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Capacitações digitais da Semana Nacional da Carne Suína destacam paixão pela proteína

Com formato inovador, colaboradores de todo o país poderão se conectar para participar e se engajar para o período de campanha nas lojas

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Os treinamentos da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) começam nesta terça-feira (15). Este ano em formato totalmente digital, e na plataforma que melhor se adequa às necessidades de cada rede participante, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) conseguirá capacitar um número ainda maior de colaboradores. Até o dia 25 de setembro, as oito redes de varejo participarão de transmissões on-line de um encontro composto por bate-papo com foco em informações sobre a produção e dúvidas no contexto atual e oficina com o chef e apresentador Jimmy Ogro que vão preparar e treinar todos os times de loja, principalmente os de açougue sobre a saudabilidade, versatilidade e qualidade da carne suína.

O viés educativo é o pilar estratégico da SNCS, e é através do foco na disseminação de informações corretas, embasadas e positivas sobre a carne suína, que a ABCS consegue garantir o sucesso da campanha. Pois essas mesmas informações serão repassadas posteriormente pelos colaboradores aos clientes nas lojas. Para Lívia Machado, diretora de marketing e projetos da ABCS, a campanha é motivo de orgulho. “A gente começou esse trabalho há oito anos e hoje vemos os frutos dentro das redes. Por isso é fundamental que consigamos chegar cada vez mais em um número maior pessoas, o que o formato virtual nos possibilita e que planejamos de forma estratégica para este ano. Esperamos que todos os participantes saiam dos treinamentos verdadeiramente apaixonados por carne suína.”

Por isso, dentro deste universo a ABCS busca dar destaque a dois tópicos: saúde e sabor. O médico veterinário, consultor da ABCS e presidente da comissão de aves e suínos da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), Iuri Pinheiro, conduzirá a primeira parte do treinamento, com um bate-papo didático e focado em saúde e segurança da produção de suínos. Com o tema “Proteína animal: novos tempos, mais segurança e diferentes oportunidades”, Iuri buscará responder as principais dúvidas dos consumidores em relação a carne suína. Além disso, ele abordará a importância da segurança alimentar na manipulação de alimentos, os riscos que a Covid-19 e outras zoonoses representam para o setor alimentício, e os usos da carne na promoção da saúde humana. Para ele é muito importante levantar esses assuntos junto ao varejo. “Neste momento de pandemia as pessoas estão ainda mais atentas à saúde, é muito importante poder entender e mostrar a carne suína como um alimento seguro e um aliado no aumento da imunidade. Esse período abriu também um grande horizonte de oportunidades para o varejo, já que as pessoas passaram a se alimentar mais em casa.”

Em seguida, o chef de cozinha Jimmy Ogro, conhecido pelas participações no programa Mais Você, ao lado de Ana Maria Braga, e com mais de 180 mil seguidores nas redes sociais, vai assumir o bastão com a oficina “Paixão por carne suína.” Jimmy, que é um amante da carne suína, vai contar um pouco sobre sua própria história com a proteína e explicar o por que ele gosta tanto de inseri-la em suas criações culinárias. Como forma de personalizar o treinamento, o chef vai trabalhar com cortes de carne suína escolhidos previamente de acordo com as necessidades e interesses de cada varejista. Os colaboradores vão poder aprender de onde vem cada corte, dicas de preparo para o dia a dia, temperos básicos que vão bem em qualquer ocasião e sugestões de acompanhamentos, focando sempre na versatilidade e na praticidade da carne suína. Além disso, ele vai aproveitar a ocasião para desmistificar algumas crenças populares, como o ponto que a carne suína deve ser cozida por exemplo. Segundo ele, “é uma oportunidade incrível de olhar para esses profissionais que cuidam tão bem do que a gente gosta. Eu sou frequentador desses supermercados, então conhecer as pessoas que estão do outro lado do balcão e contribuir para a formação e comunicação deles junto aos clientes é muito bom.”

As redes de varejo também abordarão junto com a ABCS as estratégias para o período de campanha, além de apresentar para os colaboradores que estiverem assistindo detalhes sobre as campanhas de marketing que serão comunicadas ao consumidor nas lojas, redes sociais e demais meios.

As capacitações são privadas e exclusivas de cada rede. Confira o cronograma e fique ligado nas redes sociais da ABCS (Instagram, Facebook e LinkedIN) e do Mais Carne Suína (Instagram e Facebook) para saber mais sobre cada treinamento.

