Conectado com

Avicultura Dia Mundial do Ovo

Associação gaúcha promove uma das maiores campanhas em favor do ovo da história.

Na Semana de Destaque do Dia Mundial do Ovo, lembrado em 12 de outubro, a Asgav promoveu – de 08 a 12 – uma das maiores campanhas já feitas no Brasil em favor dessa proteína.

Publicado em

em

Divulgação/ASGAV

O trabalhador dos Correios chega à sede do jornal O Presente Rural, em Marechal Cândido Rondon, PR, na primeira semana de outubro, e faz a entrega de uma encomenda inusitada: uma caixa com 12 ovos. Junto a ela, mini frigideira, livro de receitas e outros mimos. Mas calma, não é uma caixinha qualquer. Os ovos não balançaram no caminhão de encomendas. Na verdade, dentro da caixinha há 12 chaveiros divertidos, que homenageiam profissões e profissionais, e fazem parte de uma abrangente campanha para promover o ovo, lançada a quase 900 quilômetros deste jornal, em Porto Alegre, RS, pela Associação Gaúcha de Avicultura – Asgav/Programa Ovos RS.

Adjetivar a campanha de abrangente não é exagero. Ela não só chega pelos Correios para milhares de instituições e profissionais, como também corre a internet por todo o Brasil e em mais de 60 países. Na Semana de Destaque do Dia Mundial do Ovo, lembrado em 12 de outubro (sempre se comemora na segunda sexta-feira do mês), A Asgav promoveu – de 08 a 12 – uma das maiores campanhas já feitas no Brasil em favor dessa proteína.

Além dos brindes, vídeo institucional em português e inglês, workshops em universidades, degustações em restaurantes e doação de ovos a entidades que cuidam de crianças carentes (estes, sim, de verdade) fizeram parte da campanha conduzida pela Associação. “O feedback foi extraordinário”, aponta o diretor executivo da Asgav e coordenador do Programa Ovos RS, José Eduardo dos Santos.

Uma dúzia de profissões

Para comemorar esta data especial a Asgav/Programa Ovos RS tem como tema principal desta campanha uma homenagem especial a “Uma Dúzia de Profissões Maravilhosas – 1ª Edição”. “Há vários anos a Asgav vinha fazendo ações na semana do dia mundial do ovo, sendo uma das precursoras dessa atividade. Sempre com campanhas mostrando propriedades nutricionais do ovo, tirando mitos do colesterol, fazendo o corpo a corpo com nutricionistas, compartilhando conhecimento com outros estados, como Bahia, Paraná, Goiás, Minas Gerais. entidades que também fazem esse trabalho”, conta Eduardo.

A novidade veio em 2018. “Nossa campanha deste ano foge um pouco do trivial. Muitas instituições estão desenvolvendo um trabalho muito bom na divulgação das propriedades nutricionais e qualidades do ovo. Desta vez, estamos homenageando uma dúzia de profissões maravilhosa, em sua primeira edição. Homenageando profissionais que de alguma forma desenvolvem e executam suas funções e certamente precisam de uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes, e certamente o ovo é fonte certa para esta alimentação. O ovo é de fácil acesso, é versátil e de fácil preparo” afirma o diretor executivo.

Filme

O Programa Ovos RS/Asgav promoveu e apoiou uma série de atividades para divulgar um dos alimentos mais ricos em nutrientes e acessível ao bolso de todos os brasileiros. As ações alusivas em comemoração ao Dia Mundial do Ovo, começaram no dia 08, com o lançamento oficial do vídeo da campanha em 3D “Uma Dúzia de Profissões Maravilhosas” nas mídias digitais do Brasil, lançamento simultâneo com dezenas de perfis e páginas das redes sociais dos parceiros, membros e seguidores do Programa Ovos RS. “Fizemos um verdadeiro tsunami virtual nas redes sociais e web com lançamento deste vídeo que valoriza e destaca ovo como um alimento saudável, aliado à nutrição das pessoas e de diversos profissionais” avalia a liderança.

