Avicultura Segundo especialista
Avicultura brasileira precisa ser mais eficiente para não perder mercados externos
Para médico veterinário, doutor Fabrício Delgado, Brasil vem perdendo mercado para outros países, mas precisa enfrentar gargalos para se tornar mais eficiente quanto aos concorrentes
A avicultura tem se tornado um dos principais setores do agronegócio brasileiro. Atualmente, o país ocupa a segunda colocação na produção mundial de aves (15%) e a primeira na exportação (37%). Manter esta posição é o que tem desafiado todo o setor nos últimos anos, desde o produtor até a indústria. As mudanças nos hábitos do consumidor, legislação e, até mesmo, mudanças dos mercados importadores são fatores que têm influenciado o mercado de aves brasileiro.
O médico veterinário e consultor doutor Fabrício Delgado falou sobre o “mercado de carnes – tendências e exigências dos principais mercados consumidores” durante o 2° Fórum Técnico de Abate, realizado pela Ceva Saúde Animal, em Toledo, PR. Segundo ele, atualmente o mercado é baseado, principalmente, em dois mundos que começam a intervir de maneira significativa nos hábitos alimentares mundiais, que é o food service e o varejo. “Estes são dois mercados que começam a determinar produtos e sistemas”, inicia.
Delgado comenta que atualmente a avicultura brasileira vem trabalhando de uma forma a dar maior sustentabilidade para toda a cadeia, algo fundamental para o bom funcionamento de todos os envolvidos nela. “Já vemos nutrição com uma sofisticação interessante, refletindo na qualidade do que produzimos. Já começamos a entender bem-estar animal sendo uma prerrogativa de sucesso para qualquer atividade, começamos também a trabalhar sanidade e meio ambiente controlados e isso focando no desempenho e conforto das aves”, diz.
Para o médico veterinário, o Brasil é muito relevante dentro do mercado da avicultura. “E isso é mérito para quem trabalha, porque nós produzimos muito bem. A nossa avicultura é sim de ponta, porque se não fosse não estaríamos atendendo todos os mais de 120 mercados para os quais exportamos”, afirma. Delgado diz que a exportação é muito necessária dentro do contexto da produção brasileira. “Mesmo aqueles que não exportam precisam torcer para quem exporta continuar crescendo, porque precisamos ter um equilíbrio dentro da cadeia”, comenta.
Barreiras comerciais e consumidor
Um problema quanto a mercado enfrentado pelo Brasil, segundo o médico veterinário, é que muitas barreiras que são impostas ao país são comerciais e não por algum problema apresentado pelo produto brasileiro. O consultor mostra usando a salmonella como exemplo: “Em um estudo feito pela União Europeia entre 2012 a 2013 eles catalogaram os problemas por infecção em humanos que chegou ao ponto do que causou o problema. E aqui temos um dado interessante: 44,9% dos problemas por infecção de salmonella foi oriundo de ovos, logo em seguida, com 10,5%, veio o chocolate; depois vem a carne suína com 8,9% e então vem a carne de frango, com 5,1%, assim como a carne bovina”, apresenta.
Ele comenta que mesmo o frango sendo um agente causador da salmonella, não é o principal se a grande preocupação for a segurança alimentar. “Isso porque sabemos que quase ninguém come carne de frango malpassada, e isso faz com que o problema se reduza bastante”, afirma.
Delgado comenta que atualmente o que tem se buscado muito é a satisfação do cliente quanto ao produto que ele está consumindo. “A qualidade do alimento não é mais somente para o consumidor ter uma boa aparência, bom sabor e ser seguro. O que ele busca é uma cadeia sustentável e transparente”, diz. Estes fatores citados pelo profissional que o consumidor busca é o que o mercado deve utilizar como argumento de venda. “Quando retiramos os antibióticos como promotores de crescimento, podemos utilizar isso como um argumento”, afirma.
Mercado brasileiro
Segundo Delgado, o Brasil está vivendo uma situação em que a exportação para mercados bons pagadores, como é o caso da Europa, o país perdeu espaço. “Nós já fomos o maior exportador para a Europa. Já exportamos mais de 500 mil toneladas ao ano. Agora, não vamos exportar nem 200 mil. Então, estamos perdendo estes mercados para outros países”, afirma.
O médico veterinário comenta que neste ano surgiu uma oportunidade para as exportações brasileiras, que foi o surto de peste suína na China. “Se formos pensar há 10 anos, os nossos maiores importadores de carne de frango era o Japão, já tivemos a Arábia Saudita e hoje temos a China. Se pegarmos China e Hong Kong, os dois tem quase 40% do volume de exportações brasileiras”, diz.