Sobre a SNCS 2020

Este ano a SNCS traz o tema “inove, descubra e reinvente a carne suína no seu dia a dia” pensado exclusivamente para este novo momento, onde os hábitos de compra e de consumo foram modificados pela pandemia de Covid-19. Dentro desta nova realidade, a campanha busca impactar os consumidores através dos meios digitais, provocando-os a redescobrir a carne suína de maneira prática, saborosa e também como uma aliada a manutenção da saúde. De primeiro a 15 de outubro, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Sebrae e da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) a campanha ganhará forma em oito bandeiras do varejo: Carrefour, Extra, Pão de Açúcar, Grupo Big, Hortifruti, Natural da Terra, Lopes Supermercados e Oba Hortifruti.

Fonte: Assessoria ABCS
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Notícias Mercado

Preços do boi disparam com oferta bastante restrita

Os preços do boi gordo subiram com força na segunda semana do ano, diante de um quadro de oferta ainda muito restrita

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Arquivo/OP Rural

Os preços do boi gordo subiram com força na segunda semana do ano, diante de um quadro de oferta ainda muito restrita. Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, os negócios aconteceram de forma mais fluída, apesar de outra rodada de reajuste nos preços nas principais praças de produção e comercialização do país, pois houve maior disposição dos pecuaristas em ofertar nos novos patamares. No interior de São Paulo, a arroba do boi chegou a encostar na faixa de R$ 300,00.

Porém, a alta dos preços resultou em alguma melhora das escalas de abate, que agora estão posicionadas em média entre três e quatro dias úteis. O volume ofertado nesta semana era oferta residual de confinamentos, uma vez que os animais de pasto seguem distantes do peso ideal para abate. “Esta é uma consequência da estiagem prolongada que castigou o Centro-Sul do país durante o segundo semestre, prejudicando o desenvolvimento das pastagens, o que vai atrasar a entrada de animais de safra no mercado”, assinalou Iglesias.

No mercado atacadista, os preços da carne bovina seguem firmes. Conforme Iglesias, a grande justificativa para a consistente alta dos preços no decorrer da primeira quinzena de janeiro está no desabastecimento das redes varejistas, que também retornam das festas necessitando de estoques. “Já para o restante do mês, o cenário é mais complicado, avaliando a descapitalização do consumidor médio. Os preços da carne bovina tornaram-se proibitivos e o consumidor busca alternativas mais acessíveis, principalmente a carne de frango”, disse Iglesias.

Com isso, os preços a arroba do boi gordo na modalidade a prazo nas principais praças de comercialização do País estavam assim no dia 14 de janeiro:

  • São Paulo (Capital) – R$ 290,00 a arroba, contra R$ 277,00 a arroba em 07 de janeiro (subindo 4,7%).
  • Goiás (Goiânia) – R$ 280,00 a arroba, contra R$ 270,00 a arroba (3,7%).
  • Minas Gerais (Uberaba) – R$ 285,00 a arroba, ante R$ 272,00 a arroba, subindo 4,78%.
  • Mato Grosso do Sul (Dourados) – R$ 277,00 a arroba, ante R$ 267,00 a arroba (3,75%).
  • Mato Grosso (Cuiabá) – R$ 275,00 a arroba, contra R$ 260,00 a arroba (4,84%).

Fonte: Agência SAFRAS
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Notícias Mercado

Mercado brasileiro de trigo tem pouca liquidez entre menor oferta e queda do dólar

Após um volume considerável de vendas de trigo no mercado brasileiro, os produtores estão retraídos atentos às safras de verão

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Divulgação/AENPr

Após um volume considerável de vendas de trigo no mercado brasileiro, os produtores estão retraídos atentos às safras de verão. As vendas visavam justamente abrir espaço nos armazéns para as culturas que devem começar a ser colhidas nas próximas semanas. Os preços registram alta nesta semana, mesmo com a retração do dólar, devido à menor oferta.

As recentes quedas do dólar em relação ao real indicam uma redução dos custos de importação do trigo. O momento ainda é de baixa liquidez no mercado brasileiro, mas a indústria já retomou as atividades e deve voltar às compras em algumas semanas. A busca, no entanto, será pelo produto importado, uma vez que a safra brasileira já foi praticamente toda comercializada. Segundo analistas de SAFRAS & Mercado, após a greve de 20 dias no país vizinho, a tendência é que as compras em janeiro sejam significativamente maiores do que em dezembro e do que no mesmo mês do ano passado.

