Empresas
BTA, empresa com sede no oeste catarinense, reforça seu posicionamento no mercado e registra crescimento recorde em 2023.
SUPERAÇÃO: Transformando adversidade em novas oportunidades
Sob um novo olhar”. É dessa forma que a BTA finaliza 2023, um ano que marcou a história da empresa para o futuro. A organização “abre suas portas” para falar sobre este triste capítulo de sua trajetória, as reações vivenciadas e o replanejamento de suas estratégias até 2035.
Se pudessem ser resumidos os últimos acontecimentos em uma série de fatos, certamente, haveria cinco episódios que marcaram a jornada trilhada pela BTA ao longo de 2023. Um ano desafiador e, ao mesmo tempo, transformador. Acompanhe:
Como tudo aconteceu
No dia 12 de março, por volta das 10h32, os bombeiros de Xanxerê (SC) receberam um chamado de um princípio de incêndio nas dependências da BTA Aditivos. A partir deste momento, uma nova história começa a ser escrita. O sinistro provocou não somente uma reação, mas também, ao longo do ano, importantes reflexões organizacionais e culturais na companhia.
No dia seguinte ao incidente, o CEO José Valter Dornelles Mello reuniu todos os funcionários da BTA nos estabelecimentos da Apply, empresa do grupo. Neste momento, inicia o primeiro desafio. Motivar a todos. “O pior já aconteceu. Então, devemos focar no atendimento aos nossos clientes, pois temos um contrato a cumprir. Graças a Deus, não tivemos vítimas, mas temos a obrigação de cuidar uns dos outros. A nossa preocupação é em relação a nossa saúde mental. O restante será construído no menor tempo possível, pois é assim que é a nossa forma que pensar e agir”, encorajou.
O Mercado
Um dos maiores desafios, naquela altura, foi o atendimento ao mercado. Aqui, destacam-se dois pontos: a reação de toda a equipe na mobilização e o envolvimento de todas as áreas, como Comercial, PCP, Logística, Suprimentos, RH, Produção e financeiro para estabelecer um comportamento em que a responsabilidade é única.
Isso, somado ao fato de que há dois anos a empresa vinha se organizando para a formação de um grupo empresarial. A BTA faz parte do grupo Mianzi, o qual possui duas empresas – a BR Chemical e a Add Nutrition. Esses dois fatos foram determinantes para o sucesso das ações. No primeiro mês seguinte ao sinistro, a BTA teve um êxito de 98% de atendimento ao mercado, no segundo mês de 100% e, no terceiro, já sinalizava taxa de crescimento nos negócios.
Desmembrando o sinistro
Outro pensamento latente era em relação à regulamentação do sinistro: desde o primeiro momento até a conclusão dos relatórios e suas ações, uma preocupação incondicional foram os stakeholders, isto é, as partes impactadas pelo negócio. Entre eles, vale ressaltar a própria população de Xanxerê e os órgãos regulamentadores.
De acordo com os laudos da Polícia Pericial (IGP) e dos Bombeiros, o sinistro foi considerado inconclusivo, ou seja, de causas desconhecidas. Poder público, comunidade, colaboradores e gestores: todos, de alguma forma, se envolveram no processo de retomada, que exigiu rapidez, empatia, sincronia e muita precisão nas atitudes e tomadas de decisão. Um dos pontos mais importantes de todo o trabalho foi voltado às questões ambientais. As práticas de ESG, que sempre foram cultivadas dentro da empresa, passaram a ser ainda mais relevantes.
“Eu cheguei para trabalhar a questão do incidente ambiental e começamos a pontuar as medidas necessárias”, conta a coordenadora ambiental do Grupo Mizani, Gerusa Panigalli. De acordo com a colaboradora, o episódio mostrou que a filosofia da empresa vai muito além de um quadro na parede.
A BTA tomou todas as medidas preventivas e corretivas em relação ao âmbito ambiental o que resultou no sucesso das ações e êxito junto ao Órgão Ambiental (IMA), Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, com destaque para a transparência e o profissionalismo dessas instituições na condução dos trabalhos.
