Conectado com

Notícias Em Santa Catarina

Biosseguridade e sustentabilidade na suinocultura será tema de encontro na ACCS

Próximo dia 26 de outubro, evento reunirá produtores e especialistas para discutir temas como biosseguridade, outorga da água e pegada de carbono.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/ACCS

A Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) organiza, em parceria com a Embrapa Suínos e Aves e a Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, uma importante reunião destinada aos suinocultores independentes e mini-integradores. O evento, que ocorrerá no próximo dia 26 de outubro, visa discutir questões essenciais para o setor, abordando desde a biosseguridade até temas de sustentabilidade e regulação.

Entre os temas que serão debatidos estão a biosseguridade, a outorga da água e a pegada de carbono, essenciais para garantir uma produção sustentável e competitiva. Segundo o presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi, a reunião é uma oportunidade para os produtores se manterem atualizados e se prepararem para os desafios futuros. “É fundamental que todos estejam cientes das exigências e práticas recomendadas para a continuidade da atividade suinícola de forma segura e sustentável”, afirmou Losivanio.

Estarão presentes no encontro: O presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi; o chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Luis Krabbe; o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto.

Fonte: Assessoria ACCS

Notícias Em parceria com a UPF

Sindilat/RS lança cartilha com orientações para bem-estar animal no verão

Publicado em

em

Foto: Fernando Kluwe Dias

Buscando incentivar a adoção de práticas que visem o bem-estar dos animais e, ao mesmo tempo, a manutenção do volume e da qualidade do leite nos períodos mais quentes do ano, o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) elaborou, em conjunto com a Universidade de Passo Fundo (UPF), a Cartilha de Verão para os produtores de leite, que pode ser acessada clicando aqui. “Relacionamos um conjunto de medidas na nutrição e no manejo durante o verão que ajudam a evitar variações e a manter a qualidade do leite, inclusive com relação à diminuição nos desvios de crioscopia, comuns nos períodos mais quentes, preservando a qualidade e volume da produção”, explica Darlan Palharini, secretário executivo do Sindilat/RS.

Conforme o médico-veterinário, doutor em Ciências Veterinárias, professor e pesquisador na UPF, Carlos Bondan, a cartilha busca orientar sobre preocupações que ressurgem com a chegada do verão, e que podem diminuir a quantidade e qualidade do leite. “Temos percebido em estudos em parceria com o Sindilat/RS, que fatores como temperatura, umidade altas e fatores nutricionais estão relacionados a uma diminuição dos sólidos não gordurosos. E o estresse térmico tem uma participação muito grande nesses fatores”, explica.

Na cartilha, as soluções indicadas para garantir o conforto térmico dos rebanhos leiteiros ajudam a minimizar os efeitos do calor e garantir a saúde e a produtividade das vacas.

Elas incluem fornecimento de sombra, uso de aspersores e ventiladores, alimentação balanceada, acesso irrestrito à água, manejo adequado da ordenha e monitoramento da saúde do rebanho. “Os bovinos são muito exigentes quanto à qualidade da água. Gostam de tomar água limpa e com uma temperatura entre 18 e 20 graus. Na alimentação, o desafio é o equilíbrio entre a energia e a proteína. Acredito que a crioscopia vá nessa mesma direção. Então o produtor deve consultar um nutricionista e tentar encontrar o melhor caminho para a suplementação dos seus rebanhos”, recomenda o professor.

Fonte: Assessoria Sindilat/RS
Continue Lendo

Notícias No Equador

ABCZ vai participar do 1º Encontro Internacional de Juízes de Raças Zebuínas

Marcado para 20 a 22 de outubro, o encontro vai contar com a presença de cerca de 30 juízes de 10 países.

Publicado em

em

Vice-presidente da ABCZ, Arnaldo Borges, é um dos juízes que vai compartilhar o seu conhecimento com os participantes - Foto: Divulgação/ABCZ

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) irá participar da primeira edição do Encontro Internacional de Juízes de Raças Zebuínas, parte da programação da 3ª Expo Cebú, em Chone, no Equador. Marcado para 20 a 22 de outubro, o encontro vai contar com a presença de cerca de 30 juízes de 10 países.

O vice-presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, será um dos juízes participantes do evento, que foi pensado para multiplicar o conhecimento dos melhores profissionais dos julgamentos das raças zebuínas.

O Encontro Internacional de Juízes de Raças Zebuínas foi escolhido para inaugurar a programação da maior feira da pecuária zebuína do Equador, servindo também como preparação para a próxima edição do Congresso Mundial de Criadores de Zebu (Comcebu), em 2026.

Entre os países participantes, encontram-se os Estados Unidos, Nicarágua, Venezuela, Colômbia, Argentina, México, Brasil, Bolívia e Paraguai.

A comitiva de juízes do Brasil será composta por Arnaldo Manuel, Lucyana Queiroz, William Koury, Fábio Nogueira, André Rabelo, Marcelo Cembranelli e Célio Heim.

As inscrições para o evento podem ser feitas clicando aqui.

Fonte: Assessoria ABCZ
Continue Lendo

Notícias

Setor avícola discute fim dos embargos às exportações após conclusão dos 90 dias do caso de Newcastle no Rio Grande do Sul

Término do prazo de averiguação sem mais alterações deve garantir fim de embargos à carne de frango gaúcha.

Publicado em

em

Foto: Shutterstock

Para tratar sobre o encerramento dos 90 dias do caso de Newcastle no Rio Grande do Sul, o setor avícola gaúcho se reuniu, na quinta-feira (17), com representantes da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Após este prazo e cumpridos todos os requisitos e procedimentos definidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), a expectativa do setor é pelo encerramento de embargos às exportações avícolas gaúchas por parte de alguns países que ainda mantem restrições.

Na última sexta-feira (11), o Mapa/DSA/DAS emitiu a Nota Técnica 26 que traz a cronologia dos procedimentos e critérios adotados para a solução e finalização do caso de Doença de Newcastle dentro dos 90 dias, preconizados pela OMSA.

Presidente executivo da Organização Avícola do Rio Grande do Sul (Asgav/Sipargs), Eduardo Santos: ” O histórico do Rio Grande do Sul nas exportações é exemplar e precisa ser considerado” – Foto: Divulgação/Asgav

A referida nota oficial finaliza com a seguinte mensagem: “Destarte, informamos que diante das ações e medidas adotadas e após a garantia da ausência de circulação viral, solicitaremos junto à Organização Mundial de Saúde Animal o reconhecimento do status de livre da doença de Newcastle, conforme definido no Código de Animais Terrestres, em processo com data prevista para ser concluída durante mês de outubro, mantendo-se a condição atual”.

De acordo com o diretor do Ministério da Agricultura e da Secretaria de Defesa Agropecuária, Marcelo Mota, o documento foi encaminhada para todos os países que ainda mantem embargos ao Rio Grande do Sul e que frequentemente vem dialogando com adidos agrícolas e representantes governamentais destes países com vistas a viabilizar a retirada dos embargos.

A ABPA e a Asgav acompanham estes desdobramentos finais visando a retomada imediata dos mercados que buscam há longos anos os alimentos avícolas gaúchos. “As ações e procedimentos adotados durante estes 90 dias foram eficazes e responsáveis. O histórico do Rio Grande do Sul nas exportações é exemplar e precisa ser considerado, por isso, é importante mantermos a régua cada vez mais alta na biosseguridade”, enfatizou o presidente executivo da Organização Avícola do Rio Grande do Sul (Asgav/Sipargs), Eduardo Santos.

Fonte: Assessoria Asgav
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.