Empresas Show Rural 2020
Avicultura: uso de soluções naturais auxilia na redução de antibióticos e na prevenção de salmonela
Suplementações na alimentação dos animais incluem minerais orgânicos, vitaminas e selênio. Soluções biotecnológicas serão apresentadas no Show Rural Coopavel, que acontece em Cascavel (PR) entre os dias 3 e 7 de fevereiro

Líder na produção e exportação nacional avícola, com cerca de 38% do total exportado, o Paraná fechou o ano de 2019 com recorde de abates de frangos. Pela importância da atividade econômica e as novas oportunidades de exportação devido a Febre suína africana, aumentou a preocupação dos produtores em oferecer alimentos de qualidade superior e com aumento de produtividade.
Nesse processo, o uso de soluções naturais, como minerais orgânicos vêm ganhando espaço no mercado. É o que afirma o gerente nacional de vendas para avicultura da Alltech, Felipe Fagundes. “Hoje o nosso trabalho com o setor avícola se concentra em quatro plataformas: gestão de enzimas, gestão de minerais, saúde intestinal e gestão de micotoxinas. Nossas tecnologias vêm para auxiliar a saúde dos animais, substituindo o uso de minerais inorgânicos e antibióticos e contribuindo para uma produção mais sustentável e com alto valor agregado”, conta.
Desta forma, o setor de alimentação animal está ainda mais atento às especificidades de cada área, especialmente para as aves de corte e de produção de ovos. Por apresentarem objetivos diferentes, cada uma delas exige manejo próprio. “No caso dos frangos de corte, o uso de minerais orgânicos na alimentação vem trazendo maior qualidade final das carcaças, redução de perdas no abate e adequação do produto para exportação. Já para as aves de postura, o foco é produzir ovos com alta qualidade de casca e de valor nutricional. Nesse sentido, trabalhamos com enriquecimento de ovos com selênio. Isso permite que esse produto seja comercializado de maneira diferenciada no mercado”, ressalta Fagundes.
Este foi o caso do gerente da fábrica de rações da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), Jurandir Mattos. Na busca por melhorias na nutrição e saúde dos plantéis atendidos, a cooperativa passou a incrementar seus produtos com minerais orgânicos, com destaque para o selênio e conservantes naturais. Usando as soluções desde 1995, Mattos afirma que os resultados alcançados foram significativos. “Quando começamos a utilizar os minerais orgânicos, observamos excelentes resultados na padronização dos lotes de aves e no empenamento delas, com foco na produção de frangos de corte. Também investimos em ácidos orgânicos que previnem a salmonella e auxiliam no controle dessa bactéria, além de trazerem maior segurança”, explica.
Mattos conta, ainda, que o uso de soluções nutricionais naturais também teve como foco uma produção mais atenta às questões ambientais. “Contamos com mais de 500 aviários no campo criando frangos. Temos uma preocupação muito grande com a produção de alimentos sustentáveis, e essas soluções estão somadas a nossa visão para a indústria agroalimentar. Junto de nossos técnicos orientando os cooperados, temos a certeza de que o consumidor está recebendo uma proteína de alta qualidade”, afirma.
Exposição
Para apresentar as principais tecnologias nutricionais para o setor avícola, a Alltech estará no Show Rural Coopavel, um dos principais eventos do setor agropecuário brasileiro. A exposição acontece entre os dias 3 e 7 de fevereiro na cidade de Cascavel (PR). “Estaremos presentes com nossa equipe técnica, formada por experientes veterinários, zootecnistas e agrônomos, para mostrar como essas e outras soluções podem ajudar os produtores. Além disso, apresentaremos exemplos de trabalhos desenvolvidos no campo com as plataformas de melhoria para a eficiência alimentar, mostrando alternativas mais amigáveis ao meio ambiente, aos animais e ao consumidor, garantindo o futuro da atividade”, finaliza Fagundes.

