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Avícola Pato Branco: uma empresa conduzida por mulheres

Atualmente Odilete e a irmã Olivete administram a empresa da família, como diretora Agropecuária e diretora Executiva, respectivamente

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No início da década de 1970 o casal Oliden Rotava e Odete Alberti decidiram sair de Santa Catarina para morar na cidade de Pato Branco, sudoeste do Paraná. De lá não vieram sozinhos, trouxeram junto as quatro filhas – Olidete, Olivete, Elizabeth e Odilete. Já no Paraná começaram a investir na avicultura. Foi assim que em setembro do mesmo ano fundaram a Avícola Pato Branco, iniciando com um aviário de 100 frangos que eram vendidos vivos na cidade. Com a compra de um pequeno frigorífico local começaram a abater e vender estes animais em Pato Branco e nas cidades vizinhas. Ainda na década de 1970 a família decidiu montar um incubatório e produzir seus próprios pintinhos de um dia, iniciando assim com uma incubadora de madeira para 500 ovos e, ao lado do incubatório, construíram mais dois aviários com galinhas para produzir ovos férteis.

Foi assim que iniciou a história da família Rotava na avicultura. Porém, em 1989 o patriarca da família, Oliden, faleceu. Isso fez com que a segunda geração começasse a assumir a gestão da empresa junto com a mãe. Dessa forma, três das filhas do casal passaram a administrar a Avícola Pato Branco.

Para se inteirar melhor de como tudo funcionava na empresa, cada uma das irmãs adequou a sua formação para uma função da Avícola. Odilete é formada em agronomia e tem pós-graduação em Administração Rural e Gestão em Vitivinicultura. Ela está na empresa desde 1992 e atualmente ocupa o cargo de diretora Agropecuária. Já Olivete é nutricionista com MBA em Gestão Empresarial e atua como diretora Executiva. Elizabeth é psicóloga e pós-graduada em Psicologia Organizacional e atuou na área de Recursos Humanos da empresa entre 1990 e 2011.

“Quando ingressamos na empresa, para auxiliar nossa mãe na condução dos negócios, tivemos que buscar conhecimentos específicos da área, pois não havíamos sido preparadas para isto. Foi a perda de nosso pai que nos levou a participar da gestão. Nosso ingresso na empresa trouxe novos modelos e ferramentas de gestão, buscando profissionalização, tecnologias e processos adaptados à nova realidade”, conta Odilete.

Gestão, inovação e mulheres no poder

Na década de 1990, quando as irmãs assumiram junto com a mãe a gestão da Avícola, a empresa tinha uma capacidade de produção de 500 mil pintinhos por mês e contava com 52 colaboradores. Com a ajuda das filhas e a expertise de cada uma em sua área de atuação a empresa cresceu e se desenvolveu muito. Hoje a Avícola possui 430 colaboradores, três granjas de recria, oito granjas de produção, um incubatório de estágio único e uma nova fábrica de rações. “Produzimos em torno de 84 milhões de ovos férteis/ano, sendo 5,5 milhões de pintos por mês. Agregado ao negócio avícola, temos ainda investimentos em bovinos de corte e reflorestamento”, diz.

Segundo Odilete, a Avícola Pato Branco atende hoje diversas agroindústrias e cooperativas no Sul do país e São Paulo. Além disso, também já exportaram para África, Oriente Médio e Mercosul.

De acordo com a diretora Agropecuária, logo que ela e as irmãs assumiram seus cargos na empresa da família, os desafios eram em aprimorar os conhecimentos na área específica da avicultura, implementar novos modelos de processos e incorporar a cultura de treinamentos nas áreas de biossegurança e gestão de informação. Além disso, uma grande preocupação também sempre foi com os colaboradores. Por isso, em 1997, percebendo a dificuldade de muitos funcionários, de não terem tido a oportunidade de estudar, a empresa criou a Escola APB e conseguiu, com o apoio do município, formar um total de 168 colaboradores-alunos, que fizeram a formação de 1ª a 4ª série, 5ª a 8ª série e segundo grau. “Muitas vezes liderar significa atender a necessidade do que o seu colega/colaborador precisa para desenvolver o trabalho, e com minhas irmãs fomos encontrando estes caminhos”, afirma.

A administração da Avícola Pato Branco feita somente por mulheres é notória. Mas elas não são as únicas que estão à frente de cargos importantes nas empresas espalhadas pelo Brasil. “Percebo com muita alegria que as mulheres estão buscando seu espaço e demonstrando sua capacidade como líderes. No agronegócio este fato também tem sido muito perceptível, e na política temos o exemplo de liderança de nossa Ministra da Agricultura”, comenta Odilete.

