Empresas
Biogénesis Bagó ‘pinta’ o Brasil de azul e está em mais de 3 mil municípios do país
Plano estratégico de crescimento da companhia teve início em 2018 e encerra o seu ciclo com projeto ambicioso que norteará os próximos anos
A Biogénesis Bagó, empresa de biotecnologia especializada no desenvolvimento, produção e comercialização de produtos para saúde e produtividade animal, encerra um ciclo de quatro anos ‘pintando’ o mapa do Brasil de azul, com presença em mais de 3 mil muncípios e entre as 10 principais empresas do mercado veterinário brasileiro.
Em 2018, com um novo modelo de gestão ao mercado estruturado a partir da chegada do Country Manager Marcelo Bulman, a empresa desenhou planos ambiciosos para o país e de forte crescimento até 2021, com investimentos em equipe de profissionais, ferramentas e programas de relacionamento que visavam alcançar o produtor brasileiro e todos os outros elos da cadeia produtiva.
“Foi uma virada de página”, segundo Bulman. “Utilizamos diversas ferramentas para alcançar as metas que criamos, como o ‘Na Estrada’, que foi considerado um dos mais inovadores programas para o varejo veterinário brasileiro e que vem desempenhando um importante papel com a extensão rural no Brasil, ajudando diretamente quem atua na agropecuária a produzir mais e melhor, melhorando assim suas vidas, dos animais destinados à produção e da sociedade como um todo. Começamos 2018 presentes em pouco mais de 300 cidades e hoje estamos em mais de 3.000 municípios brasileiros. Literalmente ‘pintamos’ o Brasil de azul”, comemora Bulman.
Parcerias fortes
Um dos principais pilares do crescimento da companhia no Brasil foi a parceria forte com produtores, revendas e cooperativas estratégicas do País.
“Sempre buscamos parceiros que sejam fornecedores mesmo, que contribuam para o nosso negócio e com a Biogénesis estamos tendo uma troca muito boa. Nós sentamos, planejamos juntos e definimos o que é melhor para a nossa realidade. A empresa não trabalha só com vendas, ela tem produtos de qualidade e tem a prestação de serviço, a capacitação de mão de obra e o treinamento de equipe. É um pacote completo!”, resume o gerente de Pecuária da Fazenda Conforto, Alexandre Bueno de Oliveira, um dos maiores projetos de confinamento do Brasil, localizado em Nova Crixás (GO).
Compartilha a mesma visão o proprietário da Mano Agrocomercial, Leandro Unamuzaga, de Uruguaiana (RS). Ele conta que a sua relação com a empresa, desde o início, teve um alinhamento de valores muito interessante. “Quando iniciamos a parceria, a Biogénesis Bagó estava vindo para crescer no Brasil, e eu, como lojista ainda novo, também tinha esse anseio por crescimento. Acredito que partiu daí todo esse sucesso, com um trabalho focado das duas partes. Tenho um respeito e um carinho muito grandes pela Biogénesis e pela maneira que eles conduzem o trabalho. Tenho certeza que temos vida longa nessa parceria”, assinala Unamuzaga.
“Independentemente de qual é o negócio, ele é feito de pessoas e a Biogénesis tem uma equipe bastante engajada e muito trabalhadora. Temos um relacionamento muito grande com todos eles, tanto nós da diretoria quanto os funcionários da loja”, comenta o proprietário da loja Natureza, Nilson de Alencar Buendia. Ele acrescenta que a Biogénesis faz um trabalho muito interessante, que é o desenvolvimento de mercado a campo, visitando os pecuaristas e gerando negócios e uma demanda alta para os parceiros. “Entre 2000 e 2019 nós crescemos mais de 75% em faturamento da Biogénesis. Entre 2020 e 2021 acima de 100% de crescimento. Isso é estrondoso”, detalha.
O diretor-presidente do Grupo Alvorada, Feres Soubhia, conta que a empresa tem uma pessoa 100% voltada para o seu negócio, acompanhando todas as filiais. “Nosso crescimento na Biogénesis Bagó é muito acima do mercado, pois temos uma relação de confiança e queremos estreitar ainda mais esse relacionamento. O Bulman está revolucionando a Biogénesis Bagó no Brasil e ele conta com uma equipe sensacional para isso”, destaca o empresário.
Como associada do Sindicado Nacional das Indústrias de Produtos para a Saúde Animal (SINDAN), o vice-presidente-executivo Emilio Carlos Salani comenta que a Biogénesis Bagó trouxe para o mercado brasileiro não só toda a sua expertise na produção da vacina de febre aftosa, mas também a visão de ampliar as áreas de atuação. “Observamos que a empresa vem expandindo o seu portfólio nos últimos anos, buscando atingir de maneira consistente outros subsegmentos. Aliado a isso, percebemos em todos os contatos e reuniões que fazemos como eles buscam oferecer um serviço de qualidade ao produtor brasileiro”.
