Empresas Bovinos
Cadeia da pecuária se reúne em busca de novas Fronteiras Produtivas
Evento no Malai Manso Resort, na Chapada dos Guimarães (MT), reuniu representantes de diversos elos da cadeia produtiva da pecuária para discutir como aumentar a produtividade e eficiência da pecuária

Produzir sempre mais e melhor para um Brasil cada vez maior e melhor. Com esse mote, a multinacional argentina Biogénesis Bagó promoveu no dia 23 de janeiro, no Malai Manso Resort, na Chapada dos Guimarães (MT), o evento “Fronteiras Produtivas – Produzir sempre, mais e melhor”, com a participação de representantes de diferentes elos da cadeia pecuária como: nutrição, genética, sanidade, manejo e gestão.
O evento marca o lançamento do movimento Fronteiras Produtivas, que encoraja o pecuarista brasileiro a melhorar seus índices de produtividade utilizando os recursos disponíveis pelos diversos elos da cadeia. “Precisamos diminuir a lacuna existente entre o que existe hoje de produção animal e o que se espera alcançar para atendermos a demanda do mercado mundial de carne vermelha. A Fronteira Produtiva é o máximo que se pode obter em um sistema de produção, de acordo com a capacidade e o uso das tecnologias disponíveis”, explica o médico-veterinário e gerente de Marketing da Biogénesis Bagó, Carlos Godoy.
Participaram da mesa redonda o diretor-presidente do Grupo Celeiro Carnes, Marco Tulio Duarte Soares; o country manager da Phibro, Mauricio Graziani; o gerente de Negócios em Gado de Corte da Rehagro, Diego Palucci; o CEO da Biogénesis Bagó, Esteban Turic; o gerente-executivo de Desenvolvimento de Mercado na CRV Lagoa, Cesar Franzon e o pecuarista e vice-presidente da ACRIMAT, Amarildo Merotti.
“O movimento Fronteiras Produtivas também tem como objetivo integrar os diversos elos da cadeia produtiva para discutir como produzir cada vez mais e melhor utilizando os recursos e tecnologias disponíveis. Muitos produtores estão longe dos índices tidos como ideais e a chave para alcançar a Fronteira Produtiva está em utilizar de forma eficiente os recursos, já que não é viável aumentar a quantidade de cabeças, pois áreas destinadas à pastagem dificilmente irão crescer. Queremos contribuir para que o produtor possa identificar seus atuais índices de produção e vislumbrar até onde ele pode chegar, estimulando a reflexão em como ele pode avançar na brecha tecnológica e otimizar seus recursos dentro da fazenda”, salienta o country manager da Biogénesis Bagó, Marcelo Bulman.
“Achei fantástica a iniciativa de reunir várias empresas para tratar sobre o tema, pois quando pensamos como grupo todos temos a ganhar muito mais do que individualmente. Acredito que conseguimos passar a mensagem principal ao pecuarista para que ele possa identificar quais as oportunidades de melhorar a lucratividade dentro do seu negócio. Não é só sanidade, não é só nutrição, não é só uma consultoria. É um conjunto de ações, uma forma de pensar e trabalhar diferente”, avalia o country manager da Phibro, Mauricio Graziani, que representou o elo da nutrição no evento.
Para Cesar Franzon, da CRV Lagoa, a discussão no evento permitiu analisar a situação atual e o que é preciso fazer para produzir mais e melhor. “Muitas vezes ficamos tentando ‘tampar o sol com a peneira’, mas pudemos discutir aqui de forma muito objetiva como realmente estamos produzindo e onde temos que melhorar. Percebemos uma lacuna muito grande especialmente na parte educacional, no desafio que é treinar e capacitar pessoas, pois para produzir mais é preciso saber usar as ferramentas e as tecnologias e quem faz isso são as pessoas”, salienta Franzon, que deu a visão sobre o papel do melhoramento genético para alcançar as fronteiras produtivas.
“A gestão é indispensável para as Fronteiras Produtivas! É um aspecto que está em evidência porque sempre que há uma valorização de qualquer negócio, como vem ocorrendo com a pecuária, mais gente quer entender desse negócio e quem está nele quer aumentar a rentabilidade. É aí que entra a importância do planejamento porque às vezes pelo entusiasmo o produtor acaba tomando uma atitude que pode não favorecer. Então, a gestão é fundamental para que os passos sejam dados com firmeza”, analisa o gerente de Negócios em Gado de Corte da Rehagro, Diego Palucci.
O CEO da Biogénesis Bagó, Esteban Turic, salientou o papel da sanidade para alcançar as Fronteiras Produtivas. “O nosso compromisso é inovar e desenvolver ferramentas que ajudem o produtor e o veterinário a mitigar todos os riscos sanitários que podem limitar alcançar as fronteiras produtivas, a busca pela excelência, eficiência, o máximo de produtividade, que é conseguir um bezerro por vaca por ano”.
O pecuarista e Vice-Presidente da ACRIMAT, Amarildo Merotti, foi o representante dos produtores na discussão. “Foi uma excelente oportunidade que os produtores tiveram de ver os principais elos da cadeia juntos discutindo como melhorar a produtividade. É uma inovação esse formato e é algo que precisa ser feito mais vezes para que a gente cresça cada dia junto”.
Para completar a cadeia produtiva com a visão do consumidor, o debate contou com a participação do Diretor Presidente do Grupo Celeiro Carnes, Marco Tulio Duarte Soares. “Trazemos a percepção do consumidor, o que quer a dona de casa, o churrasqueiro de final de semana e o gourmet. As pessoas estão experimentando um produto melhor e valorizando essa carne de qualidade. Então começa a ter uma pressão do consumidor para que se melhore o processo como um todo, para que se produza no campo um animal mais jovem, que venha de um projeto de melhoramento genético”.
Para concluir o evento, os participantes puderam apreciar cortes de carnes nobres do Grupo Celeiro no Festival Fronteiras da Carne.
O evento “Fronteiras Produtivas – Produzir sempre, mais e melhor” foi promovido pela Biogénesis Bagó, uma das empresas líderes na América Latina na produção de soluções para a saúde animal, em parceria com a Celeiro Carnes Especiais, CRV Lagoa, Phibro, Acrimat e Rehagro. O evento foi transmitido ao vivo pelo Canal Terraviva.
Para os próximos meses a equipe de veterinários da Biogénesis Bagó estará programando novos encontros e discussões com o intuito de continuar levando informações aos pecuaristas para que as Fronteiras Produtivas possam ser mais facilmente alcançadas em todas as regiões do Brasil.

