Empresas
Aviagen realiza 53ª edição de sua Escola de Manejo
Mais de 30 clientes de 23 diferentes países reuniram-se no estado americano do Alabama para a edição 2016 da tradicional escola Aviagen
Em 5 de Junho, 34 alunos de 23 diferentes países reuniram-se na Escola de Manejo em Produção Aviagen, em Huntsville, no estado americano do Alabama, enquanto se preparavam para um futuro de sucesso na indústria avícola mundial. Após quatro semanas, na noite de 30 de junho, a Aviagen formou esses mesmos clientes, mas com uma diferença: eles agora são formados com as mais recentes inovações em ciência avícola, assim como as melhores práticas para o bem-sucedido manejo de matrizes e frangos de corte.
Participantes de cinco diferentes continentes caminharam para o evento da Aviagen em Huntsville, que é o primeiro e mais longevo do gênero na indústria avícola mundial.
Aprendizagem rigorosa
Durante todo o mês, os clientes beneficiaram-se de conselhos e instruções de mais de 40 especialistas da Aviagen, da indústria avícola e de universidades. Estes especialistas continuarão a servi-los através de contatos constantes, para que os clientes enfrentem os desafios de suas tarefas diárias.
O curso manteve um ritmo rigoroso e um formato abrangente, com cerca de 75 palestras, workshops práticos, laboratórios e visitas às instalações de produção. Além da aprendizagem para a melhoria do desempenho das aves, através de técnicas de manejo exitosas, os clientes tiveram aulas sobre nutrição, processos de incubação, ciência veterinária e seleção genética.
O evento foi projetado para os clientes da Aviagen e seus colaboradores, que incluem veterinários, gerentes de produção, especialistas em incubatório e uma série de outras profissões abrangidas pela indústria avícola.
"Enquanto os clientes adquirem aves de nossa empresa, nos dedicaremos em ajudá-los a atingir o máximo potencial de seus lotes. A Escola de Manejo em Produção Aviagen é anual e um fórum ideal para alcançar esse objetivo", disse o diretor da escola, Mark Wright. "O evento combina a teoria com a formação prática, em um bem-sucedido manejo de aves. O nosso desejo é que os clientes utilizem esse conhecimento a partir da escola, para melhorar o seu desempenho e a produtividade no retorno a seus países”.
Wright ainda acrescenta que a Aviagen está empenhada em continuar a escola nas próximas décadas. “A escola é uma parte importante do treinamento incansável que oferecemos a nossos clientes – e a equipe da Aviagen trabalha durante todo o ano para melhorar a experiência em futuros eventos.”
Os empreendedores da edição 2016
O evento de quatro semanas terminou com um jantar especial em 30 de junho, em homenagem aos graduados, bem como aos três principais empreendedores do evento:
Primeiro Lugar | Segundo Lugar | Terceiro Lugar |
Hugo Urso (BRF, Brasil) | Tobias Filho (JBS, Brasil)
Camilo Rojas (Avicol, Colômbia) | Simon Boutros (William Boutros Establishment, Líbano) Scott Dawsoon (Inghams Enterprises PTY LTD, Nova Zelândia) Santiago Lovera (Indavisa, Argentina) Mostafa Mahgoup (Cairo Poultry Group, Egito)
|
Nações Unidas da Avicultura
"A Escola Aviagen foi como as Nações Unidas da Avicultura, com tantas nacionalidades diversas representadas. Juntos, nós ganhamos não somente a teoria, de valor inestimável, mas também experiências práticas em diversos tópicos e em um cenário real. Aprendemos sobre avicultura e também sobre as pessoas. Dado o ambiente descontraído da escola, me senti como regressando à faculdade, e eu ainda mostrei aos meus colegas como lavar roupas, uma habilidade necessária durante o período do evento", disse o cliente Zain Randhawa, da Hitech Poultry Breeders, no Paquistão.
O primeiro lugar Hugo Urso, da BRF no Brasil, compartilhou sentimento semelhante: "Foi uma oportunidade especial com colegas da indústria avícola de outros países e, juntos, participamos de um processo de aprendizagem que irá melhorar a minha contribuição para a avicultura brasileira."