A vida continua
Nove meses depois, o balanço é um só: estão todos mais fortes que nunca. A governança corporativa – aliada ao DNA resiliente da marca e ao conceito de sustentabilidade com foco nas pessoas – junto ao olhar para a inovação foram colocados à prova e demonstraram a força da cultura organizacional do negócio.
Zé Valter, como gosta de ser chamado, desempenhou o verdadeiro papel de um líder, reforçando o poder da governança e transmitindo a toda equipe uma mensagem de persistência e foco. Para ele, apesar de triste, o episódio trouxe reflexão, observação e ações para um novo horizonte. “Raras vezes olhei para trás. Isso me auxiliaria muito pouco com as ações futuras.
Tinha ciência que teríamos dias nebulosos pela frente, mas também sabia o que deveria ser realizado. Percebi o valor e a cultura da marca. Somos uma empresa comercial, em que todas as áreas da empresa devem estar focadas nos negócios. Um plano de gerenciamento foi colocado em prática, e, hoje, a sensação é de superação e aprendizado. Tudo isso é fruto da nossa filosofia empresarial, em que a ideia dos voos dos pássaros foi colocada em prática. Isto é, a força de um time”, destaca.
Apesar do susto e do rastro de destruição, o negócio não foi impactado. A produção não parou. As entregas foram realizadas, os prazos cumpridos e a credibilidade da empresa, fundada em 2015, foi ainda mais reforçada. “Não importa o que aconteceu no fatídico dia 12, o que importa foi como lidamos com isso. O que aprendemos e o que levamos para o nosso negócio. Não perdemos um cliente. Em três dias após o ocorrido, já estávamos retomando as entregas dos pedidos”, relembra o gestor.
Presença no segmento reforça a credibilidade do negócio
As chamas que queimaram parte da estrutura física da fábrica não são maiores que a paixão pelo negócio. A fumaça não foi capaz de manchar a reputação da empresa que é referência em aditivos para nutrição animal.
Presente em 87% do mercado de produção de frangos e suínos, a BTA tem em sua carteira os maiores produtores do Brasil, garantindo segurança e melhoria contínua nos processos fabris. Uma responsabilidade que impulsiona a equipe a buscar sempre as melhores soluções, conferindo resultados significativos tanto para o produto quanto ao processo produtivo, também no âmbito da biossegurança.
Além da avicultura e suinocultura, a marca está presente ainda nos segmentos de bovinocultura, aquicultura, no mercado pet, nas fábricas de ração e FFO’s e em indústrias de alimentos e bebidas. Um portfólio amplo e um time empenhado em trazer a solução ideal para cada necessidade apresentada pelos clientes estão entre os principais diferenciais.
A BTA registrou um crescimento recorde no último ano, e tem uma rota muito bem traçada, pautada em expansão até 2035. “Sabemos o que precisamos fazer para chegar lá e toda adversidade, para nós, sempre será vista como oportunidade. Oportunidade de olhar pra dentro e, novamente, encontrar o que faz nosso negócio pulsar”, enfatiza o CEO.
Outro indicador do bom momento vivenciado pela companhia está relacionado ao valor recentemente investido no negócio. Estima-se um aporte de R$ 95 milhões até 2027, para a nova estrutura da empresa, que conta com quatro plantas industriais, totalizando 15 mil m². Além disso, foram adquiridos equipamentos e softwares de última geração, no intuito de garantir ainda mais qualidade e precisão aos processos. Onde estará enquadrada na indústria 4.0, com uso de IA.
Diante do contexto, novas linhas e processos serão implementados resultando em tecnologias e produtos inovadores. O que fez acelerar alguns projetos que estavam programados para 2025 até 2027, e que já estão em andamento.
A empresa ampliará seu Centro Tecnológico, para uma área de 2mil m², contendo laboratórios próprios e exclusivos, com foco em Físico-Química, Química Analítica de precisão, Microbiologia, Sensorial e Patologia, além da construção de uma fazenda experimental com áreas distintas para setores da avicultura, suinocultura, aquicultura, abatedouro e laboratório de rações, numa área de 50 mil m².
