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Aurora Coop investe em sustentabilidade no transporte
Entre as novidades estão o investimento no modelo ferroviário, em frota a gás para a operação porta-container, em caminhões mais modernos com tecnologia compatível com nova legislação; armadores com navios com selo de transporte sustentável e selo de redução de CO’2; veículos elétricos, entre outras.
A Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) está aumentando os investimentos em uma logística ainda mais sustentável e, com isso, amplia a presença no mercado internacional. A intenção é otimizar os recursos e minimizar expressivamente os impactos socioambientais, com redução de desperdícios e emissão de gases poluentes.
Entre as novidades estão o investimento no modelo ferroviário, em frota a gás para a operação porta-container, em caminhões mais modernos com tecnologia compatível com nova legislação; armadores com navios com selo de transporte sustentável e selo de redução de CO’2; veículos elétricos, entre outras.
Transporte ferroviário
A Brado Logística será a prestadora do serviço ferroviário e os embarques serão realizados diariamente em Cambé (PR), seguindo para o Porto de Paranaguá (PR). Para o volume esperado, a Brado concedeu um certificado voltado para o ESG com redução estimada de aproximadamente 2.909,69 toneladas de CO’2 no período de um ano, o equivalente à emissão anual de 628 veículos. Para absorver todo esse gás carbônico seria necessário o plantio de 20.775 árvores.
De acordo com Alexandre Leal Capella, coordenador de Planejamento Internacional da Aurora Coop, é fundamental pensar em novas estratégias de embarque devido ao aumento no volume de exportações da Aurora Coop. Mesmo com um tempo operacional maior, o modal ferroviário possui um custo menor em relação ao rodoviário, redução de fluxo de veículos nas estradas e redução na emissão de CO’2. O processo logístico desde a coleta do container vazio até a entrega carregado no Porto de Paranaguá (PR) levará, em média, 20 dias.
“Temos consciência que o CO’2 é um grande vilão na questão ambiental, pois é um dos responsáveis pelo superaquecimento do planeta, o que gera desequilíbrios ambientais severos. Com a nossa ação estamos contribuindo para um planeta melhor, não só para nós, mas para as futuras gerações”.
Capella informa ainda que a unidade de importação e exportação da Aurora Coop em Itajaí (SC) elevará, estrategicamente, os embarques via Porto de Paranaguá (PR) neste ano de 2023. Mensalmente, serão carregados 144 contêineres, que serão transportados por modal ferroviário.
Veículos a gás
Diante das novas tecnologias e das transformações nas políticas nacionais destinadas a diminuir a emissão de poluentes, a Aurora Coop identificou a necessidade de se ajustar aos padrões modernos, com a adoção de soluções mais sustentáveis.
A redução na poluição ambiental que o caminhão movido a gás oferece são diferenciais considerados quando se cogita a possibilidade de substituir o diesel, combustível já consolidado no mercado de caminhões.
No projeto pioneiro nas operações de transporte internacional porta container, o modelo utilizado será um veículo Scania – R 410, que também conta com os serviços de conectividade da marca para monitoramento de sua performance.
Américo Luiz Boemer Júnior, coordenador de Operações Portuárias da Aurora Coop, explica que a idealização surgiu por meio de uma parceria em conjunto com um de seus transportadores, que disponibilizou um caminhão para um teste-piloto de 30 dias. “No futuro pretendemos ter mais veículos sustentáveis afim de termos uma operação com menos poluentes possíveis”.
Na prática, “a expectativa é de que estaremos contribuindo para o planeta com redução de CO’2 e a redução de ruído de até 20% comparado aos veículos da mesma categoria movidos a diesel. A entrada deste veículo na operação porta-container na Aurora Coop traz adoção de soluções mais sustentáveis”, destaca Américo.
Frotas Euro 6
A frota de veículos médios e pesados da Aurora Coop também está em fase de renovação. A substituição do Euro 5 para o Euro 6 faz parte do movimento para diminuir a emissão de gases. Houve mudança na legislação e, com isso, todos os veículos de carga movidos a diesel, com peso bruto total (PBT) acima de 3,5 toneladas fabricados no Brasil a partir de 01/01/2023 devem possuir o sistema Euro 6. Na Aurora, os veículos fabricados até 2022 podem continuar trabalhando, porém, o transportador que investir na nova tecnologia receberá uma bonificação como forma de incentivar a renovação.
Veículos elétricos
Desde o ano passado, a Aurora Coop inclui a utilização de veículos elétricos em sua frota de entrega de produtos refrigerados. A iniciativa surgiu como parte dos projetos de inovação e foi implementada pela área de Logística, em função da insegurança de quem opera com veículos a diesel em decorrência dos aumentos do custo do litro do combustível, aliado à preocupação com a poluição do meio ambiente e o aquecimento global.