Por conta destes volumes de exportação é que Delgado reitera que aquelas empresas que não exportam precisam se preocupar com aquelas que exportam. “Porque o consumo de carne de frango brasileiro já está em um patamar muito avançado. Para a nossa indústria continuar crescendo é preciso exportar, porque se pegarmos o mercado interno, nós já consumimos como um país desenvolvido”, argumenta.
Mas, como comentando anteriormente, o médico veterinário afirma que é preciso que o Brasil seja mais competitivo, uma vez que vem perdendo mercado para outros países. “Se pegarmos desde 2009 até 2017, a participação do Brasil em termos de exportação de carne de frango vem caindo. A gente vem caindo para países que às vezes idolatramos ou achamos que são melhores que nós”, diz. Ele afirma que a Tailândia, por exemplo, que é um país muito menor que o Brasil, hoje exporta mais para a Europa do que nós. “Eles produzem bem menos, e como já tive a oportunidade de trabalhar lá, eu sei, que não é aquelas maravilhas não. Então, todos do setor devem ter essa preocupação”, afirma.
É preciso ser mais eficiente
Para Delgado, a questão sanitária para a indústria é uma questão de alta relevância. “A qualidade realmente tem um papel decisivo dentro da cadeia. Começamos a ter outros indicadores que estão fazendo parte do processo e precisam ser vistos, como a mortalidade no transporte, densidade, bem-estar animal, animais mal sensibilizados, antibióticos, jejum alimentar, entre outros”, comenta. Segundo ele, a responsabilidade é de todos, uma vez que problemas que pode haver no campo também acabam afetando a todos. “A genética é um fator decisivo, assim como o apanhe, equipamentos, ambiente, ração, funcionários, cama de aviário, veículos adequados para transporte, vacina, qualidade dos grãos e outros”, acrescenta. “Nós precisamos tirar 10 em tudo dentro dessa cadeia”, afirma.
Um dado interessante trazido pelo médico veterinário é quanto a competitividade do setor. “Nós ainda somos mais competitivos que os Estados Unidos, por exemplo, que é o maior produtor de aves do mundo. Mas dentro do frigorífico as nossas perdas são maiores. Temos alguns gargalos, principalmente quanto a transporte e os custos do transporte rodoviário”, comenta.
Outras notícias você encontra na edição de Aves de setembro/outubro de 2019 ou online.
Avicultura
Relatório traz avanços e retrocessos de empresas latino-americanas sobre políticas de galinhas livres de gaiolas
Iniciativa da ONG Mercy For Animals, a 4ª edição do Monitor de Iniciativas Corporativas pelos Animais identifica compromisso – ou a ausência dele – de 58 grandes companhias, com o fim de uma das piores práticas de produção animal: o confinamento de aves na cadeia de ovos.
O bem-estar de galinhas poedeiras é gravemente comprometido pelo confinamento em gaiolas. Geralmente criadas em espaços minúsculos, entre 430 e 450 cm², essas aves são privadas de comportamentos naturais essenciais, como construir ninhos, procurar alimento e tomar banhos de areia, o que resulta em um intenso sofrimento.
Estudos, como o Monitor de Iniciativas Corporativas pelos Animais (MICA) da ONG internacional Mercy For Animals (MFA), comprovam que esse tipo de confinamento provoca dores físicas e psicológicas às galinhas, causando problemas de saúde como distúrbios metabólicos, ósseos e articulares, e o enfraquecimento do sistema imunológico das aves, entre outros problemas.
Para a MFA, a adoção de sistemas de produção sem gaiolas, além de promover o bem-estar animal, contribui para a segurança alimentar, reduzindo os riscos de contaminação e a propagação de doenças, principalmente em regiões como a América Latina, o que inclui o Brasil.
Focada nesse processo, a Mercy For Animals acaba de lançar a quarta edição do Monitor de Iniciativas Corporativas pelos Animais (MICA 2024), um instrumento essencial para analisar e avaliar o progresso das empresas latino-americanas em relação ao comprometimento com políticas de bem-estar animal em suas cadeias produtivas.
O relatório considera o compromisso – ou a ausência dele – de 58 grandes empresas, com o fim de uma das piores práticas de produção animal: o confinamento de galinhas em gaiolas em suas cadeias de fornecimento de ovos.
Destaques
A pesquisa se concentrou na análise de relatórios públicos de companhias de diversos setores com operações em territórios latino-americanos, da indústria alimentícia e varejo aos serviços de alimentação e hospitalidade. Elas foram selecionadas conforme o tamanho e influência em suas respectivas regiões de atuação, bem como a capacidade de se adaptarem à crescente demanda dos consumidores por práticas mais sustentáveis, que reduzam o sofrimento animal em grande escala.
