Conectado com

Empresas Avicultura

Aviagen América Latina segue ao lado dos avicultores para enfrentar a Covid-19 e colocar #ComidaEmTodasAsMesas

Publicado em

em

Ivan Lauandos é presidente da Aviagen América Latina. - Fotos: Divulgação

A América Latina está enfrentando desafios sem precedentes devido à Covid-19, e os números de casos e mortes continuam aumentando. O custo humano da doença é devastador e todos sentiram os impactos, como a fome e a desnutrição, que surgem como resultado da escassez de alimentos e enfraquecem as defesas imunológicas humanas contra a doença. Como empresa que atua na produção de aves e integra a comunidade latino-americana, a Aviagen® América Latina, que fornece material genético sob a forma de pintos de um dia e ovos incubáveis para produtores de frango em toda a região, está preocupada com a saúde e o bem-estar dos colaboradores e se esforça para cuidar de todos.

“Os produtores de alimentos usam nosso material genético para produzir frango nas comunidades locais,” explica Ivan Pupo Lauandos, presidente da Aviagen América Latina. “Por exemplo, uma remessa de dois paletes de pintos importados para os países latino-americanos produz, aproximadamente, 4.500 toneladas de carne de frango para os consumidores,” salienta Lauandos. “O fornecimento de uma proteína de qualidade como o frango contribui para uma dieta saudável e fortalece o sistema imunológico, fundamental na luta contra o vírus da Covid-19”.

Infelizmente, os cancelamentos de voos, as limitações nas rotas comerciais e outras restrições de exportação, bem como as restritas viagens terrestres, têm prejudicado a capacidade logística em diversos países do mundo, o que, por sua vez, impacta severamente o suprimento global da proteína de frango.

 

Ferramentas de vendas – combatendo os desafios

A Aviagen segue comprometida com a segurança no fornecimento de alimentos, e desenvolve estratégias para manter a cadeia de suprimentos em funcionamento durante ameaças, como: doenças de aves, problemas aéreos, desastres naturais e, mais recentemente, a pandemia do novo coronavírus. Uma das medidas é ter diferentes bases de suprimento em diversos continentes, o que auxilia, em tempos difíceis, como durante surtos sanitários ou desastres, em qualquer país. Muitas dessas bases, incluindo o Brasil e a Colômbia, alcançaram a compartimentação, o que significa que as aves são transportadas desde um conjunto de “compartimentos”, oficialmente aprovados como livres de Influenza Aviária e seguros para o transporte. Além disso, o programa de biossegurança da empresa ajuda a manter os patógenos prejudiciais fora da cadeia de suprimentos.

 

Força em números

Outra ferramenta de exportação da Aviagen, que provou ser fundamental durante a atual pandemia, é formar alianças com profissionais do setor, bem como organizações governamentais e do agronegócio, trabalhando juntos para encontrar soluções inovadoras para os problemas de exportação.

Como um exemplo, muitos voos na América Latina foram cancelados devido à pandemia. A Aviagen trabalhou diretamente com as companhias aéreas através de despachantes para encontrar opções disponíveis e entregar o material genético a seus clientes. Para as aves importadas do Reino Unido, existe um requerimento de Certificado Sanitário, assinado na saída do aeroporto pelos médicos-veterinários oficiais. Este requerimento representava um problema, pois vários departamentos foram fechados devido à Covid-19. Para contornar esse gargalo, a Aviagen América Latina trabalhou em conjunto com a Embaixada Britânica no Brasil para intermediar a situação com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no Brasil, e com o Departamento de Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais (DEFRA), no Reino Unido.

“Acredito na importância do negócio e que é necessária uma ação conjunta para que a indústria avícola supere os obstáculos apresentados pela crise da Covid-19. Como empresa, nossa missão é ajudar nossos clientes – produtores avícolas na América Latina – a colocarem comida em todas as mesas das famílias em suas comunidades locais”, observa Lauandos.

 

Ajudando um ao outro

“A melhor ferramenta que temos é a determinação dos produtores em ajudar uns aos outros, para o melhoramento do setor como um todo, e das pessoas que dependem de nós”, comenta Jan Henriksen, CEO da Aviagen.

Para as empresas de melhoramento genético de aves, a cooperação pode ser realizada por meio do compartilhamento de espaços de carga em uma companhia aérea ou reunindo recursos para melhorar o manejo da saída de pintos, com pontos de recebimento em todo o mundo. Colocando isso em prática, a Aviagen recentemente colaborou com uma companhia aérea, agentes aduaneiros e ministérios agrícolas de diferentes países para enviar com êxito 168.760 matrizes para três clientes em Bangladesh.

A ação teve início quando a Aviagen e sua empresa-irmã Hubbard receberam pedidos de três diferentes clientes em Bangladesh, que precisavam do envio de aves originadas na França, Holanda e Estados Unidos. Contudo, seis semanas antes do embarque, restrições causadas pela pandemia impediram que as rotas de exportação pudessem ser usadas.

