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Aurora rompe a barreira dos 41 mil trabalhadores com visão holística nas pessoas
Entre as estratégias que a Aurora Coop utiliza para contratar e reter bons funcionários estão “recrutamento e seleção de recursos humanos orientadas pelas especificidades e necessidades da Aurora Coop, consistente plano de benefícios, oportunidades de crescimento pessoal, capacitação e desenvolvimento e participação nos resultados, entre outros atrativos”.
A Aurora Coop, uma cooperativa central no setor agropecuário, destaca-se como uma empresa comprometida com a valorização de seus colaboradores. Com 11 cooperativas filiadas e mais de 41 mil trabalhadores, espalhados por unidades agropecuárias, industriais e administrativas em diversos estados do Brasil, a empresa adota estratégias eficientes para contratar e reter profissionais talentosos. Além de oferecer um ambiente propício ao crescimento pessoal e profissional, a Aurora Coop investe em programas de qualificação, benefícios atrativos e reconhecimento, demonstrando sua preocupação em promover o bem-estar e a satisfação de sua equipe.
O gerente corporativo de Gestão de Pessoas, Nelson Paulo Rossi, explica que os profissionais estão pulverizados em diferentes áreas de atuação da cooperativa. “Na condição de Cooperativa Central, a Aurora Coop tem 11 cooperativas agropecuárias (singulares) filiadas, localizadas em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. A Aurora Coop emprega diretamente cerca de 41 mil trabalhadores, lotados em unidades agropecuárias, industriais, administrativas, logísticas, entre outras, espalhadas pelo país. Esses profissionais atuam em dezenas de áreas, desde a produção à campo (granjas, unidades de disseminação de genes), indústrias (processamento de suínos, aves, leite, rações), unidades comerciais, centros de distribuição, etc.”.
Entre as estratégias que a Aurora Coop utiliza para contratar e reter bons funcionários estão “recrutamento e seleção de recursos humanos orientadas pelas especificidades e necessidades da Aurora Coop, consistente plano de benefícios, oportunidades de crescimento pessoal, capacitação e desenvolvimento e participação nos resultados, entre outros atrativos”.
O gerente corporativo de Gestão de Pessoas explica que existem programas de qualificação e outras ações para o desenvolvimento profissional. “A qualificação profissional está diretamente relacionada com as oportunidades no mercado de trabalho. Diante disso, a Aurora Coop preocupa-se com a formação de seus colaboradores e realiza práticas diárias de incentivo aos estudos. Campanhas internas são realizadas periodicamente nas unidades da cooperativa”, explica.
Auxílio escola
Um dos xodós entre os programas de qualificação está o Auxílio Escola, que proporciona educação continuada subsidiada. “Como forma de incentivo à capacitação dos colaboradores é oferecido o Auxílio Escola que objetiva investir e proporcionar aperfeiçoamento e formação através do subsídio parcial para os cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. O investimento oportuniza que o colaborador cresça profissionalmente e a empresa tenha pessoas preparadas para determinadas posições”, enaltece, frisando a via de mão dupla que esses programas oportunizam.
Esse investimento não apenas permite que os colaboradores cresçam profissionalmente, mas também garante que a empresa conte com indivíduos qualificados para assumir posições de destaque. Dessa forma, o Auxílio Escola cria uma relação de benefício mútuo, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, ao mesmo tempo em que fortalece a capacidade da empresa de alcançar seus objetivos estratégicos.
Mais benefícios
Rossi explica que os benefícios que a Aurora Coop oferece a seus colaboradores procuram gerar satisfação. “O sucesso de uma empresa requer um conjunto de fatores essenciais que resultam no progresso de cada negócio, entre eles qualidade, compromisso, excelência e satisfação. Mas antes de oferecer essas vantagens aos clientes, é preciso reconhecer e valorizar os nossos colaboradores. Pensando nisso, sempre comprometida com a satisfação dos seus colaboradores, a Aurora Coop entende que conceder benefícios que atendam às necessidades dos profissionais é uma maneira de garantir ao colaborador o sentimento de pertencimento, afinal, são eles os responsáveis pelos resultados de uma empresa e merecem serem gratificados e valorizados. Entre os benefícios estão plano de saúde, vale alimentação, transporte, alimentação, previdência privada e prêmio por tempo de serviço”, enumera Nelson Paulo Rossi.