De acordo com ele, as ações desenvolvidas pelo Programa Ovos RS têm conquistado apoio e simpatia de diversos estados do Brasil e a coordenação do programa tem compartilhado experiências e trocado informações com produtores e entidades destes estados. O vídeo, traduzido em inglês, será exibido pelas associações de produtores de 60 países, alcançando feito inédito na propagação da campanha. “A Organização Mundial do Ovo, a qual a Asgav faz parte, vai publicar nosso vídeo nas redes sociais e YouTube em mais de 60 países, além, é claro, da massificação aqui no Brasil. É um alcance fantástico”, avalia o diretor da Asgav. “Valoriza o setor e valoriza o produto, além de valorizar os profissionais que atuam no meio social”, argumenta.

Workshop e degustação

Além deste lançamento, foram realizadas degustações de refeições a base de ovos em simpósios e workshops em cinco grandes universidades do Rio Grande do Sul. Essas atividades começaram pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) passaram para a Universidade de Passo Fundo (UPF), onde mais de 400 acadêmicos participaram.  Em continuidade as comemorações da Semana do Dia Mundial do Ovo, foi realizado ontem (09) o “Evento do Dia do Ovo’’ na Universidade de Passo Fundo (UPF), o qual foi um sucesso e contou com a participação de mais de 400 pessoas entre alunos, funcionários e professores. Cerca de 900 ovos foram consumidos em lanches servidos no egg break, entre fritos, cozidos e omeletes. Em Porto Alegre, em um momento de descontração foi realizado um “egg brunch especial’’ no estabelecimento Eggs Concept, que oferece um cardápio bem variado a base de ovos.

Um programa técnico marcou a programação, com a realização do 1º Workshop Dia Mundial do Ovo, no Centro Universitário Ritter do Reis (Uniritter), replicado na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas, RS. No Centro Universitário Metodista IPA em Porto Alegre, o evento teve como tema “Dia Mundial do Ovo – Aspectos Nutricionais do Ovo e Aplicação em Cardápios”. Na Faculdade de Agronomia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aconteceu a ação “Porque o Ovo é um Alimento Muito Especial”. “Atingimos seis universidades espalhadas pelo Rio Grande do Sul”, diz Eduardo.

O programa de ações incluiu ainda almoço especial no Restaurante Ovo Gastronomia, em Porto Alegre, restaurante onde o ovo é destaque no menu oferecido.

Brindes e doações

De 12 à 14 de outubro a Asgav/Programa Ovos RS apoiou com brindes e informações o 4º Festival do Ovo, na cidade de Salvador do Sul, RS. Atividades assistenciais também foram feitas na semana comemorativa, com a doação de centenas de livros de atividades Ovos RS com lápis de colorir, doação de milhares de ovos destinados às crianças e adolescentes atendidos por entidades assistenciais e escolas. “Essa ação atingimos mais de cinco mil crianças”, aponta o diretor executivo.

Os brindes, como aqueles que chegaram pelos Correios na sede de O Presente Rural, incluem mini frigideiras, omeleteiras, chaveiros das 12 profissões homenageadas, réguas, livros de receitas, marcadores de páginas, camisetas e bonés. “Todas as ações promocionais levam mensagens positivas e verdadeiras sobre o ovo como um alimento funcional e rico em vitaminas”, destaca.

RS consome mais que média nacional

As ações que a entidade de classe promove no Rio Grande do Sul, extensivas ao Brasil, parece surtir efeito. Dados apontam que o gaúcho consome mais ovos que a média nacional. São 227 ovos/per capita/ano, contra 212 da média brasileira, segundo José Eduardo dos Santos. Nosso consumo foi atualizado no final de 2016, pela Fiergs (Federação da Indústria do Estado do Rio Grande do Sul) em 227 ovos por habitante ao ano. A média brasileira, divulgada recentemente pela ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), é de 212 unidades por brasileiro.

“Atribuímos esse consumo maior no Rio Grande do Sul a esse trabalho continuo, desde 2012, de incentivo e promoção ao consumo de ovos. Vamos atualizar nossa média no fim deste ano. Acredito que vamos subir um pouco mais”, destaca o executivo.

O executivo convida, para o ano que vem, lideranças de todo o Brasil, empresas de insumos, equipamentos, produtores, a participar, de 16 a 19 de junho, em Gramado, RS, da 2º Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Ovos. “Será um fórum de debate de lideranças do brasil todo e do exterior. É mais uma ação em favor do ovo”, menciona José Eduardo.

A Asgav/Programa Ovos RS é associada da International Egg Comission (Comissão Internacional do Ovo, na tradução livre) e Organização Mundial da Indústria e Produção de Ovos, com sede em Londres e que congrega mais de 60 países ao redor do mundo.

