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BASF estabelece metas de agricultura sustentável para os próximos 10 anos

Reduzir em 30% as emissões de CO2 por tonelada de cultivo produzido

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A Divisão de Soluções para Agricultura da BASF se comprometeu com metas claras e mensuráveis a promover uma agricultura cada vez mais sustentável até 2030. Utilizando-se de sua capacidade de inovação, a empresa ajudará os agricultores a reduzirem em 30% as emissões de CO2 por tonelada de cultivo produzido, assim como se compromete a aumentar em até 7% ao ano a oferta de soluções ainda mais sustentáveis.

Além disso, a BASF disponibilizará tecnologias digitais para mais de 400 milhões de hectares de terras cultivadas e continuará trabalhando para o uso seguro de seus produtos através de boas práticas agrícolas. Os novos compromissos são fortalecidos ainda mais com a implementação da estratégia da BASF na Agricultura, lançada em 2019.

“A agricultura é essencial para o bem-estar do mundo. Nas próximas décadas, nosso sistema de produção de alimentos passará por uma transformação acelerada para fornecer alimentos saudáveis e acessíveis para uma população mundial em intenso crescimento. Ao mesmo tempo, precisaremos mitigar seu impacto em nosso planeta. Esta transformação é orientada pela demanda por uma melhor produtividade – uma produção que gere valor para a sociedade e o meio ambiente, contribuindo para a geração de emprego e renda no campo”, disse Vincent Gros, Presidente da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF. “Com nossas ofertas conectadas, apoiamos os agricultores do mundo inteiro na realização do maior trabalho da terra para que, juntos, possamos gerar um impacto positivo no sistema agrícola de alimentos”.

 

Agricultura inteligente para os desafios climáticos

A BASF ajudará os agricultores a reduzir a pegada de carbono e serem mais resilientes às mudanças climáticas, com tecnologias para aumentar a produtividade, tornar o manejo agrícola mais eficiente, além de reduzir os impactos ambientais. Essas tecnologias incluem:

  • Produtos de manejo de nitrogênio como Vibelsol® e Vizura®, que reduzem as emissões de gases de efeito estufa;
  • Soluções de proteção de cultivos, como o herbicida Kixor® que permite o manejo adequado nos sistemas de cultivo de plantio direto, contribuindo com uma produção com menos impacto no solo, além da redução das emissões de CO2 do solo e no uso de combustível;
  • Novas variedades de cultivo, como as sementes de canola InVigor®, que oferecem maior estabilidade da produtividade, principalmente em condições climáticas mais adversas;
  • Inoculantes biológicos e soluções digitais inovadoras.

Ao mesmo tempo, a empresa tem explorado formas de estimular a eficiência em CO2 e abrir novas frentes de valor agregado para os agricultores. Com esses produtos e soluções, a BASF ajudará a reduzir em 30% as emissões de CO2 por tonelada de cultivo produzido.

 

Soluções sustentáveis

A BASF tem como objetivo aumentar o número de soluções sustentáveis que disponibiliza aos agricultores ano após ano. Assim, a empresa investe continuamente em seu forte pipeline de Pesquisa & Desenvolvimento orientado cada vez mais por critérios de sustentabilidade. O pipeline de P&D da BASF contém soluções que promovem o uso eficiente dos recursos e contribuem para a sustentabilidade dos sistemas de produção. Alguns exemplos são:

  • Soluções à base do fungicida Revysol® possibilitam aumento de até 4% na produtividade do trigo usando a mesma extensão de terra e permitem que o agricultor proteja o habitat natural;
  • A aplicação direcionada das soluções biológicas como os feromônios RAK® que protegem as plantas por todo seu ciclo de produção, como parte do manejo integrado de pragas (MIP);
  • Inovações em melhoramento, como a melancia Pingo Doce® que ajuda os consumidores a evitarem o desperdício de alimentos.

Além disso, a BASF avalia todo seu portfólio de produtos com base em critérios de sustentabilidade claramente definidos, através do método de Sustainable Solution Steering (produtos Accelerators). Estas soluções contribuem significativamente com a sustentabilidade na cadeia de valor e farão um grande aporte à meta do Grupo BASF de € 22 bilhões em vendas até 2025. A Divisão de Soluções para Agricultura pretende aumentar sua parcela de vendas de Accelerators em 7% ao ano.

