação tecnológica, atendimento de excelência ao cliente e o posicionou como referência e sinônimo de qualidade. Tenho uma admiração enorme por ele e me sinto muito honrado em assumir a liderança executiva da empresa no seu lugar. É importante destacar que a sucessão só foi possível graças a um trabalho de anos em grande parceria com minha irmã Jaqueline, também diretora da empresa, e nosso time de gestores de altíssimo nível. Com nosso pai na presidência do Conselho trazendo sua visão estratégica e empreendedorismo, juntamente com a nossa irmã Erika e um Conselheiro externo, sentimos muita segurança em atuar para que a Casale tenha um novo salto nos próximos anos”, afirma Mario.

Passagem de bastão: processo profissional

A sucessão familiar é um processo complexo e demanda muito diálogo entre os envolvidos. Como está diretamente ligada a questões pessoais é recomendado que seja estruturada por terceiros, isentos aos quesitos familiares. A grande questão é que muitas organizações não consideram a ideia de planejamento e orientação profissional, o que traz grandes chances de ocasionar, além de danos patrimoniais, uma série de problemas emocionais e corporativos.

É importante ressaltar que a orientação profissional e o planejamento não evitam conflitos e desentendimentos, mas uma consultoria externa entenderá a fundo e de maneira apartidária quais são os desafios da organização, além de atenuar e administrar possíveis atritos, uma vez que todos os interesses são direcionados para tornar a família profissional, separando claramente os diferentes papéis que cada membro ocupa e com uma visão macro do negócio.

“Eu não queria herdeiros, queria sucessores”. É assim que Celso Casale define sua preocupação com o futuro da empresa. “Eu sempre pensei nisso, sempre. Eu trago meus filhos desde pequenos para que se acostumem com o ambiente. Também fui exigente quanto à necessidade de uma base acadêmica de excelência e experiências em grandes corporações. O trabalho aqui na Casale exigia isso e fico muito feliz que estejamos atingindo esse objetivo”, afirma.

Celso destaca ainda a preocupação em relação à parte emocional dos envolvidos na sucessão, e não apenas os trâmites legais. “Fazemos terapia há algum tempo e é nítida a nossa evolução. Acredito que nesse tipo de ação é primordial olhar para família e suas emoções, levando em conta o histórico de cada um, observando e ouvindo todos os lados, agregando conhecimento e sempre buscando o diálogo e entendimento entre as partes”, afirma.

Para ele, não foi um processo fácil, afinal são muitos anos à frente da empresa. “Falando de mim, posso dizer que foi muito difícil passar o controle da empresa, mesmo confiante e certo da decisão. Eu assumi a Casale em 1981 e estive na presidência por quase 40 anos, então o processo teve que ser aos poucos”, destaca. Durante o período do processo de sucessão familiar, Celso decidiu realizar um período sabático de 3 meses viajando com sua esposa e seus filhos ficaram responsáveis pela administração da empresa. “Acredito que isso foi fundamental e decisivo no meu processo de passagem de bastão”, enfatiza.

De acordo com Mario Casale, o processo de sucessão familiar vem sendo discutido ao longo de muitos anos. Para o executivo, foi preciso uma preparação profissional para que as coisas acontecessem como planejado. “Eu sempre soube o tamanho do desafio que viria e me preparei para isso. De maneira muito franca, sabia que ser o filho do dono não era uma prerrogativa que me sustentaria no cargo. Então fui estudar e trabalhar para me preparar”, explica.

Segundo o executivo, foi em 2015 que ele, sua irmã Jaqueline e o pai Celso, contrataram um profissional externo para apoiar na profissionalização da empresa e viabilizar o processo de sucessão familiar, projeto em conjunto com a Fundação Dom Cabral – FDC. “Profissionalizar a gestão foi a ação mais acertada, tanto para a empresa, como para a família”, avalia.

