Notícias Dia Internacional do Cooperativismo
Aurora Coop realiza ações de intercooperação em todo país
O interesse pela comunidade e pelas pessoas está cada vez mais presente no cooperativismo. Para reforçar o compromisso com a construção de um mundo mais justo, equilibrado e próspero, a Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) preparou em parceria com cooperativas de diversos segmentos e a Fundação Aury Luiz Bodanese, uma programação especial para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo, neste sábado, dia 1º.
A iniciativa integra as ações do Dia de Cooperar (Dia C), programa de responsabilidade social do cooperativismo criado pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), apoiada pelo Sistema OCB, com o tema “Cooperativas pelo Desenvolvimento Sustentável”. O objetivo é disseminar a importância do movimento e aproveitar a data para demonstrar à sociedade o que o cooperativismo faz, diariamente, para melhorar a vida das pessoas e preservar o meio ambiente.
O diretor-presidente da Aurora Coop, Neivor Canton, frisa que as atividades do Dia C oportunizam celebrar e disseminar o cooperativismo com ações de voluntariado nas comunidades. “As cooperativas geram empregos, movimentam a economia e ajudam a promover o desenvolvimento das regiões onde atuam. Além de representar um dia que reforça os movimentos de cooperação e intercooperação, a programação deste sábado (28) oportuniza reconhecer a importância do cooperativismo, colocando-o em prática por meio de atividades nas comunidades”.
As ações ocorrem em 18 cidades onde a Aurora Coop possui unidades e são realizadas em parceria com cooperativas, entidades, ONGs e sociedade civil para promover um dia de lazer, diversão, voluntariado e promoção da saúde e qualidade de vida das pessoas.
Confira abaixo a lista de cidades e as ações que serão realizadas:
Abelardo Luz (SC)
Dia: 01/07
Atividade: Caminhada na cidade com arrecadação de alimentos para destinar à Instituições que atendam pessoas vulneráveis.
Horário: início às 08h30
Parceiros: Sicoob, Sulcred, Sicred, Cresol Vangurada, Cresol Inovação, Cooperalfa, Cvale e Coamo.
Betim, Uberlândia e Pouso Alegre (MG)
Dia: 01/07
Local: Praça da Assembleia, Avenida Olegário Maciel, Santo Agostinho (BH).
Atividades: Haverá recreação infantil, degustação e exposição de produtos e serviços.
Horário: 09h às 13h
Parceiro: Ocemg.
Chapecó e Guatambu (SC)
Dia: 01/07
Atividades: Ação de Intercooperação entre as cooperativas. Haverá recreação, ações de cuidados pessoais e distribuição de brindes.
Local: Praça Céu (bairro Efapi) e Praça da Família (bairro São Pedro).
Horário: das 13h30 às 16h30
Parceiros: Cooperalfa, Cresol Chapecó, Cresol Vanguarda, Unimed Chapecó, Sicredi, Sicoob, Credcrea, Evolua, Transpocred, Sulcredi, Uniodonto, Fundação Aury Luiz Bodanese.
Cunha Porã (SC)
Dia: 01/07
Local: Praça da Bandeira.
Atividades: Movimento da Intercooperação com apresentações artísticas, mateada, oficinas, exposição de artesanato, jogos cooperativos, brinquedos infláveis, entre outras.
Participação: O ingresso para o evento será um kg de alimento que será doado para a APAE e hospital do município.
Horário: das 13h às 17h
Parceiros: Auriverde, Sicoob, Ceraçá, Cresol, Sicredi, Leo e Lions Clube, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Saúde e Rede Feminina.
Curitiba (PR)
Dia: 01/07
Local: Parque dos Tropeiros.
Atividades: Apresentações artísticas, pintura de rosto, atividades lúdicas para crianças, palestras, serviços gratuitos de saúde, emprego e bem-estar.
Horário: Das 10h às 16h
Parceiros/cooperativas participantes: Unimed Curitiba e Cooenf, Unimed Paraná, Dental Uni, Caminhão Sesi, Senac, Coonagro, Sicredi, Sicoob, Sescoop, Ciee e Gerar, Fiep, Ministério Público, Adm Regional CIC.
Erechim (RS)
Dia: 01/07
Local: Banco de Sangue de Erechim e Lar das Crianças.
Atividades: Haverá organização de voluntários para doação de sangue no Hemocentro. No Lar das Crianças haverá entrega de prateleiras de paletes para a sala de estudos; manutenção da casinha de bonecas já existente no local; brincadeiras/interação com as crianças.
Parceiros: Voluntários de todas as cooperativas que fazem parte do Núcleo do Cooperativismo de Erechim e região.
Fortaleza (CE)
Dia: 01/07
Local: Recanto Psicopedagógico.
Atividades: Serviços de beleza e saúde, palestras (educação financeira, saúde da mulher, segurança alimentar e introdução ao mercado de trabalho), recreação infantil, cinema e lanche às crianças cadastradas na instituição e suas famílias.
Ibiaçá (RS)
Dia: 30/06
Local: Hemopasso, de Passo Fundo.
Atividades: Doação de sangue no Hemocentro.
Mandaguari (PR)
Dia: 01/07
Atividades: Produção e venda de pizzas na Associação Atlética da Cocari e organização para entrega/distribuição na Sede da Sicredi Agroempresarial PR. Os valores arrecadados com a venda serão destinados a entidades carentes.
Horário: 30/06 (18h às 20h30) e 01/07 (09h às 12h30)
Parceiros: Cocari, Rodocoop, Sicredi.
Maravilha (SC)
Dia: 01/07
Local: Espaço Criança Sorriso
Atividades: Atividades lúdicas e de conscientização à comunidade com arrecadação de roupas de inverno/ou 1kg de alimento não perecível.