 

Agricultura Digital

A digitalização contribui com uma agricultura mais eficiente e sustentável. Assim, a BASF ajudará os agricultores com ferramentas digitais para que expandam seus negócios com rentabilidade e, ao mesmo tempo, reduzam a sua pegada ambiental. A adoção de tecnologias digitais permite que os agricultores produzam mais com menos recursos para tornar os processos mais eficientes do campo até a mesa do consumidor. As soluções de xarvio™, marca de agricultura digital da BASF, oferecem uma aplicação mais precisa de produtos de proteção de cultivos e recomendação de uso de nutrientes. As ferramentas digitais vêm sendo utilizadas por um número cada vez maior de agricultores, aumentando o conhecimento e a conscientização sobre a sustentabilidade agrícola. A BASF pretende disponibilizar tecnologias digitais para mais de 400 milhões de hectares de terras cultivadas até 2030.

 

Segurança e boas práticas

A BASF está comprometida com a segurança dos seus produtos para a saúde humana e o meio ambiente, promovendo o uso seguro e as boas práticas agrícolas das suas soluções. A empresa oferece acesso a ferramentas e serviços feitos sob medida para o trabalho diário de cada agricultor. Entre as ofertas relacionadas à segurança e às boas práticas estão equipamentos de proteção individual, treinamentos personalizados, soluções digitais e novas tecnologias de aplicação, como os drones que reduzem o tempo de trabalho e a potencial exposição a defensivos agrícolas.

As iniciativas com o uso de drones já foram lançadas na China e na Colômbia. Outro exemplo do esforço da BASF para facilitar e tornar mais seguro o manuseio de produtos de proteção de cultivos é o sistema de transferência fechado (closed-transfer-system, CTS) easyconnect. O sistema foi desenvolvido com parceiros e tem o apoio dos principais atores na indústria agrícola. O lançamento no mercado europeu está planejado para 2021/22.

Para saber mais, visite o nosso site de Sustentabilidade

Fonte: Assessoria
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Empresas Agricultura.

Bioinoculante eleva a produtividade da soja e do milho

Biofree, desenvolvido pela Biotrop, é o único a combinar a mobilização de fósforo e a fixação biológica de nitrogênio, aumentando em até 25% a eficiência da adubação

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Divulgação Biotrop

A Biotrop, empresa que desenvolve soluções biológicas e naturais para a agricultura, tem como destaque em seu portfólio o Biofree, um exclusivo bioinoculante promotor de crescimento composto pela combinação das bactérias Pseudomonas fluroscens CCTB03 e Azospirillum brasilense. A tecnologia vem movimentando o mercado com crescimento acima de 60% ao ano. Só na safra 2020/21, a Biotrop tratou com o produto 1 milhão de hectares.

O bioinsumo é capaz de aumentar em até 25% a eficiência da adubação, reequilibrar a biologia do solo e elevar a produtividade de culturas como a soja e o milho.

De acordo com o especialista e gerente de pesquisa e desenvolvimento da Biotrop, Agnelo Vitti, os microrganismos se estabelecem na rizosfera e têm ações complementares. O Azospirillum sp. age por meio da síntese de fitormônio e fixa Nitrogênio (N) aumentando a assimilação do elemento e fazendo com que a raiz cresça mais e explore um volume maior de solo.

A segunda bactéria que compõem o Biofree, Pseudomonas fluroscens CCTB03, tem a capacidade interagir com a planta e mobilizar o Fósforo (P) reduzindo as perdas e disponibilizando frações desse elemento no solo para as plantas. “Estas bactérias se alimentam de exsudados radiculares e excretam substâncias que atuam diretamente sobre o ciclo do fósforo, liberando fósforo fixado e tornando-o disponível para as plantas”, conta o profissional.

Ganhos ao produtor

Na cultura da soja a absorção do Fósforo está ligada diretamente ao aumento da fotossíntese, e como consequência o enchimento do grão. “Por isso o fósforo é extremamente importante para a planta, principalmente nessa fase”, destaca Vitti.

De acordo com o agrônomo, Amélio Belentani Neto, gerente comercial da BIOTROP no norte do Mato Grosso, os resultados na região têm sido muito positivos. Ainda segundo ele, o incremento médio nas lavouras dos produtores que utilizam o Biofree é de três sacas a mais por hectare (ha). “Essa é a média que trabalhamos, mas há casos de produtores que ampliaram até seis sacas por hectare, que é algo excepcional para a realidade de Mato Grosso”, diz.

Outro diferencial que o produto acrescenta aos sojicultores é em relação ao seu custo por hectare. Segundo Neto a média é de 0,5 sacos de soja/ha. “É evidente que o Biofree está trazendo resultados. Os biológicos de modo geral têm tido um crescimento exponencial em todo o Estado”, diz Neto.

Desempenho no milho

O milho é uma cultura que tem uma necessidade enorme de nitrogênio, principalmente nas primeiras fases, pois é este nutriente específico que vai definir os componentes de produtividade. Quando não é fornecido nos estádios iniciais de desenvolvimento, não ocorre margem de absorção.

