Conectado com

Empresas

Bioativos Safeeds derivados de plantas são alternativa segura para produção animal

Tecnologia desenvolvido pela empresa melhora sistema imune e respostas produtivas e reprodutivas dos animais

Publicado em

em

Dra Mariana Ornaghi / Divulgação.

Nos últimos anos, a redução no uso de antibióticos na produção animal tem sido pauta de diferentes discussões motivando pesquisadores a desenvolver alternativas que promovam saúde animal e desempenho satisfatório em rentabilidade.

A inclusão de aditivos naturais nas dietas tem sido o principal caminho para substituição aos antibióticos. “Os compostos bioativos derivados de plantas, apresentam um amplo modo de ação, tanto em relação ao seu potencial antimicrobiano quanto antioxidante, que auxiliam na melhora do sistema imune e de respostas produtivas e reprodutivas dos animais”, explica Mariana Ornaghi, zootecnista e analista do departamento técnico da Safeeds.

Sendo a primeira empresa brasileira especializada em aditivos da classe “safe”, há 17 anos a Safeeds trabalha no desenvolvimento de alternativas seguras para a produção animal e o uso de produtos à base plantas é uma realidade dentro da empresa. De acordo com Mariana, trabalhar com esses produtos é complexo, a composição dos extratos de plantas pode variar significativamente dependendo do método de extração, partes utilizadas, estação de colheita e a origem da planta. “Esses componentes são dependentes de muitos fatores bióticos e abióticos. No caso de um único extrato, mais de 50 compostos podem ser identificados.”

Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento da Safeeds representam o percentual mais significativo dos investimentos totais da empresa. A equipe interna da Safeeds conta com pesquisadores doutores em diferentes áreas e, em breve, será inaugurado um moderno Centro de Ciência e Inovação voltado para o desenvolvimento de pesquisa de produtos com tecnologia de ponta, com análises de alta sensibilidade como o uso de HPLC e Espectrofotometria.

Atualmente, a empresa possui mais de 40 convênios com renomadas universidades, centros de pesquisa, laboratórios, pesquisadores e consultores externos.

“Estudamos os principais óleos essenciais e compostos isolados através do milenar conhecimento da medicina humana, aprofundamos esses estudos cientificamente para uso zootécnico a fim de selecionar aqueles que apresentam a capacidade bioativa. Existem ainda, alguns compostos isolados que funcionam como potencializador dos efeitos antimicrobianos e antioxidantes. A chave é a mistura sinérgica entre eles, além da dosagem e forma de administração”, detalha a zootecnista.

Segundo Mariana, no organismo animal, os compostos bioativos podem atuar como modulador do microbioma, possibilitando uma melhor saúde intestinal e aumento da imunidade através da redução de radicais livres produzidos no intestino, o qual atinge corrente sanguínea e tecidos.

“Sabemos que o intestino é ainda mais complexo do que o conhecimento científico atual, diversas interações biológicas são favorecidas na presença de compostos bioativos. Nesse contexto, é interessante destacar que tecnologias como a microencapsulação possibilita uma melhor efetividade dos aditivos plant-based no favorecimento do microbioma intestinal,” explica.

A Safeeds conta com um portfólio completo, com produtos específicos para cada espécie animal. Há um grande aproveitamento das misturas de ácidos orgânicos e óleos essenciais protegidos para aves e suínos e, para ruminantes, há uma combinação exclusiva de óleos essenciais e componentes bioativos. Em breve também serão disponibilizados produtos exclusivos para peixes.

Fonte: Assessoria

Empresas

Show Rural 2026 discute como atravessar períodos de crise na cadeia leiteira

Necessidade de informação, planejamento e resiliência para enfrentar os momentos de instabilidade da cadeia leiteira foi o centro de um debate.

Publicado em

em

Estande da Agroceres Multimix recebeu o debate sobre os desafios da cadeia leiteira durante o Show Rural Coopavel 2026, reunindo produtores, técnicos e especialistas em um bate-papo aberto ao público

A necessidade de informação, planejamento e resiliência para enfrentar os momentos de instabilidade da cadeia leiteira foi o centro de um debate realizado durante a 38ª edição do Show Rural Coopavel, entre os dias 9 e 13 de fevereiro de 2026, em Cascavel (PR).

Para a zootecnista Josiane Mangoni, coordenadora de Pecuária da Coopavel, o atual momento do leite exige diálogo e troca de experiências. Segundo ela, apesar do cenário delicado, o produtor está habituado a lidar com desafios.

“O leite vai muito além de uma atividade econômica. Ele é paixão, é amor pelas nossas mimosas. Somos uma cadeia acostumada à resiliência, e esse tipo de conversa é fundamental para ajudar o produtor a se manter na atividade”, afirma.

