Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Beef Week São Paulo aproxima consumidor de carne do setor produtivo e lança manifesto #SomosdaCarne

Iniciativa teve a participação de diversos restaurantes e lojas de carne da capital que ofereceram pratos e kits especiais de carne bovina

Publicado em

em

Uma semana em que a carne bovina esteve em evidência na cidade de São Paulo, seja com a cadeia produtiva se reunindo para discutir melhorias, seja com o consumidor sendo convidado a conhecer mais sobre esse setor e a saborear diferentes cortes e formas de preparo. Esta foi a primeira edição da Beef Week na capital, um movimento de coordenação de cadeia produtiva da carne bovina que tem como objetivo aumentar a percepção dos centros urbanos e dos consumidores em relação à qualidade e origem da carne bovina brasileira. De 14 a 19 de junho, restaurantes selecionados ofereceram cardápios especiais de carne bovina e lojas de carne comercializaram kits a preços promocionais. A iniciativa ocorreu simultaneamente à InterCorte – Exposição Tecnológica da Cadeia Produtiva da Carne, que reuniu mais de 3 mil pessoas na Bienal do Ibirapuera, onde diversas marcas de carne e utensílios estiveram presentes no Empório Beef Week.

Participam da Beef Week São Paulo os restaurantes Micaela, BOS BBQ, Varanda Grill, Casa de Grelhados Marcos Bassi, Templo da Carne Marcos Bassi, Leôncio, Pobre Juan (Vila Olímpia, Higienópolis, Cidade Jardim e Alphaville) e Barbacoa (shoppings Morumbi e D&D), e as lojas Talho Carnes, The Butcher, Carnes Del Sur, Villa Beef, Varanda Gourmet, Empório No Ponto e TPSR Wangus Beef.

“A Beef Week foi uma oportunidade de apresentar à cidade um setor um tanto quanto desconhecido, mas que é de extrema importância tanto para a economia do país quanto por oferecer um alimento muito apreciado. Todos os restaurantes e lojas participantes puderam entregar ao consumidor o manifesto #SomosdaCarne, um convite para que as pessoas conheçam e reconheçam como a pecuária é estruturada, sustentável, investe em tecnologia e é responsável por fazer chegar à mesa um alimento de qualidade, seguro e saboroso”, destaca a coordenadora da Beef Week, Carolina Barretto, profissional com mais de 12 anos de experiência na indústria da carne no Brasil e na América do Sul e que sempre trabalhou pela comunicação entre os diversos elos da cadeia produtiva.

“Foi um prazer contribuir com um movimento em que a principal estrela é a carne bovina. O grupo Varanda não poderia ficar de fora deste evento maravilhoso. Sensacional celebrarmos juntos!”, declara Sylvio Lazzarini, proprietário do restaurante Varanda Grill e da loja Varanda Gourmet, que participaram da Beef Week.

“O balanço foi muito positivo, gostamos e aprovamos a iniciativa da Beef Week e de participarmos do Empório na InterCorte. Depois do evento, várias pessoas já foram até a loja para conhecer e comprar nossos produtos, o que abriu o leque para novos clientes”, atesta Pedro Larriera, um dos sócios da loja Carnes Del Sur, em Alphaville, herdeiro da família com uma história de mais de 50 anos trabalhando na importação e exportação de carnes e no varejo com as antigas "Mignon Carnes e Frios Ltda", nas ruas Oscar freire e Mario Ferraz, em São Paulo.

Também aprovou a iniciativa Marcelo Whately, proprietário da Villa Beef Carnes Especiais, que trabalha com produtos com garantia de origem, padrão animal, assim como o processo produtivo, a nutrição, o gerenciamento e o processamento industrial. A Villa Beef é pioneira no conceito de Beef Experience, termo utilizado pela casa para designar uma prazerosa experiência gastronômica com carne bovina. “A Vila Beef teve uma bela oportunidade de participar da Intercorte por meio da Beef Week e do Empório Beef Week em São Paulo. Mesmo estando em Ribeirão Preto, a semana da Beef Week nos forneceu mais uma forma de divulgar o nosso produto: a carne bovina. Já em São Paulo, na Intercorte, estávamos com um estande no Empório, uma nova atração da feira. Foi muito legal ficar frente a frente com novos clientes, principalmente porque todos estavam relacionados à pecuária de corte e fazem parte da produção de carne”, avalia Whately.

Além da Villa Beef e Carnes Del Sur, participaram do Empório Beef Week na Bienal as marcas Queijo Cuesta Pardinho, Parrilla SA, Comercial Almeida (facas), Vinhética e TPSR Wangus Beef.

