Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias Iniciativas

Associações do Sistema ABCS e parceiros da entidade desenvolvem iniciativas inovadoras para apoiar produtores e instituições sociais durante a pandemia

De distribuição de álcool em gel a doações de alimento, gestos simples representam uma grande contribuição em um momento tão delicado

Publicado em

em

(Foto: Divulgação)

Em tempos de pandemia, com o avanço da Covid 19, os desafios sanitários e econômicos a serem enfrentados mostram que é cada vez mais necessário ter empatia e uma consciência coletiva. E, já familiarizados com o espírito colaborativo, os integrantes da cadeia da suinocultura, que trabalham diariamente em conjunto para garantir a alimentação de milhares de brasileiros, se uniram em prol de produtores, trabalhadores do setor e instituições que ajudam famílias carentes, e colocaram em prática o amor ao próximo com atitudes inspiradoras.

As afiliadas da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e frigoríficos parceiros, contribuintes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, realizaram ações sociais com distribuição de alimentos , doação de produtos para higiene e orientações com informações sobre cuidados com saúde, com o intuito de apoiar quem mais precisa.

Para a diretora de marketing e projetos da ABCS , Lívia Machado, essas iniciativas são positivas e muito válidas para enfrentar a doença e seus impactos. “Esses gestos nos ajudam a minimizar as dificuldades e representam o nosso principal recurso para lidar com este momento e superá-lo da melhor maneira possível”, ressaltou. Ainda segundo a diretora de marketing, a ABCS apoia e parabeniza essas iniciativas, acompanha e valoriza os esforços de cada um pelo bem estar de todos.

Alimentação e saúde: necessidades mais urgentes

A Associação dos Granjeiros Integrados do Estado de Goiás (Agigo) participa do Comitê de Enfrentamento Social e Econômico ao Coronavírus, que realiza ações econômicas e sociais em Rio Verde (Goiás), buscando atender pessoas em situação de vulnerabilidade e também implementar ações para a recuperação econômica da região. E, como uma medida de assistência e solidariedade às famílias mais carentes da região, foram doadas 120 cestas básicas com alimentos e materiais de higiene pessoal e limpeza. O planejamento das doações foi feito de forma virtual, por meio de chamadas de vídeo e as entregas estão sendo feitas pela prefeitura do município, que tem a lista das famílias mais necessitadas por meio do Cadastro Único.

O período delicado também gerou preocupação da Associação dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin), que realizou uma doação, por meio três produtores associados e uma agroindústria, em que foi entregue uma tonelada e meia de carne suína ao Banco de Alimentos da Ceasa. A doação vai beneficiar 29 instituições de caridade, ajudando 2.500 pessoas em vulnerabilidade social. As entregas foram feitas com os devidos cuidados de toda a equipe, higienização de mãos e equipamentos, além de uso de luvas e máscaras.

A ideia da ação surgiu de um produtor e a iniciativa foi ampliada para outros dois produtores, que também apoiaram a ideia. Os suínos foram abatidos no frigorifico Sabugy e o transporte até o banco de alimentos da Ceasa foi feito pela Secretaria de Agricultura.

Informação também vale!

Na busca constante de defender e fortalecer a suinocultura da sua região, a Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), com apoio da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), desenvolveu uma campanha direcionada para donos de açougues e contribui com orientações acerca da realização de vendas por ferramentas digitais e telefonia , por meio de delivery.

 

Intitulada “Para Além do Balcão”, a campanha tem como objetivo estimular os pequenos e médios açougues parceiros da associação estadual a desenvolverem produtos e serviços que mantenham a conexão junto ao cliente, neste momento de isolamento social.

A ação traz publicações para whatsapp e outras redes sociais com informações voltadas tanto para orientar os proprietários desses pequenos negócios, quanto para que eles utilizem esse material junto aos seus clientes.

 

 

Frigoríficos parceiros também fizeram a sua parte

Com o objetivo de “amparar quem não deixa o Brasil parar”, o frigorifico Suinco, localizado em Patos de Minas (MG) uniu esforços junto ao Baratão Supermercados, a Gaúcha Alimentação Coletiva e a Polícia Rodoviária Federal. Solidários aos caminhoneiros, distribuíram nos dias 2, 3, 6 e 7 de abril, marmitex e água mineral a esses trabalhadores que passaram pelo posto da PRF, em Patos de Minas, na rodovia BR 365, Km 413.