Mesmo assumindo cargos importantes, às vezes ainda existe certa resistência. Mas, para Odilete, o preconceito à liderança por parte de mulheres é algo que tem sido superado ao longo dos anos. “Atualmente percebo que nós temos sido respeitadas. No entanto cabe a cada mulher, através de suas atitudes, mostrar sua capacidade de liderar e impor os limites de relacionamento como profissional e como ser humano”, diz.

Exemplo

E estar em um cargo à frente de uma empresa tão importante para o mercado avícola nacional acaba se tornando um incentivo para outras mulheres que buscam o mesmo. “Espero ser um exemplo para minha filha, sobrinhas, amigas e colegas de trabalho, de que através de nossas ações somos capazes de buscar o melhor para cada uma e para os que nos cercam, pois esta é a maior característica das mulheres líderes – pensar em todos”, afirma. Além disso, segundo Odilete, outro grande exemplo de inspiração é a mãe. “Assim como muitas outras mulheres que deixaram suas marcas importantes no mundo, considero minha mãe um exemplo de resiliência e liderança, e minhas irmãs exemplo de que mesmo com algumas diferenças somos sempre mais fortes juntas”, comenta.

Para Odilete, as mulheres são líderes natas dentro de suas casas, pois articulam as relações pais-filhos ou entre irmãos, participam da gestão das tarefas cotidianas e precisam gerir todos os recursos envolvidos. “Estas características intrínsecas possibilitam também as mulheres do agronegócio a terem uma visão mais holística sobre o que produzem, de que maneira produzem e como comercializam seus produtos. As agricultoras deste Brasil, em conjunto com seus parceiros (homens, filhos, sócios), são a base da sustentabilidade de nosso país”, finaliza.

Outras notícias você encontra na edição de Avicultura de abril/maio de 2021 ou online.

Fonte: O Presente Rural

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Relatório traz avanços e retrocessos de empresas latino-americanas sobre políticas de galinhas livres de gaiolas

Iniciativa da ONG Mercy For Animals, a 4ª edição do Monitor de Iniciativas Corporativas pelos Animais identifica compromisso – ou a ausência dele – de 58 grandes companhias, com o fim de uma das piores práticas de produção animal: o confinamento de aves na cadeia de ovos.

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Foto: Freepik

O bem-estar de galinhas poedeiras é gravemente comprometido pelo confinamento em gaiolas. Geralmente criadas em espaços minúsculos, entre 430 e 450 cm², essas aves são privadas de comportamentos naturais essenciais, como construir ninhos, procurar alimento e tomar banhos de areia, o que resulta em um intenso sofrimento.

Fotos: Divulgação/MFA

Estudos, como o Monitor de Iniciativas Corporativas pelos Animais (MICA) da ONG internacional Mercy For Animals (MFA), comprovam que esse tipo de confinamento provoca dores físicas e psicológicas às galinhas, causando problemas de saúde como distúrbios metabólicos, ósseos e articulares, e o enfraquecimento do sistema imunológico das aves, entre outros problemas.

Para a MFA, a adoção de sistemas de produção sem gaiolas, além de promover o bem-estar animal, contribui para a segurança alimentar, reduzindo os riscos de contaminação e a propagação de doenças, principalmente em regiões como a América Latina, o que inclui o Brasil.

Focada nesse processo, a Mercy For Animals acaba de lançar a quarta edição do Monitor de Iniciativas Corporativas pelos Animais (MICA 2024), um instrumento essencial para analisar e avaliar o progresso das empresas latino-americanas em relação ao comprometimento com políticas de bem-estar animal em suas cadeias produtivas.

O relatório considera o compromisso – ou a ausência dele – de 58 grandes empresas, com o fim de uma das piores práticas de produção animal: o confinamento de galinhas em gaiolas em suas cadeias de fornecimento de ovos.

Destaques

A pesquisa se concentrou na análise de relatórios públicos de companhias de diversos setores com operações em territórios latino-americanos, da indústria alimentícia e varejo aos serviços de alimentação e hospitalidade. Elas foram selecionadas conforme o tamanho e influência em suas respectivas regiões de atuação, bem como a capacidade de se adaptarem à crescente demanda dos consumidores por práticas mais sustentáveis, que reduzam o sofrimento animal em grande escala.

O MICA 2024 aponta que as empresas Barilla, BRF, Costco e JBS, com atuação no Brasil, se mantiveram na dianteira por reportarem, publicamente, o alcance de uma cadeia de fornecimento latino-americana 100% livre de gaiolas. Outras – como Accor, Arcos Dourados e GPA – registraram um progresso moderado (36% a 65% dos ovos em suas operações vêm de aves não confinadas) ou algum progresso, a exemplo da Kraft-Heinz, Sodexo e Unilever, em que 11% a 35% dos ovos provêm de aves livres.

