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Suínos / Peixes

Carne suína será destaque em campanha nacional

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A suinocultura brasileira tem um encontro marcado com o consumidor brasileiro em 2013. A Semana Nacional da Carne Suína, marcada para 2 a 16 de outubro, será a maior vitrine já criada para a carne suína brasileira junto aos consumidores de todo o país e, para isso, uma ampla preparação está em curso.
O evento visa aumentar o consumo do produto no mercado interno nos próximos anos e é resultado da parceria entre ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos), Sebrae, Grupo Pão de Açúcar e Extra, Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Abras (Associação Brasileira de Supermercados).
“A Semana é uma ação inédita para a suinocultura brasileira. É a primeira vez que se realiza uma campanha nacional de incentivo ao consumo da carne suína junto ao varejo. Acredito no resultado das vendas e no impacto positivo que será gerado para todo o nosso setor”, disse o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.
O incentivo ao consumo, que já ocorria por meio do PNDS (Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura), será intensificado neste ano. Até o início da Semana Nacional da Carne Suína, a equipe da ABCS vai percorrer as lojas do Grupo Pão de Açúcar e Extra, a maior rede varejista do país, com treinamentos teóricos e técnicos sobre a qualidade da carne suína, bem como sobre opções de cortes, receitas e apresentação do produto.
“A expectativa é capacitar mais de 1.000 açougueiros das redes Pão de Açúcar  e Extra nos quatro cantos do Brasil por meio de cursos de cortes e palestras sobre a qualidade da carne suína. Além disso, estão previstas oficinas gastronômicas e campanhas regionais para incentivar o consumo e já preparar o consumidor para a grande campanha a ser realizada em outubro”, conta a coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado.
Desta maneira, os profissionais de carnes dos mercados conhecerão melhor o produto e poderão oferecer aos clientes finais todo o potencial nutritivo, saudável e de sabor da carne suína. Com o slogan “A Carne Suína é 10”, a ABCS busca mobilizar toda a cadeia produtiva com a temática do futebol brasileiro, que ganhará destaque com a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.
Na segunda (dia 20 de maio), por exemplo, 15 líderes de açougues de 17 unidades do Grupo Pão de Açúcar e Extra participaram do Curso de Cortes Suínos na loja do Extra na Avenida Cursino, em São Paulo. O chefe de formação em carnes e aves do Grupo, Pedro Lima, avaliou que o treinamento é muito útil para os funcionários. “Tivemos atividades nas unidades do nordeste no ano passado e os resultados foram muito positivos. Temos certeza que alcançaremos bons resultados aqui em São Paulo”, comentou. 
O consultor de carnes e aves do Pão de Açúcar, Carlos Oliveira, destacou a importância do trabalho da ABCS para mostrar a saudabilidade, o sabor e outras vantagens da carne suína. “Estou há 43 anos no Grupo Pão de Açúcar e reconheço o potencial da carne suína. Com essa capacitação nossos colaboradores poderão passar mais informações ao consumidor sobre a qualidade da carne e também sobre os novos cortes”, disse.
 
Objetivos 
Para o diretor executivo da ABCS, Fabiano Coser, existem dois objetivos principais com a Semana Nacional da Carne Suína. O primeiro é, naturalmente, aumentar a visibilidade e as vendas da carne suína no varejo, pois se trata da primeira campanha em âmbito nacional para promover o consumo do produto.
“A Semana é um coroamento da estratégia do PNDS. No período de 2 a 16 de outubro, todas as lojas do Grupo Pão de Açúcar e Extra vão ofertar, fazer marketing e colocar a carne suína em evidência para os consumidores. Já a vantagem para o Grupo Pão de Açúcar é explorar a carne suína que é o produto com maior potencial de crescimento entre as carnes”, explicou.
Outro objetivo essencial para Fabiano é a importância de mobilizar a suinocultura em torno de uma nova forma de trabalhar o marketing da carne suína. “Queremos aproveitar a semana para mostrar ao setor que podemos e precisamos fazer mais. Entendemos que é a grande oportunidade de movimentar e engajar todos os elos da cadeia produtiva. A campanha não é da ABCS e sim do setor”, detalhou.   