Empresas
No Brasil Sul de Avicultura, Vaccinar destaca soluções que fortalecem a produção avícola

A Vaccinar Nutrição Animal marcou presença no 26º Simpósio Brasil Sul de Avicultura 2026, dos dias 7 a 9 de abril, em Chapecó (SC), e apresentou aos participantes suas soluções voltadas à nutrição de aves, com destaque para a linha QualiFEED e para os aditivos da linha BIO+. O evento também foi uma oportunidade para fortalecer ainda mais o relacionamento com toda a cadeia produtiva, além de acompanhar de perto as demandas e perspectivas do setor.
“O Brasil Sul de Avicultura é um espaço fundamental para o intercâmbio de conhecimento e para o diálogo com toda a cadeia avícola. Para a Vaccinar, estar presente nesse ambiente significa ouvir o produtor, os parceiros, compreender os desafios do setor e apresentar soluções que contribuam para sua eficiência e sustentabilidade. As linhas QualiFEED e BIO+ refletem nosso compromisso de apoiar o desempenho das granjas e fortalecer o trabalho de quem produz”, afirma Marcelo Torretta, Diretor Comercial de Negócios Aves da Vaccinar.
A linha QualiFEED reúne rações de alto desempenho, desenvolvidas com tecnologia de ponta e rigorosos padrões de qualidade. Os produtos são formulados para atender às diferentes fases de crescimento das aves, garantindo uma nutrição equilibrada e precisa, que contribui diretamente para melhores índices produtivos e para a saúde dos animais.
Já a linha BIO+ se destaca por sua abordagem inovadora e sustentável, com um portfólio de aditivos nutricionais desenvolvido com base em pesquisas científicas e tecnologias avançadas. As soluções atuam na melhoria da saúde intestinal, no fortalecimento do sistema imunológico e na promoção de um crescimento mais eficiente e seguro.
Empresas Manejo proativo
Aviagen leva estratégias atuais de manejo para o frango de corte moderno ao 26º SBSA
Empresa detalhou como o controle de ambiência e a análise de dados contribuem para a sanidade, bem-estar animal e o potencial genético das aves