Esse auxílio prestado àqueles que contribuem para o abastecimento de todo o país, possibilitando que o alimento chegue às casas das famílias brasileiras, foi muito bem recebido. A iniciativa começou após os relatos dos caminhoneiros sobre as dificuldades que estão enfrentando, com o fechamento da maioria dos pontos de apoio nas estradas para a sua alimentação e higienização, devido as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção à Covid 19. Em média, foram entregues 100 marmitas por dia. Todos os devidos cuidados foram tomados, como o uso de máscara, luva e álcool em gel.

O frigorífico Saudali, localizado em Ponte Nova (MG), já beneficiava cerca de 30 jovens por meio do projeto social Atleta Saudali desde 2018. Os jovens recebem auxílio material esportivo e auxílio cultural e 7 deles ganhavam cestas básicas. Em meio ao aumento das dificuldades financeiras das famílias durante esse período de quarentena, o frigorífico decidiu por garantir que as doações contemplem a todos os atletas durante os próximos quatro meses.

O uso de materiais de higiene nesse momento é fundamental e as doações desses itens é muito bem-vinda, assim como foi a contribuição do frigorífico Grancorte, que fica em Cerqueira Cesar (SP). A equipe doou máscaras à Santa Casa da cidade de Avaré (SP), que já tem casos confirmados de Coronavirus, e também produtos de limpeza e de saúde para um asilo da cidade, o Lar São Vicente.

Pensando também nos próprios colaboradores, o frigorífico entregou um kit com álcool em gel, sabonete líquido e cartilha informativa a todos.

 

Fonte: ABCS
Continue Lendo

Notícias

Instituto Ovos Brasil apresenta nova diretoria e estabelece metas ambiciosas para o futuro

Edival Veras segue como presidente e Ricardo Santin continua como presidente do Conselho Deliberativo.

Publicado em

em

Edival Veras foi reconduzido ao cargo de presidente do IOB: "Com esta nova equipe, estamos mais preparados do que nunca para promover o desenvolvimento sustentável da avicultura e informar sobre os benefícios do ovo" - Foto: Divulgação/IOB

Foi realizada no dia 10 de abril, a Assembleia Geral Ordinária do Instituto Ovos Brasil (IOB) na qual foram realizadas eleições para gestão do próximo triênio. Para composição da nova diretoria, Airton Junior cedeu seu posto de diretor comercial a Anderson Herbert, enquanto Gustavo Crosara foi nomeado novo diretor técnico, sucedendo Daniela Duarte.

Anderson Herbert, que também desempenha o papel de diretor de exportação na Naturovos, traz ao instituto uma experiência de mais de vinte anos no setor alimentício. “Estou honrado em contribuir para esta nova fase do IOB. Com minha experiência, espero fortalecer a atuação do Instituto no mercado”, afirmou Herbert.

Gustavo Crosara, médico veterinário com vasta experiência no setor de ovos, tendo contribuído incessamente como os temas regulatórios e de articulação do setor, liderando hoje a Somai Nordeste, expressou entusiasmo com sua nova posição. “A oportunidade de contribuir com o IOB é estimulante. Tenho grande confiança no potencial do setor e estou comprometido com o crescimento e a inovação contínua da instituição”, destacou Crosara.

Edival Veras segue na presidência e também foram eleitos os Conselhos Deliberativo e Fiscal. Ricardo Santin segue como presidente do Conselho Deliberativo e seguem na diretoria da entidade Tabatha Lacerda como diretora administrativa, e Nélio Hand como diretor financeiro. Veras compartilhou suas expectativas para este novo ciclo: “Com esta nova equipe, estamos mais preparados do que nunca para promover o desenvolvimento sustentável da avicultura e informar sobre os benefícios do ovo. Estamos ansiosos para trabalhar juntos e atingir nossos objetivos ambiciosos que beneficiarão a indústria e a sociedade como um todo. Quero também expressar nossa gratidão a Airton Junior e Daniela Duarte por sua dedicação e contribuições durante suas gestões, que foram fundamentais para o nosso progresso”, ressalta.

Sobre O Instituto Ovos Brasil
O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, que foi criada em 2007 com objetivo de educar e esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que o alimento proporciona à saúde. Entre seus propósitos, também destaca-se a missão de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil.

