Empresas
Biogénesis Bagó inicia o processo de integração do laboratório Mundo Animal com Convenção Nacional de Distribuidores
Evento realizado em Campinas (SP) marcou o início da união entre as marcas, contou com a presença de mais de 100 profissionais e apresentou estratégias para ampliar e consolidar a presença no mercado de animais de companhia no Brasil e América Latina.

Em um cenário que uniu entusiasmo, estratégia e propósito, a Biogénesis Bagó e a Mundo Animal reuniram mais de 100 profissionais entre distribuidores e equipe comercial de todo o Brasil para marcar oficialmente o início de uma nova fase. A convenção, realizada nos dias 10 e 11 de abril, em Campinas (SP), serviu como ponto de partida para a integração entre as empresas e apresentou as diretrizes que nortearão a atuação no segmento pet, com foco em sinergia, credibilidade, inovação e expansão de mercado.

Country Manager Brasil e diretor Comercial Latam Norte da Biogénesis Bagó, Marcelo Bulman: “A Biogénesis Bagó passou de uma atuação focada em vacinas e produtos para animais de produção para um modelo voltado à inovação e à diversificação”
Durante a convenção, o Country Manager Brasil e diretor Comercial Latam Norte da Biogénesis Bagó, Marcelo Bulman, conduziu a apresentação oficial da nova fase da companhia, marcada pela incorporação do Mundo Animal. O movimento reforça o plano de expansão iniciado em 2018, quando os acionistas decidiram acelerar os projetos de expansão da empresa para níveis globais, ampliando o portfólio e a atuação no setor de saúde animal.
Diante de uma plateia formada por representantes de todas as regiões do país, Bulman destacou que produtividade é consequência de planejamento estratégico, esforço contínuo e compromisso com a excelência. “A Biogénesis Bagó passou de uma atuação focada em vacinas e produtos para animais de produção para um modelo voltado à inovação e à diversificação”, afirma Bulman.
A entrada no mercado pet, de acordo com o executivo, marca uma mudança estratégica importante. “Podemos dizer que, em essência, tudo muda e, ao mesmo tempo, nada muda. O nosso foco continua sendo apoiar a saúde animal em todas as suas formas”, explica. Bulman reforça o compromisso da companhia com o conceito de “uma só saúde”, que conecta o bem-estar dos animais, das pessoas e dos ecossistemas. “Temos em mãos a experiência e as ferramentas tecnológicas para seguir adiante. Valorizamos cada colaborador que nos inspira a buscar soluções melhores e mais sustentáveis”, salienta.
Com mais de 100 produtos, três fábricas na América do Sul (Campo Largo/PR, Pindamonhangaba/SP e na Argentina) e uma equipe internacional em crescimento, a Biogénesis Bagó projeta ampliar sua presença no segmento de pequenos animais sem renunciar à essência construída ao longo de mais de oito décadas de história no setor de produção.

Gerente de Unidade de Negócios Pet, Priscila Martins: “Queremos que os distribuidores conheçam de perto a história da Biogénesis Bagó, sua força em vendas e marketing, e sintam segurança para seguir evoluindo junto com a gente no mercado pet”
A gerente de Unidade de Negócios Pet, Priscila Martins, assumiu com entusiasmo o desafio de liderar a integração no mercado pet. Ela ressalta que o evento foi um marco, simbolizando a união entre as duas empresas e o compromisso com os parceiros e distribuidores. “A principal mensagem que estamos transmitindo é de união e confiança. Queremos que os distribuidores conheçam de perto a história da Biogénesis Bagó, sua força em vendas e marketing, e sintam segurança para seguir evoluindo junto com a gente no mercado pet”.
Priscila destaca que a fusão não apenas fortalece o portfólio da Biogénesis Bagó, com a incorporação dos produtos do Mundo Animal, mas também traz uma nova mentalidade, focada na inovação e sinergia. “É um novo momento. Estamos renovando a forma de pensar e levando o que já tínhamos para um nível ainda mais alto”, ressalta. Para ela, a união das duas marcas cria uma base sólida para o crescimento da companhia no mercado de animais de companhia.
A gerente, otimista com as perspectivas, ressalta os obstáculos que o setor pet ainda enfrenta, como questões burocráticas, logísticas e regulatórias, especialmente no Brasil. Porém, destaca a expertise da Biogénesis Bagó nesses aspectos, o que, segundo ela, contribuirá para o sucesso da integração. “Esses desafios seguem sendo importantes, especialmente no Brasil. Mas a companhia tem uma expertise muito grande nessas áreas e conta com uma equipe altamente capacitada, o que certamente vai impulsionar ainda mais nossa atuação no pet”, afirma.
Priscila projeta um futuro promissor. “Tenho certeza de que, em cinco anos, vamos olhar para trás e ver tudo o que foi construído com base nessa força regulatória e comercial que unimos agora”.
Brasil desempenha um papel estratégico no mercado pet