Mais informações você encontra na edição de Nutrição e Saúde Animal de 2018 ou online. (NO “ONLINE” LINKAR COM http://www.flip3d.com.br/web/pub/opresenterural/?numero=163&edicao=4504)

Avicultura

Produção e exportações em alta marcam cenário da avicultura no início de 2026

Setor registra aumento nos abates, recorde nos embarques e leve elevação nos custos, mesmo com retração nos preços internos.

Publicado em

em

Foto: Ari Dias

O início de 2026 começou com recuo nos preços da carne de frango, acompanhando o comportamento típico do período, marcado por menor demanda interna. Mesmo com a pressão sobre os valores e o aumento da oferta, o setor segue com margens sustentadas por exportações em níveis recordes e custos de produção controlados, de acordo com dados da Consultoria Agro Itaú BBA.

Os preços da proteína avícola registraram queda no começo do ano, diferente do observado nos dois anos anteriores, quando as cotações permaneceram mais firmes durante o primeiro trimestre. No Estado de São Paulo, a ave inteira congelada acumulou retração de 14% entre o início do ano e 9 de fevereiro, com leve recuperação nos últimos dias, alcançando valores próximos de R$ 7 por quilo. Movimento semelhante foi verificado na carne suína, enquanto as carcaças bovinas mantiveram preços firmes.

Foto: Shutterstock

Pelo lado da oferta, a produção segue em crescimento na comparação anual, impulsionada pelo forte ritmo de alojamento de pintos em dezembro, que ficou 8% acima do registrado no mesmo mês de 2024. No mercado externo, janeiro apresentou novo recorde para o período, com embarques de 459 mil toneladas, volume 3,6% superior ao de janeiro de 2025. O preço médio de exportação ficou próximo de US$ 1.905 por tonelada, avanço de 2,1% em relação ao ano anterior.

Já o spread do frango abatido, que mede a relação entre o preço no atacado e o custo de produção, apresentou recuo e voltou à média histórica de 36%, frente aos 42% registrados no mês anterior. A redução ocorreu em função da queda no preço da ave e da leve alta de 0,6% nos custos. Ainda assim, o indicador permanece em patamar positivo, com o setor beneficiado por custos de ração controlados, mesmo diante da ampliação da oferta.

Com a queda nas cotações desde o início do ano, a carne de frango também ganhou competitividade em relação ao dianteiro bovino. Em fevereiro de 2026, a proteína avícola ficou 24% mais vantajosa na comparação com o mesmo período do ano passado.

Fonte: O Presente Rural com Consultoria Agro Itaú BBA
Continue Lendo

Avicultura

Frango brasileiro ganha força no mercado externo e impulsiona exportações no início de 2026

Produção competitiva e preços atrativos colocam o país entre os líderes globais, com resultado recorde para janeiro, segundo dados da ONU analisados pelo Cepea.

Publicado em

em

Foto: Shutterstock

O bom desempenho do setor avícola brasileiro segue impulsionando as exportações de proteínas animais. O país registrou preços competitivos para a carne de frango no mercado internacional e ampliou os embarques tanto do produto quanto de ovos no início de 2026.

De acordo com dados da ONU, compilados e analisados pelo Cepea, o preço da carne de frango brasileira foi o terceiro mais competitivo do mundo em 2025, atrás apenas dos valores praticados na China e nos Estados Unidos. O cenário contribuiu para que as exportações nacionais atingissem o melhor resultado para um mês de janeiro desde o início da série histórica da Secex, iniciada em 1997.

No primeiro mês de 2026, o Brasil embarcou mais de 459 mil toneladas de carne de frango, volume 3,6% superior ao registrado em janeiro do ano anterior, que até então representava o recorde para o período. Na comparação com dezembro, porém, houve retração de 10%, já que naquele mês os embarques haviam superado 510 mil toneladas.

Outro fator que favorece o desempenho brasileiro é o perfil exportador do setor. Com base em informações do USDA, pesquisadores do Cepea destacam que Estados Unidos e China destinaram, respectivamente, 86% e 95% da produção de carne de frango ao consumo interno em 2025, enquanto o Brasil direcionou cerca de 67%, ampliando a participação no mercado internacional.