Empresas
Coopavel terá estande para apresentar o melhor de suas marcas e agroindústrias no Show Rural 2026
Espaço será dedicado a demonstrar soluções que atendem às diferentes realidades dos produtores rurais. Feira acontece de 09 a 13 de fevereiro.

A gerência de Filiais da Coopavel garante presença no 38º Show Rural, que acontece de 09 a 13 de fevereiro, levando ao público um estande voltado à apresentação de suas principais marcas de insumos, com foco em tecnologia, qualidade e resultados no campo.
Segundo o agrônomo Anderson Granville, o espaço será dedicado a demonstrar soluções que atendem às diferentes realidades dos produtores rurais. Entre os destaques está a Biocoop, marca de insumos biológicos da cooperativa, que apresentará as tecnologias empregadas na fabricação de seus produtos e os rigorosos padrões de qualidade que asseguram eficiência e segurança na aplicação dos bioinsumos.

Foto: Albari Rosa
Outra presença confirmada é a da Nutriago, marca já consolidada da Coopavel na área de nutrição foliar. No estande, serão apresentados os diferenciais dos produtos e os resultados obtidos em produtividade nas últimas safras, reforçando a confiabilidade das soluções desenvolvidas pela cooperativa.
Equipe técnica destacará também a importância do uso de matéria-prima de alta qualidade na produção de fertilizantes sólidos, com boa solubilidade e micronutrientes quelatizados, características que proporcionam melhor absorção e respostas mais eficientes pelas plantas. Complementando o portfólio, ainda serão apresentadas sementes de alta qualidade, com foco na qualidade fisiológica, nos processos de produção e nas cultivares multiplicadas, todas com alto teto produtivo e adaptadas à região de atuação da Coopavel.
Durante todo o evento, a equipe técnica da cooperativa estará à disposição para receber associados e clientes, esclarecer dúvidas e orientar sobre as melhores soluções para cada sistema de produção, destaca Anderson. Além disso, o estande contará com uma campanha especial de vendas de insumos, voltada às próximas safras.
Empresas Crédito rural
Sicoob traz o Invest Feira para o Show Rural
Crédito rural orientado a investimento ganha protagonismo no agro em 2026