Da esquerda para a direita: Cristian Iothi, Gilson Dias, Josiane Mangoni, Lúcio Drehmer e Marcos Pereira Neves

Josiane destaca ainda que o Show Rural tem como missão levar inovação, tecnologia e ferramentas práticas ao campo. “O evento existe para que o produtor consiga produzir mais e melhor. E, mesmo em períodos de crise, já enxergamos sinais de reação do mercado, o que nos permite acreditar em um novo momento para a cadeia leiteira”, completa.

O debate reuniu diferentes visões da atividade, trazendo para a conversa produtores e especialistas com realidades distintas. Participaram Marcos Pereira Neves, professor da Universidade Federal de Lavras e produtor de leite; Cristian Iothi, engenheiro agrônomo, produtor e cooperado da Coopavel; e Lúcio Drehmer, zootecnista, consultor técnico e produtor de leite em Santa Catarina.

O debate foi conduzido por Gilson Dias, gerente Técnico de bovinos de Leite da Agroceres Multimix. A conversa foi registrada em formato de podcast e integra uma edição especial do agCast. O episódio será disponibilizado em breve nas plataformas digitais da Agroceres Multimix, que esteve presente no Show Rural 2026 com um novo estande, ampliado e voltado ao atendimento de produtores, cooperados e parceiros.

Fonte: Assessoria Agroceres Multimix
Continue Lendo

Empresas

Ceva Saúde Animal anuncia Nivaldo Grando como novo Vice-Presidente de Operações Comerciais no Brasil

Executivo assume a liderança com foco em crescimento sustentável, fortalecimento comercial e integração das equipes no país.

Publicado em

em

Nivaldo Grando - Foto: Divulgação

A Ceva Saúde Animal anuncia a nomeação de Nivaldo Grando como Vice-Presidente Brasil. O executivo chega à companhia com ampla experiência no agronegócio e no setor de saúde animal, trazendo uma trajetória consolidada em liderança estratégica e gestão de negócios em mercados nacionais e internacionais.

Com formação em Engenharia Agronômica, Nivaldo construiu sua carreira em empresas de relevância global, com passagens em empresas como Monsanto Brasil e Boehringer Ingelheim, onde ocupou posições em áreas de vendas, Marketing e Gerência Geral no Brasil, em países da américa do sul e Europa.

Sua experiência internacional proporcionou uma visão global dos negócios, profundo conhecimento dos mercados regionais e sólida atuação junto a parceiros e stakeholders na América Latina e na Europa.

Na Ceva, Nivaldo terá a missão de fortalecer o desempenho do negócio, impulsionar talentos e o crescimento sustentável, além de consolidar a sinergia entre as equipes locais. Sua atuação será fundamental para assegurar a solidez da operação e o alcance dos objetivos estratégicos da companhia focado na proximidade com produtores e clientes em um momento relevante para o mercado brasileiro.

Fonte: Assessoria Ceva Saúde Animal
Continue Lendo

Empresas

 Jyga Technologies anuncia a abertura de uma quarta filial, agora no Brasil

Publicado em

em

Divulgação Jyga Technologies

A Jyga Technologies amplia sua presença global com a abertura da Jyga Tech Brasil, nova subsidiária na região do Paraná. Impulsionada pela forte demanda de produtores brasileiros, a empresa decidiu estabelecer uma presença local que permitirá a nacionalização de seus produtos e fortalecerá sua posição em um dos principais mercados para a suinocultura mundial.

Nos últimos dez anos, os sistemas de alimentação eletrônicos de precisão GESTAL foram adotados por operações brasileiras focadas em desempenho e bem-estar animal. Ampliando a estratégia, iniciada em 2025, com a adição de um novo Gerente de Desenvolvimento de Negócios para o Brasil, Vinicius Espeschit de Morais, a Jyga consolida agora mais uma etapa nesta estratégia de expansão, reforçando o compromisso da empresa com as pessoas, com a proximidade do mercado e com as parcerias de longo prazo.

Maior acesso às soluções Gestal

A criação da Jyga Tech Brasil permitirá que produtores brasileiros adquiram produtos GESTAL fabricado no Brasil, aumentando sua acessibilidade financeira e possibilitando o acesso a linhas de financiamento locais. A nova entidade também oferecerá suporte técnico e pós-venda local, alinhado às realidades das granjas brasileiras. A operação deverá atingir plena capacidade antes do final do terceiro trimestre de 2026.

Investindo em pessoas, investindo no Brasil

A Jyga Technologies tem orgulho de investir em talentos locais, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional e reforçando seu compromisso de longo prazo com o mercado brasileiro.

“A abertura da Jyga Tech Brasil é mais do que uma expansão; ela reflete nosso compromisso de estar presente, ouvir de perto e construir parcerias duradouras com aqueles que confiam em nossas soluções”, afirmou Natalia Rimi Heisterkamp, Vice-Presidente Executiva da Jyga Technologies e brasileira nata.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo