Empresas Sustentabilidade
Aviagen Breeding Sustainability: um fator de sucesso para a produção avícola
Santiago Avendaño falou durante um recente webinar para clientes da Aviagen na América Latina
Em 1987, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o conceito de sustentabilidade e o definiu como “atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras em atender às suas próprias necessidades”. Os três principais pilares da sustentabilidade são: econômico, ambiental e social (informalmente conhecidos como pessoas, planeta e lucros). Em 2015, a ONU propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como um “modelo para alcançar um melhor e mais sustentável futuro para todos”.
O Conselho Internacional de Avicultura (IPC) tem trabalhado com seus associados para identificar áreas onde a indústria avícola global possa juntar-se, unindo forças, e, como resultado, em 2019 adotaram 5 das 17 metas (ODS) que são mais relevantes para indústria avícola.
Alinhando as prioridades dos ODS com o IPC
Durante um webinar realizado em maio para clientes da Aviagen América Latina, Santiago Avendaño, diretor global de Genética da Aviagen, falou dessas cinco ODS prioritárias, que incluem:
Fome Zero (ODS 2). O frango é uma fonte de proteína nutritiva, barata e acessível. Produtores de aves ajudam a colocar #ComidaEmTodasAsMesas de todas as famílias ao redor do mundo e a promover uma produção sustentável.
Boa Saúde e Bem-estar (ODS 3). Altos padrões para a saúde, o bem-estar animal e a biossegurança ajudam a assegurar o suprimento desta saudável e sustentável proteína, reduzindo a fome e contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas ao redor do mundo.
Educação de Qualidade (ODS 4). Através da capacitação e compartilhamento de boas práticas de produção, a indústria avícola trabalha para fortalecer a capacidade de garantir a alta qualidade e sustentabilidade da produção.
Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9). A indústria avícola apoia a inovação e sustentabilidade da produção, enquanto protege a saúde e o bem-estar das aves.
Ações Climáticas (ODS 13). A indústria avícola trabalha em melhorias contínuas e eficientes para reduzir os gases de efeito estufa e outras emissões prejudiciais.
Top 5 Compromissos Aviagen – Trabalhando em harmonia com o IPC
Avendaño afirmou os 5 principais compromissos da Aviagen – que estão alinhados com o IPC e as cinco prioridades ODS da ONU e que estão em prática, através da abordagem do Programa de Sustentabilidade da Aviagen.
Saúde e Segurança Alimentar (Compromisso 1 da Aviagen). A Aviagen está comprometida em garantir um fornecimento protegido e seguro de aves saudáveis para auxiliar a alimentação da população global em crescimento. Para garantir este fornecimento, a empresa aplica várias estratégias, incluindo protocolos de biossegurança rigorosos, bases de produção em cinco continentes, compartimentação e muito mais.
Biodiversidade (Compromisso 2 da Aviagen). A Aviagen mantém um diverso portfólio de marcas e linhagens. Dessa forma, pode oferecer essa ampla base para vários mercados, adequados para a variação climática e ambientes de produção em todo o mundo. E podem estar prontos agora ou no futuro, conforme demandas de mercado.
Reprodução Equilibrada (Compromisso 3 da Aviagen). Simultaneamente melhorando a saúde, o bem-estar, o impacto ambiental, a qualidade e a performance das aves, uma fonte de produção sustentável.
Importância do Manejo do Lote e do “Manejista” (Compromisso 4 da Aviagen). A Aviagen trabalha proximamente com seus clientes, compartilhando as mais recentes recomendações de manejo, para ajudá-los a obter o melhor em suas aves.
Transparência, Comunicação e Engajamento (Compromisso 5 da Aviagen). A Aviagen regularmente compartilha informações, experiências e os últimos desenvolvimentos com a indústria avícola, organizações governamentais e todos os membros da cadeia avícola global.
Melhoramento genético sustentável
De acordo com Avendaño, para falar sobre o melhoramento genético sustentável é necessário distinguir entre o curto e longo prazos. O curto prazo sustentável é um fator chave na promoção do pilar econômico e afeta as empresas e a indústria em toda a cadeia de abastecimento. A sustentabilidade de curto prazo, por sua vez, permite que a sustentabilidade de longo prazo seja projetada e alcançada.
A FAO-OECD (2020) prevê que a produção global de proteínas deve aumentar em 40 milhões de toneladas até 2029, com a avicultura contribuindo com 50% desse aumento. Com cerca de 26% das emissões globais de CO2 sendo atingidas pela produção de alimentos, é essencial que este crescimento na produção de carne de frango seja alcançado de forma sustentável em nível global. A Aviagen tem uma séria responsabilidade como fornecedor de material genético global e, através do “Breeding Sustainability”, somos capazes de atingir ambas metas, de curto e longo prazos simultaneamente e de maneira contínua aumentando a produção em volume e qualidade, enquanto, ao mesmo tempo, promove aves saudáveis e com bem-estar e reduz o impacto ambiental na produção de proteínas.