Formando uma equipe
Durante os fins de semana, os clientes foram envolvidos em atividades que visavam aprimorar o relacionamento, como tirolesa no Red Mountain Park em Birmingham, Alabama; rafting no rio Ocoee, no Tennessee; e visitas ao Ruby Falls e Rock City em Chattanooga, também no Tennessee. Os eventos e exercícios foram concebidos para promover a união e colaboração entre os clientes da Aviagen.
Inovação em aprendizagem
De acordo com o compromisso da Aviagen de inovação no processo de aprendizagem e sustentabilidade, foram fornecidos tablets Apple® iPad Mini™ aos participantes. Os tablets foram pré-carregados com o conteúdo essencial para o dia a dia do evento, sendo levados para casa para utilização em suas rotinas diárias.
Outra forma da Aviagen em inovar no processo de aprendizagem deu-se através do sistema de vídeo conferência para palestrantes que não puderam estar presentes durante o evento.
Cinco décadas de história
A Escola de Manejo em Produção Aviagen tem crescido em tamanho e alcance ao longo dos anos. Desde que foi fundada, em 1964, como Escola de Manejo e Produção Arbor Acres®, mais de 1.500 profissionais avícolas representando 62 países concluíram com êxito o programa. Além disso, a partir de 2012 a Aviagen desenvolveu um evento semelhante na Europa. A Escola de Manejo em Produção Aviagen Europa, Oriente Médio e África (EMEA) é realizada anualmente durante o período de Outono, em Edimburgo, na Escócia; e outras escolas Aviagen também são realizadas em todo o mundo.
Fonte: Ass. de Imprensa

Empresas
PolySell anuncia Marcelo Fernandes Faria como novo Diretor Executivo de Negócios
A PolySell, referência no Brasil e na América Latina em soluções para limpeza, desinfecção, nutrição animal, ambiência e higiene pessoal, anuncia a chegada de Marcelo Fernandes Faria como seu novo Diretor Executivo de Negócios.

Marcelo é médico veterinário, com aproximadamente 28 anos de experiência profissional, atuando de forma integrada nas áreas de saúde e nutrição animal, biotecnologia, produção, suporte técnico comercial, internacionalização, M&A e gestão de negócios. Ao longo de sua trajetória, construiu uma carreira sólida tanto no mercado brasileiro quanto internacional, com atuação direta em diferentes países, múltiplos segmentos animais de produção, animais de companhia, canais de distribuição e ambientes altamente competitivos.
Além da formação em Medicina Veterinária, o executivo possui três pós-graduações em gestão de negócios, reforçando sua capacidade de unir conhecimento técnico profundo à visão estratégica, organização empresarial e crescimento sustentável. Essa combinação tem sido determinante em sua atuação ao longo dos anos, sempre com foco em estruturação de negócios, desenvolvimento de equipes e geração consistente de resultados.
Ao longo de sua carreira, Marcelo esteve envolvido em projetos fora do Brasil, com relacionamento próximo a clientes industriais, benchmarking internacional e construção de estratégias de posicionamento e expansão de marcas.
“Além de sua capacidade na estruturação e desenvolvimento de negócios, a experiência internacional de Marcelo foi um dos fatores chave para sua contratação”, comenta Vanderson Camilo, CEO da PolySell.
Na PolySell, Marcelo assume a responsabilidade pelas áreas comercial, técnica e de marketing, com o objetivo de organizar e fortalecer a estrutura do negócio, ampliar oportunidades comerciais, avaliar e potencializar o portfólio atual, desenvolver novas soluções, além de liderar iniciativas de crescimento e expansão da companhia.
Embora a PolySell tenha uma atuação historicamente muito forte nos segmentos de aves e suínos, a empresa já conta com um portfólio robusto e tecnicamente validado, aplicável a diversas espécies e sistemas de produção animal.
“Um dos focos estratégicos desta nova fase será ampliar a presença da PolySell em outros segmentos e regiões, aproveitando soluções que já estão dentro de casa e expandindo sua aplicação e alcance, sem depender exclusivamente do desenvolvimento de novos produtos”, destaca Faria.