O avanço das exportações também foi observado no segmento de ovos. Os embarques brasileiros iniciaram 2026 em crescimento e alcançaram o maior volume para o mês de janeiro dos últimos 13 anos. Segundo o Cepea, o resultado foi impulsionado principalmente pelos envios de ovos in natura, enquanto as exportações de ovos processados também apresentaram aumento, porém em menor intensidade.

Entre os destinos internacionais, os Emirados Árabes Unidos voltaram a ocupar a liderança entre os principais compradores da proteína brasileira, após 11 meses. O país importou 1,05 mil toneladas de ovos, volume equivalente a 34% do total exportado pelo Brasil no período.

No mercado interno, os preços dos ovos permanecem firmes nas regiões monitoradas pelo Cepea. Segundo agentes do setor, a antecipação das compras por atacadistas e varejistas, motivada pelo abastecimento antes do recesso de carnaval, tem sustentado o bom ritmo das vendas nos últimos dias.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Avicultura

Da nutrição à automação, IPPE apresenta as tendências da cadeia mundial de proteína

Exposição revela avanço tecnológico, integração de mercados e o Brasil como exportador de soluções para a indústria.

Publicado em

em

Fotos: Selmar Marquesin/OP Rural

O jornal O Presente Rural participou, mais uma vez, da International Production & Processing Expo (IPPE), considerada o maior evento anual do mundo dedicado às indústrias de aves, ovos, carnes e alimentos de origem animal. Realizada de 27 a 29 de janeiro, em Atlanta, nos Estados Unidos, a feira reuniu tomadores de decisão, líderes empresariais e especialistas de toda a cadeia global de proteínas, se posicionando como um dos principais termômetros das transformações que impactam o setor.

Reconhecida como um espaço estratégico para negócios, inovação e networking, a IPPE conecta, em um único ambiente, as principais tendências tecnológicas, desafios regulatórios e movimentos de mercado que influenciam diretamente a produção mundial de proteínas animais. Em 2026, o evento atingiu um novo patamar ao ocupar o maior espaço expositivo de sua história, com mais de 62 mil metros quadrados e a presença de mais de 1.380 expositores de diferentes países. Somente do Brasil, são 30% a mais dos expositores da feira do que registrado na edição de 2025.

Diretor do Jornal O Presente Rural, Selmar Franck Marquesin, e a jornalista Eliana Panty no IPPE 2026

Para o diretor do O Presente Rural, Selmar Frank Marquesin, a participação do jornal reforça a relevância da imprensa especializada no acompanhamento das mudanças estruturais do agronegócio global. “Na IPPE é onde as grandes decisões e tendências globais da proteína animal são apresentadas. Estar no IPPE 2026 foi fundamental para entender o que vem pela frente e traduzir essas informações para o produtor, a indústria e toda a cadeia no Brasil”, ressaltou.

Segundo ele, a cobertura internacional amplia o alcance do jornal e fortalece a conexão entre o mercado brasileiro e os principais polos globais de inovação. “Nosso compromisso é levar ao leitor informações que ajudem na tomada de decisão e na compreensão do cenário internacional, que hoje influencia diretamente o mercado brasileiro”, pontuou.

Vitrine da transformação tecnológica

Mais do que uma feira comercial, a IPPE figura como um espaço de convergência entre tecnologia, gestão e estratégia. O evento reflete a crescente complexidade da cadeia de proteínas animais, que exige soluções integradas em áreas como nutrição, sanidade, automação, sustentabilidade e eficiência operacional.

Ao longo dos três dias, empresas e especialistas apresentaram tecnologias voltadas ao aumento da produtividade, redução de custos, melhoria do bem-estar animal e atendimento às exigências de mercados cada vez mais atentos a critérios ambientais e sociais. Esse conjunto de fatores transforma a IPPE em um ambiente decisivo para a formulação de estratégias de médio e longo prazos no setor.

TECHTalks reforçam caráter técnico e educativo

Dentro da programação técnica, um dos destaques foram as TECHTalks, apresentações gratuitas de 20 minutos conduzidas por expositores. As sessões trouxeram experiências práticas, soluções aplicáveis ao dia a dia da produção e análises de mercado, reforçando o caráter educativo da feira.

As palestras abordaram desde inovações em equipamentos e nutrição até estratégias de gestão e uso de dados para tomada de decisão, contribuindo para a disseminação de conhecimento técnico entre produtores, indústrias e profissionais do setor.