Luis Felipe Miranda, Professor Associado da Fundação Dom Cabral e um dos profissionais que ajudaram a Casale no processo, explica que o processo de sucessão familiar implica em alguns fatores, como o relacionamento pessoal-familiar, a governança e a estrutura organizacional. “Como já estamos realizando um trabalho de planejamento e de estratégias há alguns anos com a Casale, e esses fatores já são bem consolidados dentro da empresa, o processo de sucessão familiar fluiu de forma segura e tranquila”, explica.

O papel do professor, além das questões de negócios, é ser um mediador durante essa jornada, ou seja, responsável por garantir um resultado o mais profissional possível e equilibrado. “O desafio da maioria das empresas é disputa pessoal, brigas e o relacionamento familiar. Na Casale existe uma ligação de parceria e respeito muito forte entre os familiares, o que torna todo o processo menos traumático e eficaz”, completa Miranda.

Fonte: Ass. de Imprensa
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MSD Saúde Animal tem nova gerente sênior de contas-chave multiespécies

A médica-veterinária Mônica Brehmer, que soma experiências em grandes empresas, como Seara e BRF, chega à MSD Saúde Animal para integrar os times das unidades de negócios de Aves e Suínos

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Médica-veterinária Mônica Brehmer - Foto e texto: Assessoria

A médica-veterinária Mônica Brehmer, que soma experiências em grandes empresas, como Seara e BRF, chega à MSD Saúde Animal para integrar os times das unidades de negócios de Aves e Suínos. Desde 11 de março, a profissional assumiu o cargo de gerente sênior de contas-chave multiespécies, sendo responsável por toda estratégia de atendimento e relacionamento das duas unidades com parceiros estratégicos.

Formada pelo Centro de Ciências Agroveterinárias – UDESC, especialista em sanidade e higiene animal pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc, com MBA em gestão de pessoas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e mestranda de saúde e produção animal pelo Instituto Federal Catarinense – IFC, Mônica tem uma sólida bagagem profissional no setor agropecuário.

A executiva trabalhou dois anos na Seara como Coordenadora de Laboratório de Alimentos e Saúde Animal na unidade de Jaraguá do Sul, depois ficou sete anos na BRF de Videira, atuando com sanidade e supervisão de incubatórios, e esteve ao longo de 10 anos na IDEXX, onde ocupava a posição de Gerente de Distribuição das Linhas de aves, suínos e bovinos para América Latina.

“Agora, nesta nova experiência na MSD Saúde Animal, tenho as melhores expectativas para garantir uma participação crescente em contas estratégicas e nos posicionar cada vez mais como referência técnica para os clientes. Ao lado de um time já experiente, meu desejo é somar e multiplicar conquistas em avicultura e suinocultura”, afirma Mônica.

Fonte: Assessoria
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Elanco conquista Selo Mais Integridade do MAPA

As iniciativas em sustentabilidade da Elanco seguem as diretrizes do programa global de responsabilidade social da empresa

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Fernanda Hoe, diretora geral da Elanco Brasil - Foto e texto: Assessoria

A Elanco Saúde Animal recebeu  no dia 21/3, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) o Selo Mais Integridade, que reconhece empresas que exercem boas práticas de integridade com foco em responsabilidade social, sustentabilidade e ética. O selo, criado em 2018 pelo Mapa, tem o objetivo de apoiar e fomentar o crescimento do setor agro nacional em conformidade com as premissas do desenvolvimento sustentável. “Na Elanco, a sustentabilidade e o bem-estar animal permeiam todas as decisões estratégicas da companhia para todas as divisões do negócio, globalmente. Conquistar o Selo Mais Integridade é um endosso importante aos resultados dos nossos esforços”, disse Fernanda Hoe, diretora geral da Elanco Brasil.

As iniciativas em sustentabilidade da Elanco seguem as diretrizes do programa global de responsabilidade social da empresa, o Healthy Purpose ™, que lista os compromissos e metas da companhia para melhorar a saúde e o bem-estar dos animais, das pessoas e do planeta até 2030, de forma alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Entre os compromissos oficialmente firmados estão criar sistemas alimentares mais resilientes, permitindo que mais 57 milhões de pessoas tenham acesso a proteínas nutritivas; melhorar a eficiência e sustentabilidade de cada produtor com quem a empresa trabalha; e a saúde e bem-estar de 3 bilhões de animais de produção em todo o mundo.

