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“Brasil segue como o principal mercado para a Big Dutchman na América Latina”
Em visita ao país, o CEO da Big Dutchman, Dr. Frank Hiller, destacou a importância da participação brasileira para o sucesso da companhia na região

Em 2023, a Big Dutchman, líder mundial em soluções para a produção de aves, ovos e suínos, comemora 85 anos. A empresa, que está presente nos cinco continentes e em mais de 100 países, movimentou no último ano 1.1 bilhão de euros em volume de negócios, um crescimento em torno de 30% nos últimos 10 anos. À frente do grupo desde 1º de abril, Frank Hiller é o primeiro profissional externo a assumir a posição de CEO da empresa familiar, sucedendo Bernd Meerpohl, que esteve no cargo por 31 anos.

(da esq. para a dir.) Dr. Frank Hiller, CEO da Big Dutchman; Wilson Zampini, diretor Geral Big Dutchman Brasil; e Alan Crossan, diretor da Big Dutchman para a América Latina.
Doutor em Engenharia Mecânica, Frank Hiller tem uma carreira sólida que inclui algumas empresas líderes do setor de engenharia mecânica, como Meiller, Leoni e, mais recentemente, como CEO da Deutz AG. Em sua primeira visita ao Brasil, o CEO da Big Dutchman participou de reuniões, conheceu a equipe local e visitou importantes clientes da empresa.
Dr. Hiller destacou o quanto o mercado brasileiro é importante para a companhia, pois o País é o líder na produção de proteína animal, além de ser a sede das maiores empresas produtoras de carne do mundo. “Investimos no Brasil há mais de 30 anos e estamos realmente felizes com tudo que desenvolvemos. Temos um time muito forte e conectado aos clientes. Nas reuniões que fiz fiquei impressionado em constatar como a empresa é valiosa do ponto de vista comercial”, avaliou.
De acordo com o CEO, o Brasil segue como o principal mercado do grupo na América Latina, por isso, durante a visita foram debatidos ao lado da equipe e dos clientes as melhores práticas de gestão, oportunidades para os mercados clássicos (avicultura e suinocultura) e a definição de novos campos de atividade, como a produção de proteína à base de insetos e soluções de energia fotovoltaicas.
Em comparação, na América Latina, o Brasil é um mercado com tanta importância quanto a Alemanha, onde está a sede da companhia, principalmente pelo seu potencial de exportação. Além de ser o maior polo econômico da região, tem também a maior perspectiva de renda. “Esta é a região com maior potencial de crescimento para a Big Dutchman. Prova disso é que várias empresas trouxeram as suas atividades para estes países e estão realizando investimentos significativos”, salientou o executivo.
“Para nós atuar no Brasil é uma oportunidade emocionante, pois é um mercado diverso e que nos desafia há anos. O mercado brasileiro está bem estabelecido e temos uma alta porcentagem de produtos localizados que são comercializados aqui, o que é muito importante e nos faz estudar formas de expandir ainda mais nossa atuação local”, pontuou o CEO.
Investindo no Brasil
Segundo Hiller, a Big Dutchman projeta para os próximos anos aumentar o negócio em terras brasileiras, iniciando por mais investimentos no seu canal de vendas e ampliando o trabalho junto aos representantes para qualificá-los nos aspectos de produção e de logística. Estes investimentos começaram nos últimos dois anos, com capacitação de pessoal e clientes, fornecedores, comunicação e aquisição de máquinas.
“Para ser bem-sucedido no Brasil é importante ter soluções locais para atender as necessidades dos produtores. Por isso é importante aumentar o nosso network logístico e criar mais hubs para sermos mais rápidos e dinâmicos nas entregas aos nossos clientes. Essa visita que fizemos ampliará nosso olhar para novas perspectivas e ideias para continuar crescendo”, comentou.
Soluções digitais e bem-estar animal: o futuro da produção de proteína
A produção de proteína animal moderna enfrentar desafios complexos, ao mesmo tempo em que busca atender todas as novas demandas da sociedade. Isso significa buscar um negócio cada dia mais sustentável, socialmente aceito e lucrativo.
Esses desafios indicam que os produtores e integradoras precisam coletar e gerenciar quantidades cada vez maiores de dados específicos que devem estar disponíveis o tempo todo. Exatamente por isso, a Big Dutchman investe em soluções digitais, como o BFN Fusion, uma plataforma que simplifica a coleta eficiente de dados e gera valor agregado ao negócio, reunindo dados gerados na granja e acrescentando valor relevante à produção.
O sistema fornece dados detalhados de todas as fases da produção e de todos os elos da cadeia de valor. Permite a integração de fábricas de rações, abatedouros, incubatórios, silos de ração, entre outros, e gerencia todos os dados de forma centralizada, permitindo interface direta com sistemas ERP.
O BFN Fusion também facilita a gestão de todos os processos da produção, indica potencial de otimização e torna o negócio mais sustentável e lucrativo. “A plataforma fornece uma base objetiva para decisões de controle e otimização da produção. Contextos e dinâmicas importantes tornam-se visíveis, os erros poder ser evitados e as condições ideais de produção são fáceis de replicar”, explicou o CEO.
No que diz respeito ao bem-estar animal, o software reconhece facilmente se algo está errado, como, por exemplo, a temperatura e a circulação de ar, que podem ser monitoradas sem a necessidade de ter uma pessoa na granja integralmente. É possível realizar o controle das propriedades de qualquer lugar do mundo.
“A Big Dutchman tem muitas soluções focadas no bem-estar animal, isso porque acreditamos que para alimentar o mundo é preciso ter uma produção eficiente e, também, preocupada, evitando doenças e proporcionando ao animal a melhor vida possível”, salientou e disse: “Estamos absolutamente focados em desenvolver soluções tecnológicas que proporcionam a redução dos custos ao produtor e aumentem o bem-estar do animal, tornando as soluções mais econômicas e seguras”.
Para 2024, o CEO explica que os planos da empresa incluem crescer sua atuação no mercado brasileiro e da América Latina, nos segmentos de avicultura de corte, ovos e suínos. “Queremos promover nossas soluções digitais, pois vemos uma grande vantagem competitiva nestas tecnologias, investimos muitos recursos nos últimos anos para atingir os atuais resultados”, finalizou Frank Hiller.
Sobre a Big Dutchman
A Big Dutchman é líder mundial em soluções inovadoras para a moderna produção de aves, ovos e suínos, desde 1938. Atualmente, a empresa está em cinco continentes e em mais de 100 países. No Brasil, a Big Dutchman está presente desde os anos 2000 e conta com mais de 50 representantes de vendas que atuam em todos os Estados com o objetivo de aproximar a marca de seus clientes. A Big Dutchman é uma importante empresa com atuação destacada no mercado nacional e América Latina, demonstrando que a herança octogenária continua viva nas mãos competentes que renovam a história.