“Na Aviagen, o tema ‘Breeding Sustainability’ é a base do nosso negócio. Assumimos a responsabilidade em aumentar a produtividade das aves para fornecer alimentos a uma população mundial em crescimento, protegendo o planeta e melhorando a saúde e o bem-estar animal. Com uma abordagem de produção equilibrada, oferecemos aves com a melhor eficiência produtiva possível, ao mesmo tempo em que contribuímos para a sustentabilidade do planeta. A visão da Aviagen é continuar trabalhando com objetivos de seleção equilibrada, proporcionando à indústria e aos nossos clientes um potencial genético de alto rendimento para matrizes e frangos. Com um forte e sustentável investimento em Pesquisa e Desenvolvimento, junto com a constante expansão de nosso portfólio de produtos, possibilitamos que nossos clientes se adaptem continuamente às necessidades do mercado”, concluiu Avendaño.
Empresas
Parcerias estratégicas, inovação e bem-estar animal: Bases do crescimento sustentável da Granja Antunes no setor de produção de ovos
Empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência.
A Granja Antunes, localizada em Avaré, São Paulo, construiu uma trajetória marcada pela dedicação à qualidade e à inovação no setor de produção de ovos. Desde sua fundação, em 2009, a empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência. Atualmente, com uma produção diária de cerca de 2.500 caixas de ovos destinadas a atacadistas e varejistas de todo o Brasil, a Granja Antunes reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a modernização.
Essa história de crescimento e adaptação foi moldada pela superação de desafios significativos. Nos primeiros anos, a empresa enfrentou a volatilidade econômica e as dificuldades do setor avícola, como a alta nos custos de insumos e as exigências crescentes do mercado. Segundo Norberto Lemos, porta-voz da Granja Antunes, essas adversidades impulsionaram mudanças estratégicas e investimentos em tecnologia. “Superamos muitos desafios ao modernizar nossas operações e focar na sustentabilidade. Hoje, esses esforços resultam em processos mais eficientes e produtos de melhor qualidade”, afirma.
Nos últimos anos, a Granja Antunes passou por uma transformação tecnológica significativa, incorporando sistemas de automação e climatização que tornaram as operações mais eficientes e sustentáveis. A automação reduziu a dependência de trabalho manual e aumentou a precisão dos processos produtivos, enquanto a climatização proporcionou condições ideais para as aves, reduzindo doenças e elevando a produtividade. “Estamos investindo em tecnologia porque sabemos que é essencial para o futuro da avicultura. Esses sistemas garantem eficiência, qualidade e sustentabilidade, tanto para nós quanto para os clientes”, destaca Lemos.
Além disso, a modernização está alinhada a parcerias estratégicas que desempenham um papel fundamental no avanço das operações e na promoção do bem-estar animal. “A parceria com a Ceva Saúde Animal, por exemplo, reforça nosso compromisso com a proteção e saúde das aves. O uso de tecnologias inovadoras em vacinas não apenas maximiza a performance dos animais, mas também facilita as operações de vacinação e traz resultados econômicos expressivos para a empresa”, acrescenta Lemos. Esses esforços têm sido cruciais para garantir uma cadeia produtiva robusta e sustentável, refletindo diretamente na qualidade dos ovos.
Com esse foco, os avanços tecnológicos também têm preparado a Granja Antunes para expandir sua atuação e consolidar sua presença no mercado interno. Atualmente, grande parte da produção é destinada aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a empresa planeja continuar investindo em modernização para atender à crescente demanda. Um exemplo dessa visão de futuro são os projetos voltados para a implantação de novas granjas, projetadas para serem ainda mais modernas e sustentáveis. “Essas unidades serão equipadas com tecnologia de ponta, desde sistemas automatizados de monitoramento até práticas inovadoras de manejo, reforçando nosso compromisso com a eficiência produtiva e o bem-estar animal”, explica o porta-voz.
“Olhamos para o futuro com a convicção de que a modernização é essencial para o setor avícola. As novas granjas serão uma extensão dessa visão, unindo tecnologia, sustentabilidade e qualidade em todas as etapas de produção”, afirma Lemos. Ele prevê que as novas unidades não apenas aumentarão a capacidade produtiva da empresa, mas também servirão como modelo de inovação e responsabilidade no setor.
Com a combinação de tradição e modernidade, a Granja Antunes reforça seu compromisso de continuar evoluindo e se destacando no mercado de ovos no Brasil. Os investimentos em tecnologia e as novas granjas refletem a determinação da empresa em se adaptar às transformações do setor e atender às demandas do mercado de forma responsável, garantindo produtos de alta qualidade para milhares de mesas.