Em um ambiente de custos elevados, juros ainda pressionados e maior exigência por eficiência produtiva, o crédito rural vem sendo reposicionado como instrumento estratégico para a competitividade do agronegócio brasileiro. Em 2026, a lógica financeira do campo avança além do custeio da safra e passa a incorporar decisões estruturantes de investimento, modernização e expansão dos negócios rurais.
Esse movimento acompanha uma tendência já observada em dados oficiais e estudos internacionais. De acordo com o relatório Agricultural Policy Monitoring and Evaluation 2025, da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), mais de 90% do suporte público ao setor agrícola no Brasil é direcionado à pesquisa, desenvolvimento e extensão tecnológica, evidenciando que inovação, modernização da produção e investimento em infraestrutura são pilares para ganhos de produtividade e competitividade no agro. O mesmo levantamento aponta que, na safra 2024–2025, o crédito agrícola no País alcançou cerca de R$ 400,6 bilhões, aproximadamente R$ 107,3 bilhões destinados a investimentos em capital fixo, como máquinas, equipamentos e tecnologias produtivas.
Segundo Michel Shoiti Tamura, gerente de Agronegócios do Sicoob Central Unicoob, o crédito rural deixou de ser apenas um meio de financiamento e passou a ser um instrumento de transformação no campo. “O produtor rural é, hoje, um gestor completo do seu negócio. Nosso papel, como instituição financeira cooperativa, é estar ao lado dele nas decisões que constroem o futuro da propriedade, oferecendo crédito que viabilize investimentos, aumente a eficiência produtiva e traga segurança para crescer com sustentabilidade”, destaca.
Durante a 38ª edição do Show Rural Coopavel, de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel (PR), o Sicoob estará com o Invest Feira, linha de crédito com recursos próprios da instituição, voltada ao financiamento de investimentos produtivos no agronegócio. A solução se diferencia por oferecer flexibilidade de aplicação, agilidade na liberação, ampliando a capacidade de alocação de capital por parte do produtor.
“Nos anos anteriores, a feira iniciava com recursos insuficientes para atender o produtor rural. Por isso, o Sicoob criou o Invest Feira como alternativa à escassez de recursos subsidiados pelo governo federal”, explica Tamura. Destaca ainda que, além dessa linha, o Sicoob Unicoob oferece soluções específicas para a cadeia de integração, como suínos, frango, leite, peixes e outras atividades. “Nesses casos, disponibilizamos linhas com condições equivalentes ao BNDES Inovagro, utilizando recursos livres da cooperativa, com lastro em LCA, ampliando o acesso ao crédito para investimento produtivo no campo”, completa.
Entre os itens financiáveis, estão veículos utilitários, caminhonetes cabine dupla, caminhões e motocicletas, além de máquinas, equipamentos, drones e tecnologias aplicadas à produção, como sistemas de ordenha e irrigação. A linha também contempla a aquisição de animais para cria, recria, engorda, matrizes e serviço, sistemas sustentáveis como biodigestores e placas fotovoltaicas, insumos para custeio e comercialização e outros itens essenciais à atividade agropecuária.
“O Invest Feira foi estruturado para apoiar decisões estratégicas de investimento, oferecendo previsibilidade financeira e preservando o fluxo de caixa do produtor. É uma solução que conecta oportunidade e planejamento exatamente quando as decisões acontecem durante a feira”, destaca Michel. No mesmo período, as condições especiais do Invest Feira estarão válidas também nas agências Sicoob presentes em todas as cidades de atuação das cooperativas singulares que integram o Sicoob Central Unicoob.
A participação do Sicoob no Show Rural Coopavel, evento consolidado como um dos principais ambientes de negócios e inovação do agronegócio brasileiro, reforça o posicionamento da instituição como parceira financeira do agro, com foco em investimento produtivo, modernização e gestão eficiente do capital no campo.
Empresas
Copercampos apresenta portfólio de sementes no Inova Show em Londrina
Evento acontece nos dias 22 e 23 de janeiro e reúne produtores, técnicos e parceiros do setor.

A Copercampos, em parceria com a Dica Seeds, participa nos dias 22 e 23 de janeiro do Inova Show, realizado em Londrina (PR), levando ao público técnico, produtores rurais e parceiros do setor um portfólio de sementes que evidencia qualidade, tecnologia e alto desempenho no campo.
Durante o evento, a equipe da cooperativa apresenta os principais materiais do portfólio de sementes, além de trabalhos técnicos voltados à demonstração de vigor e germinação, reforçando o compromisso da Copercampos com a entrega de soluções que garantam segurança e produtividade desde o plantio. Os resultados obtidos na última safra comprovam esse cuidado: as sementes apresentaram germinação média de 93% e vigor médio de 88%, em uma produção superior a 1,8 milhão de sacos/40kg de sementes na safra, índices que refletem o rigor nos processos de produção, beneficiamento e controle de qualidade.
A participação no Inova Show conta ainda com a presença do Diretor Superintendente, Lucas de Almeida Chiocca, e do Gerente de Sementes, Marcos Juvenal Fiori, que acompanham de perto as atividades, fortalecendo o relacionamento com parceiros e destacando a estratégia da cooperativa de investir continuamente em inovação, tecnologia e melhoria dos processos.
“Com a participação em eventos técnicos, a Copercampos reafirma seu posicionamento como referência em sementes de alto padrão, compartilhando conhecimento técnico, resultados de campo e soluções que contribuem diretamente para o sucesso dos agricultores que adquirem Sementes Copercampos”, ressalta Lucas.