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Aurora Coop inaugura indústria de frango griller em Tapejara
Unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.

Foi oficialmente inaugurada na terça-feira (18) a ampliação e modernização do Frigorífico Aurora Coop Tapejara I (FATA I), localizado na Linha São Silvestre, município de Tapejara (RS). A unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.
A modernização do FATA I representa um marco para a economia regional. A reforma ampliou a área construída para 18,5 mil metros quadrados e revitalizou 74% da estrutura, o frigorífico retorna praticamente como uma nova indústria. A capacidade de abate aumenta em 80%, chegando a 10 mil aves/hora, abastecidas por produtores rurais integrados da região, fortalecendo a cadeia produtiva local. A diversificação do mix, que prioriza frango Griller e cortes temperados, amplia oportunidades de mercado e valor agregado. Com certificação SIF e Halal, a unidade passa a exportar para o Oriente Médio e outros mercados, projetando faturamento anual de R$ 238 milhões.

A indústria recebeu investimentos totais da ordem de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação – Fotos: Sara Bellaver/MB Comunicação
O impacto social é expressivo: a unidade inicia com 520 empregos diretos, podendo chegar a 980 com o segundo turno. Considerando os indiretos, serão mais de 1.500 novos postos de trabalho, todos com recrutamento regional. Os municípios do entorno também serão beneficiados com R$ 2,95 milhões anuais em ICMS, impulsionando serviços, comércio e renda.
Aurora Coop em crescimento
Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Aurora Coop está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais. Em relação a Tapejara declarou que “a Aurora Coop, cumprindo com o seu dever, após ter feito a aquisição das unidades industriais da empresa Agro Danielli, de imediato cuidou de fazer uma ampliação, recuperando em muito a capacidade produtiva da unidade de São Silvestre. Esta unidade passa a produzir o frango griller voltado mais especificamente para o mercado árabe de consumo, aos países do Oriente Médio, para o qual estamos completando o nosso portfólio de produto de preferência daquele consumidor”.
O diretor industrial Christian Klauck apresentou todas as informações sobre os investimentos realizados na unidade, destacou a aplicação

Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Cooperativa Central está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais
de R$ 60 milhões em sistemas ambientais que garante operação sustentável, com tecnologia avançada, eficiência energética e tratamento moderno de efluentes. A gerente do Frigorífico Aurora Tapejara I (FATA I) Keli Delazeri discorreu sobre o início da operação, a geração de empregos e as características do funcionamento da unidade.
Participaram da cerimônia a diretoria da Aurora Coop e os dirigentes das cooperativas filiadas. Também prestigiaram o ato o representante do governador Eduardo Leite, secretário do de trabalho e desenvolvimento profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella; o senador Luis Carlos Heinze, o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff e o vice-prefeito Rodinei Bruel, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Eduardo de Oliveira, a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura Juliana Satie, o secretário de Turismo Ronaldo Santini e o Secretário de Agricultura Eduardo Bortolotto, entre outras autoridades.
O novo FATA I consolida Tapejara e o noroeste gaúcho como polos estratégicos da produção avícola, combinando desenvolvimento econômico, inovação industrial e responsabilidade ambiental.
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Aniversário de 36 anos da Credicoamo é marcado por lançamentos
Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados.

