Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias Promover o consumo

Carne suína em evidência durante as programações da Expointer

A ACSURS estará de portas abertas durante as programações da Expointer, que acontecem entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro em Esteio!

Publicado em

em

Divulgação ACSURS

Durante as programações da Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), que ocorrerão entre os dias 24 de agosto à 1º de setembro, a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS) colocará a carne suína em evidência.

Com diversas ações já programadas, a entidade promoverá o consumo de carne suína através de degustações, que ocorrerão duas vezes ao dia e por meio da Vitrine da Carne Gaúcha, realizada pela Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).

“Como entidade, nosso papel também é promover o consumo da proteína ao qual os suinocultores gaúchos se dedicam tanto para produzir. Apresentar a versatilidade, novas receitas e os benefícios, através destas ações promovidas na Expointer, é fundamental para contribuir com o crescimento de toda a cadeia produtiva”, frisa Valdecir Luis Folador, presidente da ACSURS.

O trabalho que já é realizado há anos pelas ACSURS, vem se intensificando e sendo ampliado a cada edição da feira, que reúne milhares de pessoas no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB).

A casa do suinocultor gaúcho

Com petiscos à base de carne suína, a Casa da ACSURS, estará de portas abertas durante os nove dias de feira, para receber todos os suinocultores gaúchos e profissionais do setor.

O local, que foi afetado pela enchente, foi reformado e agora conta com um novo mobiliário, que tornará o ambiente ainda mais confortável para os visitantes.

As empresas Bretanha, DNA South America, Iaber, IMV Technologies, Insui Produtos para Inseminação, Minitube, Sanex, também estarão presentes no espaço apresentando as últimas novidades do mercado.

Além delas, a entidade conta com o apoio de 2 Hermanos Parrillas, ADM, Agroceres Multimix, Agroceres PIC, Agrodanieli, Alltech, American Nutrients, Basso Pancotte, Casp/Artegranja, Danbred Brasil, Lídio Carraro (vinícola); Elanco, Hendrix, Machado Agropecuária, Mig-PLUS, O Presente Rural, Protec/Zoetis, RF Equipamentos, Topigs Norsvin e Zancavet.

A versatilidade da carne suína

Considerada uma das carnes mais saudáveis para alimentação, a carne suína ainda é versátil e saborosa.

Para apresentar isso ao público, a ACSURS em parceria com a MS Gastronomia, tem o Restaurante do Porco, que estará de portas abertas para servir o melhor da carne suína.

Com um buffet extenso e um ambiente amplo, o restaurante que foi totalmente reformado, e ainda está em constante evolução. Mudanças que foram possíveis através do apoio de diversas empresas do setor.

Neste ano, apoiam o projeto a 2 Hermanos Parrillas, ADM, Agroceres Multimix, Agrodanieli, Basso Pancotte, Casp/Artegranja, Elanco, Hendrix, O Presente Rural, RF Equipamentos e Zancavet.

O Restaurante do Porco, estará aberto ao público todos os dias das 11h às 15h30 com buffet livre. Já o Happy Hour que terá música ao vivo, e carne suína no cardápio, será das 17h às 22h.

Por meio de parcerias, a ACSURS expandirá a promoção da carne suína para além das dependências do Restaurante do Porco, que tradicionalmente, prepara pratos especialmente para o almoço.

Para mostrar a versatilidade da carne suína, a entidade firmou duas parcerias. Uma delas, será com “Bistrô da Ana”, que irá preparar lanches à base da proteína.

Já a Casa Machado, especialista em costelinha suína defumada ao molho barbecue, inovará a forma de consumir a carne suína.

Parcerias nas ações de degustação

As ações de degustação promovidas em frente ao Restaurante do Porco, ao longo da programação da feira, serão realizadas através de parcerias firmadas com Aurora Alimentos, Alibem Alimentos, Frigorífico Borussia e Seara Alimentos. As agroindústrias e cooperativas, ofertarão seus produtos para que seja oferecido ao público .