Ele destaca que os investimentos em pessoas não param, independente do cenário que o agro ou o mundo possam apresentar. “Apesar dos desafios deste ano, ainda com reflexos da pandemia da Covid-19 e ainda o incerto cenário econômico mundial, a Aurora Coop segue investindo em seus colaboradores, pois acredita que o sucesso da cooperativa são pessoas”, menciona o profissional.
Organização humana
Na Aurora Coop, a centralidade do trabalhador nos processos diários é um compromisso inegociável. A empresa reconhece que, como uma organização humana, são as pessoas que compõem sua essência e impulsionam seu sucesso. Dessa forma, a Aurora Coop atribui uma prioridade especial à valorização, ao bem-estar, à proteção e à promoção de seus recursos humanos. “A empresa é uma organização humana. As pessoas são a essência da empresa. Por isso, a Aurora Coop dedica especial prioridade à valorização, bem-estar, proteção e promoção aos seus recursos humanos”, enaltece Rossi.
A Aurora Coop reafirma seu compromisso com as pessoas que compõem sua equipe, reconhecendo que são elas as responsáveis pelo sucesso da empresa. Ao valorizar, proteger e promover seus recursos humanos, a cooperativa cria um ambiente de trabalho que estimula o engajamento, a motivação e a realização pessoal e profissional, impulsionando o crescimento contínuo de todos os envolvidos.
Tecnologias
Rossi explica que muitas operações deixaram de ser feitas por seres humanos e que, ao mesmo tempo, outras passaram a fazer parte da rotina dos trabalhadores. “A agroindústria é um setor intensivista no emprego de recursos humanos. Apesar da crescente utilização da automação e da robotização, a indústria de alimentos continuará sendo uma das maiores empregadoras do país. O avanço da tecnologia e as consequentes mudanças e transformações que atingem o mundo corporativo em geral e o universo do trabalho em particular também afetam as cooperativas. A Aurora Coop enfrenta esses novos desafios com uma visão aguçada do mercado, um planejamento consistente e a adoção das medidas que permitem administrar esses imprevisíveis fenômenos”, menciona Rossi.
A edição Especial de Cooperativismo de O Presente Rural pode ser lida na íntegra on-line clicando aqui. Boa leitura!
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Feicorte: São Paulo impulsiona mudanças no manejo pecuário com opção de marcação sem fogo
Estado promove alternativa pioneira para o bem-estar animal e a sustentabilidade na pecuária. Assunto foi tema de painel durante a Feicorte 2024
No painel “Uma nova marca do agro de São Paulo”, realizado na Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne – Feicorte, em Presidente Prudente (SP), que segue até o dia 23 de novembro, a especialista em bem-estar animal, Carmen Perez, ressaltou a importância de evitar a marcação a fogo em bovinos.
Segundo ela, a questão está diretamente ligada ao bem-estar animal, especialmente no que diz respeito ao local onde é realizada a marcação da brucelose, que ocorre na face do animal, uma região com maior concentração de terminações nervosas, um ponto mais sensível. Essa ação representa um grande desafio, pois, embora seja uma exigência legal nacional, os impactos para os animais precisam ser cuidadosamente avaliados.
“O estado de São Paulo tem se destacado de forma pioneira ao oferecer aos produtores rurais a opção de decidir se desejam ou não realizar a marcação a fogo. Isso é um grande avanço”, destacou Carmen. Ela também mencionou que os animais possuem uma excelente memória, lembrando-se tanto dos manejos bem executados quanto dos malfeitos, o que pode afetar sua condição e bem-estar a longo prazo.
Além disso, a imagem da pecuária é um ponto crucial, especialmente considerando o poder da comunicação atualmente. “Organizações de proteção animal frequentemente utilizam práticas como a marcação a fogo, castração sem anestesia e mochação para criticar a cadeia produtiva. Essas questões podem impactar negativamente a percepção do setor”, alertou. Para enfrentar esses desafios, Carmen enfatizou a importância de melhorar os manejos e de considerar os riscos de acidentes nas fazendas, que muitas vezes são subestimados quando as práticas de manejo não são adequadas.
“Nos próximos anos, imagino um setor mais consciente, em que as pessoas reconheçam que os animais são seres sencientes. As equipes serão cada vez mais participativas, e a capacitação constante será essencial”, afirmou. Ela finalizou dizendo que, para promover o bem-estar animal, é fundamental investir em treinamento contínuo das equipes. “Vejo a pecuária brasileira se tornando disruptiva, com o potencial de se tornar um modelo mundial de boas práticas”, concluiu.