De acordo com os valores sustentáveis da cooperativa, os veículos atendem as legislações ambientais, minimizam a poluição sonora, permitindo a utilização em horários alternativos e geram menor vibração e ruído interno, o que traz mais conforto laboral aos motoristas.
A projeção para os próximos anos é utilizar 45 veículos elétricos, distribuídos em todo o Brasil. Os caminhões são modelo VUC (veículo urbano de carga), indicados para circular em áreas urbanas, para atender entregas de varejo que realizam mais de 600 entregas por mês. Além da propulsão elétrica, também possuem baú refrigerado com equipamentos 100% elétricos.
A substituição de um Veículo Urbano de Carga (VUC) movido a diesel por um elétrico deixa de emitir mensalmente 9.000 kg de monóxido de carbono, o que equivale ao plantio de 65 árvores para neutralizar suas emissões. O projeto também reforça o compromisso da Aurora Coop em inovar e investir cada vez mais em sustentabilidade.
Elton Strada, coordenador de Transporte Primário da Aurora Coop, salienta que os veículos com o sistema possuem redução na emissão de gases poluentes, fazendo com que a frota com essa tecnologia reduza significativamente a agressão ao meio ambiente. Os veículos da Aurora Coop são 100% terceirizados e a forma de incentivo já está ajudando vários transportadores que renovaram suas frotas.
“Os veículos são utilizados em inúmeras operações da Aurora Coop e em diversas regiões do país, atuando desde operações no campo, entregas de longas distância até mesmo distribuição urbana de produtos. A Aurora Coop tem agregada, em sua frota, praticamente todas as categorias e tamanho de veículos existentes no mercado”, ressalta o coordenador de Transporte Primário.
Transporte marítimo – nacional
Outro meio de transporte que otimiza a logística da Aurora Coop é o Sistema de Cabotagem, utilizado desde 2007. O embarque é feito por dois portos: Itapoá e Navegantes. O volume médio transportado em 2022 foi de 217 cargas por mês. “Entre os benefícios destacam-se a redução de veículos na frota; diminuição do custo com fretes (modal economicamente mais viável) e redução do risco com acidentes e roubos/furto de cargas. Os ganhos ambientais incluem menor consumo de combustível e redução na emissão de poluentes comparado ao transporte rodoviário”, salienta Julia Borilli, coordenadora de Planejamento e Programação Logística da Aurora Coop.
Transporte marítimo – Internacional
Desde 2021, a Aurora Coop investe na melhoria contínua da sustentabilidade junto à compra de transporte marítimo internacional, trazendo para a cadeia logística uma novidade, voltada à sustentabilidade, é o ACT + Positive offset. Um produto que oferece a compensação de carbono com a possibilidade de reduzir as emissões residuais por meio da participação em um portfólio de projetos apoiados por meio da compra de créditos de carbono.
Segundo Flavio Werner, coordenador de Fretes Internacionais da Aurora Coop, com o ACT + Positive Offset a Aurora Coop compensa as emissões de CO’2 na atmosfera através de apoio aos projetos reconhecidos internacionalmente. A cada trimestre a empresa recebe um certificado, reconhecido por organizações internacionais, como Gold Standard ou VCS.
Desde o início do projeto a redução estimada foi de aproximadamente 6.786 toneladas de CO’2, em um período de três anos, o que equivale a emissão de 1.465 veículos.
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Feicorte: São Paulo impulsiona mudanças no manejo pecuário com opção de marcação sem fogo
Estado promove alternativa pioneira para o bem-estar animal e a sustentabilidade na pecuária. Assunto foi tema de painel durante a Feicorte 2024
No painel “Uma nova marca do agro de São Paulo”, realizado na Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne – Feicorte, em Presidente Prudente (SP), que segue até o dia 23 de novembro, a especialista em bem-estar animal, Carmen Perez, ressaltou a importância de evitar a marcação a fogo em bovinos.
Segundo ela, a questão está diretamente ligada ao bem-estar animal, especialmente no que diz respeito ao local onde é realizada a marcação da brucelose, que ocorre na face do animal, uma região com maior concentração de terminações nervosas, um ponto mais sensível. Essa ação representa um grande desafio, pois, embora seja uma exigência legal nacional, os impactos para os animais precisam ser cuidadosamente avaliados.
“O estado de São Paulo tem se destacado de forma pioneira ao oferecer aos produtores rurais a opção de decidir se desejam ou não realizar a marcação a fogo. Isso é um grande avanço”, destacou Carmen. Ela também mencionou que os animais possuem uma excelente memória, lembrando-se tanto dos manejos bem executados quanto dos malfeitos, o que pode afetar sua condição e bem-estar a longo prazo.