De olho no futuro
Os resultados obtidos e as novidades para o futuro foram compartilhados com os colaboradores da empresa em um evento online, realizado na última sexta-feira, 17/12.
“De 2018 a 2021 fizemos um trabalho muito legal de engajamento e profissionalização dos vários elos da pecuária. Programas, projetos e ações que foram referência para a cadeia de distribuição de insumos e para o agro como um todo. Para 2022, iniciaremos uma nova fase de conectividade com a pecuária brasileira. Podem aguardar!”, promete o gerente de Marketing da Biogénesis Bagó, Carlos Godoy.
O evento do último dia 17 teve como ponto alto o lançamento da música “Brasil Azul”. Um tributo aos profissionais da Biogénesis Bagó que “pintaram” o Brasil de azul e uma homenagem a todos aqueles que vivem do campo e da pecuária. A dupla sertaneja Denner & Douglas foi quem realizou a interpretação e a música já está disponível em todas as plataformas digitais. “Essa é uma música dedicada a quem vive da pecuária e tem o sonho de produzir cada vez mais e melhor”, pontua Godoy.
O clipe e a música podem ser encontradas nas principais plataformas de streaming como Spotfy e Deezer e também no YouTube da Biogénesis Bagó.
Empresas
Parcerias estratégicas, inovação e bem-estar animal: Bases do crescimento sustentável da Granja Antunes no setor de produção de ovos
Empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência.
A Granja Antunes, localizada em Avaré, São Paulo, construiu uma trajetória marcada pela dedicação à qualidade e à inovação no setor de produção de ovos. Desde sua fundação, em 2009, a empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência. Atualmente, com uma produção diária de cerca de 2.500 caixas de ovos destinadas a atacadistas e varejistas de todo o Brasil, a Granja Antunes reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a modernização.
Essa história de crescimento e adaptação foi moldada pela superação de desafios significativos. Nos primeiros anos, a empresa enfrentou a volatilidade econômica e as dificuldades do setor avícola, como a alta nos custos de insumos e as exigências crescentes do mercado. Segundo Norberto Lemos, porta-voz da Granja Antunes, essas adversidades impulsionaram mudanças estratégicas e investimentos em tecnologia. “Superamos muitos desafios ao modernizar nossas operações e focar na sustentabilidade. Hoje, esses esforços resultam em processos mais eficientes e produtos de melhor qualidade”, afirma.
Nos últimos anos, a Granja Antunes passou por uma transformação tecnológica significativa, incorporando sistemas de automação e climatização que tornaram as operações mais eficientes e sustentáveis. A automação reduziu a dependência de trabalho manual e aumentou a precisão dos processos produtivos, enquanto a climatização proporcionou condições ideais para as aves, reduzindo doenças e elevando a produtividade. “Estamos investindo em tecnologia porque sabemos que é essencial para o futuro da avicultura. Esses sistemas garantem eficiência, qualidade e sustentabilidade, tanto para nós quanto para os clientes”, destaca Lemos.
Além disso, a modernização está alinhada a parcerias estratégicas que desempenham um papel fundamental no avanço das operações e na promoção do bem-estar animal. “A parceria com a Ceva Saúde Animal, por exemplo, reforça nosso compromisso com a proteção e saúde das aves. O uso de tecnologias inovadoras em vacinas não apenas maximiza a performance dos animais, mas também facilita as operações de vacinação e traz resultados econômicos expressivos para a empresa”, acrescenta Lemos. Esses esforços têm sido cruciais para garantir uma cadeia produtiva robusta e sustentável, refletindo diretamente na qualidade dos ovos.
Com esse foco, os avanços tecnológicos também têm preparado a Granja Antunes para expandir sua atuação e consolidar sua presença no mercado interno. Atualmente, grande parte da produção é destinada aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a empresa planeja continuar investindo em modernização para atender à crescente demanda. Um exemplo dessa visão de futuro são os projetos voltados para a implantação de novas granjas, projetadas para serem ainda mais modernas e sustentáveis. “Essas unidades serão equipadas com tecnologia de ponta, desde sistemas automatizados de monitoramento até práticas inovadoras de manejo, reforçando nosso compromisso com a eficiência produtiva e o bem-estar animal”, explica o porta-voz.
“Olhamos para o futuro com a convicção de que a modernização é essencial para o setor avícola. As novas granjas serão uma extensão dessa visão, unindo tecnologia, sustentabilidade e qualidade em todas as etapas de produção”, afirma Lemos. Ele prevê que as novas unidades não apenas aumentarão a capacidade produtiva da empresa, mas também servirão como modelo de inovação e responsabilidade no setor.
Com a combinação de tradição e modernidade, a Granja Antunes reforça seu compromisso de continuar evoluindo e se destacando no mercado de ovos no Brasil. Os investimentos em tecnologia e as novas granjas refletem a determinação da empresa em se adaptar às transformações do setor e atender às demandas do mercado de forma responsável, garantindo produtos de alta qualidade para milhares de mesas.