Em agosto de 2023, houve ainda um novo marco para a BTA: foi inaugurada a Academia Mianzi, uma universidade corporativa que tem como objetivo a capacitação, o treinamento e o desenvolvimento da equipe. A proposta visa incentivar e promover um ambiente de aprendizado contínuo entre os colaboradores e promove programas de desenvolvimento que contemplam desde o processo de coaching até cursos em parcerias com instituições renomadas como Conquer, Fundação Fritz Muller e Fundação Dom Cabral.
Marca mira em novos mercados
Com dois horizontes muito bem desenhados, a BTA atende um mercado dinâmico e em constante transformação. Na divisão Agro, a empresa oferece aditivos para a nutrição animal que conferem resultados efetivos para os clientes, otimizando os diversos processos que envolvem essa complexa cadeia produtiva. Já na divisão Industrial, são ofertadas tecnologias para a higienização de ambientes, equipamentos e utensílios na indústria alimentícia e também para a desinfecção das estações de tratamento de água. Em ambas as frentes, a companhia investe constantemente em pesquisa, tecnologia e inovação.
Surgem ainda para a BTA novas oportunidades de mercado como o cultivo de peixes e camarões, os programas de higienização inteligente, entre outras soluções apresentadas por uma equipe técnica qualificada e certificada. Por isso, com o intuito de atender as demandas do mercado e acompanhar cada etapa desse processo, a empresa tem expandido a atuação e investido fortemente na ampliação e capacitação do time de vendas, reforçando sua atuação em todo o território nacional.
Outra novidade é o movimento em torno de novas oportunidades para além das fronteiras. O plano de expansão da marca prevê novos negócios, já mapeados, em países da América Latina como Chile, Paraguai, Colômbia, Equador e Venezuela. Além disso, há estudos de desenvolvimento de oportunidades na Ásia. Recentemente, representantes da BTA realizaram ainda visitas na Índia, Itália, Alemanha, Dinamarca, China e Canadá, em busca da ampliação de portfólio para o mercado de fitoterápicos, microencapsulação e extração de óleos.
Um dos compromissos da marca está em contribuir para a diminuição do uso de antibióticos e medicamentos por meio do uso de extratos naturais. Para isso, a empresa tem buscado parcerias estratégias em soluções de extrações de óleos para o mercado de aves, suínos e bovinos, com foco na melhoria do desempenho, bem-estar e saúde animal.
Finalizando as inovações, para a nova planta de aditivos nutricionais e zootécnicos, a companhia iniciará, ainda, novas linhas de aditivos zootécnicos, sendo pioneira na produção de alguns produtos específicos no mercado nacional. Recentemente, a BTA também firmou uma parceria com uma instituição de pesquisa para produção de bacteriófagos, um mercado mundial em ascensão. A empresa deve, mais uma vez, ficar na vanguarda neste cenário.
Em resumo, foi uma jornada árdua. Porém, uma fase superada com grandes aprendizados e avanços. Prova disso são alguns números recordes registrados pela organização. Ao longo de 2023, a BTA teve 79% de crescimento na linha de ácidos orgânicos, 30% de crescimento na linha de antioxidantes e 44% de crescimento na linha de re-hidratação e aglutinação, sendo líder na melhoria da qualidade física de rações e na performance das fábricas.
Se essa série de episódios tivesse ainda uma mensagem final, seria, nas palavras de Zé Valter: “nem tudo que acontece de catastrófico pode ser considerado ruim ou lamentável e, sim, o despertar para um novo olhar e uma forma de trazer mais clareza para as ações futuras. Nossa mente, e a nossa forma de pensar, é o que realmente determina nossos caminhos”.
Crescimento recorde em 2023 com destaque para:
- 30% de crescimento na linha de antioxidantes
- 79% de crescimento na linha de ácidos orgânicos
- 44% de crescimento na linha de re-hidratação e aglutinação, sendo líder na melhoria da qualidade física de rações e na performance das fábricas.
Empresas
Parcerias estratégicas, inovação e bem-estar animal: Bases do crescimento sustentável da Granja Antunes no setor de produção de ovos
Empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência.