Horário:13h15 às 16h15
Parceiros: Auriverde, Ceraçá, Coocatrans, Cresol, Sicoob, Sicredi, Sulcredi, Unicred, Escoteiros, Prefeitura, Corpo de Bombeiros e CTG Materva.
Pinhalzinho (SC)
Dia: 01/07
Local: Praça Central.
Atividades: Turminha da reciclagem (sensibilização da separação do resíduos através de atividades lúdicas voltadas às crianças), ajuda na preparação de cachorro quente e distribuição de bebida láctea.
Horário: 14h às 17h
Parceiros: Cooper Itaipu, Sicredi, Sicoob, Ceraçá, Cresol, Sesi/Senai, Unimed.
Quilombo (SC)
Dia: 01/07
Atividades: Será realizada a Feijoada do Bem com o objetivo de arrecadar fundos para a Instituição de Longa Permanência para Idosos, de Quilombo. A feijoada será retirada no Colégio Jurema, em Quilombo.
Horário: das 11h às 13h30
Parceiros: Sicredi, Cresol. Sicoob, Cooperalfa e Camisc.
Rio de Janeiro (RJ)
Dia: 07/07
Local: Abrigo de Idosos Luz de Escol
Atividades: Entrega de alimentos e materiais de higiene.
Horário: às 14h
Sarandi (RS)
Dia: 01/07
Local: Praça Farroupilha
Atividades: Mateada com distribuição de panfletos com informações sobre o cooperativismo.
Horário: das 09h às 12h
Parceiros/cooperativas participantes: Cooperalfa, Cotrisal, Sicredi, Sicoob, Cresol e Coopafs.
São Gabriel do Oeste (MS)
Dia: 01/07
Local: Parque Aquático municipal.
Atividades: Atividades recreativas à comunidade.
Horário: das 07h às 10h
Parceiros/cooperativas participantes: Sicredi, Sicoob, Cooasgo, Cooperoeste.
São Miguel do Oeste (SC)
Dia: 01/07
Local: Praça Walnir Bottaro Daniel
Atividades: Atividade de jogo da memória sobre cooperativismo e entrega de brindes aos participantes. Atividade de separação correta de resíduos, pensando na sustentabilidade;
Horário: das 13h30 às 17h
Parceiros: Núcleo das cooperativas da ACISMO, SMO reciclagem, Epagri e Secretaria da Agricultura, Aurora Coop, Projeto Parceiro Anjo, SESI/FIESC, Canil da Policia Militar, ONG Amigos da Deisy, Escoteiros, Polícia Ambiental, ONG Amigo Bicho, Atelie Art e Cores, Lions Clube Lionesses, Secretaria de Saúde, Balcão de Empregos, SENAC e Contêiner Feira Livre.
Tapejara (RS)
Dia: 01/07
Local: Praça Central Sílvio Ughinim
Atividades: Mateada do Cooperativismo, com ação solidária de arrecadação de alimentos.
Horário: às 13h30
Parceiros: Cotapel, Sicoob Crediauc, Cooperalfa, Cresol, Sicredi, Cooperativa Farol, Copérdia, Coopervita, Coasa e Cotrijal.
Xaxim (SC)
Dia: 01/07
Local: A caminhada terá saída em frente à unidade da Aurora Coop e finalizará em frente à sede da Cooperalfa.
Atividades: Caminhada, café cooperado, mateada, apresentações artísticas, brinquedos para crianças.
Horário: das 08h30 às 11h
Parceiros/cooperativas participantes: Cooperalfa, Sicredi, Cresol, Sicoob, Sulcredi e Unicred.
Notícias
Falta de chuva preocupa; cotações da soja têm novos aumentos
Paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.
A falta de chuva nas principais regiões produtoras de soja no Brasil vem deixando agentes em alerta, visto que esse cenário pode atrasar o início da semeadura na temporada 2024/25.
Segundo pesquisas do Cepea, nesse cenário, vendedores restringem o volume ofertado no spot nacional, ao passo que consumidores domésticos e internacionais disputam a aquisição de novos lotes.
Com a demanda superando a oferta, os prêmios de exportação e os preços domésticos seguem em alta, também conforme levantamentos do Cepea.
A paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.
Notícias
Exportação de ovos cai 42% em um ano e processados têm menor participação desde dezembro de 2022
De acordo com dados da Secex, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.
As exportações brasileiras de ovos comerciais recuaram pelo segundo mês consecutivo, refletindo a diminuição nos embarques de produtos processados, como ovalbumina e ovos secos/cozidos.
De acordo com dados da Secex, compilados e analisados pelo Cepea, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.
Das vendas externas registradas no último mês, apenas 24,6% (o equivalente a 305 toneladas) corresponderam a produtos processados, a menor participação dessa categoria desde dezembro de 2022, também conforme a Secex.
Notícias
Preços do milho seguem em alta no Brasil
Atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.
Levantamentos do Cepea mostram que os preços do milho seguem em alta no mercado doméstico.
Segundo pesquisadores deste Centro, atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.
Do lado da demanda, pesquisadores do Cepea explicam que a procura internacional pelo milho brasileiro tem se aquecido, sustentada pela maior paridade de exportação.
Compradores internos também têm retomado as negociações, seja para recompor estoques e/ou por temerem novas valorizações nos próximos dias.
Quanto aos embarques, em agosto, somaram 6,06 milhões de toneladas do cereal, praticamente o dobro das 3,55 milhões escoadas em julho, mas ainda 35% inferiores aos de agosto de 2023, conforme dados Secex.