Fonte: Assessoria Instituto Ovos Brasil
Continue Lendo

Notícias

Asbia: 50 anos de ações para o avanço da inseminação artificial em bovinos

Por meio de importantes iniciativas para democratizar cada vez mais o acesso à genética de qualidade a todos os pecuaristas, associação teve papel crucial no crescimento da adoção pela tecnologia no Brasil.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Asbia

A Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) completa 50 anos de sua fundação em 26 de novembro de 2024. Foi nesse dia, em 1974, que a criação da entidade foi oficializada no Parque Estadual da Água Branca, na Barra Funda, em São Paulo (SP). “De lá para cá, a Asbia colaborou com a evolução da pecuária, tomando iniciativas importantes de compartilhamento de conhecimento com o Index Sêmen, Index Embriões e com o Manual de Inseminação Artificial em Bovinos, entre outros”, detalha Nelson Eduardo Ziehlsdorff, presidente da Asbia.

Há 50 anos, entre diferentes gestões, a entidade segue sendo a representação do produtor em importantes frentes, garantindo que as esferas federais, estaduais e municipais ouçam a voz dos pecuaristas por melhores condições. Além disso, a Asbia compartilha conhecimento e dados estatísticos importantes sobre a evolução da adoção da biotécnica reprodutiva. “O Index Sêmen é uma das nossas iniciativas mais antigas, com 40 anos de história. Temos o orgulho de ter ao nosso lado o Centro de Estudos em Economia Aplicada, da Universidade de São Paulo (Cepea/USP), nessa missão de compilar dados estatísticos sobre o mercado de genética bovina brasileira para disseminarmos de tempos em tempos um panorama completo do uso da genética bovina com toda a cadeia de produção”, destaca Nelson.

A Asbia nasceu com alguns papéis bem definidos, que são executados em sua totalidade desde o início, como busca por consecução de linhas de crédito para pecuaristas, participação ativa em congressos, exposições, feiras, leilões, torneios e eventos de abrangência nacional, buscando a promoção do desenvolvimento das biotecnologias reprodutivas para fomentar o uso da inseminação artificial em todo o país. “A produção de carne e leite brasileira já é uma das mais importantes do mundo, mas sabemos que há oportunidade para ampliarmos bem essa produtividade. Isso porque, de acordo com dados do Index Sêmen de 2023, apenas 23% das fêmeas de corte e 12% das fêmeas leiteiras foram inseminadas no Brasil. O ganho genético na adoção da inseminação é imensurável e beneficia toda a cadeia a longo prazo, e é inegável o mar de oportunidades que temos para crescer”, ressalta o presidente.

Por meio de importantes iniciativas para democratizar cada vez mais o acesso à genética de qualidade a todos os pecuaristas, a Asbia teve papel crucial no crescimento da adoção pela tecnologia. Desde 1996, o número de doses adquiridas por pecuaristas para melhoria do rebanho cresceu de forma exponencial, saindo de cinco milhões de doses para as 25 milhões comercializadas em 2021 – um recorde histórico.

Com um número de associados sólido – composto por empresas de genética, saúde e nutrição animal, agropecuárias e outras entidades importantes do agro, a Asbia tem buscado potencializar a sinergia entre seus 40 membros para esclarecer a importância da inseminação como um fator de vantagem competitiva sustentável para toda a cadeia produtiva da pecuária – buscando otimizar a produção de forma sustentável.

Fonte: Assessoria Asbia
Continue Lendo

Notícias No Brasil

Após crescer 70% nas últimas quatro safras, área dedicada ao trigo pode diminuir

Menores patamares de preços do cereal somados a incertezas climáticas e aos altos custos explicam a possível redução no cultivo.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

Após aumentar nas últimas quatro safras, com salto de mais de 70% entre 2019 e 2023, a área dedicada ao trigo sinaliza queda neste ano.

Segundo pesquisadores do Cepea, os menores patamares de preços do cereal somados a incertezas climáticas e aos altos custos explicam a possível redução no cultivo.

A Conab projeta recuo médio de 4,7% na área semeada com a cultura em relação à temporada anterior, pressionada pelo Sul, com queda estimada em 7%.

No Paraná, o Deral aponta forte redução de 19% na área destinada ao trigo, para 1,14 milhão de hectares.

Apesar disso, a produção deverá crescer 4% no mesmo comparativo, atingindo 3,8 milhões de hectares no estado, em decorrência da maior produtividade.

 

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo
SIAVS 2024 E

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.