Gerente de Marketing Brasil e Latam da Biogénesis Bagó, Carlos Godoy: A convenção representa o kick-off da incorporação do negócio de pequenos animais à Biogénesis Bagó global”
A convenção não marcou apenas o início da integração entre a Biogénesis Bagó e o Mundo Animal, mas também deu o pontapé inicial para um projeto global focado no mercado de animais de companhia. “A convenção representa o kick-off da incorporação do negócio de pequenos animais à Biogénesis Bagó global. O Brasil tem papel estratégico nesse processo, por ser um dos maiores mercados do mundo”, afirma o gerente de Marketing Brasil e Latam, Carlos Godoy.
A aquisição do Mundo Animal ampliou consideravelmente o portfólio da companhia, que agora conta com mais de 150 produtos. Além disso, a Biogénesis Bagó dará um passo importante na expansão de sua produção com a nova fábrica em Campo Largo, que será responsável pela fabricação de vacinas vivas atenuadas, tanto para grandes animais quanto para cães e gatos. O portfólio também será reforçado com a linha de produtos mastigáveis, voltados para o tratamento de ectoparasitas e endoparasitas via administração oral.
Godoy destaca a importância dos parceiros e distribuidores para o sucesso dessa transformação. “Convidamos os distribuidores e os decisores comerciais de todo o Brasil, além da equipe do Mundo Animal. São eles que vão nos ajudar a replicar no pet o sucesso que já tivemos no segmento de grandes animais, com presença consolidada em mais de 4 mil municípios brasileiros”, explica.
Em relação às ações futuras, como um possível projeto “Na Estrada” para o mercado pet, Godoy sinaliza que a ideia está sendo considerada com otimismo. “É uma ideia muito válida. Ainda estamos em processo de transição de marca, com a substituição gradual das embalagens da Mundo Animal para Biogénesis Bagó. Mas esse tipo de iniciativa pode fortalecer ainda mais a presença da marca nesse novo momento”.
Ele menciona a experiência adquirida pela empresa na Argentina, após a aquisição do laboratório Mayors, dedicado ao mercado pet. “Lá, já passamos por esse movimento de transformação e incorporação, com um avanço significativo. A expertise desenvolvida no mercado argentino, onde somos líderes em grandes animais, certamente será aplicada aqui. O potencial do mercado brasileiro é enorme e vamos buscar essa liderança também no segmento pet”, garante.
Transformação e expansão no mercado pet

Diretora Corporativa de Marketing e Técnico Pet da Biogénesis Bagó, Carol Galli: “A Biogénesis Bagó tem investido na diversificação do portfólio, com aquisições como o Mundo Animal, que já realiza um trabalho admirável”
Com mais de 25 anos de experiência no setor veterinário, a diretora Corporativa de Marketing e Técnico Pet da Biogénesis Bagó, Carol Galli, comenta os novos rumos da empresa. “A Biogénesis Bagó tem investido na diversificação do portfólio, com aquisições como o Mundo Animal, que já realiza um trabalho admirável. Esse movimento busca impulsionar nossa expansão global e fortalecer nossa presença no segmento de animais de companhia”, explica.
A executiva menciona o ecossistema global no qual a empresa está inserida, ressaltando a conexão entre saúde humana, animal e ambiental. Com acesso às mais recentes inovações em biotecnologia, a Biogénesis Bagó tem ampliado sua atuação dentro do conceito de One Health.
A companhia aposta na inovação como uma de suas principais estratégias, tendo desenvolvido o Innovation Board para validar um pipeline global de produtos, aprovado pela liderança da companhia, incluindo o CEO Esteban Turic. Carol enfatiza que o Brasil, com sua nova planta industrial em Campo Largo, será um pilar fundamental dessa expansão. Com um investimento de mais de 30 milhões de dólares, a unidade, que conta com uma área construída de 4 mil metros, terá capacidade de produzir mais de 10 milhões de doses por ano, além de gerar mais de 300 empregos diretos e indiretos.
A diretora reforça que, com sua presença crescente em mais de 60 países, a Biogénesis Bagó está focada em fortalecer sua posição global, mirando uma liderança no segmento de saúde animal. “Queremos ser uma referência global em prevenção, mastigáveis e dermatologia”, conclui.

