Empresas
Avinatus integra portfólio de inovações da Safeeds durante o SBSA
Solução natural desenvolvida com tecnologia de microencapsulação garante máxima sinergia e performance na produção de aves. Atualmente, mais de 1 bilhão de aves no Brasil e no mundo já foram impactadas pelo produto.

Evento importante no calendário do agronegócio, o Simpósio Brasil Sul de Avicultura (SBSA) será novamente palco de novidades e conhecimento para o setor. Realizado nos dias 8 a 10 de abril, em Chapecó (SC), o encontro reúne médicos veterinários do País e da América Latina, e conta com uma feira de negócios de alto nível.
Marcando presença mais uma vez, a Safeeds levará novidades de seu portfólio ao evento. Nesta 25ª edição, o Avinatus será o grande destaque da companhia durante os três dias do encontro. Para o presidente e diretor Técnico da empresa, Ricardo Castilho, esta é uma oportunidade ímpar de interação com a atividade.
“As trocas de conhecimento e experiências são o ponto alto do evento. Por estar localizado na maior região produtora de aves do País, o encontro é uma programação que faz parte da nossa agenda anual”, diz Castilho.
Alta tecnologia de microencapsulação

Médico-veterinário e coordenador técnico da Safeeds, Luciano Mecchi
Composto por princípios bioativos naturais, o Avinatus fortalece a saúde e a vitalidade das aves, reduzindo, assim, a necessidade do uso de antibióticos. O processo de fabricação próprio da Safeeds assegura a qualidade e a confiabilidade do produto.
Desenvolvido ao longo de 10 anos de pesquisa, a solução garante máxima sinergia e performance na produção de aves. Isso é possível graças à tecnologia que atua diretamente no intestino dos animais, promovendo a saúde intestinal e fortalecendo o sistema imunológico.
Conforme explica Luciano Mecchi, médico-veterinário e coordenador técnico da Safeeds, o Avinatus possui um blend específico para os desafios da avicultura brasileira – uma das atividades mais eficientes do mundo – permitindo que o setor atenda a mercados exigentes com menor ou nenhum uso de antibióticos: “O Avinatus surgiu para oferecer segurança alimentar e atender a essa demanda com excelência”.
Prova dessa eficiência no campo, atualmente mais de 1 bilhão de aves no Brasil e no mundo já foram beneficiadas com a utilização da tecnologia. Segundo Mecchi, o Avinatus tem levado a uma melhora de 1% a 2% na conversão alimentar e no ganho de peso, além de assegurar uma microbiota equilibrada e saudável: “A microencapsulação garante a liberação controlada dos ativos, assegurando sua eficácia no momento certo”, destaca.
Com isso, as empresas passam a contar com aves mais saudáveis, resilientes aos desafios da produção e menos dependentes de antibióticos.

Empresas
Ceva Saúde Animal anuncia Nivaldo Grando como novo Vice-Presidente de Operações Comerciais no Brasil
Executivo assume a liderança com foco em crescimento sustentável, fortalecimento comercial e integração das equipes no país.

A Ceva Saúde Animal anuncia a nomeação de Nivaldo Grando como Vice-Presidente Brasil. O executivo chega à companhia com ampla experiência no agronegócio e no setor de saúde animal, trazendo uma trajetória consolidada em liderança estratégica e gestão de negócios em mercados nacionais e internacionais.
Com formação em Engenharia Agronômica, Nivaldo construiu sua carreira em empresas de relevância global, com passagens em empresas como Monsanto Brasil e Boehringer Ingelheim, onde ocupou posições em áreas de vendas, Marketing e Gerência Geral no Brasil, em países da américa do sul e Europa.
Sua experiência internacional proporcionou uma visão global dos negócios, profundo conhecimento dos mercados regionais e sólida atuação junto a parceiros e stakeholders na América Latina e na Europa.
Na Ceva, Nivaldo terá a missão de fortalecer o desempenho do negócio, impulsionar talentos e o crescimento sustentável, além de consolidar a sinergia entre as equipes locais. Sua atuação será fundamental para assegurar a solidez da operação e o alcance dos objetivos estratégicos da companhia focado na proximidade com produtores e clientes em um momento relevante para o mercado brasileiro.
Empresas
Jyga Technologies anuncia a abertura de uma quarta filial, agora no Brasil