A Granja Antunes, localizada em Avaré, São Paulo, construiu uma trajetória marcada pela dedicação à qualidade e à inovação no setor de produção de ovos. Desde sua fundação, em 2009, a empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência. Atualmente, com uma produção diária de cerca de 2.500 caixas de ovos destinadas a atacadistas e varejistas de todo o Brasil, a Granja Antunes reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a modernização.
Essa história de crescimento e adaptação foi moldada pela superação de desafios significativos. Nos primeiros anos, a empresa enfrentou a volatilidade econômica e as dificuldades do setor avícola, como a alta nos custos de insumos e as exigências crescentes do mercado. Segundo Norberto Lemos, porta-voz da Granja Antunes, essas adversidades impulsionaram mudanças estratégicas e investimentos em tecnologia. “Superamos muitos desafios ao modernizar nossas operações e focar na sustentabilidade. Hoje, esses esforços resultam em processos mais eficientes e produtos de melhor qualidade”, afirma.
Nos últimos anos, a Granja Antunes passou por uma transformação tecnológica significativa, incorporando sistemas de automação e climatização que tornaram as operações mais eficientes e sustentáveis. A automação reduziu a dependência de trabalho manual e aumentou a precisão dos processos produtivos, enquanto a climatização proporcionou condições ideais para as aves, reduzindo doenças e elevando a produtividade. “Estamos investindo em tecnologia porque sabemos que é essencial para o futuro da avicultura. Esses sistemas garantem eficiência, qualidade e sustentabilidade, tanto para nós quanto para os clientes”, destaca Lemos.
Além disso, a modernização está alinhada a parcerias estratégicas que desempenham um papel fundamental no avanço das operações e na promoção do bem-estar animal. “A parceria com a Ceva Saúde Animal, por exemplo, reforça nosso compromisso com a proteção e saúde das aves. O uso de tecnologias inovadoras em vacinas não apenas maximiza a performance dos animais, mas também facilita as operações de vacinação e traz resultados econômicos expressivos para a empresa”, acrescenta Lemos. Esses esforços têm sido cruciais para garantir uma cadeia produtiva robusta e sustentável, refletindo diretamente na qualidade dos ovos.
Com esse foco, os avanços tecnológicos também têm preparado a Granja Antunes para expandir sua atuação e consolidar sua presença no mercado interno. Atualmente, grande parte da produção é destinada aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a empresa planeja continuar investindo em modernização para atender à crescente demanda. Um exemplo dessa visão de futuro são os projetos voltados para a implantação de novas granjas, projetadas para serem ainda mais modernas e sustentáveis. “Essas unidades serão equipadas com tecnologia de ponta, desde sistemas automatizados de monitoramento até práticas inovadoras de manejo, reforçando nosso compromisso com a eficiência produtiva e o bem-estar animal”, explica o porta-voz.
“Olhamos para o futuro com a convicção de que a modernização é essencial para o setor avícola. As novas granjas serão uma extensão dessa visão, unindo tecnologia, sustentabilidade e qualidade em todas as etapas de produção”, afirma Lemos. Ele prevê que as novas unidades não apenas aumentarão a capacidade produtiva da empresa, mas também servirão como modelo de inovação e responsabilidade no setor.
Com a combinação de tradição e modernidade, a Granja Antunes reforça seu compromisso de continuar evoluindo e se destacando no mercado de ovos no Brasil. Os investimentos em tecnologia e as novas granjas refletem a determinação da empresa em se adaptar às transformações do setor e atender às demandas do mercado de forma responsável, garantindo produtos de alta qualidade para milhares de mesas.
Empresas Criando o sucesso juntos
Aviagen América Latina compartilha conhecimento técnico no OVUM 2024
A Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável
As equipes de vendas e atendimento ao cliente da Aviagen® América Latina, provenientes da Argentina, Brasil, América Central, México e Caribe (CAME), Colômbia, Peru e outros países da América do Sul, se reuniram no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM) para compartilhar conhecimentos e fortalecer conexões. O evento, realizado bienalmente, ocorreu em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 12 e 15 de novembro.
Com o compromisso “Criando o sucesso juntos”, a Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável. Especialistas da empresa compartilharam insights sobre áreas vitais da produção avícola, visando capacitar os produtores latino-americanos.
