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Aurora Coop recebe comitiva japonesa e reforça liderança no mercado de carne suína

Comitiva formada por representantes da maior importadora de carnes do Japão conheceram duas unidades de processamento de cortes da cooperativa em Chapecó (SC). A carne suína processada pela Aurora Coop fez parte em 2023, de 22,23% das exportações brasileiras com grande representatividade no setor de proteínas importadas pelo Japão.

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Uma comitiva formada por representantes da maior importadora de carnes do Japão – a NH Foods – e a rede de restaurantes Maisen conheceu, na última  semana, duas unidades de processamento de cortes especiais para exportação da Aurora Coop, em Chapecó (SC). O grupo esteve em uma unidade frigorífica de aves e em outra de suínos para acompanhar o trabalho desenvolvido para atender a especificidade dos produtos ao mercado japonês.

A Aurora Coop é a principal fornecedora de carnes suínas e de aves para a NH Foods – maior importador de carnes do Japão. A indústria processa e distribui para cadeia de restaurantes, supermercados, e food service.

Diretor de mercado externo, Dilvo Casagranda: “Iniciativa faz parte de um projeto realizado em parceria com a NH Foods, que oferece apoio técnico e orienta sobre suas necessidades” – Fotos : Divulgação/MB Comunicação

Os membros da comitiva foram recebidos pelo diretor presidente Aurora Coop, Neivor Canton, pelo diretor de mercado externo Dilvo Casagranda, pelo trader para o mercado japonês Waldemiro M. Junior e pelo pesquisador Rogério Alexandre Da Silva.

Fizeram parte do grupo o diretor NH Foods Shuichi Toda, o CEO da Maisen Katsuhide Kunihiro, o gerente de compras da Maisen Toshiyuki Suzuki, o presidente da NH Foods Chile Shuhei Hamada, o supervisor departamento Frozen Pork da NH Foods Tomohide Hashi, o representante de vendas NH Foods Chile Arisa Kawabata, e da prime trading, Kenzo Nakata e Anderson Suzuki.

Dilvo Casagranda explicou que, desde 2018, a Aurora Coop trabalha intensamente para atender as exigências do mercado japonês. “A iniciativa faz parte de um projeto realizado em parceria com a NH Foods, que oferece apoio técnico e orienta sobre suas necessidades. A Aurora Coop busca atender essas demandas e conquistar espaço no mercado japonês”.

O diretor de mercado externo salientou, ainda, a importância dessa parceria para a Aurora Coop e para o Brasil, por ser um mercado que se mantém estável e consolidado. O Japão é um grande importador de carne de suína e demanda produtos muito específicos, que necessitam investimento expressivo e trabalho intenso para atender a essas demandas. “Importante para nós, da Aurora Coop e para o Brasil, é contar com um mercado estável e consolidado como esse. Ao conferirmos o histórico, observamos que o Japão importa cerca de um milhão de toneladas todos os anos de várias partes do mundo. O Brasil começou a acessar esse mercado há pouco e, portanto, é necessário fazer um bom trabalho. Precisamos ampliar o atendimento para obter uma fatia maior desse mercado”, frisou ao comentar que se trata de um mercado estável e demorado para conquistar, mas depois disso há uma estabilidade de trabalho.

Para atender a demanda do mercado japonês que é muito específico, detalhado e de produtos elaborados, a Aurora Coop investiu R$ 40 milhões em estrutura física em uma de suas unidades chapecoenses. O investimento contemplou uma sala específica para produzir cortes ao Japão, que ocupa mais de 400 pessoas.

A carne suína processada pela Aurora Coop fez parte em 2023, de 22,23% das exportações brasileiras com grande representatividade no setor de proteínas importadas pelo Japão. “O cliente veio conhecer os procedimentos da Aurora Coop e demonstrou satisfação com o que está recebendo. Elogiou os produtos específicos que adquire conosco e comentou que somos o principal fornecedor. Isso é motivo de orgulho, especialmente em um mercado reconhecido como o mais exigente da carne suína no mundo”, evidenciou o responsável pelas vendas no mercado japonês, Waldemiro Junior.