De acordo com a MFA, apesar de assumirem um compromisso público, algumas empresas não relataram, oficialmente, nenhum progresso – como a Best Western e BFFC. Entre as empresas que ainda não assumiram um compromisso público estão a Assaí e a Latam Airlines.

“As empresas que ocupam os primeiros lugares do ranking demonstram um forte compromisso e um progresso significativo na eliminação do confinamento em gaiolas. À medida que as regulamentações se tornam mais rigorosas, essas empresas estarão mais bem preparadas para cumprir as leis e evitar penalidades”, analisa Vanessa Garbini, vice-presidente de Relações Institucionais e Governamentais da Mercy For Animals.

Por outro lado, continua a executiva, “as empresas que não demonstraram compromisso com o bem-estar animal e não assumiram um posicionamento público sobre a eliminação dos sistemas de gaiolas, colocam em risco sua reputação e enfraquecem a confiança dos consumidores”.

“É fundamental que essas empresas compreendam a urgência de aderir ao movimento global sem gaiolas para reduzir o sofrimento animal”, alerta Vanessa Garbini.

Metodologia

A metodologia do MICA inclui o contato proativo com as empresas para oferecer apoio e transparência no processo de avaliação, a partir de uma análise baseada em informações públicas disponíveis, incluindo relatórios anuais e de sustentabilidade.

Os critérios de avaliação foram ajustados à medida que o mundo se aproxima do prazo de “2025 sem gaiolas”, estabelecido por muitas empresas na América Latina e em todo o planeta. “A transição para sistemas livres de gaiolas não é apenas uma questão ética, mas um movimento estratégico para os negócios. Com a crescente preocupação com o bem-estar animal, empresas que adotam práticas sem gaiolas ganham vantagem competitiva e a confiança do consumidor. A América Latina tem a oportunidade de liderar essa transformação e construir um futuro mais justo e sustentável”, avalia Vanessa Garbini.

Para conferir o relatório completo do MICA, acesse aqui.

Para saber mais sobre a importância de promover a eliminação dos sistemas de gaiolas, assista ao vídeo no Instagram, que detalha como funciona essa prática.

Assine também a petição e ajude a acabar com as gaiolas, clicando aqui.

Fonte: Assessoria MFA
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Sustentabilidade em foco na Conbrasfran 2024

Evento acontece de 25 a 27 de novembro, em Gramado, na serra gaúcha.

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Foto: Divulgação/Asgav e Sipargs

A importância de uma produção mais sustentável foi a lição mais importante que este ano deixou aponta o presidente executivo da Organização Avícola do Rio Grande do Sul, José Eduardo dos Santos. “A natureza nos lembrou que é soberana e da necessidade de nos reciclarmos cada vez mais do que fizemos no passado. Eu digo a humanidade como um todo. As práticas sustentáveis que tanto se fala e que vamos discutir na Conbrasfran, essas práticas que estamos implementando agora é para amenizar o que vem pela frente, já que estamos enfrentando agora as consequências do que foi feito no passado”.

Então, para ele, a lição é a necessidade de insistirmos no tema da sustentabilidade ambiental e social, insistir na educação, na orientação e na disciplina ambiental com o objetivo de mitigar os efeitos climáticos no futuro. “Os efeitos podem ser vistos no mundo todo. Aumento dos dias de calor extremo, chuvas recordes no Brasil, na Espanha e outros países, além das queimadas em várias regiões do mundo também”.

A Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Carne de Frango (Conbrasfran 2024), que vai ser realizada entre os dias 25 e 27 de novembro, em Gramado, na serra gaúcha, vai reunir empresários, indústrias, produtores e lideranças de todo o país para discutir todas as áreas estratégicas. “Vamos falar sobre sanidade avícola, um simpósio tradicional da Asgav será absorvido pela programação da Conbrasfran 2024. Vamos debater qualidade industrial, que trata questões de inspeção, controle, autocontrole e processo produtivo, entre outros temas. Teremos também um seminário sobre segurança do trabalho com uma abordagem do ambiente laboral dos colaboradores e da proteção deles em um quadro em que surgem novos desafios na medida em que aumentamos a produção”, pontuou.

Um dos destaques do evento será o 1º Seminário de Sustentabilidade Ambiental e Adequação Global. “Também teremos discussões sobre a área comercial, que impulsiona a nossa economia e é responsável por levar o nosso produto até a mesa do consumidor brasileiro e de mais de 150 países”, salientou Santos. Ele destaca ainda os debates sobre questões jurídicas e tributárias. “São temas que permeiam o nosso dia a dia e estamos diante de uma reforma tributária, que também será abordada”, afirmou mencionando o Agrologs, que vai falar sobre logística, outro desafio para a cadeia produtiva. “O Brasil precisa avançar em ferrovias, hidrovias é uma necessidade para garantir sustentáculos de competitividade”. “É um evento que vai trazer temas estratégicos”, encerrou.

