Notícias
C.Vale inaugura novo conceito de loja no Paraná
Estrutura compreende unidade de grãos, loja agropecuária, supermercado e restaurante.
Com investimentos de R$ 29 milhões, a C.Vale colocou em operação, em Maripá (PR), um novo conceito de supermercado e unidade de grãos. A cooperativa inaugurou, no dia 20 de outubro, uma estrutura de 5.125 metros quadrados que compreende supermercado, restaurante/choperia, loja de peças, acessórios, farmácia veterinária e área administrativa da unidade de grãos e insumos, todos em um mesmo ambiente. As novas instalações do supermercado ocupam quase um quarto dos 5.124 metros de área construída do prédio principal da unidade. Os consumidores terão uma oferta superior a dez mil itens para comprar, oito caixas no supermercado e mais duas no restaurante e choperia.
A construção da nova estrutura foi concluída um ano depois do início das obras, em outubro de 2022. Toda a energia consumida no local será fornecida por placas fotovoltaicas.
O presidente da C.Vale, Alfredo Lang, considera que um novo supermercado era um compromisso que a cooperativa tinha com os associados e com toda a comunidade de Maripá. “A gente tinha consciência de que precisava investir aqui e agora estamos entregando uma loja no padrão C.Vale. O consumidor vai encontrar mais produtos, mais espaço e praticidade”, afirma. Segundo ele, o atendimento ao associado será facilitado. “Está tudo no mesmo prédio: compras para a casa, loja agropecuária, negociação de insumos e grãos, e restaurante com choperia”, registra.
O prefeito de Maripá, Rodrigo Schanoski, disse que a nova estrutura surpreendeu pela qualidade. “Uma obra bem pensada, muito bem elaborada, tecnológica. É um sonho muito esperado se realizando”, comentou, entusiasmado. O presidente da Câmara de Vereadores, Diego Stange, elogiou o investimento da C.Vale e parabenizou os associados pelo “presente” recebido da cooperativa.
Autoridades
Participaram da cerimônia de inauguração das novas estruturas o prefeito de Maripá, Rodrigo André Schanoski, o presidente da Câmara de Vereadores, Diego Eduardo Stange, o tesoureiro da Associação Comercial, João Marcos Rychik, e os associados Davi Daniel Muller e Detlef Augusto Ludewig, representando a comunidade de Maripá e o quadro social da C.Vale. Também estiveram presentes o pastor e presidente do Conselho de Ministros de Maripá, Gerson Luiz Uhlmann, o frei Gabriel de Moura Lima e o pastor Rodrigo Dreissig. A solenidade contou, ainda, com a presença do vice-presidente da C.Vale, Ademar Pedron, diretor-secretário Walter Dal’Boit, gerentes Armando Lang (Divisão de Produção), Reni Girardi (Industrialização), Nestor Waskiewicz (Administrativa e Financeira), Gerson Correa (unidade Maripá), Edson Kelm (rede de supermercados), Sandra Kelm (supermercado Maripá), Leopoldo Costa (Máquinas e Lojas Agropecuárias) Edir Müller (regional PR) e Rafael Weiss (Departamento Veterinário).
Raio X
Supermercado/Unidade Maripá
Área construída: 5.124 m²
Supermercado: 1.186m²
Itens: 10 mil
Restaurante e choperia: 70 pessoas
Empregos: 83
Área de atendimento unidade + loja agropecuária: 573 m²
Itens: 2.500
Caixas: 8 no supermercado, 2 no restaurante e 1 loja agropecuária
Estacionamento: 115 vagas
Placas fotovoltaicas: 1.400
Segunda a sábado: 8 às 20h
Investimento: R$ 29 milhões
Notícias
Falta de chuva preocupa; cotações da soja têm novos aumentos
Paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.
A falta de chuva nas principais regiões produtoras de soja no Brasil vem deixando agentes em alerta, visto que esse cenário pode atrasar o início da semeadura na temporada 2024/25.
Segundo pesquisas do Cepea, nesse cenário, vendedores restringem o volume ofertado no spot nacional, ao passo que consumidores domésticos e internacionais disputam a aquisição de novos lotes.
Com a demanda superando a oferta, os prêmios de exportação e os preços domésticos seguem em alta, também conforme levantamentos do Cepea.
A paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.
Notícias
Exportação de ovos cai 42% em um ano e processados têm menor participação desde dezembro de 2022
De acordo com dados da Secex, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.
As exportações brasileiras de ovos comerciais recuaram pelo segundo mês consecutivo, refletindo a diminuição nos embarques de produtos processados, como ovalbumina e ovos secos/cozidos.
De acordo com dados da Secex, compilados e analisados pelo Cepea, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.
Das vendas externas registradas no último mês, apenas 24,6% (o equivalente a 305 toneladas) corresponderam a produtos processados, a menor participação dessa categoria desde dezembro de 2022, também conforme a Secex.
Notícias
Preços do milho seguem em alta no Brasil
Atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.
Levantamentos do Cepea mostram que os preços do milho seguem em alta no mercado doméstico.
Segundo pesquisadores deste Centro, atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.
Do lado da demanda, pesquisadores do Cepea explicam que a procura internacional pelo milho brasileiro tem se aquecido, sustentada pela maior paridade de exportação.
Compradores internos também têm retomado as negociações, seja para recompor estoques e/ou por temerem novas valorizações nos próximos dias.
Quanto aos embarques, em agosto, somaram 6,06 milhões de toneladas do cereal, praticamente o dobro das 3,55 milhões escoadas em julho, mas ainda 35% inferiores aos de agosto de 2023, conforme dados Secex.