Outra atração da Beef Week na InterCorte, na Bienal, foi o Caminho do Boi, projeto que convidava o público a se colocar no lugar do animal e conhecer por dentro a importância da cadeia produtiva da carne brasileira. Era possível percorrer o trajeto do pasto ao prato, através de estações interativas, que mostravam importantes etapas do processo, como genética, nutrição, infraestrutura, manejo, sanidade, reprodução, sustentabilidade, sistemas de produção, bem-estar, gestão, transporte, indústria e mercado da carne. “Com essa nova perspectiva oferecida pelo Caminho do Boi, o pecuarista pôde ampliar a sua percepção em relação ao que é necessário para melhorar a qualidade da carne que ele produz e o consumidor conseguiu captar os cuidados e a excelência do setor produtivo para que chegue até a sua mesa um produto saboroso, seguro e saudável”, ressalta Carolina Barretto.

MANIFESTO #SOMOSDACARNE

Somos da carne.

Nosso trabalho é alimentar pessoas.

Para isso acordamos cedo, trabalhamos duro dia e noite. Preparamos, plantamos e zelamos pela terra que nos dá abrigo e sustento. Cuidamos com dedicação dos animais que estão sob nossa responsabilidade, ajudando-os a nascer, a se alimentar, protegendo-os com respeito e gratidão.

Acreditamos que uma alimentação equilibrada é essencial para o desenvolvimento adequado em todas as fases da vida. E que a carne vermelha é parte importante na mesa de milhões de famílias no Brasil e no mundo.

Acreditamos na vocação natural do Brasil para a pecuária, na sua eficiência, e na sua relevância como provedor de alimentos. Movimentamos a indústria de insumos, profissionais e técnicos, transportadoras, operadores de máquinas, trabalhadores do campo e da indústria, gerando milhares de empregos diretos e indiretos e mais de R$ 480 bilhões na economia do país. Queremos um governo que promova uma infraestrutura à altura de nossa capacidade produtiva, nos dê segurança jurídica e uma fiscalização sanitária que garanta saúde ao consumidor.

Somos produtivos.   

A pecuária faz parte da história e da cultura do Brasil. Ajudou a desbravar fronteiras e a fortalecer raízes. A pecuária evoluiu com o país, assim como o país evoluiu com a pecuária. Há muitas coisas boas para serem contadas, com uma enorme contribuição para o desenvolvimento rural, urbano e humano do Brasil. E nos orgulhamos disso!

Somos do bem.

No campo e em todas as atividades evolui a consciência da nossa responsabilidade para com o planeta, com os recursos naturais e o desenvolvimento sustentável. A pecuária brasileira acompanha essa evolução e tem se mostrado uma grande aliada na redução do desmatamento e na conservação da biodiversidade. Não é à toa que o Brasil é reconhecido como o único país do mundo que, nos últimos anos, conseguiu aumentar a produção sem explorar novas áreas.

Somos sustentáveis.

Por isso, este manifesto convida a todos a fazer parte desta pecuária, com o compromisso do aprimoramento contínuo na busca pela eficiência no uso de recursos naturais no processo produtivo, garantindo um produto saudável e saboroso, sob um processo de produção responsável e rentável. 

Somos referência.  

Somos da Terra. Somos do Boi. Vivemos da terra e pela terra lutamos por nosso país. 

Somos homens, somos mulheres trabalhando pelo campo e pela cidade.

Somos guerreiros, somos da carne.

#somosdacarne, um manifesto pela carne bovina brasileira!

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Notícias

ABPA, SIPS E ASGAV promovem churrasco com aves e suínos na Expochurrasco

Presidentes das entidades assumem a churrasqueira para assar mais de 200 quilos de carne; cardápio será comandado pelo chef Marcelo Bortolon

Publicado em

em

Foto: Divulgação Expochurrasco

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), Eduardo Santos e o Presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul (SIPS), José Roberto Goulart, comandarão a churrasqueira de uma ação que as entidades da avicultura e da suinocultura promoverão durante o Festival Internacional do Churrasco (ExpoChurrasco), no dia 20 de abril, no Parque Harmonia, em Porto Alegre (RS).

Com o objetivo de estimular uma presença cada vez maior das carnes de aves e de suínos no cardápio dos churrascos, a ação promoverá um convite à degustação de cortes diferenciados para a grelha.

Ao todo, serão assados mais de 200 quilos de carne nas 6 horas de evento, com cortes de aves, como sobrecoxa desossada, tulipa e coxinha da asa, e de suínos, como costela, panceta, linguiça, sobrepaleta e picanha.

O espaço das associações do setor na Expochurrasco contará com a presença do chef gaúcho Marcelo Bortolon, que preparará receitas especiais, como costela suína ao molho barbecue de goiabada e cachaça, e sobrecoxa de frango ao molho de laranja, mel e alecrim.