Jantar da Suinocultura

Destinado a autoridades, lideranças e profissionais, o Jantar da Suinocultura, que já virou atração, será realizado em parceria com a Seara Alimentos
Com cortes nobres e uma boa bebida, a noite que terá a apresentação do cantor e comediante Kiko Lemos, deve ser memorável.

O jantar conta com o apoio de 2 Hermanos Parrillas, ADM, Agroceres Multimix, Agroceres PIC, Agrodanieli, Alltech, American Nutrients , APC Brasil, Basso Pancotte, Be8, Biotecno, BL Agro, Bretanha, Casp/Artegranja, Danbred Brasil, DNA South America, Elanco, Hendrix, Iaber, IMV Technologies, Insui, Lídio Carraro (vinícola), Machado Agropecuária, Mig-PLUS, Minitube, Nutron/Cargill, Plasson, Protec/Zoetis,RF Equipamentos, Sanex, Simaq, Topgen, Topigs Norsvin, Vetanco e Zancavet.

A mascote

Apresentada oficialmente durante o 48º Dia Estadual do Porco, que aconteceu no dia 26 de julho em Charrua, a Porquita é a mascote da ACSURS.

Ela, que deve ser atração durante a feira, participará de todas as ações promovidas pela entidade, a fim de atrair o público de forma lúdica.

Fonte: Assessoria

Notícias

Brasil e Japão assinam memorando para fortalecimento da cooperação agrícola

Objetivo é ampliar as relações comerciais entre os países.

Publicado em

em

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e Ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto - Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião bilateral realizada entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto, foi assinado o Memorando de Entendimento para fortalecimento da cooperação entre os dois países no âmbito da agricultura.

O objetivo é tratar da expansão das relações comerciais entre os países, bem como o suprimento estável de grãos do Brasil ao Japão e a promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis.

O encontro aconteceu na tarde desta última sexta-feira (13), em Chapada dos Guimarães (MT), após o encerramento da Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20.

“Temos muito orgulho da relação Brasil Japão. Temos grandes oportunidade na cooperação e produção de alimentos e energias renováveis”, pontuou o ministro Carlos Fávaro na reunião.

O ministro japonês ressaltou a importância da assinatura do memorando, destacando que a medida atende a diversos aspectos da agropecuária para ambos os países.

Ele aproveitou a ocasião para parabenizar o Brasil pelo sucesso na organização do G20.

Além da assinatura do Memorando de Entendimento, a reunião tratou de temas como a transição energética. Em missão no Japão, Fávaro vistou a Toyota para tratar da fabricação de carros movidos a combustíveis renováveis no Brasil, fortalecendo a agroindústria brasileira e contribuindo como a sustentabilidade do planeta.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

Brasil e Azerbaijão assinam memorando de entendimento para a pecuária e saúde animal

Acordo foi firmado na última sexta-feira (13) durante reunião bilateral no G20 Agro.

Publicado em

em

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov - Foto: Divulgação/Mapa

Os ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov, respectivamente, assinaram Memorando de Entendimento para a cooperação em pecuária e saúde animal nesta sexta-feira (13), durante uma reunião bilateral no G20 Agro.

A cooperação abrange o desenvolvimento da pecuária, saúde animal e matérias-primas; fomento à horticultura; e gestão sustentável do agronegócio e sustentável territorial, além de áreas como genética, biotecnologias de processamento e colheita, aprimoramento de maquinário agrícola e controle de pragas e doenças.

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro destacou a importância do compartilhamento de ciência e tecnologia e afirmou que o acordo possibilitará avanços comerciais. “Vamos avançar na implementação dessas cooperações. Este é um momento muito oportuno para firmar novas oportunidades comerciais que sejam benéficas e equilibradas para ambos os países”, disse Fávaro.

 

Já o ministro Mammadov ressaltou a relevância da assinatura do memorando, destacando a importância da cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele mencionou que, nesta sexta-feira, houve uma reunião com a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, na qual foram discutidas parcerias para pesquisa sobre mudanças climáticas. “Entendemos a importância da colaboração e da pesquisa nesse campo. No que diz respeito às relações diplomáticas e à cooperação agrícola, nosso compromisso é firme”, afirmou o ministro do Azerbaijão.