Integração amplia alcance da feira

A força da IPPE está diretamente ligada à integração de três grandes eventos internacionais: International Feed Expo, International Poultry Expo e International Meat Expo. Essa convergência permite representar toda a cadeia de produção e processamento de proteínas, do campo à indústria, criando um ambiente propício para negócios, parcerias e intercâmbio de conhecimento.

Essa estrutura integrada transforma a feira em um ponto de encontro global, onde diferentes segmentos dialogam e constroem soluções conjuntas para desafios comuns, como sanidade, sustentabilidade e competitividade internacional.

Brasil deixa de ser importador de tecnologia

Um dos movimentos mais relevantes observados na IPPE 2026 foi o fortalecimento da presença brasileira como fornecedora de soluções para o mercado global. Marquesin destacou a mudança de posição do Brasil dentro do evento ao longo dos anos, sendo que nesta edição aumentou em 30% a participação de empresas brasileiras. “Ano a ano tenho percebido a participação maior dos brasileiros nesse que é o maior evento de processamento de proteínas animais. O Brasil passou por um momento em que os brasileiros vinham para a IPPE em busca de tecnologias em nutrição, equipamentos, genética, entre outros, para levar ao mercado brasileiro e melhorar desempenho e produtividade. Hoje percebemos empresas brasileiras expositoras na feira, trazendo tecnologias do Brasil, ou seja, o nosso país passou de importador para exportador de tecnologias”, destacou.

Marquesin ressaltou ainda que empresas brasileiras de sanidade, saúde animal, nutrição e equipamentos marcam presença como expositoras, evidenciando a maturidade tecnológica do setor nacional e sua capacidade de competir em nível global.

Avicultura latino-americana

Paralelamente à programação da feira, a Cúpula Latino-Americana de Avicultura de 2026 trouxe reflexões estratégicas sob o lema “Proteína de aves: não podemos viver sem ela”. O encontro destacou a avicultura como pilar da segurança alimentar, da sustentabilidade e da inovação na América Latina.

O evento reuniu líderes e especialistas para discutir decisões estratégicas diante de desafios econômicos, sociais e tecnológicos. A abertura contou com uma mesa redonda de CEOs com Lorenzo Martín, do El Gran Chaparral, do México; e Juan Felipe Montoya, da Huevos Kikes, da Colômbia, mediada por Mauricio Sanabria, da Hy-Line International.

Entre os temas debatidos estiveram doenças, mercados informais, infraestrutura logística, sucessão familiar e a necessidade de melhorar a comunicação com os consumidores, aproximando o campo dos centros urbanos e fortalecendo a confiança na produção avícola.

As discussões avançaram para temas técnicos sensíveis à produtividade. Foram abordados riscos associados ao manejo inadequado, como a disseminação da gripe aviária, e oportunidades ligadas à sustentabilidade, como o uso de biodigestores para produção de energia.

Dados sobre consumo per capita de ovos reforçaram a relevância da proteína avícola na região, com números expressivos no México, Colômbia e Brasil, que caminha para ultrapassar a marca de 300 ovos por habitante em 2026.

Outras apresentações trataram de micotoxinas, integridade intestinal, controle de Salmonella em fábricas de ração, manejo ambiental e influência da iluminação no desempenho das aves, além de estratégias de comunicação e branding para fortalecer a relação com o consumidor final.

O Presente Rural amplia cobertura internacional do agro

Ao acompanhar de perto esse ambiente de inovação e debate estratégico, O Presente Rural reafirma seu papel como elo entre o agronegócio brasileiro e os principais centros globais de decisão. “A presença do jornal na IPPE não é apenas institucional. É uma forma de garantir que o produtor e o setor tenham acesso direto ao que há de mais atual em tecnologia, gestão e mercado”, enfatizou Marquesin.

Na cobertura da IPPE 2026 o jornal conta na equipe com a jornalista Eliana Panty acompanhando de perto os principais debates, lançamentos e tendências do maior evento mundial da cadeia de proteínas animais.

A presença do jornal na IPPE conta com o apoio das empresas Agrifirm, Amlan International, Biōnte Animal Nutrition, Natural BR Feed, Poly Sell, Sanex, Vetanco e United Animal Health. “Nosso agradecimento aos apoiadores que acreditam no jornalismo especializado e viabilizaram essa cobertura internacional, levando informação qualificada e estratégica ao produtor e à indústria brasileira”, salientou Marquesin.

Fonte: O Presente Rural
Continue Lendo