A sintonia fina entre genética de ponta e práticas apuradas de ambiência foi o foco da Aviagen® no 26º Simpósio Brasil Sul de Avicultura (SBSA), realizado de 7 a 9 de abril, em Chapecó (SC).
O gerente de Serviços Técnicos da Aviagen no Brasil, Rodrigo Tedesco, subiu ao palco no dia 8 para detalhar o tema “Manejo do Frango de Corte Moderno”, compartilhando informações práticas sobre como os produtores podem promover a sanidade, bem-estar e o desempenho consistente das aves.
Diferente de abordagens generalistas, a apresentação focou nas exigências da ave atual e na resposta a essas necessidades, com um manejo proativo. Com o avanço genético que consolidou o frango como a proteína mais consumida, nutritiva e acessível em todo o mundo, a atenção aos detalhes no campo nunca foi tão crucial.
O peso dos dados na avicultura moderna
Para a Aviagen, o manejo contemporâneo deixou de ser estritamente operacional e passou a ser analítico. A ave moderna é altamente responsiva às variáveis do ambiente, o que leva a agroindústria a adotar um controle preciso sobre fatores de ambiência que favoreçam a sanidade e o bem-estar animal.
“A ave responde instantaneamente aos estímulos da granja. Fatores como o ajuste da ventilação, o controle de densidade e a qualidade da cama são decisões estratégicas”, explicou Tedesco e acrescentou: “Ao reunir informações sobre sanidade, nutrição e meio ambiente, os produtores avícolas podem tomar decisões oportunas que apoiam o bem-estar, a sustentabilidade e o desempenho geral das aves”.
Apoiar resultados consistentes por meio de um manejo bem focado
Tedesco também destacou a importância de boas práticas de manejo ao longo de todo o ciclo de produção, desde a preparação do galpão para o alojamento dos pintinhos até a manutenção de condições consistentes durante o crescimento das aves.
- Rodrigo Tedesco Guimarães / Foto Aviagen
- Rodrigo Tedesco Guimarães / Foto Aviagen
O objetivo principal está na utilização de dados confiáveis e experiência prática para orientar as decisões diárias, ajudando a garantir que os pintinhos tenham as condições adequadas para se desenvolver. A atenção precoce a fatores como acesso à ração e água, conforto ambiental e uniformidade do lote desempenha um papel fundamental no apoio ao bem-estar e ao desempenho a longo prazo.
Um bom manejo é sobre consistência e atenção aos detalhes, evidenciou o gerente de Serviços Técnicos. “Quando combinamos boas práticas com o potencial genético da ave moderna, podemos promover aves saudáveis, robustas e ajudar os clientes a alcançarem resultados ainda mais sustentáveis e confiáveis”, finalizou.
Empresas
Canção vai à APRAS com lançamento de produtos e embalagens inspirados na Copa
Com Neymar Jr. como embaixador, marca apresenta novidades em edição limitada durante a feira no Paraná.

A Canção, empresa do grupo GTF, uma das seis maiores empresas produtoras de carne de frango do Brasil e uma das 10 maiores exportadoras da proteína no país, confirma sua participação na EXPOAPRAS 2026, que acontece entre os dias 14 e 16 de abril, em Pinhais (PR), com uma série de lançamentos em clima de Copa, tema que deve movimentar o varejo e o comportamento do consumidor ao longo do ano.
A marca, que já conta com Neymar Jr. como embaixador, reforça sua conexão com o universo do futebol e aproxima a marca do público, fortalecendo sua presença no varejo.
Durante a feira, a Canção apresentará uma linha especial de produtos em edição limitada, com embalagens temáticas e foco em praticidade, sabor e apelo visual. Entre os destaques, está o FutChicken, snack em formato de bolinhas de frango empanadas e crocantes, que também ganha uma versão com recheio cremoso de queijo, ampliando as opções para diferentes ocasiões de consumo.
Outro lançamento é o FutWings, coxinha da asa empanada que traz uma releitura de um dos cortes mais populares do churrasco brasileiro, unindo praticidade e muito sabor, disponível nas versões tradicional e apimentada, ambas com textura crocante e carne suculenta. Já o FutBurguer chega como uma opção de lanche prática e versátil, combinando pão com gergelim, hambúrguer, queijo e diferentes sabores de recheio, como maionese grill, bacon e molho picles.
Com os lançamentos, a Canção aposta em inovação e em tendências de consumo ligadas a grandes eventos esportivos, utilizando o momento para fortalecer sua marca no ponto de venda e ampliar o relacionamento com consumidores e parceiros comerciais.
Além de ter o Neymar Jr., como embaixador, a marca também apoia o esporte por meio do patrocínio a clubes como Santos FC e Maringá FC e marca presença em alguns dos principais estádios brasileiros, entre eles Allianz Parque, Neo Química Arena, Morumbis, Estádio Nilton Santos e Vila Belmiro. “Nossa presença na APRAS reforça o compromisso de estarmos cada vez mais próximos do consumidor. Estamos lançando novos snacks e uma linha de embalagens em clima de Copa, pensadas para diferentes momentos, de refeições rápidas à resenha durante os jogos, aproveitando esse espírito de celebração nacional. Queremos estar presentes justamente nesses momentos de conexão, torcida e descontração”, destaca Alessandro Guerra, gerente de marketing da GTF.