Empresas
Com foco em sustentabilidade, Copacol inaugura nova estrutura de Gestão de Frota
Investimento de R$ 34,5 milhões resultou em uma unidade moderna localizada às margens da PR-180, em Cafelândia, Oeste do Paraná.

A Copacol, uma das maiores cooperativas agroindustriais do Brasil, acaba de inaugurar a mais avançada estrutura de Gestão de Frota, um marco estratégico que reforça o compromisso da Cooperativa com a eficiência operacional e a sustentabilidade ambiental.
O investimento de R$ 34,5 milhões resultou em uma unidade moderna localizada às margens da PR-180, em Cafelândia, Oeste do Paraná, projetada para oferecer suporte completo à frota de veículos que atende operações em todo o País, da coleta de produção agrícola ao transporte de cargas frigorificadas.
Com uma área total de 78 mil metros quadrados e 35 mil metros quadrados de construção, a nova estrutura traz soluções sustentáveis integradas ao coração da logística da Cooperativa. Entre os destaques estão sistemas de tratamento e reuso de 100% da água com capacidade de até 100 mil litros por dia, uma usina de energia fotovoltaica com 180 placas para abastecer equipamentos e instalações, além de pontos de coleta e tratamento de resíduos para logística reversa — reforçando a cultura de cuidado com o meio ambiente.
Durante a cerimônia de inauguração, liderada pela Diretoria da Copacol, com a presença dos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal, superintendentes, gerentes, demais lideranças, e colaboradores do setor, foram ressaltados os ganhos imediatos para a Gestão de Frota: maior eficiência no controle de manutenção de veículos leves e pesados, redução de custos operacionais, uso racional de recursos naturais e impacto ambiental minimizado.
Para o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol, a obra representa uma nova fase na forma como a Cooperativa conduz a logística e a sustentabilidade, alinhando crescimento e responsabilidade ambiental em uma única visão estratégica. “Além de otimizar a gestão da frota, a nova estrutura reforça a posição da Copacol como referência no agronegócio brasileiro, conectando eficiência operacional, tecnologia e práticas sustentáveis que agregam valor à cadeia produtiva e à comunidade onde a Cooperativa está inserida”, finaliza o presidente.
Bênção
A Copacol sempre foi guiada pelos princípios de valorização do trabalho no campo, desenvolvimento econômico e melhor qualidade de vida a todos. Essa semente que hoje resulta em muitos frutos foi plantada pelo Padre Luís Luise, sempre lembrado pelo seu espírito de união, embasado pela religião e fé cristã.
A inauguração da estrutura contou com uma bênção aos colaboradores e demais convidados feita pelo padre Ricardo Paulino de Souza, da Paróquia São Pedro de Cafelândia, em cada um dos setores. No fim da cerimônia, todos os presentes puderam conhecer um pouco mais da Unidade de Gestão de Frota e entender como será o funcionamento a partir de agora.
Estrutura
O espaço conta com portaria, oficina completa, borracharia, lavadores, salas administrativas, auditório para capacitação e áreas técnicas inovadoras, pensadas para elevar os padrões de operação e gestão. Com a manutenção própria da frota, a empresa estabelece um acompanhamento contínuo sobre o uso dos equipamentos, garantindo total segurança nos transportes. Todos os veículos passam a ficar concentrados na estrutura, que também conta com posto de abastecimento. A nova unidade possui também ponto específico para coleta, tratamento e destinação correta de todos os resíduos provenientes das manutenções dos veículos, atendendo aos princípios da logística reversa, bem como centro de usinagem, almoxarifado, depósitos, central de monitoramento por vídeo telemetria, produção de arla 32, estação de tratamento de efluentes, auditório para treinamentos e sala de reuniões, reunindo em um único local toda a operação de manutenção e suporte da frota.
A Gestão de Frota da Copacol gera oportunidades para 125 colaboradores e é responsável por aproximadamente 1,4 mil veículos, máquinas e implementos, entre caminhões, carros, tratores e empilhadeiras. Registra, em média, 2,5 milhões de quilômetros rodados por mês. “A Copacol vem crescendo em todos os seus negócios e no frotas não é diferente. Isso exige investimentos para oferecer melhores condições de trabalho para as equipes e também para sermos mais eficientes naquilo que fazemos. Com essa nova estrutura teremos um melhor controle dos nossos veículos e equipamentos, mais eficiência e uma maior disponibilidade da frota, além de redução de custos”, afirma o superintendente de Logística, Itamar Ferrari.
Reconhecimento
Durante a cerimônia de inauguração foi dedicado um momento especial para registrar o reconhecimento ao colaborador Josemar Oenning (in memorian) que marcou sua trajetória na Cooperativa e teve papel fundamental na criação da nova unidade de gestão de frota.
Desde 1998, Josemar construiu sua história com dedicação e, como supervisor da área, deixou um legado que permanece presente na nova estrutura. Com sua dedicação, Josemar contribui de forma importante para tudo o que hoje se concretiza. O reconhecimento contou com a presença de familiares. “Eu vejo que as pessoas ainda tem um carinho muito grande por ele, pela maneira que falam dele, e hoje receber esse carinho das pessoas que fizeram parte da vida dele e da empresa que ele se dedicou, inclusive participou deste projeto, para nós da família foi muito emocionante. Esse foi um grande legado que ele deixou”, destaca a esposa, Claudineia Oenning.
Empresas
Sicoob encerra participação histórica no Show Rural com mais de R$ 4,5 bilhões em negócios
Com mais de R$ 4,5 bilhões em protocolos, instituição celebra resultados, parcerias e o trabalho dos colaboradores.