“Contatamos a Qatar Airways Cargo para discutir este dilema, e a ideia proposta foi combinar os pedidos de embarque dos três clientes em uma única remessa, desviando um voo que vai de Doha, no Qatar, para Hong Kong, com uma parada em Bangladesh para a entrega das aves”, lembra Henriksen. “Nossa equipe trabalhou dia e noite por semanas – comunicando-se remotamente via Zoom com nossos especialistas em exportação ao redor do mundo, embaixadas, companhia aérea, despachantes aduaneiros e outros para planejar a logística dessa complexa operação”.

Henriksen ainda enfatiza: “Como em todas as remessas de pintos de um dia, nossa prioridade era com a saúde e o bem estar das aves durante o voo. Para cada remessa exportada, nossos pintos de um dia são mantidos bem hidratados e a temperatura e o fluxo de ar são controlados de perto. No entanto, devido ao grande volume de pintos nesse voo foi necessário prestar atenção extra a essas condições. Dispositivos GPS especiais foram usados para medir e registrar suas temperaturas, enviando esses dados para especialistas em terra que estavam em comunicação com o piloto para os ajustes necessários. Para proteção adicional, um responsável esteve com as aves cuidando e monitorando as suas condições durante o voo”.

 

Unidos permanecemos

Agora, mais importante do que nunca, a indústria avícola deve se unir. “Estamos vivendo um momento decisivo, em que a história nos julgará com base em nossa capacidade de coordenar esforços através das fronteiras, governos e indústria para o bem das pessoas”, enfatiza Henriksen. “Trabalhar juntos para alcançar os mesmos objetivos nos ajudará a superar as dificuldades atuais, bem como quaisquer obstáculos que surjam no nosso caminho. Devemos continuar nos unindo como um forte setor e alavancando o imenso talento, conhecimento e desejo de fazer a diferença e sustentar a todos agora e pelas próximas gerações”, conclui Henriksen.

Fonte: Assessoria

Empresas

Coopavel terá estande para apresentar o melhor de suas marcas e agroindústrias no Show Rural 2026

Espaço será dedicado a demonstrar soluções que atendem às diferentes realidades dos produtores rurais. Feira acontece de 09 a 13 de fevereiro.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Coopavel

A gerência de Filiais da Coopavel garante presença no 38º Show Rural, que acontece de 09 a 13 de fevereiro, levando ao público um estande voltado à apresentação de suas principais marcas de insumos, com foco em tecnologia, qualidade e resultados no campo.

Segundo o agrônomo Anderson Granville, o espaço será dedicado a demonstrar soluções que atendem às diferentes realidades dos produtores rurais. Entre os destaques está a Biocoop, marca de insumos biológicos da cooperativa, que apresentará as tecnologias empregadas na fabricação de seus produtos e os rigorosos padrões de qualidade que asseguram eficiência e segurança na aplicação dos bioinsumos.

Foto: Albari Rosa

Outra presença confirmada é a da Nutriago, marca já consolidada da Coopavel na área de nutrição foliar. No estande, serão apresentados os diferenciais dos produtos e os resultados obtidos em produtividade nas últimas safras, reforçando a confiabilidade das soluções desenvolvidas pela cooperativa.

Equipe técnica destacará também a importância do uso de matéria-prima de alta qualidade na produção de fertilizantes sólidos, com boa solubilidade e micronutrientes quelatizados, características que proporcionam melhor absorção e respostas mais eficientes pelas plantas. Complementando o portfólio, ainda serão apresentadas sementes de alta qualidade, com foco na qualidade fisiológica, nos processos de produção e nas cultivares multiplicadas, todas com alto teto produtivo e adaptadas à região de atuação da Coopavel.

Durante todo o evento, a equipe técnica da cooperativa estará à disposição para receber associados e clientes, esclarecer dúvidas e orientar sobre as melhores soluções para cada sistema de produção, destaca Anderson. Além disso, o estande contará com uma campanha especial de vendas de insumos, voltada às próximas safras.

Fonte: Assessoria Coopavel
Continue Lendo

Empresas Crédito rural

Sicoob traz o Invest Feira para o Show Rural

Crédito rural orientado a investimento ganha protagonismo no agro em 2026

Publicado em

em

Divulgação / Foto: Sicoob

Em um ambiente de custos elevados, juros ainda pressionados e maior exigência por eficiência produtiva, o crédito rural vem sendo reposicionado como instrumento estratégico para a competitividade do agronegócio brasileiro. Em 2026, a lógica financeira do campo avança além do custeio da safra e passa a incorporar decisões estruturantes de investimento, modernização e expansão dos negócios rurais.

