Conectado com

Empresas Grãos

BASF estabelece metas de agricultura sustentável para os próximos 10 anos

Reduzir em 30% as emissões de CO2 por tonelada de cultivo produzido

Publicado em

em

A Divisão de Soluções para Agricultura da BASF se comprometeu com metas claras e mensuráveis a promover uma agricultura cada vez mais sustentável até 2030. Utilizando-se de sua capacidade de inovação, a empresa ajudará os agricultores a reduzirem em 30% as emissões de CO2 por tonelada de cultivo produzido, assim como se compromete a aumentar em até 7% ao ano a oferta de soluções ainda mais sustentáveis.

Além disso, a BASF disponibilizará tecnologias digitais para mais de 400 milhões de hectares de terras cultivadas e continuará trabalhando para o uso seguro de seus produtos através de boas práticas agrícolas. Os novos compromissos são fortalecidos ainda mais com a implementação da estratégia da BASF na Agricultura, lançada em 2019.

“A agricultura é essencial para o bem-estar do mundo. Nas próximas décadas, nosso sistema de produção de alimentos passará por uma transformação acelerada para fornecer alimentos saudáveis e acessíveis para uma população mundial em intenso crescimento. Ao mesmo tempo, precisaremos mitigar seu impacto em nosso planeta. Esta transformação é orientada pela demanda por uma melhor produtividade – uma produção que gere valor para a sociedade e o meio ambiente, contribuindo para a geração de emprego e renda no campo”, disse Vincent Gros, Presidente da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF. “Com nossas ofertas conectadas, apoiamos os agricultores do mundo inteiro na realização do maior trabalho da terra para que, juntos, possamos gerar um impacto positivo no sistema agrícola de alimentos”.

 

Agricultura inteligente para os desafios climáticos

A BASF ajudará os agricultores a reduzir a pegada de carbono e serem mais resilientes às mudanças climáticas, com tecnologias para aumentar a produtividade, tornar o manejo agrícola mais eficiente, além de reduzir os impactos ambientais. Essas tecnologias incluem:

  • Produtos de manejo de nitrogênio como Vibelsol® e Vizura®, que reduzem as emissões de gases de efeito estufa;
  • Soluções de proteção de cultivos, como o herbicida Kixor® que permite o manejo adequado nos sistemas de cultivo de plantio direto, contribuindo com uma produção com menos impacto no solo, além da redução das emissões de CO2 do solo e no uso de combustível;
  • Novas variedades de cultivo, como as sementes de canola InVigor®, que oferecem maior estabilidade da produtividade, principalmente em condições climáticas mais adversas;
  • Inoculantes biológicos e soluções digitais inovadoras.

Ao mesmo tempo, a empresa tem explorado formas de estimular a eficiência em CO2 e abrir novas frentes de valor agregado para os agricultores. Com esses produtos e soluções, a BASF ajudará a reduzir em 30% as emissões de CO2 por tonelada de cultivo produzido.

 

Soluções sustentáveis

A BASF tem como objetivo aumentar o número de soluções sustentáveis que disponibiliza aos agricultores ano após ano. Assim, a empresa investe continuamente em seu forte pipeline de Pesquisa & Desenvolvimento orientado cada vez mais por critérios de sustentabilidade. O pipeline de P&D da BASF contém soluções que promovem o uso eficiente dos recursos e contribuem para a sustentabilidade dos sistemas de produção. Alguns exemplos são:

  • Soluções à base do fungicida Revysol® possibilitam aumento de até 4% na produtividade do trigo usando a mesma extensão de terra e permitem que o agricultor proteja o habitat natural;
  • A aplicação direcionada das soluções biológicas como os feromônios RAK® que protegem as plantas por todo seu ciclo de produção, como parte do manejo integrado de pragas (MIP);
  • Inovações em melhoramento, como a melancia Pingo Doce® que ajuda os consumidores a evitarem o desperdício de alimentos.

Além disso, a BASF avalia todo seu portfólio de produtos com base em critérios de sustentabilidade claramente definidos, através do método de Sustainable Solution Steering (produtos Accelerators). Estas soluções contribuem significativamente com a sustentabilidade na cadeia de valor e farão um grande aporte à meta do Grupo BASF de € 22 bilhões em vendas até 2025. A Divisão de Soluções para Agricultura pretende aumentar sua parcela de vendas de Accelerators em 7% ao ano.

 

Agricultura Digital

A digitalização contribui com uma agricultura mais eficiente e sustentável. Assim, a BASF ajudará os agricultores com ferramentas digitais para que expandam seus negócios com rentabilidade e, ao mesmo tempo, reduzam a sua pegada ambiental. A adoção de tecnologias digitais permite que os agricultores produzam mais com menos recursos para tornar os processos mais eficientes do campo até a mesa do consumidor. As soluções de xarvio™, marca de agricultura digital da BASF, oferecem uma aplicação mais precisa de produtos de proteção de cultivos e recomendação de uso de nutrientes. As ferramentas digitais vêm sendo utilizadas por um número cada vez maior de agricultores, aumentando o conhecimento e a conscientização sobre a sustentabilidade agrícola. A BASF pretende disponibilizar tecnologias digitais para mais de 400 milhões de hectares de terras cultivadas até 2030.