“Chego à PolySell com o desafio de estruturar, integrar e expandir um negócio que já é referência na América Latina. A empresa possui um portfólio sólido, conhecimento técnico consistente e uma base muito forte. O foco agora é organizar essa estrutura, ampliar a atuação em diferentes segmentos e conectar a PolySell de forma ainda mais próxima ao mercado global”, afirma o executivo.
A chegada de Marcelo Fernandes Faria reforça o posicionamento da PolySell como uma empresa que alia conhecimento técnico, gestão profissional e visão internacional, com foco em biosseguridade aplicada à produtividade, sustentabilidade e evolução da produção animal em múltiplos segmentos.
Empresas
Agroceres Multimix reforça parceria com Copagril durante Agroshow 2026
Mais do que uma relação comercial, a parceria se estende à consultoria técnica, com atuação em fábrica, a campo e em áreas como sanidade e manejo.

Fortalecendo uma relação construída ao longo de mais de duas décadas com a Copagril e seus associados, a Agroceres Multimix esteve presente no Agroshow 2026, nos dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2026, na Estação Experimental Copagril em Marechal Cândido Rondon (PR).
O evento, já consolidado como um dos mais importantes do agronegócio no Oeste do Paraná, reuniu produtores, parceiros e especialistas em torno de inovação, tecnologia e conhecimento técnico.
“A Agroceres Multimix participa do Agroshow há muitos anos, e o principal objetivo sempre foi fortalecer o relacionamento com a Copagril, com sua equipe técnica e com os produtores associados, que já são nossos parceiros. É um momento de proximidade, troca e construção conjunta”, destaca Fausto Maluf, consultor técnico comercial da empresa na região Oeste do Paraná.
Atualmente, a Agroceres Multimix fornece à Copagril a linha de premixes vitamínico-minerais utilizados nas fases de lactação, crescimento e terminação na suinocultura, com produtos disponíveis tanto nas lojas agropecuárias quanto na fábrica de ração e fomento da cooperativa.
Mais do que uma relação comercial, a parceria se estende à consultoria técnica, com atuação em fábrica, a campo e em áreas como sanidade e manejo.
O Oeste do Paraná é reconhecido como um dos principais polos de produção e exportação de proteína animal do país, resultado de um histórico ligado à colonização e ao forte papel das cooperativas no fomento da atividade. Nesse contexto, o Agroshow cumpre papel estratégico ao promover encontros técnicos, atualização de temas relevantes e integração entre os elos da cadeia produtiva.
Durante os três dias de evento, a Agroceres Multimix recebeu produtores, técnicos e parceiros em seu estande, reforçando seu compromisso com a nutrição animal aliada à assistência técnica e à construção de resultados consistentes no campo.
“Parabenizamos a Copagril pela organização e pela condução de um evento que vai além da exposição de soluções, consolidando-se como um espaço de diálogo, cooperação e evolução contínua do agro regional”, conclui Fausto.
Empresas
Somave Alimentos Amplia Capacidade Produtiva com Aquisição da Sanimax Brasil
A Somave, que já atua no abate e processamento de aves, amplia sua estratégia de transformação de subprodutos, tanto de origem própria quanto provenientes das principais indústrias do setor

A Somave Alimentos concluiu a aquisição das plantas da Sanimax Brasil, após aprovação dos órgãos reguladores e cumprimento das condições precedentes. A operação eleva a capacidade produtiva do grupo, triplicando o volume de transformação de subprodutos provenientes do abate e fortalecendo a atuação no segmento de rendering.
A Somave, que já atua no abate e processamento de aves, amplia sua estratégia de transformação de subprodutos, tanto de origem própria quanto provenientes das principais indústrias do setor. A operação passa a integrar a divisão Somave Feed Ingredients, responsável pela produção de farinhas e óleo dentro de padrões técnicos, operacionais e ambientais.
A iniciativa está alinhada aos objetivos estratégicos e sustentáveis da empresa, que incluem a atuação integrada em toda a cadeia de abate de aves. Os subprodutos da indústria passam a ser tratados como ativos relevantes, transformados de forma responsável e sustentável e reinseridos de maneira eficiente na cadeia de abastecimento da avicultura.