Disponibilidade de grãos em um ambiente em transformação
O consultor Paul Aho apresentou uma visão sobre a disponibilidade global de grãos, destacando as condições favoráveis previstas para os próximos 6 a 12 meses, enfatizando que mudanças no mercado podem ocorrer devido a fatores como tarifas, mudanças climáticas e questões geopolíticas.
Manejo inicial de frangos de corte
O gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América do Sul excluindo o Brasil (SAEB), Santiago Lovera, enfatizou a importância do manejo eficaz na primeira semana de vida dos frangos de corte para o crescimento a longo prazo e o desempenho geral do plantel. “Dar o melhor começo aos pintinhos otimiza o crescimento, a conversão alimentar e a qualidade da carne”, afirmou.
Impacto da melhoria da sustentabilidade genética
O vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, natural do Uruguai, discutiu como os avanços genéticos estão tornando a produção avícola mais sustentável, com destaque para a redução de custos com ração e as emissões de carbono. Ele ressaltou que as melhorias na eficiência de conversão alimentar estão diminuindo a pegada de carbono da indústria, tanto regional quanto globalmente. Avendaño também abordou o impacto das diferentes fontes de soja na pegada de carbono e discutiu as tendências emergentes de bem-estar animal na Europa, que exigem um portfólio expandido de genótipos para atender às necessidades dos clientes. Além disso, apresentou o impacto ambiental das diversas fontes alimentares de origem animal e vegetal, no que diz respeito às exigências diárias de aminoácidos essenciais, destacando a posição vantajosa da carne de frango.
“O OVUM 2024 nos ofereceu uma valiosa oportunidade de nos conectarmos com a comunidade avícola latino-americana por meio de nossas diversas subsidiárias e equipes”, afirmou o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos. “Na Aviagen, estamos comprometidos em compartilhar os mais recentes conhecimentos e inovações para ajudar nossa indústria a avançar no bem-estar das aves, em desempenho e sustentabilidade. Com operações locais na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, e uma equipe dedicada de vendas e serviços, estamos posicionados de maneira única para nos manter próximos aos nossos clientes como nenhuma outra empresa de melhoramento genético. Nosso envolvimento de longa data com o Congresso Latino-Americano de Avicultura reflete esse compromisso, e esperamos continuar essa jornada na próxima edição do OVUM, em 2026, na Guatemala”.
Empresas
Equipe Hubbard na América Latina fortalece conexões com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura
Em seu estande, a empresa apresentou o Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium
A equipe latino-americana da Hubbard® estreitou laços com clientes e a comunidade avícola durante o 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM), realizado em Punta del Este, no Uruguai. Este importante encontro da avicultura mundial, que ocorre a cada dois anos, contou com a presença de mais de 3.200 participantes de 50 diferentes países, em um espaço dinâmico para a colaboração e dicas entre a comunidade avícola na América Latina.
O gerente geral da Hubbard na América Latina, exceto Brasil, Mark Barnes destacou a relevância do OVUM para a indústria avícola: “Participar de eventos como este é essencial para a troca de experiências e inovações no setor. Acreditamos que, ao estreitar laços com nossos parceiros, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento da avicultura na região”, afirmou.
Em seu estande, a Hubbard apresentou seu produto Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium. A equipe manteve diálogos importantes com clientes e parceiros, reafirmando seu compromisso com a inovação e a satisfação das demandas do mercado latino-americano.
“A participação no OVUM 2024 não apenas solidificou a presença da empresa no mercado, mas também reafirmou seu papel como uma das líderes na indústria avícola na América Latina”, disse o diretor de Negócios da Hubbard no Brasil, Carlos Antonio Costa.
Celebração da aposentadoria de Dr. Arnoldo Ruiz
Durante o OVUM, a Hubbard organizou uma recepção especial para homenagear a aposentadoria do Dr. Arnoldo Ruiz, após mais de 25 anos de serviços prestados à empresa. O evento reuniu representantes do Grupo Neria, distribuidor de avós da Hubbard no México, e da Genher, distribuidora na Argentina. O Dr. Ruiz recebeu uma placa e presentes em reconhecimento ao seu profissionalismo e comprometimento com a empresa.