O MICA 2024 aponta que as empresas Barilla, BRF, Costco e JBS, com atuação no Brasil, se mantiveram na dianteira por reportarem, publicamente, o alcance de uma cadeia de fornecimento latino-americana 100% livre de gaiolas. Outras – como Accor, Arcos Dourados e GPA – registraram um progresso moderado (36% a 65% dos ovos em suas operações vêm de aves não confinadas) ou algum progresso, a exemplo da Kraft-Heinz, Sodexo e Unilever, em que 11% a 35% dos ovos provêm de aves livres.
De acordo com a MFA, apesar de assumirem um compromisso público, algumas empresas não relataram, oficialmente, nenhum progresso – como a Best Western e BFFC. Entre as empresas que ainda não assumiram um compromisso público estão a Assaí e a Latam Airlines.
“As empresas que ocupam os primeiros lugares do ranking demonstram um forte compromisso e um progresso significativo na eliminação do confinamento em gaiolas. À medida que as regulamentações se tornam mais rigorosas, essas empresas estarão mais bem preparadas para cumprir as leis e evitar penalidades”, analisa Vanessa Garbini, vice-presidente de Relações Institucionais e Governamentais da Mercy For Animals.
Por outro lado, continua a executiva, “as empresas que não demonstraram compromisso com o bem-estar animal e não assumiram um posicionamento público sobre a eliminação dos sistemas de gaiolas, colocam em risco sua reputação e enfraquecem a confiança dos consumidores”.
“É fundamental que essas empresas compreendam a urgência de aderir ao movimento global sem gaiolas para reduzir o sofrimento animal”, alerta Vanessa Garbini.
Metodologia
A metodologia do MICA inclui o contato proativo com as empresas para oferecer apoio e transparência no processo de avaliação, a partir de uma análise baseada em informações públicas disponíveis, incluindo relatórios anuais e de sustentabilidade.
Os critérios de avaliação foram ajustados à medida que o mundo se aproxima do prazo de “2025 sem gaiolas”, estabelecido por muitas empresas na América Latina e em todo o planeta. “A transição para sistemas livres de gaiolas não é apenas uma questão ética, mas um movimento estratégico para os negócios. Com a crescente preocupação com o bem-estar animal, empresas que adotam práticas sem gaiolas ganham vantagem competitiva e a confiança do consumidor. A América Latina tem a oportunidade de liderar essa transformação e construir um futuro mais justo e sustentável”, avalia Vanessa Garbini.
Para conferir o relatório completo do MICA, acesse aqui.
Para saber mais sobre a importância de promover a eliminação dos sistemas de gaiolas, assista ao vídeo no Instagram, que detalha como funciona essa prática.
Assine também a petição e ajude a acabar com as gaiolas, clicando aqui.
Avicultura
Sustentabilidade em foco na Conbrasfran 2024
Evento acontece de 25 a 27 de novembro, em Gramado, na serra gaúcha.
A importância de uma produção mais sustentável foi a lição mais importante que este ano deixou aponta o presidente executivo da Organização Avícola do Rio Grande do Sul, José Eduardo dos Santos. “A natureza nos lembrou que é soberana e da necessidade de nos reciclarmos cada vez mais do que fizemos no passado. Eu digo a humanidade como um todo. As práticas sustentáveis que tanto se fala e que vamos discutir na Conbrasfran, essas práticas que estamos implementando agora é para amenizar o que vem pela frente, já que estamos enfrentando agora as consequências do que foi feito no passado”.
Então, para ele, a lição é a necessidade de insistirmos no tema da sustentabilidade ambiental e social, insistir na educação, na orientação e na disciplina ambiental com o objetivo de mitigar os efeitos climáticos no futuro. “Os efeitos podem ser vistos no mundo todo. Aumento dos dias de calor extremo, chuvas recordes no Brasil, na Espanha e outros países, além das queimadas em várias regiões do mundo também”.
A Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Carne de Frango (Conbrasfran 2024), que vai ser realizada entre os dias 25 e 27 de novembro, em Gramado, na serra gaúcha, vai reunir empresários, indústrias, produtores e lideranças de todo o país para discutir todas as áreas estratégicas. “Vamos falar sobre sanidade avícola, um simpósio tradicional da Asgav será absorvido pela programação da Conbrasfran 2024. Vamos debater qualidade industrial, que trata questões de inspeção, controle, autocontrole e processo produtivo, entre outros temas. Teremos também um seminário sobre segurança do trabalho com uma abordagem do ambiente laboral dos colaboradores e da proteção deles em um quadro em que surgem novos desafios na medida em que aumentamos a produção”, pontuou.