Fonte: Ass. Imprensa da ABCS

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Suínos / Peixes

Peste Suína Clássica no Piauí acende alerta

ACCS pede atenção máxima na segurança sanitária dentro e fora das granjas

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Presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio Luiz de Lorenzi - Foto e texto: Assessoria

A situação da peste suína clássica (PSC) no Piauí é motivo de preocupação para a indústria de suinocultura. A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) registrou focos da doença em uma criação de porcos no estado, e as investigações estão em andamento para identificar ligações epidemiológicas. O Piauí não faz parte da zona livre de PSC do Brasil, o que significa que há restrições de circulação de animais e produtos entre essa zona e a zona livre da doença.

Conforme informações preliminares, 60 animais foram considerados suscetíveis à doença, com 24 casos confirmados, 14 mortes e três suínos abatidos. É importante ressaltar que a região Sul do Brasil, onde está concentrada a produção comercial de suínos, é considerada livre da doença. Portanto, não há risco para o consumo e exportações da proteína suína, apesar da ocorrência no Piauí.

 

Posicionamento da ACCS

O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio Luiz de Lorenzi, expressou preocupação com a situação. Ele destacou que o Piauí já registrou vários casos de PSC, resultando no sacrifício de mais de 4.300 suínos. Com uma população de suínos próxima a dois milhões de cabeças e mais de 90 mil propriedades, a preocupação é compreensível.

Uma portaria de 2018 estabelece cuidados rigorosos para quem transporta suínos para fora do estado, incluindo a necessidade de comprovar a aptidão sanitária do caminhão e minimizar os riscos de contaminação.

Losivanio também ressaltou que a preocupação não se limita aos caminhões que transportam suínos diretamente. Muitos caminhões, especialmente os relacionados ao agronegócio, transportam produtos diversos e podem não seguir os mesmos protocolos de biossegurança. Portanto, é essencial que os produtores mantenham um controle rigoroso dentro de suas propriedades rurais para evitar problemas em Santa Catarina.

A suinocultura enfrentou três anos de crise na atividade, e preservar a condição sanitária é fundamental para o setor. “A Associação Catarinense de Criadores de Suínos pede que todos os produtores tomem as medidas necessárias para evitar a entrada de pessoas não autorizadas em suas propriedades e aquel a que forem fazer assistência em visitas técnicas, usem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para minimizar os riscos de contaminação. Assim, a suinocultura poderá continuar prosperando no estado, com a esperança de uma situação mais favorável no futuro”, reitera Losivanio.

Fonte: ACCS
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Suínos / Peixes

Levantamento da Acsurs estima quantidade de matrizes suínas no Rio Grande do Sul 

Resultado indica um aumento de 5% em comparação com o ano de 2023.

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Foto: Divulgação/Arquivo OPR

Com o objetivo de mapear melhor a produção suinícola, a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) realizou novamente o levantamento da quantidade de matrizes suínas no estado gaúcho.

As informações de suinocultores independentes, suinocultores independentes com parceria agropecuária entre produtores, cooperativas e agroindústrias foram coletadas pela equipe da entidade, que neste ano aperfeiçoou a metodologia de pesquisa.

Através do levantamento, estima-se que no Rio Grande do Sul existam 388.923 matrizes suínas em todos os sistemas de produção. Em comparação com o ano de 2023, o rebanho teve um aumento de 5%.

O presidente da entidade, Valdecir Luis Folador, analisa cenário de forma positiva, mesmo com a instabilidade no mercado registrada ainda no ano passado. “Em 2023, tivemos suinocultores independentes e cooperativas que encerraram suas produções. Apesar disso, a produção foi absorvida por outros sistemas e ampliada em outras regiões produtoras, principalmente nos municípios de Seberi, Três Passos, Frederico Westphalen e Santa Rosa”, explica.

O levantamento, assim como outros dados do setor coletados pela entidade, está disponível aqui.

Fonte: Assessoria Acsurs
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Suínos / Peixes

Preços maiores na primeira quinzena reduzem competitividade da carne suína

Impulso veio do típico aquecimento da demanda interna no período de recebimento de salários.

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Foto: Divulgação/Arquivo OPR

Os preços médios da carne suína no atacado da Grande São Paulo subiram comparando-se a primeira quinzena de abril com o mês anterior

Segundo pesquisadores do Cepea, o impulso veio do típico aquecimento da demanda interna no período de recebimento de salários.

Já para as proteínas concorrentes (bovina e de frango), o movimento foi de queda em igual comparativo. Como resultado, levantamento do Cepea apontou redução na competitividade da carne suína frente às substitutas.

Ressalta-se, contudo, que, neste começo de segunda quinzena, as vendas da proteína suína vêm diminuindo, enfraquecendo os valores.

 

Fonte: Assessoria Cepea
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