Fica estabelecido o botton amarelo para a identificação dos animais vacinados com a vacina B19 e o botton azul passa a identificar as fêmeas vacinadas com a vacina RB 51. Anteriormente, a identificação era feita com marcação à fogo indicando o ano corrente ou a marca em “V”, a depender da vacina utilizada.
As medidas foram publicadas no Diário Oficial do Estado, por meio da Resolução SAA nº 78/24 e das Portarias 33/24 e 34/24.
Mudanças estabelecidas
Prazos
Agora, fica estabelecido que o calendário para a vacinação será dividido em dois períodos, sendo o primeiro do dia 1º de janeiro a 30 de junho do ano corrente, enquanto o segundo período tem início no dia 1º de julho e vai até o dia 31 de dezembro.
O produtor que não vacinar seu rebanho dentro do prazo estabelecido, terá a movimentação dos bovídeos da propriedade suspensa até que a regularização seja feita junto às unidades da Defesa Agropecuária.
Desburocratização da declaração
A declaração de vacinação pelo proprietário ou responsável pelos animais não é mais necessária. A partir de agora, o médico-veterinário responsável pela imunização, ao cadastrar o atestado de vacinação no sistema informatizado de gestão de defesa animal e vegetal (GEDAVE) em um prazo máximo de quatro dias a contar da data da vacinação e dentro do período correspondente à vacinação, validará a imunização dos animais.
A exceção acontecerá quando houver casos de divergências entre o número de animais vacinados e o saldo do rebanho declarado pelo produtor no sistema GEDAVE.
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Treinamento em emergência sanitária busca proteger produção suína do estado
Ação preventiva do IMA acontecerá entre os dias 26 e 28 de novembro em Patos de Minas, um dos polos da suinocultura mineira.
Com o objetivo de proteger a produção de suínos do estado contra possíveis ameaças sanitárias, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizará, de 26 a 28 deste mês, em Patos de Minas, o Treinamento em Atendimento a Suspeitas de Síndrome Hemorrágica em Suínos. A iniciativa capacitará mais de 50 médicos veterinários do serviço veterinário oficial para identificar e responder prontamente a casos de doenças como a Peste Suína Clássica (PSC) e a Peste Suína Africana (PSA). A disseminação global da PSA tem preocupado autoridades devido ao impacto devastador na produção e na economia, como evidenciado na China que teve início em 2018 e se estendeu até 2023, quando o país perdeu milhões de suínos para a doença. Em 2021, surtos recentes no Haiti e na República Dominicana aumentaram o alerta no continente americano.
A escolha de Patos de Minas como sede para o treinamento presencial reforça sua importância como polo suinícola em Minas Gerais, com cerca de 280 mil animais produzidos, equivalente a 16,3% do plantel estadual, segundo dados de 2023 da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A Coordenadoria Regional do IMA, em Patos de Minas, que atende cerca de 17 municípios na região, tem mais de 650 propriedades cadastradas para a criação de suínos, cuja sanidade é essencial para evitar prejuízos econômicos que afetariam tanto o mercado interno quanto as exportações mineiras.
Para contemplar a complexidade do tema, o treinamento foi estruturado em dois módulos: remoto e presencial. Na fase on-line, realizada nos dias 11 e 18 de novembro, especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Universidade de Castilla-La Mancha, da Espanha e de empresas parceiras abordaram aspectos clínicos e epidemiológicos das doenças hemorrágicas em suínos. Já na fase presencial, em Patos de Minas, os participantes terão acesso a oficinas práticas de biossegurança, desinfecção, estudos de casos, discussões sobre cenários epidemiológicos, coleta de amostras e visitas a campo, além de simulações de ações de emergência sanitária, onde aplicarão o conhecimento adquirido.
A iniciativa do IMA conta com o apoio de cooperativas, empresas do setor suinícola, instituições de ensino, sindicato rural e a Prefeitura Municipal de Patos de Minas, além do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A defesa agropecuária em Minas Gerais depende de ações como essa, fundamentais para evitar a entrada de patógenos e manter a competitividade da produção local. Esse treinamento é parte das ações para manutenção do status de Minas Gerais como livre de febre aftosa sem vacinação.