Esse movimento acompanha uma tendência já observada em dados oficiais e estudos internacionais. De acordo com o relatório Agricultural Policy Monitoring and Evaluation 2025, da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), mais de 90% do suporte público ao setor agrícola no Brasil é direcionado à pesquisa, desenvolvimento e extensão tecnológica, evidenciando que inovação, modernização da produção e investimento em infraestrutura são pilares para ganhos de produtividade e competitividade no agro. O mesmo levantamento aponta que, na safra 2024–2025, o crédito agrícola no País alcançou cerca de R$ 400,6 bilhões, aproximadamente R$ 107,3 bilhões destinados a investimentos em capital fixo, como máquinas, equipamentos e tecnologias produtivas.

Segundo Michel Shoiti Tamura, gerente de Agronegócios do Sicoob Central Unicoob, o crédito rural deixou de ser apenas um meio de financiamento e passou a ser um instrumento de transformação no campo. “O produtor rural é, hoje, um gestor completo do seu negócio. Nosso papel, como instituição financeira cooperativa, é estar ao lado dele nas decisões que constroem o futuro da propriedade, oferecendo crédito que viabilize investimentos, aumente a eficiência produtiva e traga segurança para crescer com sustentabilidade”, destaca.

Durante a 38ª edição do Show Rural Coopavel, de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel (PR), o Sicoob estará com o Invest Feira, linha de crédito com recursos próprios da instituição, voltada ao financiamento de investimentos produtivos no agronegócio. A solução se diferencia por oferecer flexibilidade de aplicação, agilidade na liberação, ampliando a capacidade de alocação de capital por parte do produtor.

“Nos anos anteriores, a feira iniciava com recursos insuficientes para atender o produtor rural. Por isso, o Sicoob criou o Invest Feira como alternativa à escassez de recursos subsidiados pelo governo federal”, explica Tamura. Destaca ainda que, além dessa linha, o Sicoob Unicoob oferece soluções específicas para a cadeia de integração, como suínos, frango, leite, peixes e outras atividades. “Nesses casos, disponibilizamos linhas com condições equivalentes ao BNDES Inovagro, utilizando recursos livres da cooperativa, com lastro em LCA, ampliando o acesso ao crédito para investimento produtivo no campo”, completa.

Entre os itens financiáveis, estão veículos utilitários, caminhonetes cabine dupla, caminhões e motocicletas, além de máquinas, equipamentos, drones e tecnologias aplicadas à produção, como sistemas de ordenha e irrigação. A linha também contempla a aquisição de animais para cria, recria, engorda, matrizes e serviço, sistemas sustentáveis como biodigestores e placas fotovoltaicas, insumos para custeio e comercialização e outros itens essenciais à atividade agropecuária.

“O Invest Feira foi estruturado para apoiar decisões estratégicas de investimento, oferecendo previsibilidade financeira e preservando o fluxo de caixa do produtor. É uma solução que conecta oportunidade e planejamento exatamente quando as decisões acontecem durante a feira”, destaca Michel. No mesmo período, as condições especiais do Invest Feira estarão válidas também nas agências Sicoob presentes em todas as cidades de atuação das cooperativas singulares que integram o Sicoob Central Unicoob.

A participação do Sicoob no Show Rural Coopavel, evento consolidado como um dos principais ambientes de negócios e inovação do agronegócio brasileiro, reforça o posicionamento da instituição como parceira financeira do agro, com foco em investimento produtivo, modernização e gestão eficiente do capital no campo.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Copercampos apresenta portfólio de sementes no Inova Show em Londrina

Evento acontece nos dias 22 e 23 de janeiro e reúne produtores, técnicos e parceiros do setor.

Publicado em

em

Foto: Divulgação

A Copercampos, em parceria com a Dica Seeds, participa nos dias 22 e 23 de janeiro do Inova Show, realizado em Londrina (PR), levando ao público técnico, produtores rurais e parceiros do setor um portfólio de sementes que evidencia qualidade, tecnologia e alto desempenho no campo.

Durante o evento, a equipe da cooperativa apresenta os principais materiais do portfólio de sementes, além de trabalhos técnicos voltados à demonstração de vigor e germinação, reforçando o compromisso da Copercampos com a entrega de soluções que garantam segurança e produtividade desde o plantio. Os resultados obtidos na última safra comprovam esse cuidado: as sementes apresentaram germinação média de 93% e vigor médio de 88%, em uma produção superior a 1,8 milhão de sacos/40kg de sementes na safra, índices que refletem o rigor nos processos de produção, beneficiamento e controle de qualidade.

A participação no Inova Show conta ainda com a presença do Diretor Superintendente, Lucas de Almeida Chiocca, e do Gerente de Sementes, Marcos Juvenal Fiori, que acompanham de perto as atividades, fortalecendo o relacionamento com parceiros e destacando a estratégia da cooperativa de investir continuamente em inovação, tecnologia e melhoria dos processos.

“Com a participação em eventos técnicos, a Copercampos reafirma seu posicionamento como referência em sementes de alto padrão, compartilhando conhecimento técnico, resultados de campo e soluções que contribuem diretamente para o sucesso dos agricultores que adquirem Sementes Copercampos”, ressalta Lucas.

Fonte: Assessoria Copercampos
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.