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Brasil alcança (e deve passar) média mundial no consumo de ovos

Em 2019 cada brasileiro consumiu em média 230 ovos, alcançando pela primeira vez na história a média mundial do consumo dessa proteína

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Em 2019 cada brasileiro consumiu em média 230 ovos, alcançando pela primeira vez na história a média mundial do consumo dessa proteína. No ano passado, a produção de ovos no Brasil teve um crescimento de 10%, totalizando mais de 49 bilhões de unidades. Isso quer dizer que o país produz nada menos que 1,5 mil ovos por segundo. E o mercado está fervendo. Para 2020, a expectativa é consumir cerca de 240 ovos/per capita. E não é o preço da carne o principal fator para o aumento no consumo, mas sim a informação.

É o que defende o presidente do Instituto Ovos Brasil, Ricardo Santin, que comemora o bom desempenho desse setor do agronegócio e projeta um ano ainda mais atrativo para a postura no país. “Em 2019 o mercado de ovos apresentou um belo crescimento 10% na produção. Chegamos a 49 bilhões de unidades, basicamente por conta do aumento do consumo interno. Conseguimos atingir a meta mundial no consumo de ovos, saltamos de 212 (per capita) em 2018 para 230 no ano passado. Essa era nossa a grande meta, atingir a média mundial. Agora seguimos com novas projeções de crescimento para 2020. Ainda não temos os números fechados, mas em 2020 o consumo no Brasil deve passar de 240 ovos per capita”, aponta Santin.

A renda do produtor também foi favorável, com pequeno aumento dos custos no fim do ano, por conta do aumento do preço do milho, principal insumo na dieta das aves. “O Instituto Ovos Brasil não acompanha preços por questões de compliance, mas pelo que soubemos o mercado interno está comprando com melhores preços, preços positivos, com pequeno aumento de custos no final do ano por causa do aumento do preço do milho.

“Em um segundo, 1,5 mil ovos. É um número que acho bastante interessante. Essa cadeia é tão grande que a gente acaba perdendo a percepção do que representa. Esse volume gigantesco de produção mostra que o mercado do ovo está consolidado e em crescimento”.

De acordo com Santin, a quebra de alguns mitos acerca dessa proteína e a informação ao consumidor e profissionais de saúde sobre seus benefícios alavancou o consumo, que há dez anos era aproximadamente a metade do que foi em 2019. “Houve aumento de consumo especialmente pelo que chamo de qualificação do consumo. As pessoas começaram a acreditar mais no ovo, deixaram mitos de lado, como aquele que dizia que o ovo provocava colesterol. Hoje sabe-se que o ovo está mais para remédio do que para vilão, é um alimento essencial à saúde”, aponta o presidente do Instituto.

De acordo com ele, um longo trabalho de informação foi feito na última década. “Fizemos levantamentos a dez anos atrás sobre mitos que influenciavam no não consumo, então começamos a trabalhar para quebrar esses mitos. O Instituto Ovos Brasil trabalha com médicos, nutrólogos, nutricionistas, enviando notícias para eles, artigos científicos atualizados, e isso foi ajudando a formar opinião. No site ovotododia.com.br temos sempre posts atualizados, receitas de como fazer doces, salgados, como prato principal. É um trabalho paulatino, silencioso, mas consistente. Criamos campanhas para que as pessoas tenham a noção e saibam da qualidade e sabor do ovo, que é o segundo melhor alimento na natureza, após o leite materno. É saboroso, tem qualidade e é nutritivo”, destaca.

Santin amplia: “A qualificação de consumo se dá por conta da percepção das pessoas sobre as qualidades e aspectos nutricionais do ovo. Ele contém nutrientes que fazem bem à saúde, como o Selênio, que é antioxidante, a Colina, que melhora a memória dos adultos e ajuda na ligação entre mãe e feto, o Zinco, bom para a imunidade e combate à diabetes, Luteína, vitaminas A, B e E, entre tantos outros”, cita o presidente. “Com o aumento da informação, o ovo ganhou mais espaço na mesa do consumidor, que hoje inclusive tem o ovo como prato principal. O consumidor está passando a comer ovo como refeição”, garante.