O grupo de visitantes também ressaltou a importância de manter os padrões de qualidade, uma vez que isso tem um impacto direto na eficiência das empresas parceiras no atendimento ao consumidor final. O diretor da NH Foods, Shuichi Toda, destacou a evolução da cooperação com a Aurora Coop desde 2018 e mencionou o expressivo progresso até 2024. “Quando firmamos a parceria, o pedido era de cerca de 300 toneladas mensais. Hoje, durante a visita, recebemos a informação de que, neste ano, conseguiremos atingir o volume de aproximadamente 3.000 toneladas por mês. ”

O dirigente também frisou que a empresa parceira (Maisen) utiliza o produto Aurora há mais de três anos e vem aumentando o volume da marca em razão da excelência e qualidade. “A Maisen surgiu em 1965. Seu principal produto é o sanduíche de filezinho empanado – o mais vendido no Japão. Quarenta e três por cento das matérias-primas desse produto são fornecidos pela Aurora Coop”, salientou o CEO da Maisen, Katsuhide Kunihiro.

Todos os participantes reforçaram o alto grau de comprometimento das empresas, conduta ética e responsável, confirmando a continuidade à evolução do projeto e fortalecimento da parceria.

Fonte: Assessoria Aurora Coop

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Sindiavipar critica decisão do STF sobre desoneração da folha de pagamento

Sindicato faz um apelo aos membros do Congresso para que intervenham e revertam essa decisão, visando preservar as condições já estabelecidas para os setores empresariais afetados.

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Foto: Jonas Oliveira

O Sindicato das Indústrias Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) manifestou, nesta sexta-feira (26), sua preocupação diante da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, de suspender a desoneração de impostos da folha de pagamentos dos setores empresariais que mais empregam no país.

Anteriormente, esta medida havia sido aprovada pelo Congresso Nacional com ampla maioria de votos.

De acordo com o Sindiavipar, a decisão do STF responde a um pedido do governo federal e pode impactar negativamente o emprego, elevar os custos de produção, agravar a inflação e acentuar a insegurança jurídica no país.

Diante disso, o sindicato faz um apelo aos membros do Congresso para que intervenham e revertam essa decisão, visando preservar as condições já estabelecidas para os setores empresariais afetados.

Confira a nota na íntegra: 

É com extrema preocupação e profunda decepção que o Sindicato das Indústrias Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) recebe a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Cristiano Zanin, de suspender a desoneração de impostos da folha de pagamentos dos setores empresariais que mais empregam no país, que havia sido duplamente referendada pelo Congresso Nacional por esmagadora maioria de votos dentro do mais transparente processo democrático.

Além de ferir o princípio constitucional da equidade dos três poderes, a lamentável medida, que atende inoportuno pedido do governo federal, expõe mais uma intromissão indevida do STF em atribuições que são exclusivas do legislativo, com potencial para levar à demissão milhões de trabalhadores, restringir novas contratações, elevar os custos de produção com forte impacto inflacionário e aumentar a insegurança jurídica do Brasil, fator que já vem desestimulando novos investimentos na economia e travando o crescimento nacional.

O Sindiavipar espera que os senadores e deputados federais, representantes legítimos dos interesses e das aspirações da população brasileira, tomem as necessárias e urgentes providências para derrubar o ato infeliz do ministro do STF e restaurar a vontade soberana do Parlamento, evitando um grave retrocesso que trará desastrosos prejuízos econômicos e sociais para o país.

Sindiavipar

Curitiba, 26 de abril de 2024

Fonte: O Presente Rural
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Com presença de autoridades, 89ª ExpoZebu será aberta oficialmente neste sábado

Expectativa é que 400 mil pessoas passem pela maior feira da pecuária zebuína do mundo até o dia 6 de maio, 35 comitivas internacionais com 700 estrangeiros.

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Foto: Divulgação/ABCZ

Será aberta oficialmente neste sábado (27), a 89ª ExpoZebu – Genética Além das Fronteiras. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, fará a abertura da solenidade às 10 horas no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

Confirmaram presença no evento o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Carlos Goulart.