Empresas Criando o sucesso juntos
Aviagen América Latina compartilha conhecimento técnico no OVUM 2024
A Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável
As equipes de vendas e atendimento ao cliente da Aviagen® América Latina, provenientes da Argentina, Brasil, América Central, México e Caribe (CAME), Colômbia, Peru e outros países da América do Sul, se reuniram no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM) para compartilhar conhecimentos e fortalecer conexões. O evento, realizado bienalmente, ocorreu em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 12 e 15 de novembro.
Com o compromisso “Criando o sucesso juntos”, a Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável. Especialistas da empresa compartilharam insights sobre áreas vitais da produção avícola, visando capacitar os produtores latino-americanos.
Disponibilidade de grãos em um ambiente em transformação
O consultor Paul Aho apresentou uma visão sobre a disponibilidade global de grãos, destacando as condições favoráveis previstas para os próximos 6 a 12 meses, enfatizando que mudanças no mercado podem ocorrer devido a fatores como tarifas, mudanças climáticas e questões geopolíticas.
Manejo inicial de frangos de corte
O gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América do Sul excluindo o Brasil (SAEB), Santiago Lovera, enfatizou a importância do manejo eficaz na primeira semana de vida dos frangos de corte para o crescimento a longo prazo e o desempenho geral do plantel. “Dar o melhor começo aos pintinhos otimiza o crescimento, a conversão alimentar e a qualidade da carne”, afirmou.
Impacto da melhoria da sustentabilidade genética
O vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, natural do Uruguai, discutiu como os avanços genéticos estão tornando a produção avícola mais sustentável, com destaque para a redução de custos com ração e as emissões de carbono. Ele ressaltou que as melhorias na eficiência de conversão alimentar estão diminuindo a pegada de carbono da indústria, tanto regional quanto globalmente. Avendaño também abordou o impacto das diferentes fontes de soja na pegada de carbono e discutiu as tendências emergentes de bem-estar animal na Europa, que exigem um portfólio expandido de genótipos para atender às necessidades dos clientes. Além disso, apresentou o impacto ambiental das diversas fontes alimentares de origem animal e vegetal, no que diz respeito às exigências diárias de aminoácidos essenciais, destacando a posição vantajosa da carne de frango.
“O OVUM 2024 nos ofereceu uma valiosa oportunidade de nos conectarmos com a comunidade avícola latino-americana por meio de nossas diversas subsidiárias e equipes”, afirmou o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos. “Na Aviagen, estamos comprometidos em compartilhar os mais recentes conhecimentos e inovações para ajudar nossa indústria a avançar no bem-estar das aves, em desempenho e sustentabilidade. Com operações locais na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, e uma equipe dedicada de vendas e serviços, estamos posicionados de maneira única para nos manter próximos aos nossos clientes como nenhuma outra empresa de melhoramento genético. Nosso envolvimento de longa data com o Congresso Latino-Americano de Avicultura reflete esse compromisso, e esperamos continuar essa jornada na próxima edição do OVUM, em 2026, na Guatemala”.
Empresas
Equipe Hubbard na América Latina fortalece conexões com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura
Em seu estande, a empresa apresentou o Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium
A equipe latino-americana da Hubbard® estreitou laços com clientes e a comunidade avícola durante o 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM), realizado em Punta del Este, no Uruguai. Este importante encontro da avicultura mundial, que ocorre a cada dois anos, contou com a presença de mais de 3.200 participantes de 50 diferentes países, em um espaço dinâmico para a colaboração e dicas entre a comunidade avícola na América Latina.
O gerente geral da Hubbard na América Latina, exceto Brasil, Mark Barnes destacou a relevância do OVUM para a indústria avícola: “Participar de eventos como este é essencial para a troca de experiências e inovações no setor. Acreditamos que, ao estreitar laços com nossos parceiros, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento da avicultura na região”, afirmou.
Em seu estande, a Hubbard apresentou seu produto Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium. A equipe manteve diálogos importantes com clientes e parceiros, reafirmando seu compromisso com a inovação e a satisfação das demandas do mercado latino-americano.
“A participação no OVUM 2024 não apenas solidificou a presença da empresa no mercado, mas também reafirmou seu papel como uma das líderes na indústria avícola na América Latina”, disse o diretor de Negócios da Hubbard no Brasil, Carlos Antonio Costa.
Celebração da aposentadoria de Dr. Arnoldo Ruiz
Durante o OVUM, a Hubbard organizou uma recepção especial para homenagear a aposentadoria do Dr. Arnoldo Ruiz, após mais de 25 anos de serviços prestados à empresa. O evento reuniu representantes do Grupo Neria, distribuidor de avós da Hubbard no México, e da Genher, distribuidora na Argentina. O Dr. Ruiz recebeu uma placa e presentes em reconhecimento ao seu profissionalismo e comprometimento com a empresa.