Empresas
Campus by Lallemand reúne mais de 300 estudantes e produtores rurais no Paraná
Voltado para estudantes do último ano de Zootecnia, Agronomia e Veterinária, além de produtores e consultores rurais da região onde acontece o evento, o Campus apresenta soluções científicas em microbiologia para uso em nutrição animal, produção de volumosos conservados e manejo de dejetos, com uma linguagem própria voltada a estes públicos.

Na edição, o Campus by Lallemand aconteceu de 09 a 11 de agosto, na Agropecuária 2M de propriedade do agrônomo Rodrigo Moreto, na cidade de Munhoz de Melo (PR). Com a mesma programação em cada um dos três dias, com 06 horas de programação diária, o evento trouxe palestras técnicas e visitas em quatro estações, programadas de acordo com os temas apresentados.
Voltado para estudantes do último ano de Zootecnia, Agronomia e Veterinária, além de produtores e consultores rurais da região onde acontece o evento, o Campus apresenta soluções científicas em microbiologia para uso em nutrição animal, produção de volumosos conservados e manejo de dejetos, com uma linguagem própria voltada a estes públicos.
“Depois de dois anos de pandemia, há uma demanda por informação de qualidade e de práticas que possam ajudar o produtor a obter mais resultados com uma gestão integrada dos recursos da propriedade” disse o diretor executivo para a América do Sul, o médico-veterinário Paulo Soeiro, que também deu ‘conselhos’ valiosos aos estudantes, reforçando a importância da dedicação, valores e comprometimento dos futuros profissionais.
Conforme um dos organizadores do evento, o zootecnista e diretor técnico da Lallemand Brasil, Edson Poppi, estiveram presentes 300 alunos, das Universidades Estadual de Londrina (UEL) e Maringá (UEM), Unicesumar e Uningá, além de 50 produtores rurais da região e técnicos de instituições e cooperativas.
A propriedade sede do Campus é a Agropecuária 2M, escolhida por sua gestão focada em qualidade, que começa na busca por parceiros que dispõe de tecnologias e que agregam valor e resultados, com oferta de produtos sustentáveis aliados com o que o mercado deseja. O proprietário da Agropecuária 2M, Rodrigo Moreto, possui 50 alqueires, e dedica-se basicamente a produção de leite. “Conto atualmente com 240 cabeças de gado de leite, sendo 125 animais em lactação, produzindo uma média de 27 litros por animal/dia. Com a ajuda de parceiros sérios e gestão da fazenda automatizada, tenho grandes planos para os próximos anos. A segunda etapa de investimento está prevista para maio de 2023, e em seis anos, já na quarta etapa, toda a produção será automatizada com 480 vacas em lactação e o uso de oito robôs”, diz Rodrigo.
A Agropecuária 2M tem 5 alqueires irrigados, sendo uma das mais automatizadas da região. Entre as tecnologias que usa na propriedade, Rodrigo Moreto faz uso de levedura probiótica viva Saccharomyces cerevisiae (Levucell SC), uma levedura específica do rúmen, e também levedura probiótica com ação intestinal, utilizada no leite das bezerras, que chega a diminuir 80% das diarreias no bezerreiro.
Conta ainda com ordenha automatizada, aproximador de ração, alimentador de bezerros e faz tratamento de dejetos líquidos e sólidos, com um composto bacteriano enzimático, que diminui a contaminação ambiental, evitando principalmente a volatização da amônia, diminuindo a emissão de odores, tornando o esterco tratado mais rico para a aplicação nas culturas.
O desafio da indústria leiteira é otimizar a produção de leite de forma a garantir a lucratividade dos produtores, respeitando a saúde, o bem-estar animal e o ambiente, enquanto oferece aos consumidores a qualidade e a segurança do leite e seus derivados, ressalta Jane Moro, gerente de Comunicação e Marketing da Lallemand na América do Sul, responsável pela organização do evento.
Moreto afirma ainda, “na Agropecuária 2M, a qualidade do leite está em 180 mil de células somáticas e 20 mil de CBT (contagem bacteriano total), com 4,8% de gordura e 4% de proteína, o que mostra um leite muito rico em sólidos.”
As apresentações foram feitas pela equipe técnica da Lallemand, que atua no Brasil e em outros países da América do Sul.

Empresas
MOVING FLOOR traz ao Brasil tecnologia inovadora de baias autolimpante, sem uso de água e sem antibióticos para suínos
Para marcar este feito, a MOVING FLOOR realizará a Mesa Redonda da Liderança da Suinocultura Brasileira em 9 de março de 2026, na PUC – Paraná, reunindo os líderes mais influentes da cadeia suinícola nacional.

