Conectado com

Empresas

Aurora investe em genética Topigs Norsvin para expandir e buscar novos mercados

O acordo estratégico acaba de ser anunciado pelo presidente da Central – Mário Lanznaster – em evento (foto) que reuniu, em Chapecó, dirigentes, gerentes, médicos-veterinários, produtores e técnicos da Aurora, da Topigs Norsvin e das Cooperativa

Publicado em

em

O plantel de matrizes e reprodutores da Aurora está, a partir de agora, integrado online à base de dados PigBase da Topigs Norsvin na Holanda através de softwares que orientam o processo de seleção. Este sistema reduz o custo genético, aumenta a biossegurança e aproxima o criador parceiro do topo da pirâmide genética mundial.

Terceira maior Cooperativa de produção do País, com oito frigoríficos que abatem diariamente 18 mil suínos, a Cooperativa Central Aurora Alimentos com sede em Chapecó (SC) firmou parceria com a holando-norueguesa Topigs Norsvin, também cooperativa e segundo maior player mundial do setor de pesquisa e melhoramento genético de suínos.

O acordo estratégico acaba de ser anunciado pelo presidente da Central – Mário Lanznaster – em evento (foto) que reuniu, em Chapecó, dirigentes, gerentes, médicos-veterinários, produtores e técnicos da Aurora, da Topigs Norsvin e das Cooperativas singulares filiadas Cooperalfa, CooperA, Coopercampos, Copérdia, Cotrel, Auriverde, Cooperitaipu, Camisc, Coasgo, Coopervil, Cocari, Colacer e Caslo.

Segundo o Presidente, as Cooperativas filiadas e os produtores terão acesso a um material genético de ponta e com custo acessível. “A parceria se dará por meio do suporte ao programa de melhoramento genético e pela introdução de genes de animais desenvolvidos pela Topigs Norsvin nos plantéis das Granjas Núcleos da Aurora e Granjas Multiplicadoras nas filiadas. O melhoramento genético contribui com o desenvolvimento do nosso trabalho diário, gerando resultados positivos e estimulando o crescimento da nossa cooperativa”, disse Lanznaster.

Com receita operacional bruta da ordem de R$ 7,7 bilhões em 2015, a Cooperativa Central Aurora Alimentos gera 26 mil empregos diretos e está presente em 126 municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além da forte presença na cadeia suinícola, seu parque agroindustrial abate 1 milhão de aves/dia e processa 1,5 milhão de litros de leite/dia. A Cooperativa opera ainda seis fábricas de ração e 13 unidades de ativos biológicos (incluindo granjas, incubatórios e unidade de disseminação de genes).

As vendas no mercado interno responderam por 76% da receita bruta (ou 5,8 bilhões de reais) e as exportações representaram, em 2015, 24% do faturamento (ou 1,8 bilhão de reais). A carne suína representa 33% do volume de exportações.

“A genética proporciona um animal com condições especiais e que está sendo trabalhado fortemente em busca de um mercado diferenciado, principalmente o externo. A qualidade da carne será cada vez melhor, assim como a rentabilidade do produtor”, explica o diretor de agropecuária da Aurora Alimentos, Marcos Zordan.

Segundo o assessor de melhoramento genético da Aurora, o médico-veterinário Evandro Nottar, a Aurora já começou a receber sêmen dos animais puros Landrace da Topigs Norsvin. “Com esses primeiros nascimentos, começaremos a colher resultados. Essas fêmeas nas Granjas Núcleo serão enviadas aos multiplicadores, onde serão selecionadas as matrizes comerciais destinadas aos produtores de leitões”.

Durante o evento, o diretor da Topigs Norsvin na Holanda, Peter Van Kemenade, e o diretor-geral da Topigs Norsvin Brasil, André Costa, apresentaram a empresa e detalharam a forma de trabalho e os resultados esperados com a nova parceria.

Segundo André Costa, a empresa atua em melhoramento genético de suínos há mais de 70 anos. É líder mundial em sequenciamento genético completo e seleção genômica, graças a investimentos anuais da ordem de 70 milhões de reais apenas neste segmento de pesquisa. Conta com 25 pesquisadores PhD, além de manter parcerias com universidades e institutos de pesquisa que permitem o contato com o que há de mais atual em tecnologia para o setor.

“O plantel de matrizes e reprodutores da Aurora está, a partir de agora, integrado online à base de dados PigBase na Holanda através de softwares que orientam o processo de seleção. Este sistema reduz o custo genético, aumenta a biossegurança e aproxima o criador parceiro do topo da pirâmide genética mundial”, explica André Costa. 

Fonte: Ass. de Imprensa Topigs Norsvin

Continue Lendo

Empresas

Cobb-Vantress destaca JBS e Dália com melhores índices da avicultura da região Sul do Brasil

Evento compartilhou conhecimento técnico e homenageou as empresas vencedoras.

Publicado em

em

Fotos: Divulgação/Cobb-Vantress

Durante o evento técnico Cobb RS Day, realizado no dia 06 de novembro pela Cobb-Vantress, mais antiga casa genética avícola em operação no mundo, foram entregues as premiações de Melhores Lotes da região Sul a duas empresas: JBS e Dália Alimentos.

A JBS alcançou o primeiro lugar na categoria Ovos Totais, ao registrar média de 192,81 ovos produzidos por fêmea, em 2023. Já a Dália Alimentos ficou com o grande prêmio na categoria Eclosão, com 83,99% de média de eclosão de suas aves.

Ambas as empresas foram homenageadas com placas comemorativas aos índices conquistados. Os prêmios foram entregues por Vitor Hugo Brandalize, diretor de Serviço Técnico da Cobb LatCan, e pelos gerentes regionais Gustavo Triques e Eduardo Loewen.

