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Brasil lidera fornecimento de alimentos a islâmicos, mas ainda falta avançar no valor agregado
Avanço do Brasil nos mercados islâmicos passa por ampliar a disponibilidade de alimentos industrializados certificados sob padronização islâmica (halal) e de o empresariado compreender as necessidades do consumidor muçulmano.
O Brasil já é o líder mundial no fornecimento de alimentos e bebidas para os 57 países da Organização para Cooperação Islâmica (OCI), segundo dados apresentados hoje (23) pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB).
De acordo com a entidade, em 2022, as exportações desses gêneros para o bloco totalizaram US$ 23,41 bilhões, desempenho que colocou o Brasil à frente de concorrentes especializados como Estados Unidos, Indonésia, Turquia, Austrália e China, e ainda representou avanço de 41% sobre as vendas efetivadas no ano anterior.
Na avaliação da instituição, embora o resultado seja expressivo, a pauta de exportações para o mundo islâmico ainda é limitada a alimentos básicos, principalmente carnes, açúcar, grãos e cereais. A Câmara Árabe também diz que as vendas brasileiras representam apenas 10% de tudo o que a OCI compra de fornecedores estrangeiros, havendo, portanto, espaço para o país crescer, sobretudo nas categorias de valor agregado.
“Há que se diversificar a pauta de exportações, incluindo produtos de valor agregado, fortalecer as ações de promoção do produto brasileiro com ainda mais intensidade do que temos feito, tornar o Brasil para o consumidor muçulmano sinônimo de respeito as suas tradições e ampliar a disponibilidade de produtos industrializados com certificação halal [de produção conforme às tradições do islã] não só no segmento de alimentos”, resumiu Osmar Chohfi, presidente da entidade, na abertura do Global Halal Brazil Business Forum.
Para o ex-diplomata, o avanço do Brasil nos mercados islâmicos passa por ampliar a disponibilidade de alimentos industrializados certificados sob padronização islâmica (halal) e de o empresariado compreender as necessidades do consumidor muçulmano. Em sua fala, ele citou a jornada de especialização do setor de proteínas, que iniciou vendas para países islâmicos em 1977 e hoje faz do Brasil o maior exportador do mundo de carne de frango e bovina de padronização islâmica (halal), enviando a esses mercados cerca de 30% do total das exportações.
Na visão de Chohfi, o Brasil tem condições estruturais para ampliar sua inserção no mundo muçulmano para além das carnes e dos produtos básicos. Ele citou o fato de o país ter uma indústria alimentícia competitiva, produtos já inseridos em mercados de consumo islâmicos com reputação de qualidade e de fornecimento confiável e uma marca positiva junto ao consumidor muçulmano em função da postura diplomática brasileira, centrada no “diálogo” e na “não beligerância”.
Chohfi fez menção, inclusive, à recente atuação do Brasil na presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas em favor das vítimas do atual conflito no Oriente Médio. “Não poderia deixar de mencionar o grande pesar pelos trágicos acontecimentos e todas as suas vítimas, o desejo de que prevaleçam as normas do direito humanitário, a proteção das populações civis e o anseio para que se alcance um dia a paz e a segurança.”
O ex-diplomata também destacou que o Brasil possui iniciativas de fomento de exportações halal estruturadas, entre elas o Halal do Brasil, da Câmara Árabe e da agência Apex Brasil, de promoção de exportações, lançado em 2022. Para ele, o projeto enfrenta dois gargalos relevantes ao avanço do Brasil no mundo islâmico, que é o reforço nas ações de promoção no exterior e o estímulo à empresas para a aquisição da primeira certificação halal.
No primeiro fronte, o Chohfi disse que, nos últimos doze meses, o projeto já levou empresas a feiras na Arábia Saudita, Emirados Árabes, Malásia e Alemanha. No fronte da certificação, sensibilizou mais de 300 empresas para as oportunidades em mercados islâmicos, algumas das quais já iniciaram o processo de certificação halal, para homologar produtos como oriundos de métodos conformes às tradições islâmicas.
“É indispensável que o empresariado brasileiro considere oportunidades de negócios em países muçulmanos quando formatarem seus planos de internacionalização”, apelou à audiência composta por representantes de empresas brasileiras e compradores muçulmanos convidados para rodadas de negócios.
“A Câmara Árabe também tem meios de auxiliá-los na construção de planos de negócios sólidos e detalhados para diferentes países muçulmanos, considerando demandas reais desses mercados e as aptidões de suas organizações. Nossas portas estão abertas a todas as empresas que desejam se internacionalizar”, finalizou.
O Global Halal é patrocinado por BRF, Marfrig, Minerva Foods, Laila Travel, Turkish Airlines e Embratur, tem parceria da Apex Brasil, Câmara Islâmica de Comércio, Indústria e Agricultura, União das Câmaras Árabes e Liga Árabe, e apoio da Halal Academy.
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Falta de chuva preocupa; cotações da soja têm novos aumentos
Paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.
A falta de chuva nas principais regiões produtoras de soja no Brasil vem deixando agentes em alerta, visto que esse cenário pode atrasar o início da semeadura na temporada 2024/25.
Segundo pesquisas do Cepea, nesse cenário, vendedores restringem o volume ofertado no spot nacional, ao passo que consumidores domésticos e internacionais disputam a aquisição de novos lotes.
Com a demanda superando a oferta, os prêmios de exportação e os preços domésticos seguem em alta, também conforme levantamentos do Cepea.
A paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.
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Exportação de ovos cai 42% em um ano e processados têm menor participação desde dezembro de 2022
De acordo com dados da Secex, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.
As exportações brasileiras de ovos comerciais recuaram pelo segundo mês consecutivo, refletindo a diminuição nos embarques de produtos processados, como ovalbumina e ovos secos/cozidos.
De acordo com dados da Secex, compilados e analisados pelo Cepea, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.
Das vendas externas registradas no último mês, apenas 24,6% (o equivalente a 305 toneladas) corresponderam a produtos processados, a menor participação dessa categoria desde dezembro de 2022, também conforme a Secex.
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Preços do milho seguem em alta no Brasil
Atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.
Levantamentos do Cepea mostram que os preços do milho seguem em alta no mercado doméstico.
Segundo pesquisadores deste Centro, atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.
Do lado da demanda, pesquisadores do Cepea explicam que a procura internacional pelo milho brasileiro tem se aquecido, sustentada pela maior paridade de exportação.
Compradores internos também têm retomado as negociações, seja para recompor estoques e/ou por temerem novas valorizações nos próximos dias.
Quanto aos embarques, em agosto, somaram 6,06 milhões de toneladas do cereal, praticamente o dobro das 3,55 milhões escoadas em julho, mas ainda 35% inferiores aos de agosto de 2023, conforme dados Secex.