Para isso, a Elanco investe em pesquisa para o desenvolvimento de soluções que cada vez mais convergem a sustentabilidade ambiental e do negócio com o bem-estar animal, reconhecidas e certificadas internacionalmente. A Elanco possui o selo “Empresa Amiga do Bem-Estar Animal”, concedido pela certificadora FairFood a companhias cujos processos e o portfólio alinham-se às premissas universais do bem-estar animal.

Segundo o MAPA, as empresas com o Selo Mais Integridade detêm melhor classificação de risco em operações de crédito junto a instituições financeiras e maior potencial para eventuais parcerias internacionais e nacionais que se relacionam com o mercado internacional e precisam comprovar a prática da agenda ESG.

A cerimônia de entrega do selo aconteceu em Brasília no auditório da ApexBrasil.

Fonte: Assessoria
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Agroceres PIC e Copercampos ampliam parceria para multiplicação de suínos de alto valor genético

Estratégico, o novo acordo vai alavancar a capacidade de multiplicação de material genético da Agroceres PIC e, consequentemente, a produção de matrizes comerciais para atender o mercado brasileiro.

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Foto e texto: Assessoria

Avanço da colaboração torna a Copercampos o maior multiplicado de material genético da Agroceres PIC no Brasil. Cooperativa catarinense passa também a integrar a Rede de UDG´s afiliadas da empresa, o que permitirá à Agroceres PIC fortalecer o atendimento aos produtores e lançar uma nova categoria de produto no mercado.

A Agroceres PIC e a Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos (Copercampos) anunciaram a ampliação da parceria que mantêm há 25 anos. Estratégico, o novo acordo vai alavancar a capacidade de multiplicação de material genético da Agroceres PIC e, consequentemente, a produção de matrizes comerciais para atender o mercado brasileiro.

O acordo prevê ainda colaboração no negócio de venda de sêmen. Com uma moderna Unidade de Disseminação de Genes, a Copercampos passa a integrar a Rede de UDG’s da Agroceres PIC, o que permitirá à empresa de genética não apenas fortalecer sua posição, como lançar uma nova categoria de produto no mercado de Genética Líquida.

“A Copercampos é uma referência de organização e eficiência na produção de suínos. Mantemos uma relação muito próxima e afinada com a cooperativa. Estamos entusiasmados com o avanço de nossa parceria e, principalmente, com os benefícios que essa colaboração trará para o fortalecimento da competitividade da suinocultura brasileira”, afirma Alexandre Furtado da Rosa, diretor Superintendente da Agroceres PIC.

 

Aliança estratégica X alta tecnologia genética 

A Copercampos é uma das maiores produtoras de suínos de Santa Catarina e ocupa lugar de destaque no cenário suinícola nacional. Robusta, sua estrutura de produção é composta por cinco modernas granjas produtoras de leitões, todas construídas com suporte técnico da Agroceres PIC, da concepção à implantação. Também fazem parte do sistema de suínos da cooperativa uma avançada Unidade de Disseminação de Genes e uma fábrica de ração dedicada.

Para Luis Carlos Chiocca , Diretor-Presidente da Copercampos, o estreitamento da colaboração não apenas fortalece a parceria com a Agroceres PIC como agrega valor ao sistema de suínos da cooperativa. “A retomada de 100% da parceria com a Agroceres PIC se deve ao suporte técnico e gerencial que a equipe da empresa nos presta no campo e, também e principalmente, à altíssima qualidade do melhoramento genético da companhia, que está muito evoluído. Tenho plena certeza de que essa combinação vai trazer vantagens competitivas para a cooperativa e para nossos cooperados”.

Com a ampliação do acordo, a Copercampos passa a ser o maior multiplicador de material genético da Agroceres PIC no Brasil.

Fonte: Assessoria
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Imeve Suínos março

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