Um dos destaques do evento será o 1º Seminário de Sustentabilidade Ambiental e Adequação Global. “Também teremos discussões sobre a área comercial, que impulsiona a nossa economia e é responsável por levar o nosso produto até a mesa do consumidor brasileiro e de mais de 150 países”, salientou Santos. Ele destaca ainda os debates sobre questões jurídicas e tributárias. “São temas que permeiam o nosso dia a dia e estamos diante de uma reforma tributária, que também será abordada”, afirmou mencionando o Agrologs, que vai falar sobre logística, outro desafio para a cadeia produtiva. “O Brasil precisa avançar em ferrovias, hidrovias é uma necessidade para garantir sustentáculos de competitividade”. “É um evento que vai trazer temas estratégicos”, encerrou.
Os interessados podem se inscrever através do site do evento. E a programação completa da Conbrasfran 2024 também está disponível clicando aqui.
Avicultura
Conbrasfran 2024 ressalta superação e resiliência da avicultura gaúcha em meio a desafios históricos
Evento será realizado entre os dias 25 e 27 de novembro, em Gramado, na serra gaúcha.
Se desafio é uma palavra que faz parte do dia a dia da avicultura, este ano levou o seu significado a um novo patamar, especialmente falando do Rio Grande do Sul. O estado enfrentou enchentes e depois um caso isolado de Doença de Newcastle. “Tudo isso nos abalou sim. Redirecionamos toda a atenção e os nossos esforços para ser o elo de ligação do setor com o poder público, com a imprensa e a atender as demandas dos setores. A organização do evento já estava em curso quando tivemos 45 dias de interdição do prédio onde fica a nossa sede, localizado à beira do rio Guaíba. Tivemos enchente. Para se ter uma ideia, a água chegou até 1,80 metro do 1º andar e não pudemos entrar por conta da falta de luz, de água e outra série de dificuldades”, ressaltou o presidente executivo da Organização Avícola do Rio Grande do Sul, José Eduardo dos Santos.
Ainda assim, estes entraves não foram suficientes para desistir da realização da Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Carne de Frango (Conbrasfran 2024), que vai ser realizada entre os dias 25 e 27 de novembro, em Gramado, na serra gaúcha. “Não houve um único questionamento sequer por parte de associados e dirigentes, o que demonstra que o setor está convencido da importância deste encontro e das discussões que ele vai trazer. Serão vários temas, técnicos, conjunturais, temas estratégicos, de planejamento e de superação de desafios, entre outros. E tudo isso fez com que o setor mantivesse acesa a chama para realizar este evento”, destacou Santos.
De acordo com ele, diante dos desafios, as atividades da organização da Conbrasfran 2024 foram acumuladas com o trabalho da linha de frente para atender as demandas cruciais que chegaram, além da interação com órgãos oficiais, imprensa e parceiros estratégicos, como a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). “E mesmo assim, continuamos com a manutenção e organização do evento. E isso nos sobrecarregou sim. Temos uma equipe enxuta, mas que trabalhou bravamente, com máximo empenho, naqueles dias”.
Santos destaca que os esforços levaram a realização de um evento muito especial, que teve a colaboração de grande parte empresários e técnicos do setor. “São muitos os empresários que acreditam nesses movimentos e nos dão carta branca para seguir em frente, que sabem que apesar das dificuldades, continuamos um estado atrativo, com indústrias e produtores de pequeno, médio e grande portes que continuam produzindo por acreditar no empreendedorismo, na pujança na mão-de-obra, na gestão”, disse o executivo lembrando que apesar dos desafios, o estado conseguiu valorizar a produção, manter empresas e ainda está recebendo novos empreendimentos.
Superação
A superação das dificuldades trazidas pelo ano exigiu muito trabalho, organização e confiança. “Precisamos valorizar a confiança daqueles que são nossos associados e dirigentes. A confiança que recebi deles e da minha equipe como dirigente executivo foi importante. Também vale mencionar as estratégias e ações que colocamos em prática para atender todas as demandas que nos chegaram. Sempre buscamos a melhor forma de atender e ajudar os associados”.
E foi também de maneira virtual que estes desafios foram enfrentados. “Interagimos muitas vezes através de plataforma virtual com os serviços oficiais , seguimos em conjunto e dentro das diretrizes da ABPA e tivemos o apoio incondicional da nossa Federação. Com uma soma de esforços, com a confiança de dirigentes que depositam confiança em nosso trabalho, conseguimos ir para a linha de frente e atender as diferentes demandas do setor e da imprensa”, contou Santos que agiu com firmeza em seus posicionamentos e conseguiu liderar o setor na retomada até chegarmos neste momento.
Os interessados podem se inscrever e conferir a programação completa da Conbrasfran 2024 clicando aqui. Outras informaçõe podem ser obtidas pelo e-mail conbrasfran@asgav.com.br, através do telefone (51) 3228-8844, do WhatsApp (51) 98600-9684 ou pelo Instagram do encontro.