Conectado com
VOZ DO COOP

Sem categoria Perspectivas em 2023

Brasil tem oportunidade de se tornar importante player global de trigo

Estimativas apontam que o país pode se tornar o 10º maior exportador global da commodity na temporada 2022/23.

Publicado em

em

Foto: Diogo Zanatta

Em 2023 o Brasil pode se tornar um importante player nas transações internacionais de trigo.

Segundo pesquisadores do Cepea, atualmente, o país é um grande importador, mas o setor nacional deve aproveitar as oportunidades postas diante da menor oferta argentina e dos problemas logísticos no Mar Negro e elevar sua participação nas exportações mundiais.

Assim, estimativas apontam que o Brasil pode se tornar o 10º maior exportador global da commodity na temporada 2022/23.

No geral, a previsão é de que a produção de trigo no país continue aumentando em 2023, especialmente diante dos elevados preços praticados nos mercados interno e externo.

Desta forma, ao longo do tempo, o volume necessário importado para suprir a demanda interna deverá seguir reduzindo ao mesmo tempo em que se eleva o excedente exportável.

Fonte: Ascom Cepea

Notícias Em setembro

Demanda externa e clima seco no Brasil valorizam preço da soja

Após caírem 3,4% em agosto, a parcial de setembro indica alta para os preços internos do grão. O prêmio de exportação segue em trajetória de valorização, diante da boa demanda externa pela soja brasileira.

Publicado em

em

Foto: Shutterstock

O mês de agosto foi mais um de queda para os preços da soja em Chicago, diante do bom desenvolvimento da safra americana. Entretanto, nos primeiros dias de setembro, o grão tem apresentado valorização na CBOT, diante de alguns fatores. Após caírem 3,4% em agosto, a parcial de setembro indica alta para os preços internos do grão. O prêmio de exportação segue em trajetória de valorização, diante da boa demanda externa pela soja brasileira. A melhora dos preços internos estimulou a comercialização do grão, porém o panorama ainda é de atraso.

Observamos um movimento de recompra dos fundos, que estavam extremamente vendidos, guiado por uma leve piora na condição das lavouras americanas. Além disso, o panorama de clima muito seco no Brasil e perspectiva de atraso das chuvas para o plantio da safra de verão 2024/25 gerou alguma preocupação e contribuiu para a leve alta do grão nesse início de setembro. Até agora, a média mensal apresenta valorização de 1%, para USD 9,91/bu.

Preço da soja em Chicago e em Sorriso – Fonte: CBOT, Cepea

A continuidade da alta do prêmio de exportação e o câmbio desvalorizado dão suporte ao preço doméstico. Na parcial dos dez primeiros dias de setembro, as cotações em Paranaguá registra malta de 5%, para R$ 140/sc.

No acumulado do ano (jan-ago), as exportações do grão alcançaram 83,4 MMt, 3,2%acima do mesmo período do ano passado, quando os embarques totais atingiram o recorde de 101,8 MMt. Em 2024, a China respondeu, até agosto, por 73% do total embarcado em volume pelo Brasil. Ainda segundo os dados da alfândega chinesa, entre jan-jul/24, os chineses importaram 3% menos soja que no mesmo período de 2023, porém, o volume importado do Brasil foi 12%maior.

A comercialização da safra 2023/24 segue com um atraso de 4 p.p. e relação à média dos últimos anos, com 82% comercializado até o início de set/24, segundo a Safras & Mercado. Para a safra 2024/25 o atraso se repete, com 23% comercializado contra a média de 26% nessa época.

Importação de soja da China com origem no Brasil, MM t – Fonte: China Customs

Fonte: Consultoria Agro do Itaú BBA
Continue Lendo

Notícias

Congresso de Agricultura de Baixo Carbono será durante Show Rural

A organização é da Areac (Associação Regional de Engenheiros Agrônomos de Cascavel), Governo do Paraná e parceiros

Publicado em

em

Foto e texto: Assessoria

Trezentas pessoas de 12 estados brasileiros são aguardadas para o 2º Congresso Paranaense de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, que acontecerá em Cascavel, de 27 a 29 de agosto, durante a quinta edição do Show Rural Coopavel de Inverno. Engenheiros agrônomos, produtores rurais e estudantes virão à cidade para ouvir o que há de mais atual sobre um tema que desperta atenções em todo o planeta.