A expectativa é que 400 mil pessoas passem pela maior feira da pecuária zebuína do mundo até o dia 6 de maio, 35 comitivas internacionais com 700 estrangeiros.

A ExpoZebu deste ano ressalta a força da cadeia produtiva da carne e do leite destacando avanços da genética zebuína, a relevância dos subprodutos da pecuária, trazendo ampla gama de produtos e serviços especializados.

Além disso, evidencia para criadores, investidores, profissionais do setor, estudantes e toda a comunidade as mais recentes técnicas de produção, manejo de rebanhos, nutrição animal, inovação tecnológica e oportunidades de negócios, apresentando muito mais do que uma exposição de gado.

Esta edição conta com 2.520 animais que participarão dos julgamentos entre os dias 28 e abril a 4 de maio. A programação também inclui o 2º Congresso Mundial de Criadores de Zebu (Comcebu), o 44º Torneio Leiteiro, 38 leilões, 8 shoppings de animais, palestras educativas, workshops práticos, demonstrações ao vivo voltadas ao impulsionamento da eficiência e produtividade porteira adentro.

Além disso, atrações para todos os públicos como a tradicional Feira de Gastronomia e Alimentos de Minas, a 39º Mostra do Museu do Zebu e shows, o que contribui para a movimentação da economia com geração de 4.200 empregos diretos e indiretos.

O Parque Fernando Costa estará aberto para visitação durante os dias de feira das 7h30 às 22h. Especialmente neste sábado, os visitantes poderão degustar pipoca e algodão doce gratuitamente no período da manhã.

A ‘89ª ExpoZebu – Genética Além das fronteiras’ é uma realização da ABCZ, com patrocínio de Cervejaria Petrópolis – Itaipava, Neogen, Banco do Brasil, Cachaça 51: uma boa ideia, Sistema CNA/Senar, Programa leilões, Chevrolet, SETPAR empreendimentos e Caixa – Governo Federal e apoio de Geneal, Sicoob Credileite, Prefeitura de Uberaba – Geoparque, Sindicato Rural de Uberaba e Fazu.

Fonte: Assessoria ABCZ
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ABCZ lança campanha para valorização do produtor rural e da produção de carne e leite

Vídeos educativos serão exibidos em painéis no Parque Fernando Costa, durante a 89ª ExpoZebu.

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A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) inicia a 89ª ExpoZebu, maior feira de pecuária zebuína do mundo, uma campanha de valorização do produtor rural e da produção de carne e leite. Trata-se de vídeos educativos com informações importantes sobre o setor.

‘Conhecer para Admirar’ é uma série de 3 episódios com histórias de personagens que tiveram as vidas transformadas pelo agronegócio. A ABCZ também divulgará dois vídeos educativos evidenciando os benefícios da carne e do leite.  “Nós precisamos ampliar o diálogo com a população para combater informações equivocadas sobre a pecuária e agronegócio. Por isso, na campanha, mostraremos exemplo de trabalho e superação na produção rural, além dos benefícios da carne e do leite: empregos gerados, produtos e subprodutos, e principalmente as qualidades nutricionais indispensáveis para a nossa saúde. Tudo isso é fruto do melhoramento genético”, destaca o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

O trabalho desenvolvido pela ABCZ contribuiu para o desenvolvimento da genética no país. Entidade ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a ABCZ é responsável pelos registros de animais zebuínos no Brasil. Ao longo de seus 105 anos, a associação já registrou cerca de 23 milhões de animais. E esse progresso genético levou o Brasil ao topo do ranking de exportadores de carne bovina.

Os vídeos serão lançados nesta sexta-feira (26), durante reunião da Frente das Associações de Bovinos do Brasil (FABB). Em seguida, serão publicados nas redes sociais da ABCZ e serão divulgados nos telões do Parque Fernando Costa, durante a 89ª ExpoZebu, por onde passam cerca de 400 mil pessoas.

Fonte: Assessoria ABCZ
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