Empresas
Biogénesis Bagó inicia o processo de integração do laboratório Mundo Animal com Convenção Nacional de Distribuidores
Evento realizado em Campinas (SP) marcou o início da união entre as marcas, contou com a presença de mais de 100 profissionais e apresentou estratégias para ampliar e consolidar a presença no mercado de animais de companhia no Brasil e América Latina.

Em um cenário que uniu entusiasmo, estratégia e propósito, a Biogénesis Bagó e a Mundo Animal reuniram mais de 100 profissionais entre distribuidores e equipe comercial de todo o Brasil para marcar oficialmente o início de uma nova fase. A convenção, realizada nos dias 10 e 11 de abril, em Campinas (SP), serviu como ponto de partida para a integração entre as empresas e apresentou as diretrizes que nortearão a atuação no segmento pet, com foco em sinergia, credibilidade, inovação e expansão de mercado.

Country Manager Brasil e diretor Comercial Latam Norte da Biogénesis Bagó, Marcelo Bulman: “A Biogénesis Bagó passou de uma atuação focada em vacinas e produtos para animais de produção para um modelo voltado à inovação e à diversificação”
Durante a convenção, o Country Manager Brasil e diretor Comercial Latam Norte da Biogénesis Bagó, Marcelo Bulman, conduziu a apresentação oficial da nova fase da companhia, marcada pela incorporação do Mundo Animal. O movimento reforça o plano de expansão iniciado em 2018, quando os acionistas decidiram acelerar os projetos de expansão da empresa para níveis globais, ampliando o portfólio e a atuação no setor de saúde animal.
Diante de uma plateia formada por representantes de todas as regiões do país, Bulman destacou que produtividade é consequência de planejamento estratégico, esforço contínuo e compromisso com a excelência. “A Biogénesis Bagó passou de uma atuação focada em vacinas e produtos para animais de produção para um modelo voltado à inovação e à diversificação”, afirma Bulman.
A entrada no mercado pet, de acordo com o executivo, marca uma mudança estratégica importante. “Podemos dizer que, em essência, tudo muda e, ao mesmo tempo, nada muda. O nosso foco continua sendo apoiar a saúde animal em todas as suas formas”, explica. Bulman reforça o compromisso da companhia com o conceito de “uma só saúde”, que conecta o bem-estar dos animais, das pessoas e dos ecossistemas. “Temos em mãos a experiência e as ferramentas tecnológicas para seguir adiante. Valorizamos cada colaborador que nos inspira a buscar soluções melhores e mais sustentáveis”, salienta.
Com mais de 100 produtos, três fábricas na América do Sul (Campo Largo/PR, Pindamonhangaba/SP e na Argentina) e uma equipe internacional em crescimento, a Biogénesis Bagó projeta ampliar sua presença no segmento de pequenos animais sem renunciar à essência construída ao longo de mais de oito décadas de história no setor de produção.

Gerente de Unidade de Negócios Pet, Priscila Martins: “Queremos que os distribuidores conheçam de perto a história da Biogénesis Bagó, sua força em vendas e marketing, e sintam segurança para seguir evoluindo junto com a gente no mercado pet”
A gerente de Unidade de Negócios Pet, Priscila Martins, assumiu com entusiasmo o desafio de liderar a integração no mercado pet. Ela ressalta que o evento foi um marco, simbolizando a união entre as duas empresas e o compromisso com os parceiros e distribuidores. “A principal mensagem que estamos transmitindo é de união e confiança. Queremos que os distribuidores conheçam de perto a história da Biogénesis Bagó, sua força em vendas e marketing, e sintam segurança para seguir evoluindo junto com a gente no mercado pet”.
Priscila destaca que a fusão não apenas fortalece o portfólio da Biogénesis Bagó, com a incorporação dos produtos do Mundo Animal, mas também traz uma nova mentalidade, focada na inovação e sinergia. “É um novo momento. Estamos renovando a forma de pensar e levando o que já tínhamos para um nível ainda mais alto”, ressalta. Para ela, a união das duas marcas cria uma base sólida para o crescimento da companhia no mercado de animais de companhia.
A gerente, otimista com as perspectivas, ressalta os obstáculos que o setor pet ainda enfrenta, como questões burocráticas, logísticas e regulatórias, especialmente no Brasil. Porém, destaca a expertise da Biogénesis Bagó nesses aspectos, o que, segundo ela, contribuirá para o sucesso da integração. “Esses desafios seguem sendo importantes, especialmente no Brasil. Mas a companhia tem uma expertise muito grande nessas áreas e conta com uma equipe altamente capacitada, o que certamente vai impulsionar ainda mais nossa atuação no pet”, afirma.
Priscila projeta um futuro promissor. “Tenho certeza de que, em cinco anos, vamos olhar para trás e ver tudo o que foi construído com base nessa força regulatória e comercial que unimos agora”.
Brasil desempenha um papel estratégico no mercado pet