Carne mais cara também ajuda no consumo

Se por um lado a informação tem atraído o ovo para o prato de novos consumidores, o preço mais elevado das carnes no fim do ano passado e início de 2020 também contribuiu para esse consumo maior, cita Santin. “A gente vinha de um período de recessão econômica, e o ovo foi importante para substituir outras proteínas. O aumento no preço das carnes deve ajudar ainda mais a consolidar o mercado do ovo”, sugere o dirigente.

De acordo com o profissional, há ainda espaço para crescer de acordo com a demanda, mas também nos embarques para outros países. “Estamos crescendo com base na demanda, mas há um vácuo nesse setor, pois a gente exporta menos de 1% de tudo que produz. Temos capacidade para crescer também nos números das exportações”, sugere.

O consumo de ovos no desenvolvimento ósseo da criança

“O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento do bebê nos seis primeiros meses de vida, pois proporciona todos os nutrientes necessário nesta fase. A partir do sexto mês, novos alimentos são introduzidos de forma gradual e expõem o bebê a novos sabores e novas texturas que se modificam até que as refeições sejam as mesmas para toda a família”. As informações são de uma campanha do Instituto Ovos Brasil para o aumento do consumo.

“O ovo é um alimento que faz parte da rotina do bebê a partir do sexto mês e colabora para atender as novas necessidades deste ser em crescimento. Proteína, colina, luteína e zeaxantina, ácidos graxos poli-insaturados, vitaminas lipossolúveis como a vitamina D são encontrados no ovo.

Ao engatinhar, caminhar, brincar, que são práticas progressivas relacionadas à idade da criança, o ovo favorece o aumento da massa óssea. Assim, a prática de exercício físico e boa alimentação no período pode reduzir o risco de osteoporose em idades mais avançadas, cita a campanha.

“Quando o assunto é alimentação, é importante que seja equilibrada, que contenha verduras, legumes, frutas e alimentos fonte de proteína, como o ovo. Este incrementa a alimentação com nutrientes como vitamina D, cálcio, magnésio, que são nutrientes que participam da formação óssea”.

“Dois carotenoides presentes no ovo – a luteína e zeaxantina, têm ação antioxidante e combatem radicais livres. É sabido que a associação de prática de exercício físico e alimentação equilibrada com o consumo do ovo pode favorecer um melhor desenvolvimento músculo/esquelético e garantir uma vida mais saudável”.

Outras notícias você encontra na edição de Aves de janeiro/fevereiro de 2020 ou online.

Fonte: O Presente Rural

Avicultura

Com 33 anos de atuação, Sindiavipar reforça protagonismo do Paraná na produção de frango

Trabalho conjunto com setor produtivo e instituições públicas sustenta avanços em biosseguridade, rastreabilidade e competitividade.

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O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) celebra, nesta quarta-feira (19), 33 anos de atuação em defesa da avicultura paranaense. Desde sua fundação, em 1992, a entidade reúne e representa as principais indústrias do setor com objetivo de articular políticas, promover o desenvolvimento sustentável e fortalecer uma cadeia produtiva que alimenta milhões de pessoas dentro e fora do Brasil.

Foto: Shutterstock

Ao longo dessas mais de três décadas, o Sindiavipar consolidou seu papel como uma das entidades mais relevantes do país quando o assunto é sanidade avícola, biosseguridade e competitividade internacional. Com atuação estratégica junto ao poder público, entidades setoriais, instituições de pesquisa e organismos internacionais, o Sindiavipar contribui para que o Paraná seja reconhecido pela excelência na produção de carne de frango de qualidade, de maneira sustentável, com rastreabilidade, bem-estar-animal e rigor sanitário.

O Estado é referência para que as exportações brasileiras se destaquem no mercado global, e garantir abastecimento seguro a diversos mercados e desta forma contribui significativamente na segurança alimentar global. Esse desempenho se sustenta pelo excelente trabalho que as indústrias avícolas do estado executam quer seja através investimentos constantes ou com ações contínuas de prevenção, fiscalização, capacitação técnica e por uma avicultura integrada, inovadora, tecnológica, eficiente e moderna.

Foto: Shutterstock

Nos últimos anos, o Sindiavipar ampliou sua agenda estratégica para temas como inovação, sustentabilidade, educação sanitária e diálogo com a sociedade. A realização do Alimenta 2025, congresso multiproteína que reuniu autoridades, especialistas e os principais players da cadeia de proteína animal, reforçou a importância do debate sobre biosseguridade, bem-estar-animal, tecnologias, sustentabilidade, competitividade e mercados globais, posicionando o Paraná no centro das discussões sobre o futuro da produção de alimentos no país.

