Conectado com

Notícias Nova liderança após 22 anos

Bernardo Moreira assume presidência da ABCRSS

Eleição ocorreu no último dia 18 durante a Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil.

Publicado em

em

Fotos: Divulgação

A Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS), em Assembleia Geral Ordinária, no dia 18 de março, que reuniu associados de diversos Estados em formato híbrido, elegeu nova diretoria. Depois de 22 anos à frente da ABCRSS, Alan Fraga deixa o cargo. A chapa única “Juntos Somos Mais Fortes”, encabeçada por Bernardo Vasconcellos Moreira, selecionador de Simental e Simbrasil, em Minas Gerais, foi eleito para presidir a entidade para o biênio 2022 a 2024.

Moreira diz que assumir a ABCRSS é uma “convocação irrecusável e um motivo de muita honra”. Com tom agregador, enfatizou ainda que o apoio dos associados é “indispensável para trilhar o caminho do avanço, do crescimento e do sucesso para as raças e para a pecuária do Brasil”.

Entusiasmado pelas raças Simental e Simbrasil, acredita em investimentos em tecnologia para que a Associação siga desenvolvendo seu trabalho criterioso, mas cada vez com maior acessibilidade ao pecuarista, além dos investimentos em ferramentas que proporcionam informação sobre a genética do Simental do Brasil e apoio a comercialização.

Moreira é empresário atuante na criação de bovinos das raças Simental e Simbrasil há quase 30 anos, tendo iniciado em 1995. Foi presidente do Núcleo Mineiro dos Criadores das Raças Simental e Simbrasil, como também atuante em outras entidades do agro. É advogado especialista em Direito de Empresa e Direção Estratégica e Marketing; também foi deputado federal por Minas Gerais, tendo servido à legislatura no mandato entre 2011 e 2015.

Alan Fraga com o presidente eleito Bernardo Vasconcellos Moreira

Moreira assume o lugar de Alan Fraga, que sucedeu seu pai e fundador da Associação, Agostinho Caiado Fraga, quando ele faleceu em 2000. Alan, cujo trabalho é reconhecido pelos criadores como exemplar e de muita credibilidade, já era vinculado à Associação desde sua formação em Medicina Veterinária, no ano de 1980. Ele foi superintendente do Serviço de Registro Genealógico e, com o falecimento de Agostinho, recebeu amplo apoio dos associados para que seguisse o legado de seu pai. “A confiança dos associados foi o combustível para todos esses anos, seguindo os valores preconizados por Agostinho Caiado Fraga”, afirma com sentimento de missão cumprida e animado com a nova diretoria, da qual seguirá próximo.

Adesão de criadores do Sul ao Nordeste

A diretoria liderada por Bernardo Vasconcellos Moreira, conta como primeiro vice-presidente Rogerio Naim Sawaia, de São Paulo, e o segundo vice-presidente é Wanderley Berté, de Santa Catarina. O primeiro secretário é Sérgio Vieira Attie, de Minas Gerais, e o segundo secretário Ingo Kalder, de São Paulo. Na diretoria estão ainda Francisco Araújo Mendonça, de São Paulo, como primeiro tesoureiro; e Antonio Carlos Faria Brandão, de Alagoas, como segundo tesoureiro. A diretoria de marketing segue com Adib Zacarias Dau Neto.

O Conselho Fiscal é composto por Nourival Claudino Pedroso, Paulo Procopiak Aguiar e Ubiratã Rocha Ferreira, tendo como suplentes José Henrique Aleixo, Irlan Bacelar Silva e Rodrigo Andrade Valadares Gontijo.

Fonte: Assessoria

Notícias

Alta externa e a possível publicação de edital de compra elevam os preços do trigo no Brasil

Aumentos nos preços internos foram verificados mesmo diante da colheita no Brasil e das importações intensas.

Publicado em

em

Foto: Jaelson Lucas

As cotações domésticas do trigo reagiram ao longo da semana passada.

Pesquisadores do Cepea explicam que o suporte veio da alta na Bolsa de Chicago e de informações de que o governo possa lançar edital para compra do cereal.

Ressaltam, ainda, que os aumentos nos preços internos foram verificados mesmo diante da colheita no Brasil e das importações intensas.

Em outubro, chegaram aos portos brasileiros 552,4 mil toneladas de trigo, o maior volume para o mês em cinco anos. Com isso, na parcial de 2024, a quantidade total adquirida chega a 5,7 milhões de toneladas, a mais elevada para o período desde 2013.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Giro Técnico na Soja 2024 divulgará resultados de boas práticas no Paraná

Percorre diversas regiões do Paraná, tratando de temas relacionados às diferentes práticas agrícolas que estão no dia a dia dos produtores de soja.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Embrapa
Com o objetivo de divulgar resultados de boas práticas de produção de soja no Paraná, o IDR-Paraná e a Embrapa Soja realizarão o Giro Técnico na Soja, de 21 de novembro a 5 de dezembro, percorrendo doze cidades do Estado nesta primeira etapa. O evento, que já está na sua 12ª edição, percorre diversas regiões do Paraná, tratando de temas relacionados às diferentes práticas agrícolas que estão no dia a dia dos produtores de soja.