Neste ano, a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) acontecerá em novembro, na capital do Azerbaijão, Baku. O evento foi destacado pelos ministros como um marco importante, especialmente por anteceder a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

No G20 Agro, Brasil e Portugal firmam memorando para produtos agroalimentares

Foco será garantir o cumprimento das normas de segurança e qualidade

Publicado em

em

Reunião bilateral - Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, no estado de Mato Grosso, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, aproveitou a oportunidade para realizar uma série de reuniões bilaterais estratégicas. Os encontros ocorreram nesta sexta-feira (13), no município de Chapada dos Guimarães (MT).

Os acordos visam fortalecer as relações bilaterais na agricultura e viabilizar projetos conjuntos de cooperação técnica para promover a evolução sustentável dos sistemas produtivos.

Em encontro com o ministro da Agricultura e Pescas de Portugal, José Manuel Fernandes, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Agricultura e Pescas de Portugal (MAGRIP). O documento regula o controle de segurança e qualidade dos produtos agroalimentares, promovendo a cooperação institucional e técnica entre os dois países.

“Esta assinatura demonstra o equilíbrio nas relações e reciprocidade entre Brasil e Portugal, além de abrir portas para novos diálogos e parcerias. Temos outros setores que também podemos explorar em conjunto”, destacou o ministro Carlos Fávaro.

Na ocasião, também foram discutidos pontos de interesse mútuo. O Brasil solicitou o apoio de Portugal nas negociações sanitárias e fitossanitárias junto à União Europeia.

Cooperação Internacional

Índia

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro e o ministro da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores da Índia, Ramnath Thakur, reforçaram o interesse e o compromisso de ambos os países em continuar o diálogo em prol dos produtores, por meio de cooperações técnicas. “O Brasil tem grande interesse em manter e ampliar as relações comerciais com a Índia. Nosso objetivo é desenvolver capacidades mútuas na área agropecuária, especialmente no setor de pulses e pecuária leiteira”, afirmou Fávaro.

O ministro indiano convidou Fávaro a conhecer os sistemas agrícolas da Índia, ressaltando que “com certeza o ministro ficará surpreso”.

Emirados Árabes Unidos

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro com a ministra das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados Árabes, Amna Al Dahhak Al Shamsi, e sua delegação, o ministro Carlos Fávaro apresentou o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). Fávaro reafirmou o compromisso do Brasil com a sustentabilidade.”Estamos com um objetivo muito claro de zerar o desmatamento. Como? Por meio desse programa que criamos para a recuperação de pastagens degradadas”, disse Fávaro.

A ministra Shamsi destacou a importância da pesquisa para o desenvolvimento de práticas sustentáveis. “Temos avançado nas pesquisas em colaboração com universidades, o Ministério das Mudanças Climáticas e centros de pesquisa dos Emirados Árabes. É essencial para nós garantir que estamos desenvolvendo culturas climaticamente inteligentes que possam prosperar”, afirmou.

Itália

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em continuidade às reuniões bilaterais, o ministro Carlos Fávaro se encontrou com o ministro da Agricultura, Soberania Alimentar e Florestas da Itália, Francesco Lollobrigida, para debater cooperações técnicas e inovações tecnológicas entre os países.

“O G20 Agro foi um grande evento”, afirmou Lollobrigida. “Como presidente do G7, a Itália vê os temas abordados no G20 no Brasil como um ponto de convergência importante”.

Reino Unido

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião com Daniel Zeichner, ministro de Estado para o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra) do Reino Unido, o ministro Fávaro reiterou a satisfação do Brasil em ter o Reino Unido como parceiro para alcançar o objetivo de erradicar a fome, promover a segurança alimentar e melhorar a nutrição global por meio de uma agricultura sustentável, com alta produtividade e resiliência às mudanças climáticas.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo
ABMRA 2024

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.