 

Segurança e boas práticas

A BASF está comprometida com a segurança dos seus produtos para a saúde humana e o meio ambiente, promovendo o uso seguro e as boas práticas agrícolas das suas soluções. A empresa oferece acesso a ferramentas e serviços feitos sob medida para o trabalho diário de cada agricultor. Entre as ofertas relacionadas à segurança e às boas práticas estão equipamentos de proteção individual, treinamentos personalizados, soluções digitais e novas tecnologias de aplicação, como os drones que reduzem o tempo de trabalho e a potencial exposição a defensivos agrícolas.

As iniciativas com o uso de drones já foram lançadas na China e na Colômbia. Outro exemplo do esforço da BASF para facilitar e tornar mais seguro o manuseio de produtos de proteção de cultivos é o sistema de transferência fechado (closed-transfer-system, CTS) easyconnect. O sistema foi desenvolvido com parceiros e tem o apoio dos principais atores na indústria agrícola. O lançamento no mercado europeu está planejado para 2021/22.

Para saber mais, visite o nosso site de Sustentabilidade

Fonte: Assessoria

Empresas

Parcerias estratégicas, inovação e bem-estar animal: Bases do crescimento sustentável da Granja Antunes no setor de produção de ovos

Empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência.

Publicado em

em

Fotos: Giracom

A Granja Antunes, localizada em Avaré, São Paulo, construiu uma trajetória marcada pela dedicação à qualidade e à inovação no setor de produção de ovos. Desde sua fundação, em 2009, a empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência. Atualmente, com uma produção diária de cerca de 2.500 caixas de ovos destinadas a atacadistas e varejistas de todo o Brasil, a Granja Antunes reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a modernização.

Essa história de crescimento e adaptação foi moldada pela superação de desafios significativos. Nos primeiros anos, a empresa enfrentou a volatilidade econômica e as dificuldades do setor avícola, como a alta nos custos de insumos e as exigências crescentes do mercado. Segundo Norberto Lemos, porta-voz da Granja Antunes, essas adversidades impulsionaram mudanças estratégicas e investimentos em tecnologia. “Superamos muitos desafios ao modernizar nossas operações e focar na sustentabilidade. Hoje, esses esforços resultam em processos mais eficientes e produtos de melhor qualidade”, afirma.

Nos últimos anos, a Granja Antunes passou por uma transformação tecnológica significativa, incorporando sistemas de automação e climatização que tornaram as operações mais eficientes e sustentáveis. A automação reduziu a dependência de trabalho manual e aumentou a precisão dos processos produtivos, enquanto a climatização proporcionou condições ideais para as aves, reduzindo doenças e elevando a produtividade. “Estamos investindo em tecnologia porque sabemos que é essencial para o futuro da avicultura. Esses sistemas garantem eficiência, qualidade e sustentabilidade, tanto para nós quanto para os clientes”, destaca Lemos.

Além disso, a modernização está alinhada a parcerias estratégicas que desempenham um papel fundamental no avanço das operações e na promoção do bem-estar animal. “A parceria com a Ceva Saúde Animal, por exemplo, reforça nosso compromisso com a proteção e saúde das aves. O uso de tecnologias inovadoras em vacinas não apenas maximiza a performance dos animais, mas também facilita as operações de vacinação e traz resultados econômicos expressivos para a empresa”, acrescenta Lemos. Esses esforços têm sido cruciais para garantir uma cadeia produtiva robusta e sustentável, refletindo diretamente na qualidade dos ovos.

Porta-voz da Granja Antunes, Norberto Lemo: “Hoje, esses esforços resultam em processos mais eficientes e produtos de melhor qualidade”

Com esse foco, os avanços tecnológicos também têm preparado a Granja Antunes para expandir sua atuação e consolidar sua presença no mercado interno. Atualmente, grande parte da produção é destinada aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a empresa planeja continuar investindo em modernização para atender à crescente demanda. Um exemplo dessa visão de futuro são os projetos voltados para a implantação de novas granjas, projetadas para serem ainda mais modernas e sustentáveis. “Essas unidades serão equipadas com tecnologia de ponta, desde sistemas automatizados de monitoramento até práticas inovadoras de manejo, reforçando nosso compromisso com a eficiência produtiva e o bem-estar animal”, explica o porta-voz.

“Olhamos para o futuro com a convicção de que a modernização é essencial para o setor avícola. As novas granjas serão uma extensão dessa visão, unindo tecnologia, sustentabilidade e qualidade em todas as etapas de produção”, afirma Lemos. Ele prevê que as novas unidades não apenas aumentarão a capacidade produtiva da empresa, mas também servirão como modelo de inovação e responsabilidade no setor.

Com a combinação de tradição e modernidade, a Granja Antunes reforça seu compromisso de continuar evoluindo e se destacando no mercado de ovos no Brasil. Os investimentos em tecnologia e as novas granjas refletem a determinação da empresa em se adaptar às transformações do setor e atender às demandas do mercado de forma responsável, garantindo produtos de alta qualidade para milhares de mesas.