Ameaças sanitárias e os impactos para a economia
No Brasil, a Peste Suína Clássica está sob controle nas zonas livres da doença. No entanto, nas áreas não reconhecidas como livres, a enfermidade ainda está presente, representando um risco significativo para a suinocultura brasileira. Esta enfermidade pode levar a alta mortalidade entre os animais, além de causar abortos em fêmeas gestantes. Por ser uma enfermidade sem tratamento, a prevenção constante e a vigilância da doença são fundamentais.
A situação é ainda mais crítica no caso da Peste Suína Africana, para a qual não há vacina eficiente e cuja propagação levaria a prejuízos imensos ao setor suinícola nacional, com risco de desabastecimento no mercado interno e aumento dos preços para o consumidor final. Os animais infectados apresentam sintomas como febre alta, perda de apetite, e manchas na pele.
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Faesp quer retratação do Carrefour sobre a decisão do grupo em não comprar carne de países do Mercosul
Uma das principais marcas de varejo, por meio do CEO do Carrefour França, anunciou que suspenderá vendas de carne do Mercosul: decisão gera críticas e debate sobre sustentabilidade.
O Carrefour França anunciou que suspenderá a venda de carne proveniente de países do Mercosul, incluindo o Brasil, alegando preocupações com sustentabilidade, desmatamento e respeito aos padrões ambientais europeus. A afirmação é do CEO do Carrefour na França, Alexandre Bompard, nas redes sociais do empresário, mas destinada ao presidente do sindicato nacional dos agricultores franceses, Arnaud Rousseau.
A decisão gerou repercussão negativa no Brasil, especialmente no setor agropecuário, que considera a medida protecionista e prejudicial à imagem da carne brasileira, amplamente exportada e reconhecida pela qualidade.
Essa decisão reflete tensões maiores entre a União Europeia e o Mercosul, com debates sobre padrões de produção e sustentabilidade como pontos centrais. Para a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), essa decisão é prejudicial ao comércio entre França e Brasil, com impactos negativos também aos consumidores do Carrefour.
Os argumentos da pauta ambiental alegada pelo Carrefour e pelos produtores de carne na França não se sustentam, uma vez que a produção da pecuária brasileira está entre as mais sustentáveis do planeta. Esta posição, vinda de uma importante marca de varejo, é um indício de que os investimentos do grupo Carrefour no Brasil devem ser vistos com ressalva, segundo o presidente da Faesp, Tirso Meirelles.
“A declaração do CEO do Carrefour França, Alexandre Bompard, demonstra não apenas uma atitude protecionista dos produtores franceses, mas um total desconhecimento da sustentabilidade do setor pecuário brasileiro. A Faesp se solidariza com os produtores e espera que esse fato isolado seja rechaçado e não influencie as exportações do país. Vale lembrar que a carne bovina é um dos principais itens de comercialização do Brasil”, disse Tirso Meirelles.
O coordenador da Comissão Técnica de Bovinocultura de Corte da Faesp, Cyro Ferreira Penna Junior, reforça esta tese. “A carne brasileira é a mais sustentável e competitiva do planeta, que atende aos padrões mais elevados de qualidade e exigências do consumidor final. Tais retaliações contra o nosso produto aparentam ser uma ação comercial orquestrada de produtores e empresas da União Europeia que não conseguem competir conosco no ‘fair play’”, diz Cyro.
Para o presidente da Faesp, cabe ao Carrefour reavaliar sua posição e, eventualmente, se retratar publicamente, uma vez que esta decisão, tomada unilateralmente e sem critérios técnicos, revela uma falta de compromisso do grupo com o Brasil, um importante mercado consumidor.
Várias outras instituições se posicionaram contra a decisão do Carrefour, e o Ministério da Agricultura (Mapa). “No que diz respeito ao Brasil, o rigoroso sistema de Defesa Agropecuária do Mapa garante ao país o posto de maior exportador de carne bovina e de aves do mundo”, diz o Mapa em comunicado. “Vale reiterar que o Brasil possui uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo e atua com transparência no setor […] O Mapa não aceitará tentativas vãs de manchar ou desmerecer a reconhecida qualidade e segurança dos produtos brasileiros e dos compromissos ambientais brasileiros”, continua a nota.
Veja aqui o vídeo do presidente.