O fósforo, assim como na soja, também é importante para o cereal, porém este, por sua vez, apresenta um problema de condicionamento e precisa estar disponível na raiz, pois não é móvel no solo. Também tem um problema de fixação. Segundo Vitti, a bactérias Pseudomonas fluroscens fazem uma troca justa, pois elas crescem junto com a raiz e ao mesmo tempo disponibilizam fósforo e isso é muito interessante, principalmente para o milho. “Temos o Azospirillum que está estimulando o crescimento dessa raiz e as Pseudomonas fluroscens que, associadas a isso, estão levando as disponibilidades de fósforo onde essa raiz está. É uma associação muito benéfica, e única no mercado”, destaca.

Demanda aquecida

De acordo com Luiz Fernandes, diretor comercial da Agrológica – distribuidor parceiro da Biotrop em Mato Grosso, que atua nas regiões do Médio Norte e Sul do Estado e na região do Xingu – a demanda por biológicos tem sido crescente. Segundo ele, tem se percebido uma aceitação cada vez maior por parte do agricultor, pois os produtos biológicos estão apresentando tecnologias eficazes, que atendem às suas exigências.

Recentemente a empresa passou a disponibilizar o Biofree aos seus clientes, já com boa perspectiva de comercialização para a próxima safra. “Esta solução tem um grande diferencial para as necessidades do produtor, bem como os demais produtos biológicos dos quais a demanda é crescente, principalmente para o controle de nematoides”, diz Fernandes.

Ainda segundo o diretor, a Agrológica projeta um bom crescimento em participação de biológicos nos próximos anos. “Para isso temos políticas internas voltadas para o mercado de biológicos e ainda direcionando forças para todos os segmentos, aproveitando mercados além dos nematicidas”, finaliza.

Fonte: Assessoria.
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Empresas

Bayer se compromete globalmente a ter a mesma quantidade de mulheres e homens em cargos de liderança até 2030

No Brasil, a Bayer saiu de 7% de mulheres na alta liderança em 2017 para 50% em 2020. Nos cargos de liderança como um todo, a porcentagem de mulheres atualmente é de 37%

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Foto: Divulgação

A Bayer está intensificando seus esforços para promover uma cultura e uma força trabalho mais diversa e inclusiva. O primeiro compromisso da empresa é para, até 2025, estabelecer um equilíbrio de gênero 50/50 ao longo de toda baixa e média liderança, que, atualmente, é ocupada 40% por mulheres e 60% por homens. No Círculo de Liderança do Grupo (composto por 540 executivos), a proporção de mulheres deve chegar a pelo menos 33% em 2025 (atualmente está em 23%). Depois disso, até 2030, a Bayer pretende atingir paridade de gênero em todos os níveis de gerência – baixa, média e alta.

“A nossa abordagem para identificar, atrair, desenvolver, promover e reter talentos na nossa liderança criará uma força de trabalho ainda mais inclusiva e diversa, que nos fará uma empresa melhor e mais atrativa como empregadora. O nosso objetivo de garantir paridade de gênero na gerência também está alinhado ao nosso compromisso com os Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU e com o Compromisso EMPOWER do G20”, diz Werner Baumann, CEO Global da Bayer.

“À medida que aceleramos a transformação da Bayer, vamos abraçar o poder da inclusão, da equidade e da diversidade”, afirma Sarena Lin, nova Líder de Transformação e Talentos na Bayer. “As pessoas estão sempre no centro dessa jornada. Estou ansiosa para trabalhar com colegas mundo afora para sofisticar nossa abordagem em gerenciamento de talentos. Ela será aplicada em toda a liderança da Bayer de forma ampla, justa e alinhada a todas as leis e regulações trabalhistas mundo afora”.

 

LIDERANÇA FEMININA NO BRASIL

No Brasil, a Bayer saiu de um índice de apenas 7% de mulheres na alta liderança em 2017 para 50% em 2020. Em posições de liderança como um todo, a porcentagem de mulheres está em 37%. “Ainda temos um longo caminho a trilhar para uma equidade plena de gênero, mas estamos orgulhosos do que já percorremos. Além de buscar um número representativo de mulheres em todos os níveis hierárquicos, entendemos que precisamos garantir um ambiente de trabalho acolhedor para essas profissionais”, afirma Flavia Ramos, Diretora de Inclusão e Diversidade da Bayer Brasil.