A organização é da Areac (Associação Regional de Engenheiros Agrônomos de Cascavel), Governo do Paraná e parceiros. “Com todo o conteúdo que será apresentado, esperamos mostrar aos produtores rurais que eles podem diminuir a emissão de carbono e, com isso, captar recursos na iniciativa privada. Teremos assuntos também que, além da questão ambiental, indicarão caminhos ao aumento da produtividade”, afirma o coordenador do Congresso, o agrônomo Marcos Roberto Marcon.

 

Programação

A recepção e credenciamento aos congressistas terão início às 17h da terça-feira, 27. A abertura oficial, com pronunciamento de autoridades, está agendada para as 19h, seguida de coquetel. Os trabalhos vão ser desenvolvidos no centro de eventos que, durante o Show Rural Coopavel (verão) recepciona o Show Rural Digital, nas proximidades da entrada principal do parque.

As primeiras palestras acontecerão na manhã da quarta-feira, a partir das 8h30. Entre os temas abordados estarão: Perspectiva de usos da tecnologia ABC+ no Brasil, com o veterinário do Mapa Rodrigo Dantas; Pastagens sustentáveis: estratégias para recuperação e renovação na agricultura de baixa emissão de carbono, com o PhD Sebastião Lustosa, da Unicentro; Programa Soja Baixo Carbono: valorização das práticas agrícolas sustentáveis, com a PhD Roberta Carvanelli, da Embrapa.

Na tarde da quarta, os assuntos serão os seguintes: Desafios e oportunidades em emissões de certificado de carbono, com a gerente de Desenvolvimento de Negócios de Carbono da Basf Camila Leonelli; Monetização e sustentabilidade na agricultura tropical: construindo oportunidades de carbono (Bayer); Mercado de carbono: relevância e perspectivas para a agricultura brasileira, com o líder do Programa de Carbono da UPL Rogério Melo; Expandindo o potencial da agricultura de baixo carbono com créditos de carbono, com Rafael Veiga (Tourba). Depois de debate, os inscritos visitarão o parque do Show Rural de Inverno, preparado para apresentar as melhores soluções às culturas indicadas aos meses frios, e conhecerão a Vitrine Tecnológica.

Os principais temas da quinta-feira pela manhã serão: Inovações em bioinsumos: o papel na agricultura sustentável e na redução de emissões de carbono, com o PhD Marco Antônio Nogueira, da Embrapa; Como a agricultura de precisão impacta no uso eficiente de insumos, com o PhD José Paulo Molina, da Esalq; Case com o agrônomo Jorge Vecchi, da Cocamar; palestra sobre Água na agricultura: desafios e oportunidades para a sustentabilidade e redução de emissão de carbono, com o agrônomo Henrique Doetzer, da Seab.

E na quinta à tarde, os presentes ouvirão sobre: Sistema plantio direto – estamos utilizando os princípios básicos?, com o PhD João Carlos Sá; Adubação de sistemas: nutrindo o solo, reduzindo emissões, com a PhD Tangriani Assmann (UTFPR); Crédito de carbono como mecanismo de sustentabilidade em propriedades rurais, com Marcos Ferronato, e, por fim, Manejo de resíduos agropecuários visando a geração de energia, com o engenheiro ambiental Felipe Marques (CIBiogás).

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Sem categoria

Seminário da ANCP aborda etapas do melhoramento genético

Evento com mais de 500 participantes contou também com lançamento da DEP para facilidade de parto

Publicado em

em

Foto e texto: Assessoria

O 28º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, realizado no último dia 16 de agosto, em Uberaba (MG), superou todas as expectativas. Com o tema central “Da prenhez ao parto”, o evento reuniu mais de 500 participantes, entre criadores, pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, programas de melhoramento, associações de raças bovinas e empresas da área de genética, provenientes do Brasil e de outros países da América do Sul, consolidando-se como um dos mais importantes do setor pecuário.