Os 33 anos do Sindiavipar representam a trajetória de um setor que cresceu com responsabilidade, pautado pela confiança e pelo compromisso de entregar alimentos de qualidade. Uma história construída pela união entre empresas, colaboradores, produtores, lideranças e parceiros que acreditam no potencial da avicultura paranaense.

O Sindiavipar segue atuando para garantir um setor forte, inovador e preparado para os desafios de um mundo que exige segurança, eficiência e sustentabilidade na produção de alimentos.

Fonte: Assessoria Sindiavipar
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Avicultura

União Europeia reabre pre-listing e libera avanço das exportações de aves e ovos do Brasil

Com o restabelecimento do sistema de habilitação por indicação, frigoríficos que atenderem às exigências sanitárias poderão exportar de forma mais ágil, retomando um mercado fechado desde 2018.

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A União Europeia confirmou ao governo brasileiro, por meio de carta oficial, o retorno do sistema de habilitação por indicação da autoridade sanitária nacional, o chamado pre-listing, para estabelecimentos exportadores de carne de aves e ovos do Brasil. “Uma grande notícia é a retomada do pré-listing para a União Europeia. Esse mercado espetacular, remunerador para o frango e para os ovos brasileiros estava fechado desde 2018. Portanto, sete anos com o Brasil fora”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Foto: Freepik

Com a decisão, os estabelecimentos que atenderem aos requisitos sanitários exigidos pela União Europeia poderão ser indicados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e, uma vez comunicados ao bloco europeu, ficam aptos a exportar. No modelo de pre-listing, o Mapa atesta e encaminha a lista de plantas que cumprem as normas da UE, sem necessidade de avaliação caso a caso pelas autoridades europeias, o que torna o processo de habilitação mais ágil e previsível. “Trabalhamos três anos na reabertura e, finalmente, oficialmente, o mercado está reaberto. Todas as agroindústrias brasileiras que produzem ovos e frangos e que cumprirem os pré-requisitos sanitários podem vender para a Comunidade Europeia”, completou.

A confirmação oficial do mecanismo é resultado de uma agenda de trabalho contínua com a Comissão Europeia ao longo do ano. Em 2 de outubro, missão do Mapa a Bruxelas, liderada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, levou à União Europeia um conjunto de pedidos prioritários, entre eles o restabelecimento do pre-listing para proteína animal, o avanço nas tratativas para o retorno dos pescados e o reconhecimento da regionalização de enfermidades.

Na sequência, em 23 de outubro, reunião de alto nível em São Paulo entre o secretário Luís Rua e o comissário europeu para Agricultura, Christophe Hansen, consolidou entendimentos na pauta sanitária bilateral e registrou o retorno do sistema de pre-listing para estabelecimentos brasileiros habilitados a exportar carne de aves, o que agora se concretiza com o recebimento da carta oficial e permite o início dos procedimentos de habilitação por parte do Mapa. O encontro também encaminhou o avanço para pre-listing para ovos e o agendamento da auditoria europeia do sistema de pescados.

Foto: Ari Dias

Na ocasião, as partes acordaram ainda a retomada de um mecanismo permanente de alto nível para tratar de temas sanitários e regulatórios, com nova reunião prevista para o primeiro trimestre de 2026. O objetivo é assegurar previsibilidade, transparência e continuidade ao diálogo, reduzindo entraves técnicos e favorecendo o fluxo de comércio de produtos agropecuários entre o Brasil e a União Europeia.

Com o pre-listing restabelecido para carne de aves e ovos, o Brasil reforça o papel de seus serviços oficiais de inspeção como referência na garantia da segurança dos alimentos e no atendimento às exigências do mercado europeu, ao mesmo tempo em que avança em uma agenda de facilitação de comércio baseada em critérios técnicos e cooperação regulatória.

Fonte: Assessoria Mapa
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Avicultura

Exportações gaúchas de aves avançam e reforçam confiança do mercado global

Desempenho positivo em outubro, expansão da receita e sinais de estabilidade sanitária fortalecem o posicionamento do estado no mercado externo.