Além disso, a imagem da pecuária é um ponto crucial, especialmente considerando o poder da comunicação atualmente. “Organizações de proteção animal frequentemente utilizam práticas como a marcação a fogo, castração sem anestesia e mochação para criticar a cadeia produtiva. Essas questões podem impactar negativamente a percepção do setor”, alertou. Para enfrentar esses desafios, Carmen enfatizou a importância de melhorar os manejos e de considerar os riscos de acidentes nas fazendas, que muitas vezes são subestimados quando as práticas de manejo não são adequadas.
“Nos próximos anos, imagino um setor mais consciente, em que as pessoas reconheçam que os animais são seres sencientes. As equipes serão cada vez mais participativas, e a capacitação constante será essencial”, afirmou. Ela finalizou dizendo que, para promover o bem-estar animal, é fundamental investir em treinamento contínuo das equipes. “Vejo a pecuária brasileira se tornando disruptiva, com o potencial de se tornar um modelo mundial de boas práticas”, concluiu.
Fica estabelecido o botton amarelo para a identificação dos animais vacinados com a vacina B19 e o botton azul passa a identificar as fêmeas vacinadas com a vacina RB 51. Anteriormente, a identificação era feita com marcação à fogo indicando o ano corrente ou a marca em “V”, a depender da vacina utilizada.
As medidas foram publicadas no Diário Oficial do Estado, por meio da Resolução SAA nº 78/24 e das Portarias 33/24 e 34/24.
Mudanças estabelecidas
Prazos
Agora, fica estabelecido que o calendário para a vacinação será dividido em dois períodos, sendo o primeiro do dia 1º de janeiro a 30 de junho do ano corrente, enquanto o segundo período tem início no dia 1º de julho e vai até o dia 31 de dezembro.
O produtor que não vacinar seu rebanho dentro do prazo estabelecido, terá a movimentação dos bovídeos da propriedade suspensa até que a regularização seja feita junto às unidades da Defesa Agropecuária.
Desburocratização da declaração
A declaração de vacinação pelo proprietário ou responsável pelos animais não é mais necessária. A partir de agora, o médico-veterinário responsável pela imunização, ao cadastrar o atestado de vacinação no sistema informatizado de gestão de defesa animal e vegetal (GEDAVE) em um prazo máximo de quatro dias a contar da data da vacinação e dentro do período correspondente à vacinação, validará a imunização dos animais.
A exceção acontecerá quando houver casos de divergências entre o número de animais vacinados e o saldo do rebanho declarado pelo produtor no sistema GEDAVE.
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Treinamento em emergência sanitária busca proteger produção suína do estado
Ação preventiva do IMA acontecerá entre os dias 26 e 28 de novembro em Patos de Minas, um dos polos da suinocultura mineira.
Com o objetivo de proteger a produção de suínos do estado contra possíveis ameaças sanitárias, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizará, de 26 a 28 deste mês, em Patos de Minas, o Treinamento em Atendimento a Suspeitas de Síndrome Hemorrágica em Suínos. A iniciativa capacitará mais de 50 médicos veterinários do serviço veterinário oficial para identificar e responder prontamente a casos de doenças como a Peste Suína Clássica (PSC) e a Peste Suína Africana (PSA). A disseminação global da PSA tem preocupado autoridades devido ao impacto devastador na produção e na economia, como evidenciado na China que teve início em 2018 e se estendeu até 2023, quando o país perdeu milhões de suínos para a doença. Em 2021, surtos recentes no Haiti e na República Dominicana aumentaram o alerta no continente americano.
A escolha de Patos de Minas como sede para o treinamento presencial reforça sua importância como polo suinícola em Minas Gerais, com cerca de 280 mil animais produzidos, equivalente a 16,3% do plantel estadual, segundo dados de 2023 da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A Coordenadoria Regional do IMA, em Patos de Minas, que atende cerca de 17 municípios na região, tem mais de 650 propriedades cadastradas para a criação de suínos, cuja sanidade é essencial para evitar prejuízos econômicos que afetariam tanto o mercado interno quanto as exportações mineiras.
Para contemplar a complexidade do tema, o treinamento foi estruturado em dois módulos: remoto e presencial. Na fase on-line, realizada nos dias 11 e 18 de novembro, especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Universidade de Castilla-La Mancha, da Espanha e de empresas parceiras abordaram aspectos clínicos e epidemiológicos das doenças hemorrágicas em suínos. Já na fase presencial, em Patos de Minas, os participantes terão acesso a oficinas práticas de biossegurança, desinfecção, estudos de casos, discussões sobre cenários epidemiológicos, coleta de amostras e visitas a campo, além de simulações de ações de emergência sanitária, onde aplicarão o conhecimento adquirido.