Argentina

Levantamento semanal divulgado pelo Ministério da Agroindústria da Argentina indicou que a colheita de trigo da safra 2020/21 do país somava 99% até o dia 14 de janeiro, da área total prevista de 6,650 milhões de hectares. De acordo com o Ministério, na semana anterior a colheita estava em 97%. No mesmo período do ano passado, a ceifa atingia 97% dos 6,95 milhões de hectares cultivados na temporada 2019/20.

A Bolsa de Cereais de Buenos Aires disse que a colheita já está finalizada. O rendimento de 2,82 toneladas por hectare é o segundo menor nos últimos dez anos. A produção é estimada em 17 milhões de toneladas, tanto pela Bolsa de Buenos Aires quanto pela Bolsa de Rosário.

USDA

A safra mundial de trigo em 2020/21 é estimada em 772,64 milhões de toneladas, contra 773,66 milhões de toneladas em dezembro. Para 2019/20, o número ficou em 763,91 milhões de toneladas. Os estoques finais globais em 2020/21 foram estimados em 313,19 milhões de toneladas, abaixo das 316,5 milhões de toneladas estimadas no mês passado. O mercado esperava 315,3 milhões de toneladas. Para 2019/20, as reservas finais são previstas em 300,09 milhões de toneladas.

A produção do cereal nos Estados Unidos em 2020/21 é estimada em 1,826 bilhão de bushels, mesmo volume de dezembro. Para a safra 2019/20, a produção estadunidense ficou em 1,932 bilhão de bushels. Os estoques finais do país em 2020/21 foram projetados em 836 milhões de bushels, contra 862 milhões em dezembro e 1,028 bilhão de bushels em 2019/20. O mercado esperava 856 milhões de bushels.

Fonte: Agência SAFRAS
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Notícias Mercado Interno

Custo de produção preocupa e preços do frango caem no Brasil

O mercado do frango vivo apresentou queda dos preços em alguns estados nesta semana

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Arquivo/OP Rural

O mercado do frango vivo apresentou queda dos preços em alguns estados nesta semana. O cenário permanece muito preocupante, considerando o encarecimento dos custos de nutrição animal. O recente comportamento do preço do milho pressiona as margens da atividade de maneira enfática. A avaliação é do analista de SAFRAS & Mercado, Fernando Henrique Iglesias.

O mercado atacadista registrou queda nas cotações no decorrer da semana, consequência do excedente de oferta. “Para a carne de frango, a grande vantagem comparativa está no preço mais baixo em relação as proteínas concorrentes. A carne bovina está em patamar proibitivo. Em um cenário de descapitalização do consumidor médio, opta-se por proteínas que causem um menor impacto na renda média”, diz o analista.

China

Após a fraca performance do ano passado, os preços do frango na China se recuperaram levemente no final de 2020, refletindo o movimento sazonal e a substituição pela carne suína. Segundo relatório mensal do banco holandês, Rabobank, relativo a alimentos e agronegócio no país asiático, o preço de aves vivas ficou, em média, em 8 yuans por quilo no início de janeiro, alta de 4% mês a mês e 28% ano a ano.

Por outro lado, a demanda no resto do primeiro trimestre deve ser pressionada pelas medidas de quarentena implementadas em função da pandemia de covid-19, com escolas fechando mais cedo. “Esperamos que a demanda melhore na entrada do segundo trimestre, com a projeção de que negócios e a vida voltemao normal”, diz o documento assinado pela analista de proteína animal do banco, Chenjun Pan.

A distribuição de margens ao longo da cadeia produtiva deve continuar favorecendo o abate e o processamento em 2021, com o preços do frango vivo sofrendo pressão baixista em 2021 devido aos altos estoques de criadouros e à expectativa de continuidade do crescimento da produção de frangos.

As importações de aves atingiram máximas recorde em 2020, com 1,4 milhão de toneladas nos primeiros onze meses do ano. Os Estados Unidos registraram o maior crescimento, passando de zero a 25% das compras chinesas em 2020. Neste começo de 2021, as importações devem desacelerar, mas continuam num patamar de máximas históricas.

Fonte: Agência SAFRAS
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CONBRASUL/ASGAV

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