Fonte: Assessoria Ceva Animal
Continue Lendo

Empresas Criando o sucesso juntos

Aviagen América Latina compartilha conhecimento técnico no OVUM 2024

A Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável

Publicado em

em

Fotos: Divulgação Aviagen

As equipes de vendas e atendimento ao cliente da Aviagen® América Latina, provenientes da Argentina, Brasil, América Central, México e Caribe (CAME), Colômbia, Peru e outros países da América do Sul, se reuniram no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM) para compartilhar conhecimentos e fortalecer conexões. O evento, realizado bienalmente, ocorreu em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 12 e 15 de novembro.

Com o compromisso “Criando o sucesso juntos”, a Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável. Especialistas da empresa compartilharam insights sobre áreas vitais da produção avícola, visando capacitar os produtores latino-americanos.

Disponibilidade de grãos em um ambiente em transformação

O consultor Paul Aho apresentou uma visão sobre a disponibilidade global de grãos, destacando as condições favoráveis previstas para os próximos 6 a 12 meses, enfatizando que mudanças no mercado podem ocorrer devido a fatores como tarifas, mudanças climáticas e questões geopolíticas.

Manejo inicial de frangos de corte

O gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América do Sul excluindo o Brasil (SAEB), Santiago Lovera, enfatizou a importância do manejo eficaz na primeira semana de vida dos frangos de corte para o crescimento a longo prazo e o desempenho geral do plantel. “Dar o melhor começo aos pintinhos otimiza o crescimento, a conversão alimentar e a qualidade da carne”, afirmou.

Impacto da melhoria da sustentabilidade genética

O vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, natural do Uruguai, discutiu como os avanços genéticos estão tornando a produção avícola mais sustentável, com destaque para a redução de custos com ração e as emissões de carbono. Ele ressaltou que as melhorias na eficiência de conversão alimentar estão diminuindo a pegada de carbono da indústria, tanto regional quanto globalmente. Avendaño também abordou o impacto das diferentes fontes de soja na pegada de carbono e discutiu as tendências emergentes de bem-estar animal na Europa, que exigem um portfólio expandido de genótipos para atender às necessidades dos clientes. Além disso, apresentou o impacto ambiental das diversas fontes alimentares de origem animal e vegetal, no que diz respeito às exigências diárias de aminoácidos essenciais, destacando a posição vantajosa da carne de frango.

“O OVUM 2024 nos ofereceu uma valiosa oportunidade de nos conectarmos com a comunidade avícola latino-americana por meio de nossas diversas subsidiárias e equipes”, afirmou o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos. “Na Aviagen, estamos comprometidos em compartilhar os mais recentes conhecimentos e inovações para ajudar nossa indústria a avançar no bem-estar das aves, em desempenho e sustentabilidade. Com operações locais na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, e uma equipe dedicada de vendas e serviços, estamos posicionados de maneira única para nos manter próximos aos nossos clientes como nenhuma outra empresa de melhoramento genético. Nosso envolvimento de longa data com o Congresso Latino-Americano de Avicultura reflete esse compromisso, e esperamos continuar essa jornada na próxima edição do OVUM, em 2026, na Guatemala”.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Equipe Hubbard na América Latina fortalece conexões com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura

Em seu estande, a empresa apresentou o Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium

Publicado em

em

Equipe Hubbard na América Latina se relaciona com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura - Foto Hubbard

A equipe latino-americana da Hubbard® estreitou laços com clientes e a comunidade avícola durante o 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM), realizado em Punta del Este, no Uruguai. Este importante encontro da avicultura mundial, que ocorre a cada dois anos, contou com a presença de mais de 3.200 participantes de 50 diferentes países, em um espaço dinâmico para a colaboração e dicas entre a comunidade avícola na América Latina.

O gerente geral da Hubbard na América Latina, exceto Brasil, Mark Barnes destacou a relevância do OVUM para a indústria avícola: “Participar de eventos como este é essencial para a troca de experiências e inovações no setor. Acreditamos que, ao estreitar laços com nossos parceiros, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento da avicultura na região”, afirmou.

Em seu estande, a Hubbard apresentou seu produto Hubbard Efficiency Plus,  além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium. A equipe manteve diálogos importantes com clientes e parceiros, reafirmando seu compromisso com a inovação e a satisfação das demandas do mercado latino-americano.

“A participação no OVUM 2024 não apenas solidificou a presença da empresa no mercado, mas também reafirmou seu papel como uma das líderes na indústria avícola na América Latina”, disse o diretor de Negócios da Hubbard no Brasil, Carlos Antonio Costa.

Celebração da aposentadoria de Dr. Arnoldo Ruiz

Durante o OVUM, a Hubbard organizou uma recepção especial para homenagear a aposentadoria do Dr. Arnoldo Ruiz, após mais de 25 anos de serviços prestados à empresa. O evento reuniu representantes do Grupo Neria, distribuidor de avós da Hubbard no México, e da Genher, distribuidora na Argentina. O Dr. Ruiz recebeu uma placa e presentes em reconhecimento ao seu profissionalismo e comprometimento com a empresa.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.