Gerente de Marketing Brasil e Latam da Biogénesis Bagó, Carlos Godoy: A convenção representa o kick-off da incorporação do negócio de pequenos animais à Biogénesis Bagó global”
A convenção não marcou apenas o início da integração entre a Biogénesis Bagó e o Mundo Animal, mas também deu o pontapé inicial para um projeto global focado no mercado de animais de companhia. “A convenção representa o kick-off da incorporação do negócio de pequenos animais à Biogénesis Bagó global. O Brasil tem papel estratégico nesse processo, por ser um dos maiores mercados do mundo”, afirma o gerente de Marketing Brasil e Latam, Carlos Godoy.
A aquisição do Mundo Animal ampliou consideravelmente o portfólio da companhia, que agora conta com mais de 150 produtos. Além disso, a Biogénesis Bagó dará um passo importante na expansão de sua produção com a nova fábrica em Campo Largo, que será responsável pela fabricação de vacinas vivas atenuadas, tanto para grandes animais quanto para cães e gatos. O portfólio também será reforçado com a linha de produtos mastigáveis, voltados para o tratamento de ectoparasitas e endoparasitas via administração oral.
Godoy destaca a importância dos parceiros e distribuidores para o sucesso dessa transformação. “Convidamos os distribuidores e os decisores comerciais de todo o Brasil, além da equipe do Mundo Animal. São eles que vão nos ajudar a replicar no pet o sucesso que já tivemos no segmento de grandes animais, com presença consolidada em mais de 4 mil municípios brasileiros”, explica.
Em relação às ações futuras, como um possível projeto “Na Estrada” para o mercado pet, Godoy sinaliza que a ideia está sendo considerada com otimismo. “É uma ideia muito válida. Ainda estamos em processo de transição de marca, com a substituição gradual das embalagens da Mundo Animal para Biogénesis Bagó. Mas esse tipo de iniciativa pode fortalecer ainda mais a presença da marca nesse novo momento”.
Ele menciona a experiência adquirida pela empresa na Argentina, após a aquisição do laboratório Mayors, dedicado ao mercado pet. “Lá, já passamos por esse movimento de transformação e incorporação, com um avanço significativo. A expertise desenvolvida no mercado argentino, onde somos líderes em grandes animais, certamente será aplicada aqui. O potencial do mercado brasileiro é enorme e vamos buscar essa liderança também no segmento pet”, garante.
Transformação e expansão no mercado pet