Promovido pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), o encontro abordou de forma completa as etapas do melhoramento genético que vai da concepção à produção de bezerros, englobando temas como mercado, nutrição e, é claro, genética. As palestras, ministradas por renomados especialistas da área, apresentaram as últimas novidades e tendências do setor, proporcionando aos participantes uma visão aprofundada sobre os desafios e oportunidades do mercado.

Dentro do assunto central do seminário, as palestras abordaram temas como mercado pecuário de cria (Antonio Chaker/Instituto Inttegra), nutrição fetal e qualidade do bezerro (Pedro Veiga/Cargill), expressão genética reprodutiva (professor Zequinha/Unesp Botucatu) e as novas ferramentas de seleção para precocidade sexual (Fernando Baldi/ANCP). Além das palestras, o evento contou com duas mesas redondas para discutir os assuntos abordados.

Um dos momentos mais importantes do evento foi o lançamento da nova DEP (Diferença Esperada na Progênie) para facilidade de parto, ferramenta fundamental para auxiliar os criadores na seleção de animais com maior potencial para partos sem distocias, desenvolvida desde 2018 pela equipe de pesquisa da ANCP, com a colaboração de empresas parceiras e de criadores associados que forneceram dados fenotípicos de FP.

De acordo com Fernando Baldi, estudos preliminares mostram que a nova ferramenta será particularmente útil em situações de animais com DEP para peso ao nascer maior que 1 kg. “A DEP Direta para Facilidade de Parto de Primíparas (DFPP) e a DEP Maternal (MFPP) deverão ser utilizadas de forma complementar junto com a DEP para peso ao nascer na hora de realizar a seleção e o acasalamento dos animais, utilizando os filtros genéticos que oferecidos no programa de acasalamentos MaxPag da ANCP”, explica.

Além da DEP para facilidade de parto, a ANCP trouxe mais duas novidades que foram apresentadas recentemente para seus associados. Uma delas foi a DEP para Mocho, que indica a chance de um animal transmitir a característica mocho para seus filhos. Com ela, os criadores poderão escolher os melhores animais para reprodução, aumentando a variabilidade genética de seu rebanho mocho.

Já a avaliação multirracial, que utiliza a metodologias de metafundadores, realiza avaliações genéticas em conjunto com outras raças zebuínas através da conexão genômica. Isso permite que raças como Brahman, Guzerá e Tabapuã se beneficiem das informações genéticas do Nelore, especialmente para características de difícil mensuração, como eficiência alimentar e qualidade da carcaça.

Para o pecuarista Flávio Teodoro Martins, da Fazenda Batuque, localizada em Cáceres (MT), o seminário foi muito importante, especialmente pelo lançamento da DEP para Facilidade de Parto, essencial para os criadores. “A demanda por essa ferramenta era grande, e a ANCP mais uma vez demonstrou sua capacidade de atender às nossas necessidades”, destaca.

“Com essa nova DEP, poderemos selecionar animais com maior facilidade de parto, reduzindo os problemas nas fazendas comerciais. Além disso, a DEP de Mocho também é um avanço significativo, atendendo à crescente demanda dos criadores. Essas novas ferramentas nos permitem produzir animais com características mais desejáveis, atendendo às exigências do mercado”, elogia Martins.

O evento também foi marcado pelo lançamento do Sumário de Touros das Raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã, edição de agosto de 2024, com informações detalhadas sobre as principais novidades, como tabela de animais líderes para facilidade de parto e DEP de caráter mocho.

O sucesso do 28º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores foi confirmado pelo presidente do Conselho Deliberativo da ANCP, João Carlos Guimarães Giffoni Filho, que destacou a importância do lançamento da nova DEP para facilidade de parto, contemplando os anseios dos criadores associados.

“Os partos distócicos eram um desafio crescente na raça Nelore. Mas a ANCP, mais uma vez, mostrou sua capacidade de inovar. Ao lançar essa nova DEP, estamos oferecendo aos criadores uma ferramenta fundamental para reduzir esse problema e melhorar a saúde dos animais. A satisfação dos criadores durante o evento, que trouxe palestras de alto nível e um público engajado, demonstra a importância dessa nova ferramenta para o setor”, finaliza Guimarães.

 

Cobertura completa na próxima edição do O Presente Rural que começa circular na próxima semana

Fonte: Assessoria
Continue Lendo
IFC

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.