A MOVING FLOOR, empresa sueca reconhecida mundialmente por seus sistemas patenteados de pisos autolimpantes para suinocultura, anuncia sua entrada oficial no mercado brasileiro. A tecnologia, que elimina a necessidade de água na limpeza e reduz significativamente o uso de antibióticos, representa um grande avanço em bem-estar animal, sustentabilidade e biossegurança para a indústria suinícola.
Para marcar este feito, a MOVING FLOOR realizará a Mesa Redonda da Liderança da Suinocultura Brasileira em 9 de março de 2026, na PUC – Paraná, reunindo os líderes mais influentes da cadeia suinícola nacional.
O evento contará com a participação de presidentes e diretores das principais cooperativas do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso, executivos de grandes empresas, líderes de opinião da Embrapa Suínos e Aves, UFV, Iowa State University e de associações do setor e mídias especializada.
Um Novo Padrão Tecnológico para a Produção de Suínos
O sistema da MOVING FLOOR automatiza a limpeza das baias de suínos por meio de um piso mecânico patenteado que remove os dejetos continuamente, sem o uso de água, reduzindo as emissões de amônia, melhorando a higiene e criando um ambiente mais saudável para os animais e trabalhadores.
“O Brasil é um dos maiores produtores de carne suína do mundo, e acreditamos que esta tecnologia pode contribuir significativamente para as metas de sustentabilidade do setor”, disse Antonio Lot, representante da MOVING FLOOR.
Uma Parceria Estratégica com a PUC – Paraná
O primeiro showroom brasileiro foi instalado na PUC – PR, onde produtores, pesquisadores e líderes da indústria poderão ver o sistema em operação e avaliar seu potencial de adoção em granjas comerciais.
Empresas Ambiente estratégico
Vaxxinova marca presença na Abraves PR e reforça compromisso com a evolução da suinocultura
Participação no evento destaca proximidade com o setor, troca técnica e soluções recentes voltadas à sanidade dos plantéis

A Vaxxinova participa, nos dias 11 e 12 de março, da Abraves PR, um dos principais encontros técnicos da suinocultura paranaense. A presença da equipe de suínos no evento reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento do setor, por meio do diálogo técnico, da proximidade com os profissionais da cadeia produtiva e do acompanhamento das principais discussões relacionadas à sanidade da atividade.
“A Abraves PR é um ambiente estratégico para troca de conhecimento e atualização técnica. Estar presente nos permite acompanhar de perto as demandas do setor e fortalecer nossa atuação como parceiros da suinocultura brasileira”, afirma Rogério Petri, gerente da área de Suínos da Vaxxinova Brasil.
Durante o evento, a equipe da Vaxxinova estará em contato direto com médicos veterinários, produtores, consultores e demais profissionais, acompanhando a programação técnica relacionadas à sanidade, manejo e produtividade dos plantéis.
“Nosso foco é entender profundamente os desafios enfrentados no campo e oferecer soluções cada vez mais alinhadas à realidade da produção. A participação em eventos regionais como a Abraves PR é fundamental para essa construção conjunta com o setor”, destaca Mayara Tamanini, coordenadora técnica e de marketing da Vaxxinova.
A presença da empresa na Abraves PR ocorre em um momento importante da sua trajetória na suinocultura, marcado por lançamentos recentes e pela ampliação do portfólio de soluções voltadas à saúde animal. Entre os avanços, destacam-se investimentos em inovação, fortalecimento do suporte técnico e a ampliação da capacidade produtiva de vacinas autógenas, iniciativas que reforçam a proposta de oferecer respostas mais rápidas, precisas e personalizadas aos desafios sanitários dos sistemas produtivos.
“Acreditamos que a evolução da suinocultura passa por informação qualificada, diagnóstico preciso e decisões estratégicas baseadas em ciência. Nossa atuação tem sido direcionada exatamente para apoiar o produtor nesse processo”, complementa Rogério Petri.
A Abraves PR reúne profissionais, pesquisadores, estudantes e lideranças do setor, consolidando-se como um espaço relevante para atualização técnica, networking e discussão de tendências que impactam o futuro da suinocultura no Paraná e no Brasil.
Empresas
Show Rural 2026 discute como atravessar períodos de crise na cadeia leiteira
Necessidade de informação, planejamento e resiliência para enfrentar os momentos de instabilidade da cadeia leiteira foi o centro de um debate.

A necessidade de informação, planejamento e resiliência para enfrentar os momentos de instabilidade da cadeia leiteira foi o centro de um debate realizado durante a 38ª edição do Show Rural Coopavel, entre os dias 9 e 13 de fevereiro de 2026, em Cascavel (PR).
Para a zootecnista Josiane Mangoni, coordenadora de Pecuária da Coopavel, o atual momento do leite exige diálogo e troca de experiências. Segundo ela, apesar do cenário delicado, o produtor está habituado a lidar com desafios.
“O leite vai muito além de uma atividade econômica. Ele é paixão, é amor pelas nossas mimosas. Somos uma cadeia acostumada à resiliência, e esse tipo de conversa é fundamental para ajudar o produtor a se manter na atividade”, afirma.

Da esquerda para a direita: Cristian Iothi, Gilson Dias, Josiane Mangoni, Lúcio Drehmer e Marcos Pereira Neves
Josiane destaca ainda que o Show Rural tem como missão levar inovação, tecnologia e ferramentas práticas ao campo. “O evento existe para que o produtor consiga produzir mais e melhor. E, mesmo em períodos de crise, já enxergamos sinais de reação do mercado, o que nos permite acreditar em um novo momento para a cadeia leiteira”, completa.
O debate reuniu diferentes visões da atividade, trazendo para a conversa produtores e especialistas com realidades distintas. Participaram Marcos Pereira Neves, professor da Universidade Federal de Lavras e produtor de leite; Cristian Iothi, engenheiro agrônomo, produtor e cooperado da Coopavel; e Lúcio Drehmer, zootecnista, consultor técnico e produtor de leite em Santa Catarina.
O debate foi conduzido por Gilson Dias, gerente Técnico de bovinos de Leite da Agroceres Multimix. A conversa foi registrada em formato de podcast e integra uma edição especial do agCast. O episódio será disponibilizado em breve nas plataformas digitais da Agroceres Multimix, que esteve presente no Show Rural 2026 com um novo estande, ampliado e voltado ao atendimento de produtores, cooperados e parceiros.