Diretora Corporativa de Marketing e Técnico Pet da Biogénesis Bagó, Carol Galli: “A Biogénesis Bagó tem investido na diversificação do portfólio, com aquisições como o Mundo Animal, que já realiza um trabalho admirável”
Com mais de 25 anos de experiência no setor veterinário, a diretora Corporativa de Marketing e Técnico Pet da Biogénesis Bagó, Carol Galli, comenta os novos rumos da empresa. “A Biogénesis Bagó tem investido na diversificação do portfólio, com aquisições como o Mundo Animal, que já realiza um trabalho admirável. Esse movimento busca impulsionar nossa expansão global e fortalecer nossa presença no segmento de animais de companhia”, explica.
A executiva menciona o ecossistema global no qual a empresa está inserida, ressaltando a conexão entre saúde humana, animal e ambiental. Com acesso às mais recentes inovações em biotecnologia, a Biogénesis Bagó tem ampliado sua atuação dentro do conceito de One Health.
A companhia aposta na inovação como uma de suas principais estratégias, tendo desenvolvido o Innovation Board para validar um pipeline global de produtos, aprovado pela liderança da companhia, incluindo o CEO Esteban Turic. Carol enfatiza que o Brasil, com sua nova planta industrial em Campo Largo, será um pilar fundamental dessa expansão. Com um investimento de mais de 30 milhões de dólares, a unidade, que conta com uma área construída de 4 mil metros, terá capacidade de produzir mais de 10 milhões de doses por ano, além de gerar mais de 300 empregos diretos e indiretos.
A diretora reforça que, com sua presença crescente em mais de 60 países, a Biogénesis Bagó está focada em fortalecer sua posição global, mirando uma liderança no segmento de saúde animal. “Queremos ser uma referência global em prevenção, mastigáveis e dermatologia”, conclui.

Empresas
Aniversário de 36 anos da Credicoamo é marcado por lançamentos
Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados.

Na manhã desta segunda-feira (17), as comemorações pelos 36 anos da Credicoamo movimentaram a Administração Central e as agências no Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados. A Credicoamo nasceu do propósito de oferecer mais do que crédito, nasceu para formar uma cultura de prosperidade e gestão eficiente de recursos.
Gestão eficiente de recursos, inclusive, foi o tema abordado na palestra deste ano, que contou com o professor Reinaldo Domingos, referência nacional em educação financeira. “Esse ecossistema entre empresa do agronegócio e empresa-família precisa ter conexões suficientes para poder gerir recursos com sustentabilidade, resultados positivos e sonhos realizados”.
Antes da palestra, o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, deixou sua mensagem, evidenciando o dia de gratidão e emoção. Convidou os presentes a acompanharem um vídeo, que fez o público voltar ao ano de 1989, em que, o Diretor Administrativo-Financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, fazia a leitura da criação da Credicoamo. Goldoni aproveitou o momento festivo para reconhecer e homenagear o diretor pelo empenho e seriedade na constituição da cooperativa.
O idealizador e presidente do Conselho de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, relembrou momentos da fundação da cooperativa de crédito, contando que ela surgiu para propiciar uma vida financeira segura e próspera aos associados.
Estiveram presentes no aniversário, em Campo Mourão (PR), associados, conselheiros, diretores e convidados.
Atos que constituíram o aniversário

Educação Financeira: Após a palestra, o diretor Financeiro e Riscos, Elton Alexandre Scramocin, lançou o Programa de Educação Financeira da Credicoamo, reforçando o propósito de formar uma cultura financeira sólida, consciente e sustentável entre os associados e suas famílias. O assunto já faz parte do dia a dia da cooperativa de crédito e agora ganha o reforço de uma plataforma (acesse aqui). “Contamos com o apoio e utilização da plataforma para desenvolvermos uma vida financeira sustentável”, destacou o diretor.
Divulgação da 3ª edição do Aniversário Automotivo: Feita pelo diretor de Negócios Dilmar Antônio Peri, o qual reforçou as condições especiais de financiamento de veículos, prazos ampliados e taxas diferenciadas, sendo uma oportunidade exclusiva aos associados.
Lançamento do consórcio: Dilmar falou do novo produto, que representa uma forma inteligente de conquistar patrimônio, sem custo financeiro adicional, fortalecendo o planejamento e o uso eficiente dos recursos. “Nós queremos realizar os sonhos dos associados, com condições muito especiais”, afirmou Dilmar.
Lançamento do programa de relacionamento Bônus de Seguro: Na renovação do seguro contratado em 2025, será conferido um bônus que será concedido no mês seguinte ao pagamento, como forma de valorização da parceria e confiança depositada na Credicoamo Seguros, explicou o presidente Executivo Alcir José Goldoni. “As boas notícias apresentadas nesta manhã cooperam por um mundo próspero, sendo gratificante poder divulgar produtos e serviços benéficos ao associado”, finalizou o presidente.
No canal do Youtube da Coamo, confira a palestra e mais detalhes do aniversário:
https://www.youtube.com/watch?v=HZo4slCC39M
Empresas
Vetanco Brasil anuncia a contratação de Ana Luiza Lora como Coordenadora Técnica de Biológicos
Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.