Empresas Criando o sucesso juntos
Aviagen América Latina compartilha conhecimento técnico no OVUM 2024
A Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável
As equipes de vendas e atendimento ao cliente da Aviagen® América Latina, provenientes da Argentina, Brasil, América Central, México e Caribe (CAME), Colômbia, Peru e outros países da América do Sul, se reuniram no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM) para compartilhar conhecimentos e fortalecer conexões. O evento, realizado bienalmente, ocorreu em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 12 e 15 de novembro.
Com o compromisso “Criando o sucesso juntos”, a Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável. Especialistas da empresa compartilharam insights sobre áreas vitais da produção avícola, visando capacitar os produtores latino-americanos.
Disponibilidade de grãos em um ambiente em transformação
O consultor Paul Aho apresentou uma visão sobre a disponibilidade global de grãos, destacando as condições favoráveis previstas para os próximos 6 a 12 meses, enfatizando que mudanças no mercado podem ocorrer devido a fatores como tarifas, mudanças climáticas e questões geopolíticas.
Manejo inicial de frangos de corte
O gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América do Sul excluindo o Brasil (SAEB), Santiago Lovera, enfatizou a importância do manejo eficaz na primeira semana de vida dos frangos de corte para o crescimento a longo prazo e o desempenho geral do plantel. “Dar o melhor começo aos pintinhos otimiza o crescimento, a conversão alimentar e a qualidade da carne”, afirmou.
Impacto da melhoria da sustentabilidade genética
O vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, natural do Uruguai, discutiu como os avanços genéticos estão tornando a produção avícola mais sustentável, com destaque para a redução de custos com ração e as emissões de carbono. Ele ressaltou que as melhorias na eficiência de conversão alimentar estão diminuindo a pegada de carbono da indústria, tanto regional quanto globalmente. Avendaño também abordou o impacto das diferentes fontes de soja na pegada de carbono e discutiu as tendências emergentes de bem-estar animal na Europa, que exigem um portfólio expandido de genótipos para atender às necessidades dos clientes. Além disso, apresentou o impacto ambiental das diversas fontes alimentares de origem animal e vegetal, no que diz respeito às exigências diárias de aminoácidos essenciais, destacando a posição vantajosa da carne de frango.
“O OVUM 2024 nos ofereceu uma valiosa oportunidade de nos conectarmos com a comunidade avícola latino-americana por meio de nossas diversas subsidiárias e equipes”, afirmou o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos. “Na Aviagen, estamos comprometidos em compartilhar os mais recentes conhecimentos e inovações para ajudar nossa indústria a avançar no bem-estar das aves, em desempenho e sustentabilidade. Com operações locais na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, e uma equipe dedicada de vendas e serviços, estamos posicionados de maneira única para nos manter próximos aos nossos clientes como nenhuma outra empresa de melhoramento genético. Nosso envolvimento de longa data com o Congresso Latino-Americano de Avicultura reflete esse compromisso, e esperamos continuar essa jornada na próxima edição do OVUM, em 2026, na Guatemala”.
Empresas
Equipe Hubbard na América Latina fortalece conexões com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura
Em seu estande, a empresa apresentou o Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium
A equipe latino-americana da Hubbard® estreitou laços com clientes e a comunidade avícola durante o 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM), realizado em Punta del Este, no Uruguai. Este importante encontro da avicultura mundial, que ocorre a cada dois anos, contou com a presença de mais de 3.200 participantes de 50 diferentes países, em um espaço dinâmico para a colaboração e dicas entre a comunidade avícola na América Latina.
O gerente geral da Hubbard na América Latina, exceto Brasil, Mark Barnes destacou a relevância do OVUM para a indústria avícola: “Participar de eventos como este é essencial para a troca de experiências e inovações no setor. Acreditamos que, ao estreitar laços com nossos parceiros, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento da avicultura na região”, afirmou.
Em seu estande, a Hubbard apresentou seu produto Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium. A equipe manteve diálogos importantes com clientes e parceiros, reafirmando seu compromisso com a inovação e a satisfação das demandas do mercado latino-americano.
“A participação no OVUM 2024 não apenas solidificou a presença da empresa no mercado, mas também reafirmou seu papel como uma das líderes na indústria avícola na América Latina”, disse o diretor de Negócios da Hubbard no Brasil, Carlos Antonio Costa.
Celebração da aposentadoria de Dr. Arnoldo Ruiz
Durante o OVUM, a Hubbard organizou uma recepção especial para homenagear a aposentadoria do Dr. Arnoldo Ruiz, após mais de 25 anos de serviços prestados à empresa. O evento reuniu representantes do Grupo Neria, distribuidor de avós da Hubbard no México, e da Genher, distribuidora na Argentina. O Dr. Ruiz recebeu uma placa e presentes em reconhecimento ao seu profissionalismo e comprometimento com a empresa.