Alguns índices e boas práticas demonstram este compromisso: a Bayer reduziu o índice de rotatividade das colaboradoras após o retorno da licença maternidade de 33% em 2016 para 11% atualmente e, para promover uma cultura organizacional de boas práticas com as mulheres, adotou, no fim de 2020, a plataforma Tina, que atua no atendimento, acolhimento e acompanhamento das colaboradoras que sofrem algum tipo de violência, com a implementação de um sistema de fácil acesso e seguro para todas aquelas que precisam de ajuda. Por lá, psicólogas e assistentes sociais estão disponíveis para dar todo o suporte e orientações necessárias a estas colaboradoras.

No mais, a empresa realizou um censo em 2020 para identificar onde precisa focar esforços no que diz respeito a diversidade e inclusão. Seu resultado foi favorável à inclusão de mulheres, “o que reforça o nosso compromisso com o assunto, embora tenhamos consciência de que ainda há muito a fazer para chegarmos a uma equidade de fato. Não basta atrair mais mulheres para a companhia, mas também garantir sua inclusão de forma interseccional – incluindo as mulheres negras, lésbicas, bissexuais, transexuais e portadoras de deficiências”, comenta Flavia Ramos. A Bayer Brasil está desenvolvendo parcerias para garantir uma evolução de carreira equânime para todas essas mulheres.

A Bayer aspira também fortalecer outros elementos de inclusão e diversidade. Por exemplo, a composição da alta liderança deve cada vez mais refletir os contextos nacional e cultural de cada negócio da Bayer. Todas as gerações devem ser apropriadamente representadas na companhia. Os interesses de colaboradores lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros continuarão a ser endereçados pelo Board de Liderança. A empresa continuará seus esforços para avançar na garantia de elementos regionais de diversidade, como etnia e raça, considerando a realidade de cada país em que atua. Ademais, a Bayer busca aumentar a proporção de pessoas com deficiência em sua força de trabalho para mais de 5% em 2030. Na Alemanha, por exemplo, ela está em 4,5%. Recentemente, a empresa se juntou à iniciativa global “The Valuable 500”, que advoga por maior inclusão de pessoas com deficiência no mundo corporativo.

Fonte: Assessoria
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Empresas Suínos

Estado de São Paulo recebe a primeira etapa do campeonato OINK em 2021 

Entre os dias 5 e 21 de março, suinocultores paulistas poderão testar seus conhecimentos e receber premiações 

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Foto: O Presente Rural

Após passar por Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, o game OINK, um jogo educativo de perguntas e respostas sobre suinocultura, abrirá a temporada de competições para 2021 no Estado de São Paulo. A partir do dia 5 de março, os produtores paulistas poderão se inscrever no campeonato, que premiará três profissionais do Estado. Em formato de aplicativo, o game foi idealizado pela empresa de gestão Agriness e conta com uma competição exclusiva promovida pela MSD Saúde Animal.

Para participar, os suinocultores de São Paulo deverão baixar o aplicativo OINK – disponível para Android e iOS –, e se inscrever no link: materiais.agriness.com/oink-msd para liberar no app o acesso à Trilha de Doenças Entéricas, modalidade exclusiva do Prêmio MSD. A premiação será válida para os três participantes que tiverem o melhor desempenho na competição.

“Quando desenvolvemos o Prêmio MSD, um dos nossos objetivos era ajudar a democratizar o conhecimento a respeito da suinocultura em todo o País. Por isso, em 2020, ficamos bastante contentes com o desempenho positivo dos suinocultores no campeonato, que demonstram aquilo que vemos no dia a dia: a qualidade e conhecimento dos profissionais da suinocultura brasileira. Os produtores de São Paulo certamente iniciarão 2021 com o mesmo sucesso, contribuindo com esse bom resultado”, comenta Brenda Maria Marques, gerente técnica da unidade de Suinocultura da MSD Saúde Animal.

O campeonato é disputado totalmente online, dentro do aplicativo. A etapa São Paulo acontece entre os dias 5 e 21 de março. Ao todo, serão realizados 14 campeonatos em diversas regiões do País. Para saber sobre o anúncio das novas praças, fique atento às redes da MSD Saúde Animal.

Enquanto o OINK não chega na sua região, os interessados podem baixar o aplicativo e treinar seus conhecimentos com os outros jogos disponíveis na plataforma.

Confira as premiações: 

1º lugar: Medalha + Churrasqueira ESM a Bafo + Kit churrasco Bamboo Tábua retangular

2º lugar: Medalha + Caixa de som Bluetooth JBL GO2 Azul Marinho com Potência 3W

3º lugar: Medalha + Conjunto de garrafa térmica inox 1 litro e 2 canecas 180ml em caixa

Fonte: Assessoria
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SBSA 2021

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