“Temos muito orgulho em destacar a performance de duas empresas bastante comprometidas com o desenvolvimento da avicultura na região Sul do Brasil. A JBS é uma grande parceira da Cobb, já há muitos anos, e a Dália vem contribuindo com resultados muito positivos para fortalecer ainda mais o mercado avícola nesta região”, disse Vitor Hugo Brandalize, diretor de Serviço Técnico e Vendas da Cobb LatCan.

Fonte: Assessoria Cobb-Vantress
Continue Lendo

Empresas Eurotier 2024

Evonik destaca sustentabilidade na nutrição animal

• Novas avaliações de ciclo de vida para ingredientes de ração e dietas de baixa proteína da Evonik
• Publicações sobre pegadas de carbono dos produtos MetAMINO® e Biolys®
• Como alcançar melhor saúde e desempenho animal com menor custo e impacto ambiental

Publicado em

em

Divulgação Evonik

Na edição deste ano da feira Eurotier, na Alemanha, a Evonik está focada em demonstrar como e em que medida seus ingredientes e conceitos para nutrição animal contribuem para tornar a produção de proteína animal mais sustentável. A Evonik é a primeira e única produtora de ingredientes de ração a apresentar soluções sustentáveis como o probiótico (Ecobiol®) e ácido guanidinoacético (GuanAMINO®), além de publicar a pegada de carbono do Biolys® (lisina sulfato).

“Desenvolver soluções para uma nutrição animal mais saudável e sustentável tem sido nossa paixão há muito tempo”, afirma Dr. Gaetano Blanda, responsável pela linha de negócios Animal Nutrition da Evonik. “Agora, como líder no setor, finalmente podemos quantificar o efeito positivo de nossos produtos e conceitos”.

O conteúdo de uma embalagem de 25 quilos de Ecobiol®, por exemplo, possui uma pegada de 2,1 kg de CO2 equivalente. Quando o produto probiótico é utilizado na ração de frangos de corte, ele reduz a pegada da carne de frango produzido em 1.800 kg de CO2 equivalente. A Evonik apresenta este efeito como a “pegada positiva” do produto.

Para o MetAMINO® (DL-metionina), a Evonik estima que a pegada de CO2 específica do produto esteja cerca de 35% abaixo da média do setor. Blanda comenta: “Há mais de 60 anos, aprimoramos continuamente nosso processo de produção de metionina e investimos em nossas instalações. Esses esforços realmente fazem a diferença”.

A Evonik é o único fabricante de metionina que atende aos mercados globais de nutrição animal a partir de centros de produção de escala mundial em três regiões: Antuérpia/Wesseling (Europa), Mobile (Alabama, EUA) e Singapura. Em 2024, as plantas em Singapura foram modernizadas e ampliadas. Atualmente, uma unidade para produção de um precursor da metionina está em construção em Mobile, nos Estados Unidos.

Os visitantes do estande da Evonik poderão conhecer toda a gama de aminoácidos e especialidades para monogástricos e ruminantes, incluindo os lançamentos mais recentes, como o NexAMINO®, uma mistura exclusiva para formulações de ração para criação de insetos; o PhytriCare® IM, extratos vegetais com alta concentração de flavonoides; e o SpeoCare®, um ácido butírico que auxilia na integridade e saúde intestinal.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Quimtia Brasil desembarca no Uruguai para participar do OVUM 2024

Evento é visto como uma das principais vitrines para compartilhar com o setor soluções tecnológicas que atendem às exigências atuais de segurança alimentar, redução de impactos ambientais e produtividade; Companhia mira atuação no mercado de nutrição animal da América Latina

Publicado em

em

Divulgação Quimtia

A Quimtia Brasil, que hoje é reconhecida como uma das principais empresas especializadas na fabricação de insumos para nutrição animal para o mercado da agropecuária, está presente no XXII Congresso Latino-Americano de Avicultura, a OVUM 2024. Além da brasileira, as unidades da Quimtia Peru, Chile, Colômbia e Argentina também estarão no evento.

O evento, considerado um dos mais importantes encontros dedicados à avicultura e nutrição animal, vai ocorrer entre os dias 12 e 15 de novembro deste ano, em Punta Del Este, no Uruguai.

Renato Klu, country manager da Quimtia Brasil

A multinacional estará em peso no congresso. De acordo com o country manager da Quimtia Brasil, Renato Klu, o objetivo da participação da companhia é consolidar ainda mais seu posicionamento como uma das principais indústrias no mercado brasileiro, mas reforçar, também, seu forte potencial de atuação na América Latina.

“Essa é uma excelente oportunidade para destacar a nossa especialização em nutrição animal, com foco no setor avícola, onde viemos nos destacando a cada dia pelo desenvolvimento de soluções cada vez mais assertivas e favorecendo a sustentabilidade, mas, sobretudo, atendendo às reais necessidades dos produtores”, afirma o principal executivo da Quimtia Brasil.

Durante o megaevento, algumas das principais soluções da empresa que prometem resultar no aprimoramento nutricional das aves estarão expostas. Dentre os produtos está o Nuviacid Feed, que segundo o country manager da Quimtia Brasil, é capaz de melhorar significativamente a saúde intestinal das aves e melhorar consideravelmente a produção avícola.

“Ele [a OVUM 2024] será uma importante e estratégica vitrine para compartilhar com diversos setores e indústrias, soluções precisas e sustentáveis com ênfase em nutrição e saúde animal, além de redução de impactos ambientais e produtividade”, finaliza Renato Klu.

 

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.