Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

C.Vale inaugura esmagadora de soja e celebra 60 anos de atuação

A nova planta industrial tem capacidade de produzir 60 mil sacas ao dia de farelo e óleo de soja.

Publicado em

em

Fotos: Patrícia Schulz/OP Rural

Em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira (07), a cooperativa C.Vale inaugurou a sua nova indústria esmagadora de soja, construída no  complexo agroindustrial da cooperativa, em Palotina (PR). A solenidade contou com um público de cerca de 6 mil pessoas, entre fornecedores do Brasil e do exterior, clientes, associados e funcionários, além de diversas autoridades, incluindo o governador do Paraná, Ratinho Júnior.

De acordo com a cooperativa, as obras da esmagadora foram concluídas dois anos após seu início, em novembro de 2021. No pico dos trabalhos, as obras envolveram 1.100 operários de 35 empresas. A estrutura recebeu mais de R$ 1 bilhão em investimentos e ocupa 12 hectares no parque industrial da cooperativa.

Em seu discurso, o presidente da cooperativa, o senhor Alfredo Lang, relembrou que a esmagadora de soja foi um grande sonho que foi sonhado pelos primeiros associados da cooperativa. “Eles queriam uma esmagadora de soja, seria pequena na época. A indústria que vamos colocar em operação agora é grande, tem capacidade para 60 mil sacas por dia, é a terceira maior do Brasil e a primeira em nível tecnológico”, assegurou.

O dirigente também apresentou alguns números da cooperativa, enaltecendo o grande crescimento que eles estão tendo em números de associados, bem como de funcionários e de faturamento. “Somos mais de 27 mil associados, contamos com um equipe de mais de 13 mil colaboradores e faturamos, no ano passo, mais de 22 bilhões de reais. A eficiência na nossa gestão é que permite que consigamos empreender e construir esta esmagadora que possui alto padrão de qualidade e sustentabilidade”, destacou.

O governador do Paraná, senhor Ratinho Junior, parabenizou o empreendimento e enalteceu o grande progresso que empresas como a C.Vale estão possibilitando para que o Paraná seja um estado pujante e próspero. “Esta é mais uma agroindústria que é fruto do trabalho de muitas gerações e que vai agregar mais vagas de trabalho, mais recursos financeiros e mais prosperidade para o estado do Paraná”, declarou acrescentando que a C.Vale é exemplo de cooperativa próspera e que agrega muito ao estado.

60 anos da C.Vale

A inauguração também recebeu a festa de celebração dos 60 anos da C.Vale, comemorado neste dia 07 de novembro. Ao final do evento, os participantes puderam conferir um show especial com o cantor sertanejo Daniel.

 

Fonte: O Presente Rural

Notícias

Falta de chuva preocupa; cotações da soja têm novos aumentos

Paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo. 

Publicado em

em

Foto: Geraldo Bubniak

A falta de chuva nas principais regiões produtoras de soja no Brasil vem deixando agentes em alerta, visto que esse cenário pode atrasar o início da semeadura na temporada 2024/25.

Segundo pesquisas do Cepea, nesse cenário, vendedores restringem o volume ofertado no spot nacional, ao passo que consumidores domésticos e internacionais disputam a aquisição de novos lotes.

Com a demanda superando a oferta, os prêmios de exportação e os preços domésticos seguem em alta, também conforme levantamentos do Cepea.

A paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Exportação de ovos cai 42% em um ano e processados têm menor participação desde dezembro de 2022

De acordo com dados da Secex, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023. 

Publicado em

em

Foto: Rodrigo Félix Leal

As exportações brasileiras de ovos comerciais recuaram pelo segundo mês consecutivo, refletindo a diminuição nos embarques de produtos processados, como ovalbumina e ovos secos/cozidos.

De acordo com dados da Secex, compilados e analisados pelo Cepea, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.

Das vendas externas registradas no último mês, apenas 24,6% (o equivalente a 305 toneladas) corresponderam a produtos processados, a menor participação dessa categoria desde dezembro de 2022, também conforme a Secex.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Preços do milho seguem em alta no Brasil

Atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.

Publicado em

em

Foto: Gilson Abreu

Levantamentos do Cepea mostram que os preços do milho seguem em alta no mercado doméstico.

Segundo pesquisadores deste Centro, atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.

Do lado da demanda, pesquisadores do Cepea explicam que a procura internacional pelo milho brasileiro tem se aquecido, sustentada pela maior paridade de exportação.

Compradores internos também têm retomado as negociações, seja para recompor estoques e/ou por temerem novas valorizações nos próximos dias.

Quanto aos embarques, em agosto, somaram 6,06 milhões de toneladas do cereal, praticamente o dobro das 3,55 milhões escoadas em julho, mas ainda 35% inferiores aos de agosto de 2023, conforme dados Secex.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo
ABMRA 2024

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.