Na manhã desta segunda-feira (17), as comemorações pelos 36 anos da Credicoamo movimentaram a Administração Central e as agências no Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados. A Credicoamo nasceu do propósito de oferecer mais do que crédito, nasceu para formar uma cultura de prosperidade e gestão eficiente de recursos.
Gestão eficiente de recursos, inclusive, foi o tema abordado na palestra deste ano, que contou com o professor Reinaldo Domingos, referência nacional em educação financeira. “Esse ecossistema entre empresa do agronegócio e empresa-família precisa ter conexões suficientes para poder gerir recursos com sustentabilidade, resultados positivos e sonhos realizados”.
Antes da palestra, o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, deixou sua mensagem, evidenciando o dia de gratidão e emoção. Convidou os presentes a acompanharem um vídeo, que fez o público voltar ao ano de 1989, em que, o Diretor Administrativo-Financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, fazia a leitura da criação da Credicoamo. Goldoni aproveitou o momento festivo para reconhecer e homenagear o diretor pelo empenho e seriedade na constituição da cooperativa.
O idealizador e presidente do Conselho de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, relembrou momentos da fundação da cooperativa de crédito, contando que ela surgiu para propiciar uma vida financeira segura e próspera aos associados.
Estiveram presentes no aniversário, em Campo Mourão (PR), associados, conselheiros, diretores e convidados.
Atos que constituíram o aniversário

Educação Financeira: Após a palestra, o diretor Financeiro e Riscos, Elton Alexandre Scramocin, lançou o Programa de Educação Financeira da Credicoamo, reforçando o propósito de formar uma cultura financeira sólida, consciente e sustentável entre os associados e suas famílias. O assunto já faz parte do dia a dia da cooperativa de crédito e agora ganha o reforço de uma plataforma (acesse aqui). “Contamos com o apoio e utilização da plataforma para desenvolvermos uma vida financeira sustentável”, destacou o diretor.
Divulgação da 3ª edição do Aniversário Automotivo: Feita pelo diretor de Negócios Dilmar Antônio Peri, o qual reforçou as condições especiais de financiamento de veículos, prazos ampliados e taxas diferenciadas, sendo uma oportunidade exclusiva aos associados.
Lançamento do consórcio: Dilmar falou do novo produto, que representa uma forma inteligente de conquistar patrimônio, sem custo financeiro adicional, fortalecendo o planejamento e o uso eficiente dos recursos. “Nós queremos realizar os sonhos dos associados, com condições muito especiais”, afirmou Dilmar.
Lançamento do programa de relacionamento Bônus de Seguro: Na renovação do seguro contratado em 2025, será conferido um bônus que será concedido no mês seguinte ao pagamento, como forma de valorização da parceria e confiança depositada na Credicoamo Seguros, explicou o presidente Executivo Alcir José Goldoni. “As boas notícias apresentadas nesta manhã cooperam por um mundo próspero, sendo gratificante poder divulgar produtos e serviços benéficos ao associado”, finalizou o presidente.
No canal do Youtube da Coamo, confira a palestra e mais detalhes do aniversário:
https://www.youtube.com/watch?v=HZo4slCC39M
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Vetanco Brasil anuncia a contratação de Ana Luiza Lora como Coordenadora Técnica de Biológicos
Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.

A médica-veterinária Ana Luiza Lora é a nova Coordenadora Técnica de Biológicos da Vetanco do Brasil. Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.
Ao longo de sua carreira, acumulou sólidos conhecimentos atuando como extensionista e sanitarista de frango de corte. Na Vetanco, seu foco será a plataforma Biotech Vac, uma das grandes inovações da companhia. Entre seus avanços mais recentes, destaca-se a Biotech Vac Salmonella, considerada a vacina mais inovadora do mercado no controle das salmonelas paratíficas.
Ana Lora é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e possui pós-graduação em Sanidade Avícola pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), formação que complementa sua experiência prática e reforça sua qualificação para atuar na linha de biológicos da empresa.
Com sua chegada, a Vetanco reafirma o compromisso de seguir inovando no desenvolvimento de soluções para a saúde animal, fortalecendo sua equipe técnica e ampliando sua atuação junto ao setor avícola brasileiro.