Foto: Shutterstock

Manejo integrado de pragas da soja, sistema Alerta Ferrugem, fixação biológica de nutrientes, manejo integrado de doenças, tecnologia de aplicação de insumos, manejo de solos e de plantas daninhas são os principais temas que serão discutidos nesses encontros.  Conforme destaca Edivan José Possamai, coordenador estadual do Programa Grãos Sustentáveis do IDR-Paraná, esses conteúdos são os pilares de uma produção sustentável de soja, impactando na produtividade das lavouras, na rentabilidade econômica dos produtores e no meio ambiente. “Esse trabalho demonstra que é possível racionalizar o uso de insumos, seja fertilizantes, fungicidas, inseticidas ou herbicidas, utilizando-se manejos integrados, sem perder a produtividade das lavouras, o que resulta em maior lucratividade para os produtores”, salienta Possamai.

André Prando, pesquisador da Embrapa Soja, destaca o trabalho de coinoculação na soja com Bradyrhurobium e Azospirillum que pode resultar, em média, em um incremento de 8% na produtividade das lavouras, com baixo custo dos inoculantes. O Giro Técnico, na visão do pesquisador, permite uma aproximação entre agricultores, técnicos e pesquisadores, discutindo essas tecnologias. “No caso da coinoculação, nossa parceria com o IDR-Paraná permite gerar resultados que comprovam a importância da adoção de boas práticas, desde a aquisição dos inoculantes, até seu armazenamento e forma de uso, visando obter melhores resultados”, destaca Prando.

A parceria entre pesquisa e extensão tem destacado o Paraná como uma referência nacional em adoção de tecnologias sustentáveis e produtividade no cultivo da soja. A estimativas indicam que a adoção dessas boas práticas se reverte em uma rentabilidade de 17 sacas a mais de soja por hectare, seja pela redução de custos, seja pelo aumento da produtividade. Porém, Possamai observa que há a necessidade de que mais agricultores adotem essas boas práticas, pois ainda ocorrem problemas recorrentes, como os processos erosivos de solos e os casos de deriva de agrotóxicos.O Giro Técnico conta com apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR, ITAIPU Binacional, universidades, colégios agrícolas, dentre outros.

Fonte: Assessoria Embrapa
Continue Lendo

Notícias

Casa Sustentável será uma das novidades do 37º Show Rural

Construída com madeira reaproveitada, a residência utiliza materiais que antes seriam descartados, promovendo assim economia e reduzindo impacto ambiental.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Coopavel

O 37º Show Rural Coopavel apresentará, pela primeira vez, a Casa Sustentável, projeto habitacional voltado ao meio rural desenvolvido pela Águia Florestal, de Ponta Grossa, em parceria com a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e apoio do Governo Estadual. Construída com madeira reaproveitada, a residência utiliza materiais que antes seriam descartados, promovendo assim economia e reduzindo impacto ambiental.

Com 70 metros quadrados de área construída e uma varanda espaçosa, o modelo é uma solução acessível e prática para propriedades rurais, melhorando assim as condições de vida de minis e pequenos agricultores, acentua o gerente da regional de Cascavel do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), Lindomir Penzenti.

Além do uso de madeira reaproveitada, a Casa Sustentável incorpora tecnologias de autossuficiência e preservação ambiental, como energia solar, captação e armazenamento de água da chuva e um sistema de tratamento de esgoto doméstico. A proposta busca mostrar aos pequenos produtores rurais que a moradia sustentável é uma alternativa viável e eficaz para incorporar mais conforto e dignidade na vida no campo, ainda longe de parte das comodidades urbanas, distantes principalmente do agricultor familiar.

Permanente

A Casa Sustentável ficará em exposição permanente na área do IDR-Paraná no Show Rural Coopavel. A finalidade, reforça Lindomir Pezenti, é mostrar aos visitantes soluções ecológicas que podem ser implementadas nas propriedades rurais. Esse projeto tem potencial para se tornar uma política pública do Governo do Paraná. Por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Instituto de Desenvolvimento Rural, o governo estadual é um dos antigos parceiros do Show Rural Coopavel, que em 2025 será realizado de 10 a 14 de fevereiro, em Cascavel, no Oeste do Paraná.

Fonte: Assessoria Coopavel
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.