Os interessados podem se inscrever através do site do evento. E a programação completa da Conbrasfran 2024 também está disponível clicando aqui.

Fonte: Assessoria Asgav e Sipargs
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Conbrasfran 2024 ressalta superação e resiliência da avicultura gaúcha em meio a desafios históricos

Evento será realizado entre os dias 25 e 27 de novembro, em Gramado, na serra gaúcha.

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Presidente executivo da Organização Avícola do Rio Grande do Sul, José Eduardo dos Santos: "São muitos os empresários que acreditam nesses movimentos e nos dão carta branca para seguir em frente" - Foto: Divulgação

Se desafio é uma palavra que faz parte do dia a dia da avicultura, este ano levou o seu significado a um novo patamar, especialmente falando do Rio Grande do Sul. O estado enfrentou enchentes e depois um caso isolado de Doença de Newcastle. “Tudo isso nos abalou sim. Redirecionamos toda a atenção e os nossos esforços para ser o elo de ligação do setor com o poder público, com a imprensa e a atender as demandas dos setores. A organização do evento já estava em curso quando tivemos 45 dias de interdição do prédio onde fica a nossa sede, localizado à beira do rio Guaíba. Tivemos enchente. Para se ter uma ideia, a água chegou até 1,80 metro do 1º andar e não pudemos entrar por conta da falta de luz, de água e outra série de dificuldades”, ressaltou o presidente executivo da Organização Avícola do Rio Grande do Sul, José Eduardo dos Santos.

Ainda assim, estes entraves não foram suficientes para desistir da realização da Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Carne de Frango (Conbrasfran 2024), que vai ser realizada entre os dias 25 e 27 de novembro, em Gramado, na serra gaúcha. “Não houve um único questionamento sequer por parte de associados e dirigentes, o que demonstra que o setor está convencido da importância deste encontro e das discussões que ele vai trazer. Serão vários temas, técnicos, conjunturais, temas estratégicos, de planejamento e de superação de desafios, entre outros. E tudo isso fez com que o setor mantivesse acesa a chama para realizar este evento”, destacou Santos.

De acordo com ele, diante dos desafios, as atividades da organização da Conbrasfran 2024 foram acumuladas com o trabalho da linha de frente para atender as demandas cruciais que chegaram, além da interação com órgãos oficiais, imprensa e parceiros estratégicos, como a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). “E mesmo assim, continuamos com a manutenção e organização do evento. E isso nos sobrecarregou sim. Temos uma equipe enxuta, mas que trabalhou bravamente, com máximo empenho, naqueles dias”.

Santos destaca que os esforços levaram a realização de um evento muito especial, que teve a colaboração de grande parte empresários e técnicos do setor. “São muitos os empresários que acreditam nesses movimentos e nos dão carta branca para seguir em frente, que sabem que apesar das dificuldades, continuamos um estado atrativo, com indústrias e produtores de pequeno, médio e grande portes que continuam produzindo por acreditar no empreendedorismo, na pujança na mão-de-obra, na gestão”, disse o executivo lembrando que apesar dos desafios, o estado conseguiu valorizar a produção, manter empresas e ainda está recebendo novos empreendimentos.

Superação
A superação das dificuldades trazidas pelo ano exigiu muito trabalho, organização e confiança. “Precisamos valorizar a confiança daqueles que são nossos associados e dirigentes. A confiança que recebi deles e da minha equipe como dirigente executivo foi importante. Também vale mencionar as estratégias e ações que colocamos em prática para atender todas as demandas que nos chegaram. Sempre buscamos a melhor forma de atender e ajudar os associados”.

E foi também de maneira virtual que estes desafios foram enfrentados. “Interagimos muitas vezes através de plataforma virtual com os serviços oficiais , seguimos em conjunto e dentro das diretrizes da ABPA e tivemos o apoio incondicional da nossa Federação. Com uma soma de esforços, com a confiança de dirigentes que depositam confiança em nosso trabalho, conseguimos ir para a linha de frente e atender as diferentes demandas do setor e da imprensa”, contou Santos que agiu com firmeza em seus posicionamentos e conseguiu liderar o setor na retomada até chegarmos neste momento.

Os interessados podem se inscrever e conferir a programação completa da Conbrasfran 2024 clicando aqui. Outras informaçõe podem ser obtidas pelo e-mail conbrasfran@asgav.com.br, através do telefone (51) 3228-8844, do WhatsApp (51) 98600-9684 ou pelo Instagram do encontro.

Fonte: Assessoria Asgav
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