O Sicoob encerrou sua participação no 38º Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), celebrando a maior edição de sua história no evento. Com 9.108 protocolos registrados e mais de R$ 4,5 bilhões em negócios protocolados, a instituição consolidou seu protagonismo no maior evento do agronegócio da América Latina e reforçou o cooperativismo financeiro como um dos pilares do desenvolvimento do campo.
O resultado superou com folga a meta inicial de R$ 2 bilhões. “Viemos com expectativa de R$ 2 bilhões em negócios e tivemos a grata surpresa de iniciarmos o último dia já com R$ 4,2 bilhões protocolados”, afirmou o diretor de Negócios do Sicoob Central Unicoob, Carlos Alessandro Schlick. Ele destacou que o desempenho não se restringe ao parque de exposições. “Nem todo produtor consegue sair da propriedade para vir até aqui. Muitos estão em colheita. Por isso organizamos uma força-tarefa para que, durante o período do Show Rural, todas as agências das nossas cooperativas no Paraná trabalhem com as mesmas taxas e condições oferecidas na feira”, explicou.
Ao agradecer o time de colaboradores que atuou diariamente no evento e nas agências das cooperativas filiadas, Schlick se emocionou. “Atingir a meta é consequência. O que buscamos é entregar o melhor para o nosso cooperado. O agricultor está na busca da eficiência, e nós também temos o compromisso de aumentar a eficiência financeira dele. A gente ‘corta na carne’ para oferecer o melhor que podemos”, declarou, ressaltando que o mantra do Sicoob é “conheça o cooperado e esteja próximo dele”.
A atuação do Sicoob também foi reconhecida pela organização do evento. Para o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, o cooperativismo fez a diferença nesta edição. Segundo ele, o Sicoob foi a instituição financeira que mais atendeu e mais financiou dentro do Show Rural, representando mais de 40% de todo o movimento financeiro do evento, dentre as instituições financeiras. Dilvo destacou ainda o diferencial do modelo cooperativo, afirmando que o que marcou a presença da instituição foi o atendimento próximo, o diálogo e a orientação, especialmente ao pequeno produtor. “É gente atendendo gente”, resumiu.
Em um cenário de alta procura por crédito rural e de recursos subsidiados limitados pelos programas governamentais, o Sicoob estruturou soluções próprias para garantir competitividade e continuidade dos investimentos no campo. Linhas exclusivas, como a “espelho” do Inovagro, com taxa subsidiada e prazos estendidos, além das linhas convencionais de crédito rural com equalização, foram apresentadas como alternativas para custeio, modernização e expansão das atividades produtivas.
Mais do que números, o estande do Sicoob foi palco de encontros, rodadas de negócios, caravanas guiadas, ativações de marca, premiações e assinatura de operações estratégicas. Ao longo da semana, cooperados, conselheiros, parceiros, autoridades e representantes do sistema cooperativo reforçaram o espírito de integração entre cooperativas singulares, Central Unicoob e Centro Cooperativo Sicoob (CCS), demonstrando a força do modelo sistêmico.
Até a data da publicação, o Sicoob já soma mais de R$ 4,5 bilhões em protocolos de negócios totais, sendo aproximadamente R$ 3,8 bilhões em crédito rural e CPR-F, R$ 201,6 milhões em consórcios, R$ 19,2 milhões em seguros e R$ 1,75 milhão em integralização.
A edição de 2026 entra para a história como a maior participação do Sicoob no Show Rural Coopavel. Um resultado construído com planejamento, presença ativa, estratégia comercial e, principalmente, com o trabalho dedicado de centenas de colaboradores que transformaram metas em recordes e relacionamento em confiança.
Empresas
Vetanco leva soluções tecnológicas e promove troca de conhecimento no Show Rural
Durante o evento, realizado de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel (PR), a empresa compartilhou experiências práticas, demonstrando ferramentas de manejo sanitário e dialoga com produtores e profissionais do setor sobre os desafios atuais da produção.