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O setor agroindustrial avícola do Rio Grande do Sul mantém um ritmo consistente de recuperação nas exportações de carne de frango, tanto processada quanto in natura. Em outubro, o estado registrou alta de 8,8% no volume embarcado em relação ao mesmo mês do ano passado. Foram 60,9 mil toneladas exportadas, um acréscimo de 4,9 mil toneladas frente às 56 mil toneladas enviadas em outubro de 2023.

A receita também avançou: o mês fechou com US$ 108,9 milhões, crescimento de 5% na comparação anual.

No acumulado de janeiro a outubro, entretanto, o desempenho ainda reflete os impactos do início do ano. Os volumes totais apresentam retração de 1%, enquanto a receita caiu 1,8% frente ao mesmo período de 2024, conforme quadro abaixo:

O rápido retorno das exportações de carne de aves do Rio Grande do Sul para mercados relevantes, confirma que, tanto o estado quanto o restante do país permanecem livres das doenças que geram restrições internacionais.

Inclusive, o reconhecimento por parte da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e muitos outros mercados demonstram a importância do reconhecimento da avicultura do Rio Grande do Sul por parte da China, ainda pendente. “Estamos avançando de forma consistente e, em breve, estaremos plenamente aptos a retomar nossas exportações na totalidade de mercados. Nossas indústrias, altamente capacitadas e equipadas, estão preparadas para atender às demandas de todos os mercados, considerando suas especificidades quanto a volumes e tipos de produtos avícolas”, afirmou José Eduardo dos Santos, Presidente Executivo da Organização Avícola do Rio Grande do Sul (Asgav/Sipargs).

Indústria e produção de ovos

O setor da indústria e produção de ovos ainda registra recuo nos volumes exportados de -5,9% nos dez meses de 2025 em relação ao mesmo período de 2024, ou seja, -317 toneladas. Porém, na receita acumulada o crescimento foi de 39,2%, atingindo um total de US$ 19 milhões de dólares de janeiro a outubro deste ano.

A receita aumentou 49,5% em outubro comparada a outubro de 2024, atingindo neste mês a cifra de US$ 2.9 milhões de dólares de faturamento. “A indústria e produção de ovos do Rio Grande do Sul está cada vez mais presente no mercado externo, o atendimento contínuo aos mais diversos mercados e o compromisso com qualidade, evidenciam nosso potencial de produção e exportação”, pontua Santos.

Exportações brasileiras

As exportações brasileiras de carne de frango registraram em outubro o segundo melhor resultado mensal da história do setor, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Ao todo, foram exportadas 501,3 mil toneladas de carne no mês, saldo que superou em 8,2% o volume embarcado no mesmo período do ano passado, com 463,5 mil toneladas.

Presidente Eeecutivo da Organização Avícola do Rio Grande do Sul, José Eduardo dos Santos: “A indústria e produção de ovos do Rio Grande do Sul está cada vez mais presente no mercado externo, o atendimento contínuo aos mais diversos mercados e o compromisso com qualidade, evidenciam nosso potencial de produção e exportação”

Com isso, as exportações de carne de frango no ano (volume acumulado entre janeiro e outubro) chegaram a 4,378 milhões de toneladas, saldo apenas 0,1% menor em relação ao total registrado no mesmo período do ano passado, com 4,380 milhões de toneladas.

A receita das exportações de outubro chegaram a US$ 865,4 milhões, volume 4,3% menor em relação ao décimo mês de 2024, com US$ 904,4 milhões. No ano (janeiro a outubro), o total chega a US$ 8,031 bilhões, resultado 1,8% menor em relação ao ano anterior, com US$ 8,177 bilhões.

Já as exportações brasileiras de ovos (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 2.366 toneladas em outubro, informa a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O número supera em 13,6% o total exportado no mesmo período do ano passado, com 2.083 toneladas.

Em receita, houve incremento de 43,4%, com US$ 6,051 milhões em outubro deste ano, contra US$ 4,219 milhões no mesmo período do ano passado. No ano, a alta acumulada chega a 151,2%, com 36.745 toneladas entre janeiro e outubro deste ano contra 14.626 toneladas no mesmo período do ano passado. Em receita, houve incremento de 180,2%, com US$ 86,883 milhões nos dez primeiros meses deste ano, contra US$ 31,012 milhões no mesmo período do ano passado.

Fonte: Assessoria ABPA
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