A iniciativa do IMA conta com o apoio de cooperativas, empresas do setor suinícola, instituições de ensino, sindicato rural e a Prefeitura Municipal de Patos de Minas, além do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A defesa agropecuária em Minas Gerais depende de ações como essa, fundamentais para evitar a entrada de patógenos e manter a competitividade da produção local. Esse treinamento é parte das ações para manutenção do status de Minas Gerais como livre de febre aftosa sem vacinação.
Ameaças sanitárias e os impactos para a economia
No Brasil, a Peste Suína Clássica está sob controle nas zonas livres da doença. No entanto, nas áreas não reconhecidas como livres, a enfermidade ainda está presente, representando um risco significativo para a suinocultura brasileira. Esta enfermidade pode levar a alta mortalidade entre os animais, além de causar abortos em fêmeas gestantes. Por ser uma enfermidade sem tratamento, a prevenção constante e a vigilância da doença são fundamentais.
A situação é ainda mais crítica no caso da Peste Suína Africana, para a qual não há vacina eficiente e cuja propagação levaria a prejuízos imensos ao setor suinícola nacional, com risco de desabastecimento no mercado interno e aumento dos preços para o consumidor final. Os animais infectados apresentam sintomas como febre alta, perda de apetite, e manchas na pele.
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Faesp quer retratação do Carrefour sobre a decisão do grupo em não comprar carne de países do Mercosul
Uma das principais marcas de varejo, por meio do CEO do Carrefour França, anunciou que suspenderá vendas de carne do Mercosul: decisão gera críticas e debate sobre sustentabilidade.
O Carrefour França anunciou que suspenderá a venda de carne proveniente de países do Mercosul, incluindo o Brasil, alegando preocupações com sustentabilidade, desmatamento e respeito aos padrões ambientais europeus. A afirmação é do CEO do Carrefour na França, Alexandre Bompard, nas redes sociais do empresário, mas destinada ao presidente do sindicato nacional dos agricultores franceses, Arnaud Rousseau.
A decisão gerou repercussão negativa no Brasil, especialmente no setor agropecuário, que considera a medida protecionista e prejudicial à imagem da carne brasileira, amplamente exportada e reconhecida pela qualidade.
Essa decisão reflete tensões maiores entre a União Europeia e o Mercosul, com debates sobre padrões de produção e sustentabilidade como pontos centrais. Para a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), essa decisão é prejudicial ao comércio entre França e Brasil, com impactos negativos também aos consumidores do Carrefour.
Os argumentos da pauta ambiental alegada pelo Carrefour e pelos produtores de carne na França não se sustentam, uma vez que a produção da pecuária brasileira está entre as mais sustentáveis do planeta. Esta posição, vinda de uma importante marca de varejo, é um indício de que os investimentos do grupo Carrefour no Brasil devem ser vistos com ressalva, segundo o presidente da Faesp, Tirso Meirelles.
“A declaração do CEO do Carrefour França, Alexandre Bompard, demonstra não apenas uma atitude protecionista dos produtores franceses, mas um total desconhecimento da sustentabilidade do setor pecuário brasileiro. A Faesp se solidariza com os produtores e espera que esse fato isolado seja rechaçado e não influencie as exportações do país. Vale lembrar que a carne bovina é um dos principais itens de comercialização do Brasil”, disse Tirso Meirelles.
O coordenador da Comissão Técnica de Bovinocultura de Corte da Faesp, Cyro Ferreira Penna Junior, reforça esta tese. “A carne brasileira é a mais sustentável e competitiva do planeta, que atende aos padrões mais elevados de qualidade e exigências do consumidor final. Tais retaliações contra o nosso produto aparentam ser uma ação comercial orquestrada de produtores e empresas da União Europeia que não conseguem competir conosco no ‘fair play’”, diz Cyro.
Para o presidente da Faesp, cabe ao Carrefour reavaliar sua posição e, eventualmente, se retratar publicamente, uma vez que esta decisão, tomada unilateralmente e sem critérios técnicos, revela uma falta de compromisso do grupo com o Brasil, um importante mercado consumidor.
Várias outras instituições se posicionaram contra a decisão do Carrefour, e o Ministério da Agricultura (Mapa). “No que diz respeito ao Brasil, o rigoroso sistema de Defesa Agropecuária do Mapa garante ao país o posto de maior exportador de carne bovina e de aves do mundo”, diz o Mapa em comunicado. “Vale reiterar que o Brasil possui uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo e atua com transparência no setor […] O Mapa não aceitará tentativas vãs de manchar ou desmerecer a reconhecida qualidade e segurança dos produtos brasileiros e dos compromissos ambientais brasileiros”, continua a nota.
Veja aqui o vídeo do presidente.