“Na capital do estado conhecido pelo churrasco tradicional, vamos assumir pessoalmente a churrasqueira e promover uma grande degustação para incentivar a adoção de mais cortes de carnes de aves e de suínos nas grelhas. A ideia é convidar os visitantes a repetir em suas casas e em suas confraternizações o uso de mais produtos da avicultura e da suinocultura nos cardápios dos churrascos. São uma ótima opção de sabor, com qualidade diferenciada, que agrada a todos os públicos”, destaca o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Saiba mais sobre a ExpoChurrasco pelo site https://expochurrasco.com.br/

Fonte: Assessoria ABPA
Continue Lendo

Notícias Sustentabilidade

Biogás rende prêmio à C.Vale

Cooperativa possui melhor planta industrial para geração de biogás

Publicado em

em

Indústria para processamento de raiz de mandioca em Assis Chateaubriand (PR) - Foto: Assessoria

Ações de sustentabilidade da C.Vale renderam prêmio nacional à cooperativa. Em solenidade realizada em Chapecó (SC), dia 17 de abril, a cooperativa recebeu o Prêmio Melhores do Biogás, concedido pelo Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

Guilherme Daniel com o troféu ladeado por Aírton Kunz (Embrapa Suínos e Aves), Rafael Gonzalez (CBIogás) e Suelen Paesi (Universidade de Caxias do Sul) – Foto: UQ Eventos

A C.Vale conquistou a primeira colocação na categoria Melhor Planta/Geradora de Biogás – Indústria. O segundo lugar ficou com a multinacional Raizen e a terceira colocação com o grupo Cetric.

A cooperativa foi representada pelo supervisor ambiental Guilherme Daniel. “Para a C.Vale, as questões ambientais não são somente uma obrigação para atender aos requisitos legais. São atividades que podem gerar receitas, com ganhos ambientais e econômicos”, afirma o presidente da cooperativa, Alfredo Lang.

A C.Vale aproveita o gás metano (CH4) gerado pelos efluentes das amidonarias e Unidade Produtora de Leitões para gerar energia limpa e minimizar o efeito estufa. No caso das duas indústrias de beneficiamento de mandioca, em Assis Chateaubriand e Terra Roxa, ambas no Paraná (PR), a medida reduz em aproximadamente 75% os custos das indústrias com lenha, ou seja, evita o consumo de mais de 50 mil árvores/ano.

 

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Notícias

Santa Catarina reforça medidas de biosseguridade em eventos com aglomeração de aves passeriformes

Medida visa garantir a biosseguridade e como forma de prevenção e controle da Influenza aviária de Alta Patogenicidade

Publicado em

em

Portaria SAR nº 11/2024 mantém suspenso, em todo o território catarinense, a realização eventos com aglomeração de aves - Fotos: Divulgação/Cobrap

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) publicou, na última sexta-feira (12), a Portaria SAR nº 11/2024, que mantém a suspensão, em todo o território catarinense, da realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves. Ficam autorizados apenas os eventos com a participação exclusiva de passeriformes, mediante o cumprimento das condições e exigências da portaria. A medida visa garantir a biosseguridade e como forma de prevenção e controle da Influenza aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).

Está em vigor no país e em Santa Catarina o Decreto de Estado de Emergência Zoossanitária para Gripe Aviária. Com isso, justifica-se a necessidade de regramento específico para a realização de eventos com aglomeração de aves. “Essa portaria é resultado de estudos da equipe técnica da Cidasc e de diálogo com a SAR e representantes do setor. A liberação para eventos com aglomeração de passeriformes irá ocorrer mediante o cumprimento de todas as exigências. Dessa forma, iremos prezar pela sanidade, quando autorizada a realização desses eventos”, explica o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto.

A equipe da Cidasc realizou um estudo técnico estabelecendo critérios para a retomada gradativa e segura de eventos com a participação exclusiva de passeriformes, com normas como a avaliação da densidade populacional de aves comerciais no município que ocorrerá o evento e avaliação do status sanitário do município e região. Levando em consideração essas normas, foi apurado que atualmente 74 municípios atendem os critérios para sediar esses eventos.

Além disso, foram elencadas as exigências de medidas de biosseguridade, tanto no local do evento, quanto de criação de passeriformes. Também é levada em consideração a necessidade da obrigatoriedade de emissão de Guia de Trânsito Animal e apresentação de atestado sanitário dos passeriformes. A gestão e os procedimentos de autorização devem ser encaminhados à Cidasc.

Fonte: Ascom Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária
Continue Lendo
SIAVS 2024 E

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.