A Jyga Technologies amplia sua presença global com a abertura da Jyga Tech Brasil, nova subsidiária na região do Paraná. Impulsionada pela forte demanda de produtores brasileiros, a empresa decidiu estabelecer uma presença local que permitirá a nacionalização de seus produtos e fortalecerá sua posição em um dos principais mercados para a suinocultura mundial.
Nos últimos dez anos, os sistemas de alimentação eletrônicos de precisão GESTAL foram adotados por operações brasileiras focadas em desempenho e bem-estar animal. Ampliando a estratégia, iniciada em 2025, com a adição de um novo Gerente de Desenvolvimento de Negócios para o Brasil, Vinicius Espeschit de Morais, a Jyga consolida agora mais uma etapa nesta estratégia de expansão, reforçando o compromisso da empresa com as pessoas, com a proximidade do mercado e com as parcerias de longo prazo.
Maior acesso às soluções Gestal
A criação da Jyga Tech Brasil permitirá que produtores brasileiros adquiram produtos GESTAL fabricado no Brasil, aumentando sua acessibilidade financeira e possibilitando o acesso a linhas de financiamento locais. A nova entidade também oferecerá suporte técnico e pós-venda local, alinhado às realidades das granjas brasileiras. A operação deverá atingir plena capacidade antes do final do terceiro trimestre de 2026.
Investindo em pessoas, investindo no Brasil
A Jyga Technologies tem orgulho de investir em talentos locais, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional e reforçando seu compromisso de longo prazo com o mercado brasileiro.
“A abertura da Jyga Tech Brasil é mais do que uma expansão; ela reflete nosso compromisso de estar presente, ouvir de perto e construir parcerias duradouras com aqueles que confiam em nossas soluções”, afirmou Natalia Rimi Heisterkamp, Vice-Presidente Executiva da Jyga Technologies e brasileira nata.
Empresas
Quimtia Brasil anuncia novo centro de distribuição no Nordeste
Nova unidade será na cidade de Eusébio, região metropolitana de Fortaleza (CE) e terá capacidade para armazenar mais de mil toneladas em produtos; Previsão é atender 30% dos estados nordestinos e impulsionar presença da companhia na região.

A Quimtia Brasil está prestes a dar um passo estratégico importante para se firmar como a principal indústria especializada na produção, comercialização e distribuição de insumos para nutrição animal no país. A empresa acaba de anunciar a inauguração de um novo Centro de Distribuição (CD) no Nordeste. A expectativa é que a nova unidade, localizada na cidade de Eusébio, região metropolitana de Fortaleza, no Ceará, impulsione a logística e o atendimento ágil aos produtores animais da região.
De acordo com o country manager da Quimtia, Renato Klu, o novo centro de distribuição é mais do que uma expansão física — é uma ponte direta com o produtor animal nordestino. “Estamos investindo em infraestrutura para garantir que nossos produtos cheguem com mais agilidade, menor custo logístico e maior confiabilidade”, afirma.
Ele ressalta que a ideia é facilitar o escoamento de produtos para diversos estados do Nordeste, como uma resposta ao crescimento da demanda regional, aliando à necessidade de reduzir prazos de entrega e aumentar a eficiência operacional, além de fortalecer a competitividade da Quimtia na região. “Isso nos coloca em uma posição mais competitiva e nos aproxima do nosso objetivo de ampliar ainda mais o market share na região”, comenta o country manager.
Com a nova unidade, a Quimtia também espera melhorar aspectos que vão desde a previsibilidade de abastecimento, à redução de riscos de logística, além do atendimento personalizado. A previsão é que o CD em Eusébio entre em operação já em março deste ano e comporte uma estrutura moderna voltada à sustentabilidade e segurança operacional, com capacidade para armazenar mais de mil toneladas em produtos e atender 30% dos estados nordestinos.
O Nordeste estava na mira da Quimtia desde o ano passado, quando passou a contar com profissionais locais exclusivos para atender o mercado regional e atuarem como consultores técnicos, auxiliando na implementação de soluções específicas de produtores.
Agora, com um Centro de Distribuição local e a aproximação desses profissionais, a expectativa, segundo Renato, é que esse haja uma aceleração ainda mais intensa da presença da marca na região e um impacto direto maior na produtividade e rentabilidade dos produtores rurais.
Ainda para o executivo da fabricante, a região é vista como estratégica por ter sido pouco explorada até agora. “Ela é conhecida por sua ampla capacidade produtiva no setor agropecuário e por mercados emergentes. Por isso, a região é enxergada como um termômetro importante para os planos da empresa”, conclui.