A Vetanco, laboratório dedicado a soluções para a saúde animal, participou do Show Rural Coopavel 2026 com uma agenda voltada à difusão de conhecimento técnico e à apresentação de soluções tecnológicas para a avicultura. Durante o evento, realizado de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel (PR), a empresa compartilhou experiências práticas, demonstrando ferramentas de manejo sanitário e dialoga com produtores e profissionais do setor sobre os desafios atuais da produção.
Entre os destaques esteve a atuação no Centro de Tecnologia Avícola (CTA) da Coopavel, aviário experimental instalado dentro do parque do evento, que funciona como espaço de demonstração prática e discussão técnica. No local, a Vetanco também apresenta um mini laboratório (terrário) que ilustra o ciclo de vida do cascudinho (Alphitobius diaperinus), inseto de relevância sanitária na avicultura, além de promover o sorteio de um atomizador para produtores que realizarem cadastro no estande.
“Eventos como o Show Rural são fundamentais para levar conhecimento ao campo, discutir soluções tecnológicas e entender como elas podem ser aplicadas de forma mais eficiente na rotina dos produtores. Estar aqui também reforça a relação construída ao longo dos anos com a Coopavel e com os profissionais que atuam diretamente na produção”, afirmou Alceu Kazuo Hirata, coordenador de território da Vetanco no Paraná e no Mato Grosso do Sul.
O portfólio da companhia também esteve na pauta: Vetancid Pó Potencializado é indicado para o controle do cascudinho, atuando sobre larvas e adultos, com aplicação na presença ou ausência de aves. Já Bromesol atua como agente secreolítico e expectorante, auxiliando na redução da viscosidade das secreções respiratórias e contribuindo para a melhora da função respiratória, como coadjuvante em tratamentos de enfermidades.
Idealizado e organizado pela Coopavel desde 1989, o Show Rural chegou à sua 38ª edição consolidado como um dos principais eventos do agronegócio da América Latina, reunindo produtores, técnicos, pesquisadores e empresas com foco na disseminação de tecnologias e práticas voltadas à produção sustentável de alimentos.