A médica-veterinária Ana Luiza Lora é a nova Coordenadora Técnica de Biológicos da Vetanco do Brasil. Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.
Ao longo de sua carreira, acumulou sólidos conhecimentos atuando como extensionista e sanitarista de frango de corte. Na Vetanco, seu foco será a plataforma Biotech Vac, uma das grandes inovações da companhia. Entre seus avanços mais recentes, destaca-se a Biotech Vac Salmonella, considerada a vacina mais inovadora do mercado no controle das salmonelas paratíficas.
Ana Lora é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e possui pós-graduação em Sanidade Avícola pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), formação que complementa sua experiência prática e reforça sua qualificação para atuar na linha de biológicos da empresa.
Com sua chegada, a Vetanco reafirma o compromisso de seguir inovando no desenvolvimento de soluções para a saúde animal, fortalecendo sua equipe técnica e ampliando sua atuação junto ao setor avícola brasileiro.
Empresas
Vacinação in ovo: tecnologia impulsiona biossegurança e sustentabilidade na avicultura
Soluções integradas e automatizadas garantem aves mais saudáveis, menor manejo e sustentabilidade para toda a cadeia avícola.

A imunização precoce, padronizada e em larga escala, é uma prática que traz benefícios diretos a saúde das aves e para toda a granja. Ela possibilita uma redução do manejo dos animais, eleva a biossegurança, e assegura maior uniformidade de proteção dos lotes, contribuindo para a oferta de alimentos mais seguros e de alta qualidade. A Boehringer Ingelheim, multinacional farmacêutica, reforça seu compromisso com a inovação na avicultura ao colocar a vacinação in ovo (no incubatório), como uma das principais estratégias de prevenção para seus clientes e parceiros.
A antecipação da proteção no incubatório garante precisão de dose, cobertura consistente e menor estresse às aves, fatores decisivos para o bem-estar, a eficiência operacional e a sustentabilidade. A empresa se consolidou como referência em soluções preventivas que protegem contra múltiplas enfermidades com uma única aplicação, priorizando a via in ovo quando indicada.
No campo tecnológico, a Boehringer Ingelheim integra plataformas vacinais de última geração a sistemas de aplicação automatizados e monitoramento digital do processo vacinal. A combinação de dispositivos de inoculação de alta performance com rastreabilidade e análise de dados permite auditoria de ponta a ponta, suporte técnico baseado em evidências e melhoria contínua dos protocolos nas plantas de incubação e nas granjas.
Entre as soluções, destaca-se a Vaxxitek® HVT + IBD + ILT, que protégé contra laringotraqueíte infecciosa, doença de Marek e doença de Gumboro. Essa tecnologia amplia a eficiência do programa sanitário, simplifica o manejo e contribui para a consistência produtiva.
Tobias Filho, gerente técnico de avicultura da Boehringer Ingelheim, afirma: “Ao vacinar o animal de forma precoce, já no incubatório, garantimos maior precisão, eficiência e segurança a todos os envolvidos no ecossistema. Essa abordagem eleva a confiabilidade do protocolo vacinal, reduz intervenções em campo e reflete nosso compromisso com produção sustentável e bem-estar animal”.
Com foco contínuo em P&D (Pesquisa & Desenvolvimento), automação, conectividade e serviços técnicos especializados, a Boehringer Ingelheim segue impulsionando a evolução da vacinação in ovo e a adoção de soluções integradas, fortalecendo a sanidade das aves, o bem-estar animal e a produtividade de toda a cadeia.



